Cessna Skylane 182 em CNC 120cm de asa - Montagem - videos

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
jpauloriente
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Seg Jun 12, 2006 3:50 pm

Mensagem por jpauloriente »

Show de aero...

pelo vídeo ficou bem estável
só falta colocar uma pintura padrão e pronto.....100%

abraço
Avatar do usuário
Zoil Junior
membro
Mensagens: 1792
Registrado em: Seg Mar 20, 2006 9:55 am
Localização: Guarulhos,São Paulo

Mensagem por Zoil Junior »

Pessoal, eu tive o prazer de ver esta criança pessoalmente, e digo que capricho!
Mesmo sendo fãn dos biplanos este eu quero um.
Já tive um da Art Tech, e tenho um de balsa da WordModels que não voou por ser arisco e este do Mauri superou as expectativas.
Mauri, cada vês mais você se supera.
Quem tem o dom faz bonito parabéns.
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1382
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por Mauri »

IMPORTANTE:

Para uma boa montagem é essencial que se use as colas certas para cada situação, no caso esses 4 tipos de colas são necessárias:

Cola de isopor: Para colar as peças de isopor (USAR COMO COLA DE CONTATO) ou seja, passar nas duas partes a serem coladas, esperar uns 2 ou 3 minutos e depois unir as partes.
Cola branca tipo Cascorez: Para colar as varetas de reforço da fuselagem, da asa e das partes de depron.
Cola Epóxi: Para colar as partes de madeira no isopor e/ou outros partes que necessitem de maior reforço.
Cola C.A. Tipo Super Bonder: Para colar madeira com madeira, NÃO USE DE FORMA ALGUMA NO ISOPOR.









Separe, com o estilete, as peças em Depron que acompanham o kit.



[color=blue:0f65a8ba5d]DICA IMPORTANTE:

A melhor, mais pratica, mais barata e mais leve maneira que conheço para se montar este, ou qualquer outro aeromodelo de isopor, é fazer uso da cola de isopor comum que se vende em Papelarias, [b:0f65a8ba5d]como cola de contato, passe um pouco nas partes a serem coladas, espere em média, de 3 a 5 min.(faça testes antes) e depois una as partes.[/b:0f65a8ba5d]
Note que, se vc passar a cola e unir de imediato, levara horas para se obter uma secagem por completa.[/color:0f65a8ba5d]

INICIO:

Comece por colar as partes de uma das laterais da fuselagem, sempre orientando-se pelo veio da vareta de reforço interna.







Cole as duas cavernas que seguram os conduítes das linkagens.







ATENÇÃO: Em 10/01/2020 foi feito um upgrade nas partes internas deste kit que de agora em diante irão acompanhar algumas partes em compensado, portanto a disposição de montagem esta nas fotos abaixo:













De preferência, com cola branca, passe no veio interno da fuselagem e encaixe a vareta, depois de encaixada, de mais uma mão de cola por cima.



Nas marcações indicadas na foto, esquente um pouco no fogo a ponta de uma chave Philips ou arame de aço de uns 3 mm e fure quase que paralelo ao isopor (Faça testes antes em um pedaço de isopor p/ não estragar a peça).









Encaixe e cole com cola de isopor os conduites que podem ser canudos de refrigerante.



Corte as sobras rente ao corpo, com um estilete, ou tesoura pequena.





Monte a outra parte da fuselagem, colando tbm a vareta de reforço interno, veja onde são todos os pontos de contato das duas partes, passe cola e junte as mesmas quase que de imediato.

ATENÇÃO: UNICAMENTE NESSA COLAGEM, NÃO ESPERE ALGUNS MINUTOS A COLA SECAR PARA UNIR AS PARTES, É O MOMENTO QUE TEM PARA ALINHAR A FUSELAGEM, PARA QUE NÃO FIQUE TORTA, DEPOIS DE TER CERTEZA QUE ESTA ALINHADA, PRENDA AS DUAS PARTES COM UMA FITA CREPE E AI SIM DEIXE SECAR EM UMA SUPERFICIE PLANA.










Monte agora a mesa dos Servos.





Copie em um compensado de 4 ou 5mm essa lateral da mesa.



A mesa dos servos deve ser colada a 80 mm da caverna do fundo para frente.





Copie tbm essa outra peça em um compensado de 4 ou 5 mm.



Posicione a peça na frente da fuselagem como na foto e marque com uma caneta, depois, com o estilete, retire o equivalente da espessura da madeira no isopor para que o encaixe fique rente a frente do bloco, cole BEM esta peça, e use apenas cola EPOXI aqui.









Agora, neste espaço, cole BEM com cola de isopor, o fundo do compartimento do Esc e da bateria.









Continuando..

TREM DE POUSO:

Foi utilizado um suporte de bequilha diant. usado que eu tinha aqui e o braço foi feito de arame de aço de 3 mm.



Posicione o suporte a faça a marcação dos furos a serem feitos.





Para o engate ao servo do leme, utilizei arame de aço de 1.2mm com a ponta dobrada em Z.








Aqui a confecção do trem de pouso feito com o mesmo arame de aço de 3 mm da bequilha dianteira.
(Se for entelar o aero, é melhor deixar a colocação dessa peça para depois, para não atrapalhar a entelagem.





Com uma broca fina ou um pedaço do próprio arame, faça furos paralelamente ao desenho, depois "costure" com linha, fio fino ou fio dental (usei o dental), cole bem com EPOXI por cima.





Faça um corte a aproximadamente 75 mm, como mostra foto abaixo, medindo da emenda do lado esquerdo para frente da fuselagem.





Cole bem colado, com EPOXI, a mesa dos servos rente ao corte.



Encaixe e Cole muito bem colado, o conjunto do trem a lateral da mesa com EPOXI, para dar uma maior resistência, foi colado tbm dois pedaços de varetas de fibra na perpendicular ao arame e encostado nele tbm com EPOXI.








FRENTE E INSTALAÇÃO DO MOTOR:

Com as peças da frente em Depron e isopor colado e lixado, dê inicio a instalação do motor.



Com o motor encaixado no montante e no Spinner, caso tenha, meça a distancia, marque e corte a peça.





Em um compensado de 4 ou 5 mm, desenhe o contorno interno da peça.





Faça o mesmo contorno uns 5 mm do lado de fora do desenho inicial.



Recorte a peça.



Cole esta peça, [b:fe13be0179]muito bem colada com Epoxi[/b:fe13be0179], principalmente na parte do compensado.



Faça um furo ou um pequeno rasco nas laterais da parede de fogo, para que encaixe nas varetas laterais, cole toda a peça muito bem colada com EPOXI.



Corte o isopor na espessura do compensado e cole esta peça.



Com o montante do motor, marque a furação a ser feita na parede de fogo.



Caso não disponha de uma dremel, Coloque um pedaço de arame de aço de uns 10cm em uma furadeira e faça, com cuidado, os furos demarcados.





Fixe o montante do motor ao firewall (parede de fogo)



Procure deixar o Parafuso Allen em uma posição que a chave o alcance p/ uma fácil manutenção, retirada do motor, caso necessário.

INCLINAÇÃO PARA O MOTOR:

No protótipo foi usado apenas a incidência de 3 graus p/ a direita, p/ anular o torque do motor (olhando o aero de tras p/ frente), Não use incidências Up ou Down p/ esse aero.



Corte a tampa inferior da bateria e Esc, tomando por base a bateria que pretende usar, de preferência, bem maior, para facilitar a troca da mesma e/ou troca ou reparos no esc.





MONTAGEM DA ASA.

 ! Mensagem de: Mauri
ATENÇÃO: DEVIDO A PROBLEMAS ESTRUTURAIS VERIFICADOS NA ASA VAZADA NESTE KIT DURANTE OS TESTES, A PARTIR DE 02/07/2011 O KIT SERÁ ENVIADO COM ASA CHEIA E NÃO MAIS VAZADA.


Comece por colar as partes internas vazadas da asa, usando apenas cola de isopor comum como cola de contato, passe nas duas partes, espere alguns minutos (em média de 3 a 5 min.) depois una as mesmas.





Veja os lados onde estão localizados os cortes do diedro da asa, geralmente marcado com um"X" em meus kits, e cole as partes usando cola de isopor.



Cole agora as pontas das asas, ATENCAO: Esta parte NÃO tem diedro, é reta.





Prenda as partes com fita crepe, para que não correr o risco de sair da posição.



Passe cola branca PVA (uso marca CASCOREZ) nos veios superior e inferior da asa e encaixe as varetas neles.





Principalmente na parte superior da asa, deixe um espaço de uns 15 mm sem a vareta de fibra nas pontas, para que as mesmas possam ser arredondadas.



Como a asa tem um leve diedro, pode vir a acontecer da vareta querer sair do veio, principalmente no meio da asa, então, usei fio dental, passando de um lado ao outro para prender as varetas nos seus lugares.







Use o mesmo processo onde perceber que a vareta possa estar saindo (eu precisei fazer em quatro partes).



Deixe secar a asa por horas, sem ficar mexendo nela, para que não corra o risco de soltar, depois corte as pontas dos fios.





Marque 30 mm e corte (com estilete novo) o excedente da ponta dos ailerons.





Pegue o pedaço de plástico PVC ou compensado fino e recorte um retângulo nessas medidas e com uma vareta de fibra de vidro de pelo menos 3 mm de diâmetro e 110mm de comprimento(tbm pode ser usado um pedaço de espeto de churrasco), fixe uma peça a outra conforme mostra as seqüência de fotos.

AQUI MAIS UMA ATUALIZAÇÃO DO KIT, PINO E COMPENSADO SUBSTITUINDO AS PEÇAS ANTIGAS.







Faça riscos na parte inferior da peça, passe cola EPOXI e cole no lugar.











Na parte superior e no meio da asa, com um estilete, faça um veio superficial paralelo a 10 mm da ponta do bordo de ataque e com 200 mm de comprimento.



Com a própria vareta que vem no kit, alargue e passe cola branca PVA no veio.







Encaixe a vareta e passe mais uma mão de cola por cima.



Pegue o pino, coloque na parte debaixo e no meio da asa e marque os furos.





Faça ranhuras na parte debaixo do plástico e cole o conjunto no centro da asa com EPOXI.







Agora, "costure" com fio dental ou linha 10, varias voltas o pino a vareta superior, tanto na parte da frente, com no fundo, depois cubra depois o fio com epóxi, travando todo o conjunto.







Para deixar a ponta do aileron embutida, marque 25 mm e corte paralelamente a ponta da asa, conforme mostra as fotos.





Corte um pedaço triangular de isopor e cole cobrindo o vão da ponta.



Corte um pedaço de 70 mm de vareta de f. de vidro, faça um veio e cole conforme a foto, para dar reforço a ponta.



Faça o mesmo com a outra parte.



Para da um efeito de dobra da ponta da asa, foi arredondado apenas a parte de cima das pontas.


CONTINUANDO...


Para que fique mais parecido com verdadeiro, marque e corte a ponta da traseira da fuselagem, conforme as fotos.





Dobre um arame de aço de 1 a 1.5mm de espessura no formato abaixo.



Em um pedaço de PVC de 1mm ou 2 MM ou um compensado fino, coloque o arame e faça marcações conforme as fotos.

AQUI OUTRA ATUAIZAÇÃO, PEÇA EM COMPENSADO SUBSTITUINDO PEÇA ANTIGA EM PVC, O ARAME DE AÇO FINO PERMANECE.









Fure com uma broca fina ou esquente o próprio arame e fure nas marcações.



Com um estilete, faça um corte entre as junções da fuselagem, veja onde são todos os pontos de contato entre a peça plástica e o isopor, com a ponta do estilete, faça ranhuras, tirando o liso do plástico e, em seguida, passe cola EPOXI e encaixe a peça.



Encaixe o arame de aço, de modo que as pontas entrem no isopor, por baixo e encostado nas varetas de reforço lateral da fuselagem.
Em seguida, costure as partes com fio dental ou linha 10, de pipa, depois cole por cima com EPOXI.
Na lateral, cole com EPOXI o velcro que prenderá o rx.



Na parte da frente, nas laterais, fure e passe cola EPOXI em um pedaço de uns 50 mm de vareta de f. vidro e encaixe no buraco, conforme foto abaixo.



Recorte o molde do pára-brisa de Depron flexível que acompanha o kit.



Eduardo, vou postar a seqüência da montagem do bico.

Editei na pagina 2 com a foto das medidas da peça plástica que fica junto com o

Pino de encaixe é apenas uma peça e não duas.
Editado pela última vez por Mauri em Sáb Ago 01, 2020 11:18 pm, em um total de 18 vezes.
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1382
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por Mauri »

[quote:97304275b0="Mac2"]Que beleza Mauri,

Até que enfim vou poder ter um Cessna sem me preocupar com o voo crítico dele, e ainda mais com 1,2 mts de envergadura!!!

Posta logo essa montagem que você já conseguiu "assanhar as lombrigas" com esse vídeo.
Abs

Marco Aurelio[/quote:97304275b0]

Olá Marco,
Esta ai parte da montagem postada, editei com um outro vídeo menor feito no mesmo dia pra conferir, nesse dia ventava bastante, quero testa-lo em um dia com pouco ou sem vento pra ver o modelo como se comporta.
Valeu mesmo pelo incentivo meu amigo!
Abrs.


[quote:97304275b0="cmteborba"]Dos modelos "construídos", sem ser os de fabricantes famosos como ArtTech e demais, esse me pareceu o mais bonito. Ja tive cessna's elétrico e glow, ja voei bastante neles mas esse me chamou a atenção. Me interessei.

Quais os esquemas de pintura? Que tal postar umas fotos pra vermos melhor o modelo em si?[/quote:97304275b0]

Olá Borba,
O kit é p/ montar, a entelagem ou pintura é o comprador que faz e escolhe, editei o 1° post com algumas fotos dele montado.
Obrigado pelo elogio.
Abrs.

[quote:97304275b0="dgalatto"]Opa gostei! Em breve devo comprar um desses também, pq o Corsair e simplesmente fantastico....
Mauri, existe possibilidade de mandar o kit pré montado e entelado?
abraço![/quote:97304275b0]

Oi,
Por enquanto não, só p/ kit p/ montar.
Grato pelo elogio!
Abrs.

[quote:97304275b0="Luizhgj"]ééé o stick que comprei do mauri veio tranquilo, e consegui voar, agora ja comprei esse cessna ai, vamos ver se o bixo é bom mesmo, nao adianta eu encher a bola dele agora antes de voar... só vou ver se é bom mesmo depois de ta no céu rasgando e fazendo 3D... oooooooooooo exagero... to brincando, mas os kits do mauri sao bons, ja ate falei pra ele para com o trabalho e só se dedicar a isso, talento e qualidade tem, agora só falta meter ficha...

grande abraço mauri... e ve se atualiza essa coisa neh... hehe abraços![/quote:97304275b0]

Fala Luiz,
Procuro fazer o melhor possível nos kits que faço, e como insisto muito nisso, as vezes acabo acertando :D
Esta postado o incio da montagem, qualquer duvida e´só perguntar por aqui ou por MP okay!
Abrs.

[quote:97304275b0="SirRobbyn"]Cara, eu se fosse você já viveria disso a muito tempo! Ficou muito show! Aguardando o tópico da montagem dele, e do término da montagem do P-51![/quote:97304275b0]

Opa! Valeu mesmo por suas palavras amigo,
Parte da montagem já esta ai, e o P51D é o próximo okay!
Abrs.

[quote:97304275b0="esgalha"]Opa, ja estou na fila!!!! é só avisar quando começar a vender... abraços e parabens por mais um modelo de excelente qualidade![/quote:97304275b0]

Olá,
Valeu amigo, te mandei uma MP.
Abrs.

[quote:97304275b0="Lucas Fioresi"]Parabens pelo modelo, muito bonito.
Quando sai um treinador pusher? Tem algum projeto parecido em vista?[/quote:97304275b0]

Olá Lucas,
Por enquanto sem previsão de um projeto desse tipo okay!
Abrs.

[quote:97304275b0="Diego Costa"]Eu ja estou na fila tambem, só esperando minha $ituação melhorar rsrsrs. Dependendo do que rolar ja pego um Cessna e um P 51D logo de uma vez :-D


Parabéns pelo trabalho Mauri, muito bom :-D[/quote:97304275b0]

Valeu mesmo Diego!
Fico no aguardo!
Abrs.

[quote:97304275b0="jpauloriente"]Show de aero...

pelo vídeo ficou bem estável
só falta colocar uma pintura padrão e pronto.....100%
Abraço[/quote:97304275b0]

Muito Obrigado Paulo!
Abrs.

[quote:97304275b0="Zoil Junior"]Pessoal, eu tive o prazer de ver esta criança pessoalmente, e digo que capricho!
Mesmo sendo fãn dos biplanos este eu quero um.
Já tive um da Art Tech, e tenho um de balsa da WordModels que não voou por ser arisco e este do Mauri superou as expectativas.
Mauri, cada vês mais você se supera.
Quem tem o dom faz bonito parabéns.[/quote:97304275b0]

Grande Zoil,
Valeu mesmo pelas palavras e pelo incentivo meu amigo!
Quero que vc voe com ele, aparece lá Domingo de manha, se por possivel okay!
Abs.
Avatar do usuário
Antonio Carlos
membro
Mensagens: 1293
Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Antonio Carlos »

Mauri, belísimo modelo!!!
Dá gosto de ver a dedicação com que você faz seus modelos.
Você acertou em cheio nessa escolha; outro ponto muito positivo é a envergadura de 120cm, o modelo fica mais vistoso.
Parabéns!

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
Avatar do usuário
Gvieira
membro
Mensagens: 658
Registrado em: Dom Out 31, 2004 12:19 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por Gvieira »

Sou fã do cessna já tive vários deles e ainda tenho um bem grande que vôo sempre qd o dia está bonito e sem vento. Sua construção tá show!! vá postando as fotos.
Avatar do usuário
SirRobbyn
membro
Mensagens: 241
Registrado em: Dom Jan 09, 2011 10:07 pm
Localização: MG - Belo Horizonte

Mensagem por SirRobbyn »

Mauri, esse do vídeo tava pesando quantos gramas RTF? Conseguiu voar quantos min com a bateria de 1050mah?

Aguardando o resto da montagem. E num futuro bem próximo encomendar o meu! \o/
Avatar do usuário
Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1382
Registrado em: Sáb Out 29, 2005 6:18 pm
Localização: Guarulhos - SP
Contato:

Mensagem por Mauri »

[quote:fe13be0179="LaercioLMB"]Essa construção está valendo cada linha escrita e cada foto postada.
Muito boa mesmo.[/quote:fe13be0179]
Opa! Valeu mesmo Laercio,
Um comentario como este, vindo de uma pessoa como vc, que é referencia aqui no Fórum, sempre atento e procurando ajudar a todos, principalmente os iniciantes, me deixa realmente muito feliz.
Abrs.

[quote:fe13be0179="edicelio"][quote:fe13be0179="LaercioLMB"]Essa construção está valendo cada linha escrita e cada foto postada.
Muito boa mesmo.[/quote:fe13be0179]Laercio este que eu vou adquirir mesmo que por enquanto seja so para observar acompanhei e apressava o mauri todos os dias até que um belo dia NASCEEEEEEEUUUUUU
(para o Mauri o que eu poderia falar é continue estar 10)[/quote:fe13be0179]
Olá Edicelio,
Te digo que se não fosse vc me dar aquelas "aceleradas" quase toda noite pelo msn, talves esse projeto ainda estivesse encostado por aqui, agradeço a vc pela força e o incentivo, no final, como pode ver okit saiu e o modelo vôou muito bem mesmo.
Abrs.

[quote:fe13be0179="Antonio Carlos"]Mauri, belísimo modelo!!!
Dá gosto de ver a dedicação com que você faz seus modelos.
Você acertou em cheio nessa escolha; outro ponto muito positivo é a envergadura de 120cm, o modelo fica mais vistoso.
Parabéns!

Abs,[/quote:fe13be0179]

Olá Antonio Carlos,

Tento sempre melhorar a cada kit que faço, esse modelo, por ser muito trabalhoso seu corte, pois, para deixar parecido com o real foi necessario fazer cinco blocos só na fuselagem, dez partes no total L/R, isso, fora a asa.
Motivo esse que fez ficar adiando seu projeto, mas, depois de concluido, pelo visual que ficou e pelo vôo que fez, ví que valeu a pena ter encarado.
Quanto a escolha da envergadura, tbm gostei, 1.20cm deixa alem de mais vistoso no chão e céu, tbm proporciona um vôo bem mais estável.
Abrs.

[quote:fe13be0179="Gvieira"]Sou fã do cessna já tive vários deles e ainda tenho um bem grande que vôo sempre qd o dia está bonito e sem vento. Sua construção tá show!! vá postando as fotos.[/quote:fe13be0179]
Valeu mesmo Gvieira, postarei sim a construção completa dele.
Abrs.

[quote:fe13be0179="SirRobbyn"]Mauri, esse do vídeo tava pesando quantos gramas RTF? Conseguiu voar quantos min com a bateria de 1050mah?

Aguardando o resto da montagem. E num futuro bem próximo encomendar o meu! \o/[/quote:fe13be0179]

Oi,

O aero, como esta nos videos, pesa pronto p/ o vôo, exatos 607 gramas.
Não voei com essa bateria até descarregar, foram vôos curtos, mas, imagino que a meio motor se voe uns 10 min. tranquilo com esse peso e setup.
Aguenta ai que a montagem esta saindo.. :D
Abrs.
Editado pela última vez por Mauri em Qua Jul 08, 2015 1:58 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

No domingo passado eu tive o privilégio de pilotar o Cessna do Mauri, ele confiou que um dedo novo como eu poderia manter o seu modelo voando sem riscos (ou então era para testar a resistência do seu protótipo em mão perigosas).

Vamos então aos comentários:
Primeiro, todos os que costumam dizer que um Cessna 182 em escala não pode ser um treinador terão que rever os seus conceitos, e para aqueles que dizem que para poder ser um treinador o modelo tem que ser apenas parecido com um Cessna digo, não precisa ser assim.
Gostaria de esclarecer, que o fato de um modelo representar um avião real em escala não significa que será bom ou ruim, o que vai definir isso é o projeto em si. Um Extra 300 poderá ser um ótimo modelo em escala ou um modelo impilotável, dependendo de alguns aspectos a serem incorporados no projeto.

Segundo, a estabilidade. Durante o voo, muitos aspectos me lembraram até mesmo o meu Slow Stick, tal a tranquilidade do voo, muito estável. O projeto da asa ficou ótimo, mesmo fazendo curvas fechadíssimas nenhuma vez estolou de ponta de asa.

Terceiro, resistência estrutural. Tentei fazer a asa fechar com grande fator de carga, ganhei altura, piquei a 90º com o solo, o modelo pegou velocidade e cabrei todo o comando do stick, a asa mal flexionou e ele simplesmente fez um looping fechadinho.

Quarto, vento. Apesar do vento chato que estava presente, ele se comportou muito bem, não teve tendência de oscilar.


Neste caso, eu recomendo esse modelo até mesmo como um primeiro modelo para aprendizado.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Mas não esqueça de mencionar que esse modelo seguiu mais corretamente o desenho do original, pois é o único que vi até agora que tem washout e isso é um fator fundamental para um voo correto e estável, coisa que nenhum outro comercializado tem.
Por isso é que se não recomenda a maioria dos Cessnas 182 para iniciantes, pois não seguem os padrões reais de construção que deveriam seguir e esse kit do Mauri, está seguindo mais a risca os padrões, o que tornou esse kit, mais dentro dos reais padrões de voo de um Cessna 182.

ps: editado para corrigir erros de escrita.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder