[HELP] Fonte Alimentação para Carregador Turnigy Accucel

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
caemilani
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Out 05, 2010 3:44 pm
Localização: Araraquara,SP

[HELP] Fonte Alimentação para Carregador Turnigy Accucel

Mensagem por caemilani »

Olá Pessoal,

Já estou na última fase de iniciar no helimodelismo. Já encomendei meu carregador de baterias (Turnigy Accucel 6) entre outras coisas.

Como de costume, este carregador vem SEM a fonte de alimentação. A única coisa que vem na entrada da fonte é o conector numa ponta com os 2 jacarezinhos na outra ponta.

[img:609ade94f6]http://img176.imageshack.us/img176/4238/fonte0.jpg[/img:609ade94f6]

Pois bem. Muitas pessoas recomendam fontes de alimentação de notebook. No entanto a fonte de alimentação do notebook que eu tenho não é compatível, ou seja, o conector é um pouco mais largo que a entrada do carregador turnigy...

[img:609ade94f6]http://img526.imageshack.us/img526/6159/fonte2.jpg[/img:609ade94f6]    [img:609ade94f6]http://img705.imageshack.us/img705/7117/fonte1.jpg[/img:609ade94f6]

Tentando fazer uma pesquisa mais afundo sobre o conector do meu notebook e do carregador turnigy, descobri apenas o da fonte do meu notebook: Conector 6.3 x 3.0mm.

Gostaria de una ajuda do pessoal da seguinte forma:

1- Vocês saberiam me dizer qual é a "configuração" (ou "medida") do conector da entrada do carregador turnigy?
2- Existe algum adaptador que eu possa utilizar?

3- Pretendo utilizar fonte de alimentação de notebook (não necessariamente este atual). O que eu posso fazer para resolver este problema?

Valeu galera...
caemilani
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Out 05, 2010 3:44 pm
Localização: Araraquara,SP

Mensagem por caemilani »

Acho que já descobri as medidas*

[b:a707f2b96e][u:a707f2b96e]Notebook[/u:a707f2b96e][/b:a707f2b96e]

Conector diâmetro interno: 3.0mm
Conector diâmetro externo: 6.3mm

[b:a707f2b96e][u:a707f2b96e]Turnigy Accucel[/u:a707f2b96e][/b:a707f2b96e]

Conector diâmetro interno: 2.5mm
Conector diâmetro externo: 5.5mm

* - Eu tirei uma foto frontal dos 2 conectores e dei um ZOOM na imagem. Contei quantos pixels daria nos diametros de cada e fiz tabela de três e usando de base o conector do meu notebook (6.3x3.0). No diametro interno tinha dado 2,57 e no externo tinha dado 5,4. Ou seja, as unicas medidas padrões mais proxima disso são as de 5.5 x 2.5 mm.

Por essa razão cheguei nessa conclusão!! he he he

Agora eu mesmo dou conta do recado. Só me resta caçar qualquer fonte de alimentação de notebook que tenha estas medidas de conector e que tenha entre 11-17V e preferencialmente acima de 4A.

he he he
Avatar do usuário
Deck Goos
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Qua Set 15, 2010 8:33 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Deck Goos »

Coloca dois fios do jacare para o conector da fonte e pronto. No meu fasso isso porque o conector tambem é diferente.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

caemilani,
Qual a especificação da fonte do notebook (corrente e tensão)?
Qual bateria pretende carregar?
Acredito que uma fonte de PC modificada seria melhor opção que a fonte de notebook, porém seria interessante saber qual a sua necessidade.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
frigulino
membro
Mensagens: 639
Registrado em: Qua Set 05, 2007 7:51 pm
Localização: Joinville - Santa Catarina

Mensagem por frigulino »

Existem sim fontes de notebooks que o plug dá certo, Sony de 16V por exemplo.

O plug do carregador não é difícil de encontrar, mais sugeria achar um conector (jack P4) da fonte do notebook. Aí faz um cabinho bem caprichado com termo retratil.

Pluga a fonte no jack que comprou e na outra ponta usa o conector que da certo no carregador.

Lembre que as características da fonte devem ser compativeis com a do carregador.. Essa sua fonte me parece de Toshiba 15V 4A ou 5A.

Igor
caemilani
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Out 05, 2010 3:44 pm
Localização: Araraquara,SP

Mensagem por caemilani »

[quote:999e69ea8c="Mac2"]caemilani,
Qual a especificação da fonte do notebook (corrente e tensão)?
Qual bateria pretende carregar?
Acredito que uma fonte de PC modificada seria melhor opção que a fonte de notebook, porém seria interessante saber qual a sua necessidade.
Abs
Marco Aurelio[/quote:999e69ea8c]

A fonte do meu notebook é 15V 4A bivolt. O unico problema é que ele não pluga já que o conector dele é 6.3x3.0mm e no turgigy accucel aceita apenas conectores 5.5x2.5mm

Pretendo carregar baterias 3S. A "mais potente" é a bateria 2.200mAh 40C 3S.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:9fa3a6ff1c="caemilani"]A fonte do meu notebook é 15V 4A bivolt. O unico problema é que ele não pluga já que o conector dele é 6.3x3.0mm e no turgigy accucel aceita apenas conectores 5.5x2.5mm
Pretendo carregar baterias 3S. A "mais potente" é a bateria 2.200mAh 40C 3S.[/quote:9fa3a6ff1c]
Para esta bateria, se for usar apenas carga em até 1C (recomendado), a fonte é suficiente. Se a fonte for usada também para o note, sugiro que faça um cabo adaptador do 6.3x3 para 5.5x2.5mm. Dê uma passada em uma loja de eletronicos aí de Araraquara e veja com o vendedor. Você precisará de um conector fêmea 6.3x3,0 e um macho 5.5x2.5 e fio para conectar os dois.
Além dos conectores, você precisa certificar se a polarização dos contatos é a mesma.
Se não está acostumado com eletronica, peça que um tecnico faça o cabo para você.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Wanderson Perin
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Ter Jun 29, 2010 7:55 pm

Mensagem por Wanderson Perin »

Use uma fonte de PC...eu fiz assim:

http://www.youtube.com/watch?v=CT1tiQOz3LU&feature=related

Abraços
caemilani
membro
Mensagens: 54
Registrado em: Ter Out 05, 2010 3:44 pm
Localização: Araraquara,SP

Mensagem por caemilani »

[quote:efccec07f7="Mac2"]
Para esta bateria, se for usar apenas carga em até 1C (recomendado), a fonte é suficiente. Se a fonte for usada também para o note, sugiro que faça um cabo adaptador do 6.3x3 para 5.5x2.5mm. Dê uma passada em uma loja de eletronicos aí de Araraquara e veja com o vendedor. Você precisará de um conector fêmea 6.3x3,0 e um macho 5.5x2.5 e fio para conectar os dois.
Além dos conectores, você precisa certificar se a polarização dos contatos é a mesma.
Se não está acostumado com eletronica, peça que um tecnico faça o cabo para você.
Abs
Marco Aurelio[/quote:efccec07f7]

Olá marco,

Eu estive pensando em fazer isso. Criar um tipo de um adaptador "caseiro". Mas como eu não sei NADA de eletrônica eu pretenderia ir realmente em uma loja eletrônica para que eles fizessem isso para mim.

A questão é que dei uma "investigada" pela internet e não encontrei nenhum 6.3x3.0 femea...

Será que existe?

Estou para te dizer que se você puder fazer isso para mim eu lhe pagaria pelo serviço.

Obrigado por enquanto!!!
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:9048373a66="caemilani"]Olá marco,
Eu estive pensando em fazer isso. Criar um tipo de um adaptador "caseiro". Mas como eu não sei NADA de eletrônica eu pretenderia ir realmente em uma loja eletrônica para que eles fizessem isso para mim.
A questão é que dei uma "investigada" pela internet e não encontrei nenhum 6.3x3.0 femea...
Será que existe?
Estou para te dizer que se você puder fazer isso para mim eu lhe pagaria pelo serviço.
Obrigado por enquanto!!![/quote:9048373a66]
caemilani,
Eu estou um pouco longe de Araraquara, além da demora, eu sou apenas um "fuçador" em eletrônica. Tenho certeza que tem gente muito mais qualificada em sua cidade.
Uma alternativa, seria utilizar um adaptador igual a este da imagem abaixo:
Abs
Marco Aurelio
Anexos
Conectores.jpg
Conectores.jpg (13.67 KiB) Exibido 12005 vezes
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Responder