Rádio Turnigy 9

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Galera tenho em parceria com meu primo um rádio HobbyKing HK-7X v2, e ele é muito bom, já fiz um teste com um pouco mais de 500m e funcionou perfeito.

Porém pretendo comprar o Turnigy 9X pois queria algo com mais opções, como por exemplo flaperon.

Minhas dúvidas a respeito do rádio Turnigy são:
1- O visor mostra a voltagem da bateria?
2- Tem como regular o alerta sonoro de voltagem baixa da bateria?
3- A antena do receptor do 9X é de apenas um fio, o alcance dele é igual ao do HobbyKing 7X que eu tenho ( receptor tem 2 fios )?
4- Se eu usar o 9X com o receptor de 2 fios do HK-7X v2 terei um alcance melhor?

Estou com um pouco de receio apenas pela distância de recepção, ouvi muita gente reclamar do baixo alcance do 9X e aqui no fórum quase todo mundo trocou o módulo.

Feliz Natal a todos.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:d33008a398="serginho_la"]Galera tenho em parceria com meu primo um rádio HobbyKing HK-7X v2, e ele é muito bom, já fiz um teste com um pouco mais de 500m e funcionou perfeito.

Porém pretendo comprar o Turnigy 9X pois queria algo com mais opções, como por exemplo flaperon.

Minhas dúvidas a respeito do rádio Turnigy são:
1- O visor mostra a voltagem da bateria?
2- Tem como regular o alerta sonoro de voltagem baixa da bateria?
3- A antena do receptor do 9X é de apenas um fio, o alcance dele é igual ao do HobbyKing 7X que eu tenho ( receptor tem 2 fios )?
4- Se eu usar o 9X com o receptor de 2 fios do HK-7X v2 terei um alcance melhor?

Estou com um pouco de receio apenas pela distância de recepção, ouvi muita gente reclamar do baixo alcance do 9X e aqui no fórum quase todo mundo trocou o módulo.

Feliz Natal a todos.[/quote:d33008a398]

1) Sim, o visor mostra a tensão da bateria do transmissor;
2) Na versão original, só se alterar fisicamente o divisor resistivo e enganar a placa para que ela leia uma tensão maior ( assim: http://www.rcmodelreviews.com/tendollarbattery.shtml )
3) A antena do receptor do 9X é um dipolo coaxial, que tem ganho e área de "escuta" maior do que um fio só. O do 7X usa duas antenas unifilares com um seletor. Ambos os casos dão o mesmo alcance
4) Dá na mesma, se usar o receptor do 7X só vai pagar bem mais caro por ele, custa 28 dólares na HK, enquanto o receptor Turnigy custa 9, um terço.

Quanto a trocar o módulo, eu troquei porque pelo preço dos FrSky saía uma pechincha trocar o módulo (50 dólares o combo com telemetria), e... eu pretendo usar telemetria e voar FPV muito, muito longe, em breve.

Mas depois de testar o módulo original do Turnigy 9X (resultado no tópico) mudei um pouco de idéia, comprei mais receptor para ele, e vou usá-lo também, para os modelos menores/mais baratos/superfície (receptor de 3 canais a 6 dólares, vou jogar tudo que tenho de rádio fora e usar só ele !!!)

Claro, o FrSky é melhor (mesmo nível de Futaba/Hitec), mas para ser sincero o módulo Turnigy V2 já é bom, melhor do que algumas "grifes" líderes de mercado que o pessoal usa direto por aqui.

Lembre-se só de que todos estes são equipamentos chineses com pouco controle de qualidade, então é preciso fazer o controle de qualidade nós mesmos, testando todas as funções e fazendo teste de alcance, algo que também é preciso fazer em equipamentos de ponta.

Feliz Natal!
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Nader
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Sáb Ago 28, 2010 7:28 pm
Localização: Piumhi-MG

Mensagem por Nader »

O meu Turnigy9x veio com o firmware todo "bichado" então na revolta eu comprei um gravador de AVR, soldei os fios na placa do TX (parte delicada q exige bom treino em soldagem) e troquei o firmware para o ER9X.

O ER9X é excelente, além dos menus bem intuitivos e das muitas opções de configurações possíveis incluindo personalização da voltagem da bateria, tem um visual muito interessante.

Só estou com um problema na calibragem dos sticks, se tiver alguem q entenda do ER9X por favor me dê uma luz!

já baixei o manual mas não diz como resolver, o problema é que no menu de calibragem só tem duas opções: SetMid que calibra o centro do stick e o SetSpan que calibra stick na posição full.

Certo, feitas as duas calibragens o stick fica certinho no centro e quando modo os sticks para frente os servos movimentam-se proporcionalmente até o fim do curso, beleza

O problema é quando movo os sticks para trás ou para os lados, que em menos de 1mm de movimento do stick o servo já vai pro fim do curso, praticamente o stick vira um momentary switch, alguem sabe como calibrar o curso dos sticks do ER9X???
Avatar do usuário
aeroguitar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Fev 10, 2010 8:37 pm
Localização: São Carlos-SP

Mensagem por aeroguitar »

[quote:5767bfc4e2="Nader"]O meu Turnigy9x veio com o firmware todo "bichado" então na revolta eu comprei um gravador de AVR, soldei os fios na placa do TX (parte delicada q exige bom treino em soldagem) e troquei o firmware para o ER9X.

O ER9X é excelente, além dos menus bem intuitivos e das muitas opções de configurações possíveis incluindo personalização da voltagem da bateria, tem um visual muito interessante.

Só estou com um problema na calibragem dos sticks, se tiver alguem q entenda do ER9X por favor me dê uma luz!

já baixei o manual mas não diz como resolver, o problema é que no menu de calibragem só tem duas opções: SetMid que calibra o centro do stick e o SetSpan que calibra stick na posição full.

Certo, feitas as duas calibragens o stick fica certinho no centro e quando modo os sticks para frente os servos movimentam-se proporcionalmente até o fim do curso, beleza

O problema é quando movo os sticks para trás ou para os lados, que em menos de 1mm de movimento do stick o servo já vai pro fim do curso, praticamente o stick vira um momentary switch, alguem sabe como calibrar o curso dos sticks do ER9X???[/quote:5767bfc4e2]

Algumas "paginas" atras desse mesmo topico tem um post do Marcio explicando como calibrar os sticks!!Da uma procurada!!

abçs!!
PHODA Yak Perfilado,Super Sportster Great Planes , PT-19 Great Planes ....Hitec Eclipse7
Nader
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Sáb Ago 28, 2010 7:28 pm
Localização: Piumhi-MG

Mensagem por Nader »

[quote:56776d8f14="aeroguitar"][quote:56776d8f14="Nader"]O meu Turnigy9x veio com o firmware todo "bichado" então na revolta eu comprei um gravador de AVR, soldei os fios na placa do TX (parte delicada q exige bom treino em soldagem) e troquei o firmware para o ER9X.

O ER9X é excelente, além dos menus bem intuitivos e das muitas opções de configurações possíveis incluindo personalização da voltagem da bateria, tem um visual muito interessante.

Só estou com um problema na calibragem dos sticks, se tiver alguem q entenda do ER9X por favor me dê uma luz!

já baixei o manual mas não diz como resolver, o problema é que no menu de calibragem só tem duas opções: SetMid que calibra o centro do stick e o SetSpan que calibra stick na posição full.

Certo, feitas as duas calibragens o stick fica certinho no centro e quando modo os sticks para frente os servos movimentam-se proporcionalmente até o fim do curso, beleza

O problema é quando movo os sticks para trás ou para os lados, que em menos de 1mm de movimento do stick o servo já vai pro fim do curso, praticamente o stick vira um momentary switch, alguem sabe como calibrar o curso dos sticks do ER9X???[/quote:56776d8f14]

Algumas "paginas" atras desse mesmo topico tem um post do Marcio explicando como calibrar os sticks!!Da uma procurada!!

abçs!![/quote:56776d8f14]

Esse post que vc citou é do firmware TurnigyV2, oq como troquei o firm preciso do procedimento para o firm ER9X
Avatar do usuário
Deck Goos
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Qua Set 15, 2010 8:33 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Deck Goos »

Calibration¶

1. Go to CALIB (7/7) in setup menus
2. Press Down. (->SetMid)
3. Set Sticks and pots to center.
4. Press Down. (->SetSpan)
5. Move sticks and pots through full range.
6. Press Down. (->Done)
7. Press Down. (Back to top)
Nader
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Sáb Ago 28, 2010 7:28 pm
Localização: Piumhi-MG

Mensagem por Nader »

[quote:e49ee2f936="Deck Goos"]Calibration¶

1. Go to CALIB (7/7) in setup menus
2. Press Down. (->SetMid)
3. Set Sticks and pots to center.
4. Press Down. (->SetSpan)
5. Move sticks and pots through full range.
6. Press Down. (->Done)
7. Press Down. (Back to top)[/quote:e49ee2f936]


Então...é exatamente isto q estou fazendo, fiz de novo agora pra confirmar, dá na mesma, os sticks ficam proporcionais movendo para frente e muito exponenciais para trás e para os lados, será q é só comigo??? será q é a versão do firm q eu coloquei??? o menu só dá 6/6 menus
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

as versões mais recentes tem 6 menus ali mesmo , entao é no 6/6
primeiro ir ao menu
pressionar pra baixo
deixar tudo , inclusive os potenciometros , no centro.
pressionar pra baixo (antes de pressionar pra baixo EU costumo pressionar menu)
mover os sticks e potenciometros para todos os lados. ([b:deff28a1c9]pode estar aí o seu erro , tem que ser pra cima/baixo, esq/direita , todos[/b:deff28a1c9])
pressione pra baixo (EU pressiono menu antes)
pressione pra baixo (EU pressiono EXIT longo)

tenta aí!

abraço
Nader
membro
Mensagens: 50
Registrado em: Sáb Ago 28, 2010 7:28 pm
Localização: Piumhi-MG

Mensagem por Nader »

AEEEEE!!!! Valeuu Marcio era exatamente isso, nao dizia nada no manual sobre mover pra todos os lados, eu até já tinha colocado o firm 291 que era a ultima versão estável pra ver se era isso.

Agora ficou perfeito, vou voltar pra versão 293, muito louco esse firmware!!

muito obrigado

abração!!
fabiomel
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Dom Mai 16, 2010 10:59 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabiomel »

Eu recebi meu segundo 9X dia 17 e não veio com qualquer problema. O primeiro que eu comprei em agosto também veio perfeito.

Acho que esse problema no firmware se concentrou em um lote do rádio que foi distribuído em novembro. É claro, casos esporádicos sempre podem aparecer.
Responder