Cessna 182 não decola! Ajuda!

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
zé paulo
membro
Mensagens: 1657
Registrado em: Ter Jun 06, 2006 4:29 pm

Mensagem por zé paulo »

Boa noite Srs.

- A muito tempo não participo aqui do forum.
Semana passada me simpatizei pelo modelo e comprei um kit da Art tech sem eletrônica. Kit bem feitinho. Tudo encaixa perfeito e requer poucos acertos.
Como já tenho experiência no hobby, equipei ele com com um Turnigy 1100 kv Esc 30A e receptor corona 4ch alimentado com uma lipo 3S 1500 mah.
Fiz uma adaptação no montante para que suportasse o bruschelles, acertei o cg com 5 gramas de chumbo de proa e pronto.
Ficou um ótimo modelo para se voar até escala. Fiz acrobacias, voei com muito vento de frente pro mar.

Porém porém porém

Por ser de isopor ele não aceita erros. Se cair já era. Não dá prá remendar ou colar que ficará esteticamente feio.

Recomendo o modelo para quem já voa.

Boa Sorte.
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

O motor escovado sempre leva a culpa pelo fraco desempenho, mas o que deixa fraco na verdade é o pac de bateria, alem de pesado não libera energia suficiente pro motor, faça um teste, mude somente a bateria por uma lipo que o desempenho muda muito, o motor vai render muito mais e fica bem forte.

g.goldoni , faça o que os colegas disseram, use essa eletronica em um aviao treinador de verdade até aprender a voar, enquanto isso vai comprando eletronica mais moderna e coloca no cessna, o primeiro modelo sempre sofre bastante então compre ou monte um bem simples pra aprender, o cessna é muito bonito pra estragar ele, boa sorte.
piloto311
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qua Mar 09, 2011 8:24 pm
Localização: santa catarina navega-beach 38 anos

Mensagem por piloto311 »

como havia dito antes,essa eletronica original e um lixo,certa vez tentei fazer ele decolar ,andou por mais de 40 metros e nada,nem sinal de decolar,ele ate decolava quando pegava um ventinho contra,pois do contrario.....troca toda eletronica cara.
kxy
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Set 09, 2010 1:47 pm
Localização: sao paulo, sp

Mensagem por kxy »

Passei pelo mesmo problema que você!!! Só resolvi quando troquei a eletrônica, motor escovado é muito ruim para esse modelo, e a bateria de Ni-Cd é outro ponto que não ajuda nem um pouco! É só dar uma olhada aqui no fórum que não faltam experiências negativas sobre esse modelo! Positivas também quando fazem a conversão! é um aeromodelo muito bonito na minha opinião!
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:85af8be1e3="Sevla"]O motor escovado sempre leva a culpa pelo fraco desempenho, mas o que deixa fraco na verdade é o pac de bateria, alem de pesado não libera energia suficiente pro motor, faça um teste, mude somente a bateria por uma lipo que o desempenho muda muito, o motor vai render muito mais e fica bem forte.

g.goldoni , faça o que os colegas disseram, use essa eletronica em um aviao treinador de verdade até aprender a voar, enquanto isso vai comprando eletronica mais moderna e coloca no cessna, o primeiro modelo sempre sofre bastante então compre ou monte um bem simples pra aprender, o cessna é muito bonito pra estragar ele, boa sorte.[/quote:85af8be1e3]

Eu concordo com isto, pois ja aconteceu comigo, coloca uma li-po num motor destes pode ajudar ou queimar o motor, que foram as 2 coisas que aconteceram comigo, pois acho que minha lipo liberou muitos C num motorzinho restrito. De qualquer forma, ja que ele ira comprar uma lipo (que é o mais caro) ja aproveita e compra uma combo 2822 que nao e caro encontra em qq lugar e ficara tranquilo. Mas atencao compre um combo 2822 com helice de passo no maximo 5 (9040, 9050, 8040). Nao faca como eu, que comprei um 2812 com helice 7060 e lenhei o modelo porque ficou tao rapido que eu nem via para onde o bichinho tava indo rsrs (ainda mais com CG atrasado !! loucura)...
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
kxy
membro
Mensagens: 35
Registrado em: Qui Set 09, 2010 1:47 pm
Localização: sao paulo, sp

Mensagem por kxy »

[quote:bfbe23d9ab="alissongc2000"][quote:bfbe23d9ab="Sevla"]O motor escovado sempre leva a culpa pelo fraco desempenho, mas o que deixa fraco na verdade é o pac de bateria, alem de pesado não libera energia suficiente pro motor, faça um teste, mude somente a bateria por uma lipo que o desempenho muda muito, o motor vai render muito mais e fica bem forte.

g.goldoni , faça o que os colegas disseram, use essa eletronica em um aviao treinador de verdade até aprender a voar, enquanto isso vai comprando eletronica mais moderna e coloca no cessna, o primeiro modelo sempre sofre bastante então compre ou monte um bem simples pra aprender, o cessna é muito bonito pra estragar ele, boa sorte.[/quote:bfbe23d9ab]

Eu concordo com isto, pois ja aconteceu comigo, coloca uma li-po num motor destes pode ajudar ou queimar o motor, que foram as 2 coisas que aconteceram comigo, pois acho que minha lipo liberou muitos C num motorzinho restrito. De qualquer forma, ja que ele ira comprar uma lipo (que é o mais caro) ja aproveita e compra uma combo 2822 que nao e caro encontra em qq lugar e ficara tranquilo. Mas atencao compre um combo 2822 com helice de passo no maximo 5 (9040, 9050, 8040). Nao faca como eu, que comprei um 2812 com helice 7060 e lenhei o modelo porque ficou tao rapido que eu nem via para onde o bichinho tava indo rsrs (ainda mais com CG atrasado !! loucura)...[/quote:bfbe23d9ab]

Exatamente! Eu sugiro uma 9050, que foi o que eu usei no meu cessna quando fiz a conversão! Outra coisa legal para você que está iniciando é diminuir a sensibilidade dos servos, pois esse aero é bem arisco nos comandos!

Abs!
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:78565152c4="kxy"][quote:78565152c4="alissongc2000"][quote:78565152c4="Sevla"]O motor escovado sempre leva a culpa pelo fraco desempenho, mas o que deixa fraco na verdade é o pac de bateria, alem de pesado não libera energia suficiente pro motor, faça um teste, mude somente a bateria por uma lipo que o desempenho muda muito, o motor vai render muito mais e fica bem forte.

g.goldoni , faça o que os colegas disseram, use essa eletronica em um aviao treinador de verdade até aprender a voar, enquanto isso vai comprando eletronica mais moderna e coloca no cessna, o primeiro modelo sempre sofre bastante então compre ou monte um bem simples pra aprender, o cessna é muito bonito pra estragar ele, boa sorte.[/quote:78565152c4]

Eu concordo com isto, pois ja aconteceu comigo, coloca uma li-po num motor destes pode ajudar ou queimar o motor, que foram as 2 coisas que aconteceram comigo, pois acho que minha lipo liberou muitos C num motorzinho restrito. De qualquer forma, ja que ele ira comprar uma lipo (que é o mais caro) ja aproveita e compra uma combo 2822 que nao e caro encontra em qq lugar e ficara tranquilo. Mas atencao compre um combo 2822 com helice de passo no maximo 5 (9040, 9050, 8040). Nao faca como eu, que comprei um 2812 com helice 7060 e lenhei o modelo porque ficou tao rapido que eu nem via para onde o bichinho tava indo rsrs (ainda mais com CG atrasado !! loucura)...[/quote:78565152c4]

Exatamente! Eu sugiro uma 9050, que foi o que eu usei no meu cessna quando fiz a conversão! Outra coisa legal para você que está iniciando é diminuir a sensibilidade dos servos, pois esse aero é bem arisco nos comandos!

Abs![/quote:78565152c4]

Se seu radio nao tiver este recurso de sensibilidade, basta colocar o link no buraquinho mais proximo possivel do meio do servo, e la no profundor, leme e ailerons colocar o link no buraquinho mais longue possivel da superficie, Isto fara os comandos ficarem bem menos sensiveis, isto é importante, pois inexperiencia e os comandos ariscos fazem o aero ficar totalmente sem controle!... Ja aconteceu comigo, quase matei meu cunhado que tava assistindo!
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Enrique_morbelli
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Qui Dez 09, 2010 11:39 am
Localização: Vila Velha - ES

Mensagem por Enrique_morbelli »

Comprei o wingtiger da art tech com bl e lipo esse sim voa muito e a envergadura é otima para um treinador nem querendo ele lenha (força de expressão).

ja que comprou esse monte um bem levinho e voe com essa eletronica depois voce vai evoluindo...

Boa sorte
Renato - Cessna 182
membro
Mensagens: 87
Registrado em: Sex Abr 22, 2011 3:01 pm
Localização: Italva, RJ

Mensagem por Renato - Cessna 182 »

Boa tarde!
Bom, sou novo no aeromodelismo e no site tb!
Eu tambem comprei esse Cessna 182 para pegar experiência...
Meu primeiro voo, tava ventando bastante, eu só tinha voado 2 vezes no simulador e achei q ja dava... kkk, ja ganhei experiência, de como colar uma asa... kk
Bom, odepois de colada já efetuei alguns voos, só que ontem eu fui voar novamente, e o Cessna mesmo arremeçado não passa dos 10 metros no ar, o bico fica pra cima, e o corpo dele como se tivesse dançando... Se eu tirar um pouco de aceleração ele cai na hr, se eu deixo acelerado no talo, ele voa uns 10 metros e cai tb...
Queria a ajuda de vcs!
O modelo é o tradicional da Art tech, tão comentado por aki...

Obrigado!
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Renato, você já leu aqui?
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=411277&highlight=#411277

Esqueça ele por enquanto para não aumentar o prejuízo, procure fazer ou comprar um treinador de fato com a eletrônica certa.
Responder