Qual tipo de elástico posso usar para prender a asa?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Guto Huber
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Seg Jan 18, 2010 3:12 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Guto Huber »

Já usei elásticos "de dinheiro" até em aeros glow com uns 3kg funcionam, mas tem que ficar emendando para dar o comprimento, precisa de um monte, muito trabalho...

Gosto mesmo é de câmera de ar de carro, hoje em dia está muito difícil de encontrar, mas borracheiro sempre arranja uma velha, corto tiras de 5mm a 7mm, tem que tomar cuidado para não deixar "farpas" pois a tira pode arrebentar. Uso para cortar uma régua de aço e um estilete bem afiado, com um pouco de paciência fica muito bom.

Para saber se a quantidade está boa coloco a asa no lugar, seguro pela asa próximo a fuselagem e sacudo o avião para cima e para baixo, com força suficiente para testar a rigidez, mas sem quebrar o avião, se a asa estiver descolando da fuselagem, tem que colocar mais elásticos. Uso sempre um par a mais de elásticos para se algum arrebentar durante o vôo não dar problema.

Após o uso tenho um saquinho com talco na caixa de campo para guardá-las, assim, você vai ter elásticos por muitos e muitos anos.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

[quote:371666919c="LaercioLMB"]...Muitos usam aqueles elásticos amarelinhos que são usados para firmar maços de dinheiro que muitos inclusive conheçem pelo nome de atilhos...[/quote:371666919c]

Engraçado, conheço atilho como Coletivo de milho, ou um espigas de milho.. não me recordo agora..

Aqui estes elásticos são conhecidos como Gominha. ja usei algumas vezes em um modelo com 20Cm de corda. dá para passar uma gominha sem ter que arrebendar e emendar. passei várias parar não correr muitos riscos.
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:fae1c12eb0="Farleytufao"][quote:fae1c12eb0="LaercioLMB"]...Muitos usam aqueles elásticos amarelinhos que são usados para firmar maços de dinheiro que muitos inclusive conheçem pelo nome de atilhos...[/quote:fae1c12eb0]

Engraçado, conheço atilho como Coletivo de milho, ou um espigas de milho.. não me recordo agora..

Aqui estes elásticos são conhecidos como Gominha. ja usei algumas vezes em um modelo com 20Cm de corda. dá para passar uma gominha sem ter que arrebendar e emendar. passei várias parar não correr muitos riscos.[/quote:fae1c12eb0]

Não fui eu quem deu o nome de atilhos, tanto é que ainda chamo de borrachinha e nada mais, porém já ouvi muita gente chamando por atilhos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

[quote:523411ddb5="LaercioLMB"][quote:523411ddb5="Farleytufao"][quote:523411ddb5="LaercioLMB"]...Muitos usam aqueles elásticos amarelinhos que são usados para firmar maços de dinheiro que muitos inclusive conheçem pelo nome de atilhos...[/quote:523411ddb5]

Engraçado, conheço atilho como Coletivo de milho, ou um espigas de milho.. não me recordo agora..

Aqui estes elásticos são conhecidos como Gominha. ja usei algumas vezes em um modelo com 20Cm de corda. dá para passar uma gominha sem ter que arrebendar e emendar. passei várias parar não correr muitos riscos.[/quote:523411ddb5]

Não fui eu quem deu o nome de atilhos, tanto é que ainda chamo de borrachinha e nada mais, porém já ouvi muita gente chamando por atilhos.[/quote:523411ddb5]

sim sim.. entendi... não estava contestando a sua afirmação! Apenas achei engraçado. Diferênças Regionais! :wink:
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Eu uso as borrachas que vem nas caixas de transportes de motos novas.
Você vai a alguma loja de motos e conversa com um mintador e pede algumas.
Duram muito se bem cuidadas e são altamentes fortes e resistentes.
Avatar do usuário
Prof.Pardal
membro
Mensagens: 79
Registrado em: Dom Mai 27, 2007 12:49 am
Localização: Marilia,SP

Mensagem por Prof.Pardal »

Eu uso os elásticos para prender dinheiro mesmo com dois de cada lado da asa com uma aero de até 500g aguenta numa boa acima disso é sempre bom por mais alguns.
Avatar do usuário
blackhawk
membro
Mensagens: 169
Registrado em: Qua Mai 04, 2005 3:43 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por blackhawk »

Novamente agradeço a ajuda de todos!!!

Ontem eu comprei "apenas" 115 desses elásticos de prender dinheiro.

Guto Huber, obrigado pela dica to talco!
Lama V4
Quick (falecido)
Starlite (em construção)
Rádio: Ch 19: 72,170 Mhz
Avatar do usuário
-xj-9-
membro
Mensagens: 839
Registrado em: Qui Fev 28, 2008 8:50 pm
Localização: Ladário - MS - 67
Contato:

Mensagem por -xj-9- »

Eu uso aqueles elasticos tripa de mico, aqueles que os médicos usam pra prender a circulaçao do sangue.
compro por metro aqui peto de casa, ele é como um tubinho, ai corto ele pra ficar mais fino.
uso dois na asa do meu cessna e nao sai.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:34c28250f2="-xj-9-"]Eu uso aqueles elasticos tripa de mico, aqueles que os médicos usam pra prender a circulaçao do sangue.
compro por metro aqui peto de casa, ele é como um tubinho, ai corto ele pra ficar mais fino.
uso dois na asa do meu cessna e nao sai.[/quote:34c28250f2]

Nas farmácias, pelo menos aqui no sul, é chamado de garrote aquelas borrachas usadas em hospitais e postos de saúde.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
MiniBig
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Qua Set 15, 2010 6:40 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por MiniBig »

O nome oficial é Tripa de Mico mas é conhecido como garrote.
Responder