Primeira lanchinha (brinquedinho)

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
hamilton-jose
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:00 pm
Localização: Aracaju

Mensagem por hamilton-jose »

[quote:e52377336f="Allan Toshio"]

Bom, você consegue sim adaptar a eletrônica de um carrinho de brinquedo na sua lancha, atente somente para a questão do acionamento do leme, que não pode ser muito brusco.[/quote:e52377336f]

Mas Allan, eu medi a amperagem do meu motor 380 e ele puxa com esta helice bipá aproximadamente 5 ~ 8 amperes... será que a plaquinha de uma ferrarizinha aguenta?
hamilton-jose
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:00 pm
Localização: Aracaju

Mensagem por hamilton-jose »

[quote:598e07d63b="platinado93"]Oi, fiz a minha com um motor de um de aparelho de som antigo como propulsão e um motor pequeno de carrinho de autorama para virar o leme. Fiz de isopor, mas pretendo fazer uma com fibra de vidro futuramente. A eletrônica eu mesmo que fiz, é equivalente a uma de carrinha made in china, sem variação de velocidade. A única coisa que é própria de modelismo é a bateria, que é uma lipo 2s de 1300mAh.

Bom, vi que vc ainda não tem um sistema para dobrar, aconselho vc a fazer uma redução para o sistema de direção assim como o meu. Um motor com o pinhão numa engrenagem bem maior, para girar um pouco mais lentamente e com torque (força) suficiente para virar submerso. O eixo é um raio de bicicleta. Como vc pode ver nas fotos abaixo. (A engrenagem de tamanho intermediário serve apenas como espaçamento.)

http://img821.imageshack.us/img821/478/imag0008xl.jpg

http://img256.imageshack.us/img256/5014/imag0004wt.jpg

E aqui a lancha finalizada, com a eletronica sendo testada.

http://img24.imageshack.us/img24/9819/imag0014ro.jpg[/quote:598e07d63b]

Olá Platinado, eu haavia pensado em fazer sistema de direção parecido com o seu, mas surgiram umas duvidas que me fizeram optar por utilizar um servo (quando o dinheiro me permitir é claro). São elas:
1 - O motor para leme não consumiria mais energia que um micro servo não?
2 - O leme tem que tem uma limitação para não ficar girando feito louco... quando o motor chegar no limite para a direita ou esquerda isso não poderá queimar a placa não?

vc que já tem mais experiencia me explica aí se fica melhor assim ou do jeito que eu tô pensando... VALEU AÍ PELA FORÇA
hamilton-jose
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:00 pm
Localização: Aracaju

Mensagem por hamilton-jose »

[quote:9115c7bc95="diguaba"]hamilton como fez esses helices? ficaram legais e se nao funcionarem bem ficarao bonitas na prateleira :D
uma recomendaçao minha, se voce for navegar em dia com algum vento mesmo que nao seja forte coloque um peso na frente da lancha (estava testando meu barquinho num dia de vento e quase fui carregado, tive que colocar outra bateria no bicho :shock: ) espero ver videos dela nessa semana :][/quote:9115c7bc95]

Olá Diguaba. Essas helices eu fiz o desenho delas no plastico pvc (cano) cortei e depois eu segurava no centro dela com uma pinça e aquecia uma pá com um isqueiro (bem de leve) e depois torcia e esperava esfriar. Fazia o mesmo na outra pá mas em sentido contrário.

Já a helice tripá segue a mesma lógica, só na hora de torcer é diferente...todas as pás eu torci no mesmo sentido...

Segue aí o desenho de uma helice bipá só para vc ter uma idéia de como cortar e torcer.

O desenho da helice tripá é um saco de se fazer... tem que ficar bem certinho e proporcional... só consegui fazer uma fez e joguei o desenho fora... :oops:
Anexos
Espero que possam entender...
Espero que possam entender...
digitalizar0004r.jpg (27.02 KiB) Exibido 12629 vezes
diguaba
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Seg Set 06, 2010 10:02 pm
Localização: iguaba grande, RJ

Mensagem por diguaba »

dependendo de qual motor voce usar porque um servo consome uma quantidade muito pequena por conter um potenciador(deu branco mas acho que o nome e esse) que limita o giro do motor nao forçando nada agora se for usar motores de ferrari vai ter que dar um toquinho no controle pra nao força nada
e hamilton valeu pela explicaçao do helice se conseguir fazer uma dessas vou deixar a cooler de lado
hovercraft agora, desafio aceito e cumprido.
Avatar do usuário
platinado93
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Qui Jul 29, 2010 5:17 pm
Localização: Manaus, AM

Mensagem por platinado93 »

Nesse meu método de direção, o leme não volta a posição central sozinho (estou pensando em adaptar um elástico ou coisa assim), e quando ele chega a um dos limites de curso o motor fica travado (stall) e o consumo de corrente é máximo. Para ele não ficar girando feito louco, eu limitei o curso dele com duas abraçadeiras plásticas, vide a últma foto. O que poderia queimar sua placa é durante o tempo que ele fica travado.
Vc pode fazer o seguinte, pegar seu carrinho, medir a corrente que os motores do carrinho consomem com alguma carga ou travado (não vai servir com o eixo livre, pq vai ser um valor menor) para ter uma idéia de quanto aguenta sua eletrônica.

Sem dúvida um servo é a melhor opção, ele usa um mecanismo de feed-back que informa a placa de controle dele a posição em que se encontra através de um potenciômetro e então corrige a posição se necessário.

Ah, eu fiz meu hélice como em um tutorial aqui do fórum, mas ao invés de usar madeira balsa, usei plástico de uma impressora velha.
[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=4708&start=0[/url]

E não tenho tanta experiência, ainda não naveguei com minha lanchinha, só fiz testes na bancada. Acho q essa semana meto ela na água...

Abçs
Avatar do usuário
platinado93
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Qui Jul 29, 2010 5:17 pm
Localização: Manaus, AM

Mensagem por platinado93 »

Ah, lembrei de uma coisa.

Para fechar essa parte de trás q vc improvisou com isopor vc pode fazer o seguinte: ao invés desse isopor, usar uma chapa de plástico e no lugar da cola quente vc pode usar massa plástica ou o durepóxi. Acho q com massa plástica fica melhor.

E é isso ae...

Abçs
Avatar do usuário
Allan Toshio
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Qua Jul 21, 2010 7:32 pm
Localização: Santo André - SP

Mensagem por Allan Toshio »

hamilton, você pode usar relês para acionar um motor mais forte. Acredito que um micro relê de 5v já ficaria bacana.
hamilton-jose
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:00 pm
Localização: Aracaju

Mensagem por hamilton-jose »

Gostei da ideia do Allan Toshio de usar um rele para ativar o motor 380. Não sabia qual era a função de um relê, depois que vc falou eu pesquisei na net e entendi qual é a função dele :D :D :D .
Amigo PLATINADO, quanto ao fundo dele eu já havia dado um jeito definitivo esse final de semana mas esqueci de falar... fechei com pvc e vedei com durepoxi, usando a mesma técnica para fechar a frente do casco, ficou muito bom e bem resistente 8) 8) 8) 8) . Agora a pouco eu cheguei com dor de cabeça e resolvi pensar no sistema de leme. Achei uns caninhos de antena de TV e soldei eles e vou soldar numa chapinha para parafusar no fundo do casco. Amanhã eu posto as fotos para possíveis comentários.
Estou achando que vou usar um servo mesmo no leme... no mercado livre tem microservo de 9 reales + frete... mas pretendo terminar o barco primeiro e depois começar a comprar a eletronica para ele... é bom que dá tempo de juntar uma graninha.

Falow galera, obrigado pelas dicas.
hamilton-jose
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Ago 17, 2010 5:00 pm
Localização: Aracaju

Mensagem por hamilton-jose »

Galera, segue as fotos dos tubinhos de latão soldados formando o suporte para o futuro leme. Colei ele com cola quente só para ver como ficava, prentendo parafusa-lo na mesma posição em que está na foto mas somente depois da pintura.
Anexos
o bichinho na água
o bichinho na água
16092010.jpg (35.11 KiB) Exibido 12519 vezes
16092010(002).jpg
16092010(002).jpg (34.73 KiB) Exibido 12519 vezes
suporte do leme pronto.
suporte do leme pronto.
16092010(003).jpg (32.76 KiB) Exibido 12519 vezes
diguaba
membro
Mensagens: 592
Registrado em: Seg Set 06, 2010 10:02 pm
Localização: iguaba grande, RJ

Mensagem por diguaba »

ficou legal seu suporte do leme mas nao acho que seria necessario esse tamanhao todo, fica meio desproporcional
fiz uma helice de tampinha de garrafe pet, ficou meio estranha mas puxa quase a mesma coisa de agua que a da cooler :lol:
quero ver essa dai dando umas voltas nessa semana ainda???em
hovercraft agora, desafio aceito e cumprido.
Responder