Cessna Skylane 182 em CNC 120cm de asa - Montagem - videos
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[quote:05c5f4865f="Gilberto"]No domingo passado eu tive o privilégio de pilotar o Cessna do Mauri, ele confiou que um dedo novo como eu poderia manter o seu modelo voando sem riscos (ou então era para testar a resistência do seu protótipo em mão perigosas).
Vamos então aos comentários:
Primeiro, todos os que costumam dizer que um Cessna 182 em escala não pode ser um treinador terão que rever os seus conceitos, e para aqueles que dizem que para poder ser um treinador o modelo tem que ser apenas parecido com um Cessna digo, não precisa ser assim.
Gostaria de esclarecer, que o fato de um modelo representar um avião real em escala não significa que será bom ou ruim, o que vai definir isso é o projeto em si. Um Extra 300 poderá ser um ótimo modelo em escala ou um modelo impilotável, dependendo de alguns aspectos a serem incorporados no projeto.
Segundo, a estabilidade. Durante o voo, muitos aspectos me lembraram até mesmo o meu Slow Stick, tal a tranquilidade do voo, muito estável. O projeto da asa ficou ótimo, mesmo fazendo curvas fechadíssimas nenhuma vez estolou de ponta de asa.
Terceiro, resistência estrutural. Tentei fazer a asa fechar com grande fator de carga, ganhei altura, piquei a 90º com o solo, o modelo pegou velocidade e cabrei todo o comando do stick, a asa mal flexionou e ele simplesmente fez um looping fechadinho.
Quarto, vento. Apesar do vento chato que estava presente, ele se comportou muito bem, não teve tendência de oscilar.
Neste caso, eu recomendo esse modelo até mesmo como um primeiro modelo para aprendizado.[/quote:05c5f4865f]
Fala Gilberto,
Esta ai o video de parte dos vôos que vc fez no Domingo com o Cessna, só agora que consegui upar no Youtube.
[yt]N-B7YoZ8pBk[/yt]
Acabamos não filmando as varias tentativas que fizemos de tentar fechar a asa desse protótipo, que, alias, como disse o Gilberto na ocasião, serve pra isso mesmo.
Foram varias descidas acentuadas acelerando e cabrando bruscamente, confesso que fiquei com medo, pois, a asa esta sem nenhuma entelagem, somente no isopor, vazada e sem os Suportes laterias originais do modelo, me surpriendi, pensei realmente que, nessas condições, fecharia em pleno vôo.
Testamos tbm com baterias maiores do Gilberto, 1500 e 1600mAh, 3s, não houve alteração no GC e no comportamento em vôo.
Abrs.
[quote:05c5f4865f="LaercioLMB"]Mas não esqueça de mencionar que esse modelo seguiu mais corretamente o desenho do original, pois é o único que vi até agora que tem washout e isso é um fator fundamental para um voo correto e estável, coisa que nenhum outro comercializado tem.
Por isso é que se não recomenda a maioria dos Cessnas 182 para iniciantes, pois não seguem os padrões reais de construção que deveriam seguir e esse kit do Mauri, está seguindo mais a risca os padrões, o que tornou esse kit, mais dentro dos real padrões de voo de um Cessna 182.[/quote:05c5f4865f]
Laercio,
Gostaria de acrescentar que alem do washout, nesse projeto, apesar do tamanho, procurei dar prioridade em deixar uma carga alar bem baixa ao modelo, pois, como sabemos, quanto mais leve, mais lento pode voar e quanto maior, mais estável fica, somando-se os dois, mais o Washout, é que, neste caso, são fatores os fundamentais para um vôo correto e estavel.
Abrs.
Vamos então aos comentários:
Primeiro, todos os que costumam dizer que um Cessna 182 em escala não pode ser um treinador terão que rever os seus conceitos, e para aqueles que dizem que para poder ser um treinador o modelo tem que ser apenas parecido com um Cessna digo, não precisa ser assim.
Gostaria de esclarecer, que o fato de um modelo representar um avião real em escala não significa que será bom ou ruim, o que vai definir isso é o projeto em si. Um Extra 300 poderá ser um ótimo modelo em escala ou um modelo impilotável, dependendo de alguns aspectos a serem incorporados no projeto.
Segundo, a estabilidade. Durante o voo, muitos aspectos me lembraram até mesmo o meu Slow Stick, tal a tranquilidade do voo, muito estável. O projeto da asa ficou ótimo, mesmo fazendo curvas fechadíssimas nenhuma vez estolou de ponta de asa.
Terceiro, resistência estrutural. Tentei fazer a asa fechar com grande fator de carga, ganhei altura, piquei a 90º com o solo, o modelo pegou velocidade e cabrei todo o comando do stick, a asa mal flexionou e ele simplesmente fez um looping fechadinho.
Quarto, vento. Apesar do vento chato que estava presente, ele se comportou muito bem, não teve tendência de oscilar.
Neste caso, eu recomendo esse modelo até mesmo como um primeiro modelo para aprendizado.[/quote:05c5f4865f]
Fala Gilberto,
Esta ai o video de parte dos vôos que vc fez no Domingo com o Cessna, só agora que consegui upar no Youtube.
[yt]N-B7YoZ8pBk[/yt]
Acabamos não filmando as varias tentativas que fizemos de tentar fechar a asa desse protótipo, que, alias, como disse o Gilberto na ocasião, serve pra isso mesmo.
Foram varias descidas acentuadas acelerando e cabrando bruscamente, confesso que fiquei com medo, pois, a asa esta sem nenhuma entelagem, somente no isopor, vazada e sem os Suportes laterias originais do modelo, me surpriendi, pensei realmente que, nessas condições, fecharia em pleno vôo.
Testamos tbm com baterias maiores do Gilberto, 1500 e 1600mAh, 3s, não houve alteração no GC e no comportamento em vôo.
Abrs.
[quote:05c5f4865f="LaercioLMB"]Mas não esqueça de mencionar que esse modelo seguiu mais corretamente o desenho do original, pois é o único que vi até agora que tem washout e isso é um fator fundamental para um voo correto e estável, coisa que nenhum outro comercializado tem.
Por isso é que se não recomenda a maioria dos Cessnas 182 para iniciantes, pois não seguem os padrões reais de construção que deveriam seguir e esse kit do Mauri, está seguindo mais a risca os padrões, o que tornou esse kit, mais dentro dos real padrões de voo de um Cessna 182.[/quote:05c5f4865f]
Laercio,
Gostaria de acrescentar que alem do washout, nesse projeto, apesar do tamanho, procurei dar prioridade em deixar uma carga alar bem baixa ao modelo, pois, como sabemos, quanto mais leve, mais lento pode voar e quanto maior, mais estável fica, somando-se os dois, mais o Washout, é que, neste caso, são fatores os fundamentais para um vôo correto e estavel.
Abrs.
- edgard_rossi
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- Registrado em: Dom Set 17, 2006 6:51 pm
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- alex3838
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Após ter recebido o Kit, dei inicio a construção e algumas modificações e backup do cowl com autorização do Mauri é claro!
Fuseca quase pronta!
[img:71216c1f0b]http://img153.imageshack.us/img153/7806/img1381l.jpg[/img:71216c1f0b]
Aumentei as paredes do Cowl mantendo as mesmas medidas, na foto a distorção, e parece que o meu ficou maior! (Alguém aqui deve se lembrar do meu Tucano)! :cry:
[img:71216c1f0b]http://img508.imageshack.us/img508/734/img1389y.jpg[/img:71216c1f0b]
Mesa de servos em compensado! Para futura manutenção e já estruturando o Trem central
[img:71216c1f0b]http://img843.imageshack.us/img843/927/img1383sm.jpg[/img:71216c1f0b]
Suporte do ESC e da Bateria em compensado! A noite Irei fazer furos no centro dele para aliviar e ventilar, pois se eu fizer poeira de madeira no local de trabalho o Síndico me expulsa! :P
[img:71216c1f0b]http://img834.imageshack.us/img834/7246/img1385yd.jpg[/img:71216c1f0b]
Espero que não altere o vôo!
Fuseca quase pronta!
[img:71216c1f0b]http://img153.imageshack.us/img153/7806/img1381l.jpg[/img:71216c1f0b]
Aumentei as paredes do Cowl mantendo as mesmas medidas, na foto a distorção, e parece que o meu ficou maior! (Alguém aqui deve se lembrar do meu Tucano)! :cry:
[img:71216c1f0b]http://img508.imageshack.us/img508/734/img1389y.jpg[/img:71216c1f0b]
Mesa de servos em compensado! Para futura manutenção e já estruturando o Trem central
[img:71216c1f0b]http://img843.imageshack.us/img843/927/img1383sm.jpg[/img:71216c1f0b]
Suporte do ESC e da Bateria em compensado! A noite Irei fazer furos no centro dele para aliviar e ventilar, pois se eu fizer poeira de madeira no local de trabalho o Síndico me expulsa! :P
[img:71216c1f0b]http://img834.imageshack.us/img834/7246/img1385yd.jpg[/img:71216c1f0b]
Espero que não altere o vôo!
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos (Sócio-038)
- jpauloriente
- membro
- Mensagens: 128
- Registrado em: Seg Jun 12, 2006 3:50 pm
Lindo modelo Mauri, lembro que você comentou comigo que estava trabalhando no projeto escala do Cessna, só não imaginei que fosse ficar tão escala assim. :shock:
Leve diedro, washout, pequenos detalhes que fazem grande diferença!
Virou marca registrada já, pra saber se é aero do Mauri, só ver se tem washout na asa.
Como consumidor antigo desse rapaz posso garantir a qualidade dos kits!
Muito bom Mauri, to aguardando agora o novo vídeo com entelagem escala, luzes de navegação e um piloto melhor... brincadeira, rs.
Abraço!
:wink:
Leve diedro, washout, pequenos detalhes que fazem grande diferença!
Virou marca registrada já, pra saber se é aero do Mauri, só ver se tem washout na asa.
Como consumidor antigo desse rapaz posso garantir a qualidade dos kits!
Muito bom Mauri, to aguardando agora o novo vídeo com entelagem escala, luzes de navegação e um piloto melhor... brincadeira, rs.
Abraço!
:wink:
- karlusandre
- membro
- Mensagens: 309
- Registrado em: Seg Set 27, 2010 4:44 pm
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- membro
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- Registrado em: Qui Abr 14, 2011 11:31 am
- Localização: Morro da Fumaça/Santa Catarina
ai segue fotos do meu faltando somente as polainas, e a plotagem...
[URL=http://img708.imageshack.us/i/p2804110127.jpg/][img:2625c9cd39]http://img708.imageshack.us/img708/6928/p2804110127.th.jpg[/img:2625c9cd39][/URL]
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[URL=http://img848.imageshack.us/i/p280411012701.jpg/][img:2625c9cd39]http://img848.imageshack.us/img848/1287/p280411012701.th.jpg[/img:2625c9cd39][/URL]
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[URL=http://img708.imageshack.us/i/p2804110127.jpg/][img:2625c9cd39]http://img708.imageshack.us/img708/6928/p2804110127.th.jpg[/img:2625c9cd39][/URL]
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