Equilíbrio do CG pelo TX

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
shift_light
membro
Mensagens: 645
Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm

Mensagem por shift_light »

Ohh assim!

Tipo a gangorra levantaria um reservatório da água e levaria para o reservatorio de baixo ou inverso e a gangorra seria controlada por um servo....


Ok?
Avatar do usuário
AlexanderJaskulski
membro
Mensagens: 162
Registrado em: Sáb Fev 25, 2006 4:37 pm
Localização: Cuiabá/ MT
Contato:

Mensagem por AlexanderJaskulski »

Na minha opinião, a questão de bombear a água é mais pautável.
Apesar de que eu ache que isso não venha a ser tão usado..

abçss...

Alexander
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2551
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

[quote:f3f25a34c9="shift_light"]Ohh assim!

Tipo a gangorra levantaria um reservatório da água e levaria para o reservatorio de baixo ou inverso e a gangorra seria controlada por um servo....


Ok?[/quote:f3f25a34c9]

ah sim ! tranquilo. Otima ideia. Tinha que fazer isso em aviões maiores ne, pra ter espaço para o deslocamento da gangorra. MAs o problema é o avião na vertical que vai estragar todo o plano da gangorra! :)
Júlio Cesar de Almeida Jr.
shift_light
membro
Mensagens: 645
Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm

s

Mensagem por shift_light »

Não consigo por a foto e nem to afim de diminuila quem quiser me add no msn que eu envio!
Avatar do usuário
Luis_Claudio
membro
Mensagens: 1770
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 2:52 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Luis_Claudio »

Felipe Curvelo / all,

Eu tenho um amigo, que inclusive é instrutor de aeromodelismo da ACA, e numa conversa, ele me disse que existem caças norte americanos que usam sim, a massa que corre por um trilho, para alterar o cg do avião dependendo da manobra que quer se fazer.

Vou perguntar a ele amanhã e posto aqui mais informações...

Abraços,
Luis Claudio
"Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental."
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Mensagem por leosusse »

Cara pensei nisso esses dias mas sera que nao estariamos adicionando peso demias no aviao?
a ideia eh legal ams acho meio desnecessaria...


flwss!!
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2551
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

[quote:7c45dc1d6d="leosusse"]Cara pensei nisso esses dias mas sera que nao estariamos adicionando peso demias no aviao?
a ideia eh legal ams acho meio desnecessaria...


flwss!![/quote:7c45dc1d6d]

depende do avião, mas necessário não é, e depende somente do peso da bombinha. É só uma forma de conseguir diversos tipos de vôos, com um simples apertar de botão no tx! Vc sabe que a mudança de cg, o avião se transforma em outro! Fazendo isso em pleno voo, com a versatilidade da água correndo pelo avião acho legal!
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Este lance de mover peso acho meio estranho, tem certeza de que não é o instrutor da ACA que falou que o vento passa direto no asa baixa???

O Concorde bombeia combustível entre os tanques frontal e traseiro conforme a velocidade, adiantando o CG em vôo supersônico.

Suponho que isto seja usado em alguns aviões militares também, mas não acredito que alguém leve lastro especificamente para isto.
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8230
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

[quote:f787d9bf05="rasec_jj"][quote:f787d9bf05="Edgard"]Acho melhor pensar em usar o motor e mecanismo que abre o CD[/quote:f787d9bf05]

Não entendi muito o mecanismo do cd e da gangorra! heheheheh
Mas o lance da água com reservatorios é bem simples, e foi a mais viável que particularmente encontrei. VAmos ver mais o que sai nesse post! :)[/quote:f787d9bf05]

Quem já desmontou um leitor de CD viu que há um motor pequeno com uma engrenagem no eixo e que está engrenagem roda numa cremalheira, abrindo e fechando a gaveta do CD.
A idéia é colocar um peso na ponta da cremalheira e instalar todo o conjunto mantendo o CG neutro, usando o canal do flap, fazer a cremalheira andar pra frente e para trás levando o peso para frente e para trás, mudando o CG do modelo.

O motor do CD trabalha com inversão de polaridade, é aí que o Alexmag entra, fazendo uma daquelas super plaquinhas, com circuitonhos que fazem tudo o que queremos.

Nos planadores, o piloto tem uma alavanca que ele mexe um meio metro e vai pra frente ou pra trás, que leva um peso pra frente ou pra trás do CG, acertando o CG conforme o peso dos tripulantes.
Pelo menos no que eu andei tinha. :?

É a mesma coisa que pensei em fazer com o mecanismo do CD

Agora, quanto a gangorra, só funciona se o modelo ficar o tempo todo na horizontal, ou se tiver uma válvula para impedir a lei dos vasos comunicantes de atuar.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
Luis_Claudio
membro
Mensagens: 1770
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 2:52 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Luis_Claudio »

Alex, tenho certeza!!! Vou apenas tirar a dúvida do modelo de avião que utiliza esse recurso... :D

abraços..
Luis Claudio
"Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental."
Responder