[quote:31aeaebc72="AgPilot"]Se qualquer um dos pilotos tivesse um gps portátil, pessoal, o acidente poderia ter sido evitado!
Um simples detalhe que culminou neste acidente![/quote:31aeaebc72]
O avião tem GPS, mas não adianta nada nessa altitude, o GPS marca a velocidade do solo ou GS e nesse caso eles precisavam da velocidade indicada, IAS. A velocidade do solo só é usada para navegação e a IAS para o voo propriamente dito.
ABS.
Relatório parcial sobre acidente do Voo 447
[quote:2b13c6d0a9="wildcat"][quote:2b13c6d0a9="Abib"]Ouvi depois uma entrevista com um piloto que disse que realmente, no escuro no meio das nuvens, não há nada para referenciar se o aviao está com ataque positivo ou negativo..
Imagina vc lendo o altimetro caindo a milhao, cabrando até entortar o manete e a velocidade vertical continuar aumentando?[/quote:2b13c6d0a9]
Um amigo piloto passou por algo parecido certa vez. Estava em um monomotor, provavelmente um Cessna 182 ou um Embraer 711.
Comentou que a saída que encontrou foi colocar a correntinha que estava usando no teto do avião e segurar com o dedo.
Com isso ele conseguiu uma referência melhor e deu tudo certo!
Abs[/quote:2b13c6d0a9]
NUSS eu já escutei essas historias de correntinha, imagina um avião pulando, parece que você esta dentro de um liquidificador, eu peguei turbulencia que eu precisava literalmente segurar com uma mão no teto porque o cinto não dava conta, parecia que o painel ia pular no meu colo... Fico tentando imaginar onde essa correntinha iria parar ehhehe
Historias de garimpo.
ABS
Imagina vc lendo o altimetro caindo a milhao, cabrando até entortar o manete e a velocidade vertical continuar aumentando?[/quote:2b13c6d0a9]
Um amigo piloto passou por algo parecido certa vez. Estava em um monomotor, provavelmente um Cessna 182 ou um Embraer 711.
Comentou que a saída que encontrou foi colocar a correntinha que estava usando no teto do avião e segurar com o dedo.
Com isso ele conseguiu uma referência melhor e deu tudo certo!
Abs[/quote:2b13c6d0a9]
NUSS eu já escutei essas historias de correntinha, imagina um avião pulando, parece que você esta dentro de um liquidificador, eu peguei turbulencia que eu precisava literalmente segurar com uma mão no teto porque o cinto não dava conta, parecia que o painel ia pular no meu colo... Fico tentando imaginar onde essa correntinha iria parar ehhehe
Historias de garimpo.
ABS
Piper Mirrage "My Way"
"KEEP FLYING"
BRA 5273
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- alexcmag
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Nada que se baseie em ler indicação de gravidade (como pêndulo, no caso) funciona bem em um avião. Se a indicação de gravidade fosse confiável, nosso ouvido interno indicaria bem, mas em uma curva coordenada pode parecer que estamos na horizontal, quando na verdade podemos estar inclinados 30 graus.
Sempre que vejo alguém falando em pêndulo ou acelerômetro lembro disto. Se o cara consegue encher um copo no roll, a correntinha apontaria para o piso do avião na boa.
[yt]9ZBcapxGHjE[/yt]
Sempre que vejo alguém falando em pêndulo ou acelerômetro lembro disto. Se o cara consegue encher um copo no roll, a correntinha apontaria para o piso do avião na boa.
[yt]9ZBcapxGHjE[/yt]
- aeroguitar
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- Registrado em: Qua Fev 10, 2010 8:37 pm
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[quote:8a3ca81c12="alexcmag"]Nada que se baseie em ler indicação de gravidade (como pêndulo, no caso) funciona bem em um avião. Se a indicação de gravidade fosse confiável, nosso ouvido interno indicaria bem, mas em uma curva coordenada pode parecer que estamos na horizontal, quando na verdade podemos estar inclinados 30 graus.
Sempre que vejo alguém falando em pêndulo ou acelerômetro lembro disto. Se o cara consegue encher um copo no roll, a correntinha apontaria para o piso do avião na boa.
[yt]9ZBcapxGHjE[/yt][/quote:8a3ca81c12]
Quando li este post tambem me lembrei deste video , mas não consegui achar no YT , para poder postar!!!!hehehehehe
Sempre que vejo alguém falando em pêndulo ou acelerômetro lembro disto. Se o cara consegue encher um copo no roll, a correntinha apontaria para o piso do avião na boa.
[yt]9ZBcapxGHjE[/yt][/quote:8a3ca81c12]
Quando li este post tambem me lembrei deste video , mas não consegui achar no YT , para poder postar!!!!hehehehehe
PHODA Yak Perfilado,Super Sportster Great Planes , PT-19 Great Planes ....Hitec Eclipse7
- karlusandre
- membro
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Puts..o Bob hoover quebrou a teoria da correntinha no teto...
mas o que eu não entendo com é que pilotos profissionais não deram a minima pro alarme de stoll...
esse avião apesar de ser de última geração é equipado com horizonte analógico..
dava pra remediar isso...por isso que eu boto fé nos pilotos brasileiros.. teriam dado um jeito de contornar isso, tenho certeza...
mas o que eu não entendo com é que pilotos profissionais não deram a minima pro alarme de stoll...
esse avião apesar de ser de última geração é equipado com horizonte analógico..
dava pra remediar isso...por isso que eu boto fé nos pilotos brasileiros.. teriam dado um jeito de contornar isso, tenho certeza...
- karlusandre
- membro
- Mensagens: 309
- Registrado em: Seg Set 27, 2010 4:44 pm
Eu estava lendo a reportagem e observei que os pilotos tomaram a iniciativa correta quando ja estavam proximos demais do chão...quando o alarme de stoll soou pela última vez é porque eles estavam recuperando a sustentação..mas ja estavam muito baixo só 3.000m a 10.912 pés/min. de descida não dava pra fazer mais nada...se eles tivessem tomado essa iniciativa logo no primeiro alarme teriam contornado a situação..
vou tentar simular a situação no fsx..não sei se ele é capaz de simular uma situação dessas mas vou tentar passar pelo que eles passaram...
dar pra colocar todos os dados do avião como peso e tudo mais..
vou tentar simular a situação no fsx..não sei se ele é capaz de simular uma situação dessas mas vou tentar passar pelo que eles passaram...
dar pra colocar todos os dados do avião como peso e tudo mais..