óleo pra motor gasolina...

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:64de5db09a="Megafly"]Olha só, bem azullll hehhe

[img:64de5db09a]http://img820.imageshack.us/img820/526/dsc03688o.jpg[/img:64de5db09a]

Abraços galera.[/quote:64de5db09a]

Poxa... estava acostumado à cor verde.

[img:64de5db09a]http://aviation.pertamina.com/files/Images/aviation_gasoline.JPG[/img:64de5db09a]
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Pessoal, ja adicionei o oleo, motul 800 36:1, bom, amanhã irei retirar as velas e ver como estão, assim como a cabeça do pistão.
O motor um DL100 é relativamente novo, consumiu uns 30 litros de podium decantada e não decantada, depois irei queimar 12 litros de avgas e retirar as velas novamente, depois os outros 12.
Bom, pelo menos poderei postar as reais consequências em se usar AVGAS, boas ou ruins.

Depois posto por aqui, ou nesse topico ou em outro.

Abraços.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Outra coisa, gostaria de parabenizar aos que participaram/contribuiram nesse tópico!
Mas nem nos foruns gringos eu vejo tamanha coerência e troca boa informação!

Abraços galera.
Avatar do usuário
conte
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 10:41 am
Localização: Xanxerê - SC

Mensagem por conte »

[quote:7bab5349e0="Megafly"]Pessoal, ja adicionei o oleo, motul 800 36:1, bom, amanhã irei retirar as velas e ver como estão, assim como a cabeça do pistão.
O motor um DL100 é relativamente novo, consumiu uns 30 litros de podium decantada e não decantada, depois irei queimar 12 litros de avgas e retirar as velas novamente, depois os outros 12.
Bom, pelo menos poderei postar as reais consequências em se usar AVGAS, boas ou ruins.

Depois posto por aqui, ou nesse topico ou em outro.

Abraços.[/quote:7bab5349e0]

Eu acho que voce vai gostar de usar a Avgas e principalmente evitar o cheiro da gasolina comum em casa. Nao tem quem aguenta!!

Abr
Avatar do usuário
conte
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 10:41 am
Localização: Xanxerê - SC

Mensagem por conte »

Megafly, voce ja ta usando motul (oleo sintetico) desde o inicio neste motor? Ou usou antes oleo mineral?
Eu ainda estou amaciando meu motor DLE 111 com still (mineral) e axo q consumi uns 25 lts. Vou usar uns 40 lts assim pra passar esse motor pra sintetico (motul 800).

Abr
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Conte, gastei uns 20 25 litros com oleo mineral, depois troquei pelo motul, estou usando 36:1 mas no próximo galão irei pra 45:1, notei que suja bem menos o aero usando o motul.
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

Realmente o Motul suja bem menos, o aero, que o Sthil. Tenho visto isso no meu aqui na pista em comparação com outros que usam motul. Mas, é pouco se comparado ao que sujava meu glow, pois usava 22% de óleo no LA40. Para mim, suja mais o aero pela poeira do que pelo óleo. :D
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

[quote:92339afe02="conte"][quote:92339afe02="Megafly"]Pessoal, ja adicionei o oleo, motul 800 36:1, bom, amanhã irei retirar as velas e ver como estão, assim como a cabeça do pistão.
O motor um DL100 é relativamente novo, consumiu uns 30 litros de podium decantada e não decantada, depois irei queimar 12 litros de avgas e retirar as velas novamente, depois os outros 12.
Bom, pelo menos poderei postar as reais consequências em se usar AVGAS, boas ou ruins.

Depois posto por aqui, ou nesse topico ou em outro.

Abraços.[/quote:92339afe02]

Eu acho que voce vai gostar de usar a Avgas e principalmente evitar o cheiro da gasolina comum em casa. Nao tem quem aguenta!!

Abr[/quote:92339afe02]

Eu não tenho aeromodelo a gasolina, mas já mexi com ultra-leve.

O pessoal usava podium, e o mais interessante era que a podium não tinha cheiro.

Mas pelo que vi aqui, a podium está dando problemas nos aeromodelos.

:?

Em ultra-leves com motor Rotax, combustíveis com chumbo formavam placas esbraquiçadas no motor e não era recomendável, por isso o povo só usava podium.

Quero ver o que ocorrerá aí no motor de aeromodelo.

A AVGAS eu vi em em poucas oportunidades (era esverdeada, tendendo para ciano), mas não sabia dessa característica do cheiro (que é comum à podium).

Vou acompanhar o tópico.
Tempos melhores virão.
Enquanto há vida, há esperança.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

A avgas praticamente não tem cheiro.
Avatar do usuário
conte
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Jun 02, 2008 10:41 am
Localização: Xanxerê - SC

Mensagem por conte »

Olha só, alem de aeromodelista, eu tambem sou piloto e tinha um ultraleve avançado com motor rotax 912 (4 tempos), onde eu só usava avgas.
Pra vcs terem uma ideia, no motor de um amigo aviador que tem um motor igual a este meu, ele utilizou podium um unico tanque e teve uma pane nos carburadores (ambos!!). Graças a Deus, conseguiu chegar a pista e fazer um pouso tranquilo, mas veio se arrastando... Apos a manutencao e a troca das peças e utilizando de avgas apenas, o motor nunca mais apresentou qualquer problema.

Existe uma membrana de borracha dentro dos carburadores - chamada de diafragma - essa devido a acao provavel do alcool - rompeu-se nao formando mais o vacuo necessario para que o combustivel chegasse ao motor.
Ou seja, no manual do motor ate aceita utilizar de gasolina automotiva, mas creio que sem alcool.

Dai vou mais adiante, se nao deu certo no rotax pelas partes de borracha, pq nao vai encomodar com o tempo os nossos motores?

Escrevi isso, só para vcs pensarem a respeito, e pq cheguei a essas conclusoes.

Abraço galera!
Responder