Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Legal D+ alex!
Quanto tempo dura 8 pilhas alcalinas nesse radio?
To querendo comprar só pra fuçar. rsrs
Abraços
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

A NiCd 9,6V 600mAh que está nele dura pacas, pilhas alcalinas têm capacidade semelhante a NiMh e devem durar ainda mais. O principal consumo é do módulo RF, que deve gastar uns 100mAh, então as pilhas devem durar umas 12hs de uso total.

Mas eu não usaria pilhas no suporte original, aliás só estou usando o conector original, mas acho que vou é usar um conector de servo logo, logo. E com o firmware atualizado não é preciso usar 9,6V, dá para usar 7,2V ou LiPo 2S e configurar o alarme para uma tensão mais baixa.
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

legal Alex !

e daí , o que está achando da ER9X ? show de bola né?

agora tem tambem a gruvin9x , com um suporte sofisticado ao frsky, aiunda não experimentei mas parece muito boa.

eu estou usando lipo 2s e fica 100% . pra conectar eu adaptei um JST nele.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:98e0d94cb0="Marcio H"]legal Alex !

e daí , o que está achando da ER9X ? show de bola né?

agora tem tambem a gruvin9x , com um suporte sofisticado ao frsky, aiunda não experimentei mas parece muito boa.

eu estou usando lipo 2s e fica 100% . pra conectar eu adaptei um JST nele.[/quote:98e0d94cb0]

Cara, é outro mundo.

O firmware original eu já achei bom o suficiente para usar (aliás, salvei um backup, just in case... :) ), parece uma cópia dos Spektrum, me entendi com ele facilmente apesar de ter umas idiotices (por exemplo, botão "+" do lado esquerdo e "-" do lado direito, seleciona o lado esquerdo dos rates ao mover o stick para a direita, e vice-versa, umas coisas assim.

O ER9X já é outro mundo, interface intuitiva, "atalhos", auto-repeat e inversão de valores nas telas, muita informação, muitos ajustes. Não tive muito tempo de brincar com ele depois de programar (e alterar o splash screen :) ) mas gostei do que vi.

A mixagem é um fator que pode ser limitante, para quem não está acostumado a elas, ou um novo mundo para quem já fazia isto.

No meu caso, como eu já estava acostumado a fazer mixagens "malucas", usando PICs e código em C, que eu achava mais fácil do que navegar nos menus de alguns rádios comerciais, fazer as mixagens manualmente em vez de selecionar num menu é até mais fácil. Para quem não sabe que Zagi é 50% 1->2 e -50% 2->1, cauda em V é 50%2->4 e -50% 4->2, etc. tem os presets para ajudar.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

realmente o MIXER dele parece ter poderes de outro mundo!
no começo eu me bati mas depois... :)

nas ultimas templates foi incorporado o modelo rangetest. alem de interessante de ver funcionando , acredito que vc vai achar ele muito util para os teus testes :)
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Parabéns Alex, eu também gosto de programação de baixo nível (no bom sentido técnico da expressão :) )

Eu tb gostaria de me embrenhar nisto, mas, bah, do jeito que o meu tempo está escasso, apenas mexer neste rádio (digo, no programa dele) eu já consideraria um outro hobby :lol:
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ah, só pra não dizer que são só louros... Este que estou testando tomou um tombo, dentro do case, com a bateria NiCd (uns 160g) dentro. O encaixe do compartimento de bateria no canto inferior esquerdo quebrou e ficou perdido dentro do rádio. Enquanto eu procurava onde encaixar a peça quebrada que achei dentro do rádio (ainda não tinha percebido que era ali) ela caiu no chão e não achei mais. Vou ver se acho no chão da oficina (com muita sorte), se achar colo de volta no lugar e reforço com um alfinete por dentro. Senão, coloco um pino de arame de aço no lugar.

Não é exatamente culpa do rádio, afinal fui eu que derrubei, mas podia ser um pouco mais resistente. De qualquer jeito é fácil de solucionar.

Já passaram 3 pelas minhas mãos, este é o primeiro, veio perfeito. O segundo, que comprei como backup para o caso de estragar o primeiro na entre-safra dos Correios (final de ano não chega nada) passei para um amigo enquanto o dele não chegava, mas antes testei e estava perfeito.

O dele chegou e ele me devolveu o novo, que também está perfeito, então ou eu tive sorte (pouco provável, sou bem pé-frio), ou apesar do controle de qualidade ausente a chance de ter problemas é pequena, e eles são no geral solucionáveis (firmware para regravar, chave defeituosa, solda fria, rebarba de plástico, etc.)
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:d6fbf24ee1="Antonio Garcia"]Parabéns Alex, eu também gosto de programação de baixo nível (no bom sentido técnico da expressão :) )

Eu tb gostaria de me embrenhar nisto, mas, bah, do jeito que o meu tempo está escasso, apenas mexer neste rádio (digo, no programa dele) eu já consideraria um outro hobby :lol:[/quote:d6fbf24ee1]

Valeu, mas isto foi só uma bobeirinha de editar um bitmap e recompilar o programa. Que você gosta disto eu já sabia, seu OSD já diz tudo.

Recomendo que você dê uma olhada no código C do ER9x, é bem legal, estruturado, fácil de entender, "elegante".
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
fabiomel
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Dom Mai 16, 2010 10:59 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabiomel »

A HobbyKing anunciou de novo a breve chegada do backlight.


[url]http://plixi.com/p/63265716[/url]




[URL=http://img704.imageshack.us/i/x23c55bb4.jpg/][img:97c0ddea87]http://img704.imageshack.us/img704/7640/x23c55bb4.jpg[/img:97c0ddea87][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[quote:6101289d6a="alexcmag"]...foi só uma bobeirinha de editar um bitmap e recompilar o programa. [/quote:6101289d6a]
Já é um começo. Muitas vezes a inércia apenas para começar é grande...


[quote:6101289d6a="fabiomel"]A HobbyKing anunciou de novo a breve chegada do backlight.
[/quote:6101289d6a]
No campo não faz falta, mas na oficina, para fazer ajustes, configurar etc tem feito muita falta.
Responder