Como cortar uma bolha de automodelo, aceito dicas.

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
zé paulo
membro
Mensagens: 1657
Registrado em: Ter Jun 06, 2006 4:29 pm

Como cortar uma bolha de automodelo, aceito dicas.

Mensagem por zé paulo »

Boa noite pessoal.

Estou engatinhando ainda no mundo dos automodelos.
Notei que existem inúmeras opções de bolhas no mercado.
Também percebi que o preço delas não é barato, portanto não dá prá arriscar a meter um estilete e tentar cortá-las sem ter certeza se essa a maneira mais segura.
Gostaria de obter dicas dos automodelista de plantão, de como cortá-las dando o melhor acabamento possível (estilete? tesoura? broca? broca lixa da dremel?).

GRato
Voltando a comer pizza!!
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2043
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Zé!

Existe umas ferramentas especificas, mas basicamente, eu uso uma boa tesoura reta e uma boa tesoura curva, tipo aquelas de manicure

http://www.amfpet.com.br/img_produtos/1028_g.jpg
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Zé nesse tipo de coisa o "CARA" é o topolino, passa uma MP pra ele, ele vai te orientar bem.

Abs

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Eu fazia assim: Com um estilete bem afiado eu ia "riscando" por toda a linha do corte, um risco com profundidade de aproximadamente metade da espessura do lexan da bolha, depois dá para separar as partes somente com as pontas dos dedos, você vai torcendo de leve o lexan no sentido do "risco" e o mesmo vai se separando (imagine que vc está puxando aquela fitinha vermelha do pacote de biscoitos, é praticamente isso, mas vc tem que ir devagar e manter os dedos próximos ao ponto que está sendo separado p/ que o lexan não rasgue fora do "caminho" feito pelo estilete), pode fazer testes primeiro com uma garrafa pet p/ sentir como é...

Abraços.

Abraços.
Avatar do usuário
hugolb
membro
Mensagens: 338
Registrado em: Qua Jan 09, 2008 9:00 am
Localização: Belo Horizonte, MG

Mensagem por hugolb »

A técnica que conheço é similar ao corte de nervuras dos aviões em balsa....

1) Primeiro marca o local do corte com uma caneta;
2) Corta abaixo da linha de corte (aquelas tesourinhas de unha com curva na ponta são ideais;
3) Acerte lixando... nesse caso com uma ferramente tipo dremel.

No caso dos orifícios de tanque, aquecedor de vela e ventilação comece com um furador de bolha e vá acertando também com a dremel...
Ju.menezes
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Jul 01, 2010 3:02 pm
Localização: vinhedo, sp

Mensagem por Ju.menezes »

As minhas bolhas eu corto com tesoura propria para corte de bolhas e os furos para refrigeração do motor eu fiz com uma mini retifica.
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Veja aqui: http://www.aarcdoabc.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=575&mode=&order=0&thold=0
santosdumontjr
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Qua Jul 29, 2009 10:20 pm
Localização: Santo André

BOLHAS

Mensagem por santosdumontjr »

Bolhas para auto é o seguinte:

1º escolha a bolha certa para seu auto e a finalidade dele. Isso vai determinar aerodinamica, tamanho etc.

2º ainda sem pintura, faça a marcação dos postes para facilitar.

3º pinte - não esqueça de colar as proteções nos vidros!!

4º corte as bordas, sempre deixando pelo menos uns 2 mm da linha limite. Geralmente as bolhas tem a linha limite em sua base.

5º faça os furos dos postes, COM CUIDADO, usando a drimel e monte a bolha em seu auto.

6º se for GP, marque os furos de vela, pipa etc. Depois ainda com a Drimel faça os furos sempre do tamanha NECESSÁRIO sem excessos.

7º confira a base, se precisar ajuste portes ou corte um pouco mais. Pode ser possível tb abertura nos vidros, se for GP. para EP não é necessário.

8º cadastre-se em outros fórun de auto, aarcdoabc.com.br citado pelo Abib é uma ótima pedida.

9º seja feliz com seu auto, na terceira ou quarta bolha, vai estar craque!!! :roll:

Abraços e boa sorte.
piloto_de_teste
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Qua Jul 26, 2006 10:34 pm

Mensagem por piloto_de_teste »

eu costumo cortar fazendo furos pequenos na volta da circunferencia e depois lixo com a micro retifica com a lixa rotativa
Avatar do usuário
floydbh
membro
Mensagens: 2185
Registrado em: Seg Fev 22, 2010 8:13 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por floydbh »

[quote:e582901b98="hugolb"]A técnica que conheço é similar ao corte de nervuras dos aviões em balsa....

1) Primeiro marca o local do corte com uma caneta;
2) Corta abaixo da linha de corte (aquelas tesourinhas de unha com curva na ponta são ideais;
3) Acerte lixando... nesse caso com uma ferramente tipo dremel.

No caso dos orifícios de tanque, aquecedor de vela e ventilação comece com um furador de bolha e vá acertando também com a dremel...[/quote:e582901b98]
2.... e com certeza o modo mais simples!
Vendo Tudo!!
Responder