Esc de eletrico em aeromodelo glow.

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
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gardyson
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Mensagem por gardyson »

Nossa, umas respostas meio fortes nosso amigo recebeu, acho q nao precisaria de tdo isso né?
Enfim, concordo que é uma coisa a mais para dar problema, mas alguem aqui que entenda mais de eletrônica, pode citar qual a probabilidade de ter pane no esc?
Voltei ao assunto pq tenho vários equipamentos elétricos e to sem verba e sem carregador para packs =)
Gardy Erickson-"Voar, voar...subir, subir..."
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gardyson
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Mensagem por gardyson »

UP!
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tio cenoura
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Mensagem por tio cenoura »

hoje eu testei um servo hi-tork com um amperímetro.
travado ele chupa até 3 amperes de corrente
agora imagina um aero 3D ou giant... com multiplos servos e tal...
faça as contas aí...
a maioria que vejo usa bec fraco.
o que acontece?
queima o bec e lenha o aero...
ja vi nego batendo no peito e falando: "é isso aqui que alimenta meu avião"
apontando pra um bec de 3 amperes num aero 3D.
não entendo nada de lipo/bec, mas no meu aero não uso.
pq a estatística tem me mostrado que aeros com nicd caem menos.
eu to vendo isso no clube.
a desvantagem é que as nicd precisam de ser descarregadas pra carregar de novo. e não gostam muito de cargas rápidas.
não eh tão difícil assim lidar com elas...

mas eu estou longe de ser o dono da verdade.
apenas me sinto seguro assim, como venho fazendo a anos.
o que vejo no clube não me motiva a migrar para as lipo.

abraço
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gardyson
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Mensagem por gardyson »

[quote:e112480765="tio cenoura"]hoje eu testei um servo hi-tork com um amperímetro.
travado ele chupa até 3 amperes de corrente
agora imagina um aero 3D ou giant... com multiplos servos e tal...
faça as contas aí...
a maioria que vejo usa bec fraco.
o que acontece?
queima o bec e lenha o aero...
ja vi nego batendo no peito e falando: "é isso aqui que alimenta meu avião"
apontando pra um bec de 3 amperes num aero 3D.
não entendo nada de lipo/bec, mas no meu aero não uso.
pq a estatística tem me mostrado que aeros com nicd caem menos.
eu to vendo isso no clube.
a desvantagem é que as nicd precisam de ser descarregadas pra carregar de novo. e não gostam muito de cargas rápidas.
não eh tão difícil assim lidar com elas...

mas eu estou longe de ser o dono da verdade.
apenas me sinto seguro assim, como venho fazendo a anos.
o que vejo no clube não me motiva a migrar para as lipo.

abraço[/quote:e112480765]

vlw tio, realmente...a estatistica de queda de quem voa ni eh menor, ate pq eh o q geralmente todos usam, eu vou ter q adaptar por falta de cash no momento, e tb nao tenho um carregador para nih. Gostaria de saber quais sao os fatores q podem dar problema em parar o esc, será q alguem ai ajuda?
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rgil
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Mensagem por rgil »

vou meter o bico nessa conversa aqui pq tambem troquei minhas nimh por lipo 2s + bec.

É basicamento dois motivos.

1 - Por que as lipos carregam mais rápido, as nimh pra durarem precisam de ~14 horas de carga lenta.

2 - Com o regulador eu coloco 6V, e meus servos funcionam melhor, maior torque e força.

Esses foram o motivos pelo qual troquei pelas lipo, só não troquei direto pelas life
por que não as conhecia... :(
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

[quote:a1b28826c7="rgil"]vou meter o bico nessa conversa aqui pq tambem troquei minhas nimh por lipo 2s + bec.

É basicamento dois motivos.

1 - Por que as lipos carregam mais rápido, as nimh pra durarem precisam de ~14 horas de carga lenta.

2 - Com o regulador eu coloco 6V, e meus servos funcionam melhor, maior torque e força.

Esses foram o motivos pelo qual troquei pelas lipo, só não troquei direto pelas life
por que não as conhecia... :([/quote:a1b28826c7]

1) Você fez isto porque quis, porque as NiMh e NiCd você pode carregar na mesma taxa que usamos nas LiPo e elas ficarão felizes da vida, basta usar um carregador inteligente. Se estiver com pressa dá para carregar NiCd a 1C ou até 3C se forem de alta descarga, e NiMh a até 2C. 14hs é no carregador burro que acompanha o rádio.

2) Até aí tudo bem, mas é mais confiável usar uma A123 direto, não tem pico de consumo de servo que vai fazer o rádio resetar com elas.
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kiko ribeiro
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Mensagem por kiko ribeiro »

Alex ,os receptores "frsky" no manual dis que no intervalo de tensão : 3.2-7.2V
3.0-16V versão HV , quer dizer que este receptor pode trabalhar tranquilo com até 11V na bateria de receptor ? , sem necessidade de alguma tranqueira amais,
pois há controversias no que se refere a quantidade de baterias eu sempre voei glwol com paques de 5 pilhas ou seja 6 volts , até agora não sofri nada como queima de receptor por exemplo, por outro lado paques com 4.8 volts realmente perdem poder mais rápido isso conciderando pilhas recarregaveis normais.
A outro ponto possitivo do receptor "frysk" não a necessidade de capacitores .
livres para voar, agora tenho módulos
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tio cenoura
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Mensagem por tio cenoura »

GARDYSON

cara......

de falta de grana eu sou doutor...
estou me formando na graduação agora... pensa em alguem sem grana... hehehe
mas tenho vários aeros e agora até um giant...
sou mestre em gambiarras, dizem no clube... mas isso é pra não gastar...
faça a coisa certa, pq se vc tá sem $$$ momento podes ficar sem $$$ e sem aero...
mas faça e não deixe de fazer se alguem falar que não dá.
se não quer comprar carregador e baterias agora, coloque um bec descente e não dá nada.
dá pra voar com as suas baterias sussegado...
apenas use o certo mano e já era...
depois, compre as baterias, carregadores e tal e tal...
tem muita coisa que ja comprei em loja de eletronica e até no camelô.
meus aeros nunca cairam por falha de minhas gambiarras.

mas é isso aí mano...
sempre falo mais quando alguem fala que tá ruim de grana.
é possivel praticar aeromodelismo sem ser rico. e com êxito.

um grande abraço e bons vôos
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gardyson
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Mensagem por gardyson »

[quote:222bdad41e="tio cenoura"]GARDYSON

cara......

de falta de grana eu sou doutor...
estou me formando na graduação agora... pensa em alguem sem grana... hehehe
mas tenho vários aeros e agora até um giant...
sou mestre em gambiarras, dizem no clube... mas isso é pra não gastar...
faça a coisa certa, pq se vc tá sem $$$ momento podes ficar sem $$$ e sem aero...
mas faça e não deixe de fazer se alguem falar que não dá.
se não quer comprar carregador e baterias agora, coloque um bec descente e não dá nada.
dá pra voar com as suas baterias sussegado...
apenas use o certo mano e já era...
depois, compre as baterias, carregadores e tal e tal...
tem muita coisa que ja comprei em loja de eletronica e até no camelô.
meus aeros nunca cairam por falha de minhas gambiarras.

mas é isso aí mano...
sempre falo mais quando alguem fala que tá ruim de grana.
é possivel praticar aeromodelismo sem ser rico. e com êxito.

um grande abraço e bons vôos[/quote:222bdad41e]

Sem palavras....vlw msmo!!!!
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

[quote:d3a7690ffa="kiko ribeiro"]Alex ,os receptores "frsky" no manual dis que no intervalo de tensão : 3.2-7.2V
3.0-16V versão HV , quer dizer que este receptor pode trabalhar tranquilo com até 11V na bateria de receptor ? , sem necessidade de alguma tranqueira amais,
pois há controversias no que se refere a quantidade de baterias eu sempre voei glwol com paques de 5 pilhas ou seja 6 volts , até agora não sofri nada como queima de receptor por exemplo, por outro lado paques com 4.8 volts realmente perdem poder mais rápido isso conciderando pilhas recarregaveis normais.
A outro ponto possitivo do receptor "frysk" não a necessidade de capacitores .[/quote:d3a7690ffa]

O receptor aguenta 16V na versão HV, mas lembre-se que os servos não aceitam, então se ligar uma bateria 3S ali o receptor vai ficar tranquilo mas os servos queimarão na hora.

Todo receptor, seja FM, PCM, 2.4, etc. tem um regulador na entrade e geralmente um consumo baixo, então nos FM a princípio você já poderia ligar 11V sem danificar o RX, mas quem já fez isto sabe que os servos não aguentam.

Nos 2.4 o consumo do receptor é um pouco maior, então não se pode abusar tanto da tensão maior, por isto tem estes limites de 7,2V.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
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