Equilíbrio do CG pelo TX
-
- membro
- Mensagens: 645
- Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm
- AlexanderJaskulski
- membro
- Mensagens: 162
- Registrado em: Sáb Fev 25, 2006 4:37 pm
- Localização: Cuiabá/ MT
- Contato:
- rasec_jj
- membro
- Mensagens: 2551
- Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
- Localização: Belém, Pa
- Contato:
[quote:f3f25a34c9="shift_light"]Ohh assim!
Tipo a gangorra levantaria um reservatório da água e levaria para o reservatorio de baixo ou inverso e a gangorra seria controlada por um servo....
Ok?[/quote:f3f25a34c9]
ah sim ! tranquilo. Otima ideia. Tinha que fazer isso em aviões maiores ne, pra ter espaço para o deslocamento da gangorra. MAs o problema é o avião na vertical que vai estragar todo o plano da gangorra! :)
Tipo a gangorra levantaria um reservatório da água e levaria para o reservatorio de baixo ou inverso e a gangorra seria controlada por um servo....
Ok?[/quote:f3f25a34c9]
ah sim ! tranquilo. Otima ideia. Tinha que fazer isso em aviões maiores ne, pra ter espaço para o deslocamento da gangorra. MAs o problema é o avião na vertical que vai estragar todo o plano da gangorra! :)
Júlio Cesar de Almeida Jr.
-
- membro
- Mensagens: 645
- Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm
s
Não consigo por a foto e nem to afim de diminuila quem quiser me add no msn que eu envio!
- Luis_Claudio
- membro
- Mensagens: 1770
- Registrado em: Qui Jun 16, 2005 2:52 pm
- Localização: Rio de Janeiro
Felipe Curvelo / all,
Eu tenho um amigo, que inclusive é instrutor de aeromodelismo da ACA, e numa conversa, ele me disse que existem caças norte americanos que usam sim, a massa que corre por um trilho, para alterar o cg do avião dependendo da manobra que quer se fazer.
Vou perguntar a ele amanhã e posto aqui mais informações...
Abraços,
Eu tenho um amigo, que inclusive é instrutor de aeromodelismo da ACA, e numa conversa, ele me disse que existem caças norte americanos que usam sim, a massa que corre por um trilho, para alterar o cg do avião dependendo da manobra que quer se fazer.
Vou perguntar a ele amanhã e posto aqui mais informações...
Abraços,
Luis Claudio
"Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental."
"Há uma linha muito tênue entre hobby e doença mental."
- rasec_jj
- membro
- Mensagens: 2551
- Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
- Localização: Belém, Pa
- Contato:
[quote:7c45dc1d6d="leosusse"]Cara pensei nisso esses dias mas sera que nao estariamos adicionando peso demias no aviao?
a ideia eh legal ams acho meio desnecessaria...
flwss!![/quote:7c45dc1d6d]
depende do avião, mas necessário não é, e depende somente do peso da bombinha. É só uma forma de conseguir diversos tipos de vôos, com um simples apertar de botão no tx! Vc sabe que a mudança de cg, o avião se transforma em outro! Fazendo isso em pleno voo, com a versatilidade da água correndo pelo avião acho legal!
a ideia eh legal ams acho meio desnecessaria...
flwss!![/quote:7c45dc1d6d]
depende do avião, mas necessário não é, e depende somente do peso da bombinha. É só uma forma de conseguir diversos tipos de vôos, com um simples apertar de botão no tx! Vc sabe que a mudança de cg, o avião se transforma em outro! Fazendo isso em pleno voo, com a versatilidade da água correndo pelo avião acho legal!
Júlio Cesar de Almeida Jr.
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 14800
- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
- Localização: Sao Paulo SP
- Contato:
Este lance de mover peso acho meio estranho, tem certeza de que não é o instrutor da ACA que falou que o vento passa direto no asa baixa???
O Concorde bombeia combustível entre os tanques frontal e traseiro conforme a velocidade, adiantando o CG em vôo supersônico.
Suponho que isto seja usado em alguns aviões militares também, mas não acredito que alguém leve lastro especificamente para isto.
O Concorde bombeia combustível entre os tanques frontal e traseiro conforme a velocidade, adiantando o CG em vôo supersônico.
Suponho que isto seja usado em alguns aviões militares também, mas não acredito que alguém leve lastro especificamente para isto.
- Edgard
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 8230
- Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
- Localização: São Paulo - SP 55
[quote:f787d9bf05="rasec_jj"][quote:f787d9bf05="Edgard"]Acho melhor pensar em usar o motor e mecanismo que abre o CD[/quote:f787d9bf05]
Não entendi muito o mecanismo do cd e da gangorra! heheheheh
Mas o lance da água com reservatorios é bem simples, e foi a mais viável que particularmente encontrei. VAmos ver mais o que sai nesse post! :)[/quote:f787d9bf05]
Quem já desmontou um leitor de CD viu que há um motor pequeno com uma engrenagem no eixo e que está engrenagem roda numa cremalheira, abrindo e fechando a gaveta do CD.
A idéia é colocar um peso na ponta da cremalheira e instalar todo o conjunto mantendo o CG neutro, usando o canal do flap, fazer a cremalheira andar pra frente e para trás levando o peso para frente e para trás, mudando o CG do modelo.
O motor do CD trabalha com inversão de polaridade, é aí que o Alexmag entra, fazendo uma daquelas super plaquinhas, com circuitonhos que fazem tudo o que queremos.
Nos planadores, o piloto tem uma alavanca que ele mexe um meio metro e vai pra frente ou pra trás, que leva um peso pra frente ou pra trás do CG, acertando o CG conforme o peso dos tripulantes.
Pelo menos no que eu andei tinha. :?
É a mesma coisa que pensei em fazer com o mecanismo do CD
Agora, quanto a gangorra, só funciona se o modelo ficar o tempo todo na horizontal, ou se tiver uma válvula para impedir a lei dos vasos comunicantes de atuar.
Não entendi muito o mecanismo do cd e da gangorra! heheheheh
Mas o lance da água com reservatorios é bem simples, e foi a mais viável que particularmente encontrei. VAmos ver mais o que sai nesse post! :)[/quote:f787d9bf05]
Quem já desmontou um leitor de CD viu que há um motor pequeno com uma engrenagem no eixo e que está engrenagem roda numa cremalheira, abrindo e fechando a gaveta do CD.
A idéia é colocar um peso na ponta da cremalheira e instalar todo o conjunto mantendo o CG neutro, usando o canal do flap, fazer a cremalheira andar pra frente e para trás levando o peso para frente e para trás, mudando o CG do modelo.
O motor do CD trabalha com inversão de polaridade, é aí que o Alexmag entra, fazendo uma daquelas super plaquinhas, com circuitonhos que fazem tudo o que queremos.
Nos planadores, o piloto tem uma alavanca que ele mexe um meio metro e vai pra frente ou pra trás, que leva um peso pra frente ou pra trás do CG, acertando o CG conforme o peso dos tripulantes.
Pelo menos no que eu andei tinha. :?
É a mesma coisa que pensei em fazer com o mecanismo do CD
Agora, quanto a gangorra, só funciona se o modelo ficar o tempo todo na horizontal, ou se tiver uma válvula para impedir a lei dos vasos comunicantes de atuar.
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
- Luis_Claudio
- membro
- Mensagens: 1770
- Registrado em: Qui Jun 16, 2005 2:52 pm
- Localização: Rio de Janeiro