Fazendo um Piper de 1,2m de envergadura em isopor
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Agora, a cauda...
Como não a tinha impresso, resolvi usar técnicas que aprendi com minha mãe (que tinha uma fabriquinha de roupas).
Copiei as medidas básicas para uma folha de papel kraft (qualquer coisa serve), dobrei ao meio, tracei a curva, cortei com a tesoura para obter uma linha simétrica.
Como não a tinha impresso, resolvi usar técnicas que aprendi com minha mãe (que tinha uma fabriquinha de roupas).
Copiei as medidas básicas para uma folha de papel kraft (qualquer coisa serve), dobrei ao meio, tracei a curva, cortei com a tesoura para obter uma linha simétrica.
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Melhorando o mundo... uma linha por vez.
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Cortei o estabilizador de acordo com o molde em papel, e já fiz a dobradiça com fita. Tracei uma linha reta na dobradiça, cobri o lado oposto com fita adesiva, cortei levemente sobre a linha reta para abrir (lembrando que a fita do outro lado não deixa as partes se separarem).
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Por fim, cobre-se o lado chanfrado com fita adesiva e está pronto o estabilizador.
Repete-se o processo para fazer o leme.
Repete-se o processo para fazer o leme.
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Faz-se um corte na fuselagem para encaixar o estabilizador (lembrando que o intradorso da asa paralelo ao estabilizador é um bom jeito de deixar a incidência em torno de 2-3 graus na maioria dos treinadores, portanto o encaixe ficou paralelo ao topo da fuselagem, que é em linha com o intradorso da asa.
Um corte no leme para que profundor e leme possam se mover sem atrapalhar um ao outro e está pronta a asa (presa com fita por enquanto).
Um corte no leme para que profundor e leme possam se mover sem atrapalhar um ao outro e está pronta a asa (presa com fita por enquanto).
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Para o nariz, um outro pedaço de isopor e um pouco de lixa dão o formato do capô do Piper J3.
Uma placa de depron 2mm (poderia ser acetato, pet, qualquer coisa flexível) faz as vezes de parabrisas.
Uma placa de depron 2mm (poderia ser acetato, pet, qualquer coisa flexível) faz as vezes de parabrisas.
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Por fim, um corte para o trem de pouso na altura do bordo de ataque da asa (o trem ficará preso entre a caverna do bordo de ataque e um outro pedaço de isopor, para dissipar a energia nos pousos mais fortes).
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Como já tem tudo que precisa, agora vai a mesa de servos, que fiz do jeito que acho mais prático, prendendo os servos por pressão, assim pode-se retirá-los sem estragar a fuselagem.
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