Relatório parcial sobre acidente do Voo 447

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

[quote:31aeaebc72="AgPilot"]Se qualquer um dos pilotos tivesse um gps portátil, pessoal, o acidente poderia ter sido evitado!

Um simples detalhe que culminou neste acidente![/quote:31aeaebc72]

O avião tem GPS, mas não adianta nada nessa altitude, o GPS marca a velocidade do solo ou GS e nesse caso eles precisavam da velocidade indicada, IAS. A velocidade do solo só é usada para navegação e a IAS para o voo propriamente dito.

ABS.
Piper Mirrage "My Way"
"KEEP FLYING"
BRA 5273
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

[quote:2b13c6d0a9="wildcat"][quote:2b13c6d0a9="Abib"]Ouvi depois uma entrevista com um piloto que disse que realmente, no escuro no meio das nuvens, não há nada para referenciar se o aviao está com ataque positivo ou negativo..

Imagina vc lendo o altimetro caindo a milhao, cabrando até entortar o manete e a velocidade vertical continuar aumentando?[/quote:2b13c6d0a9]

Um amigo piloto passou por algo parecido certa vez. Estava em um monomotor, provavelmente um Cessna 182 ou um Embraer 711.
Comentou que a saída que encontrou foi colocar a correntinha que estava usando no teto do avião e segurar com o dedo.

Com isso ele conseguiu uma referência melhor e deu tudo certo!


Abs[/quote:2b13c6d0a9]

NUSS eu já escutei essas historias de correntinha, imagina um avião pulando, parece que você esta dentro de um liquidificador, eu peguei turbulencia que eu precisava literalmente segurar com uma mão no teto porque o cinto não dava conta, parecia que o painel ia pular no meu colo... Fico tentando imaginar onde essa correntinha iria parar ehhehe
Historias de garimpo.

ABS
Piper Mirrage "My Way"
"KEEP FLYING"
BRA 5273
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Nada que se baseie em ler indicação de gravidade (como pêndulo, no caso) funciona bem em um avião. Se a indicação de gravidade fosse confiável, nosso ouvido interno indicaria bem, mas em uma curva coordenada pode parecer que estamos na horizontal, quando na verdade podemos estar inclinados 30 graus.

Sempre que vejo alguém falando em pêndulo ou acelerômetro lembro disto. Se o cara consegue encher um copo no roll, a correntinha apontaria para o piso do avião na boa.
[yt]9ZBcapxGHjE[/yt]
Avatar do usuário
aeroguitar
membro
Mensagens: 643
Registrado em: Qua Fev 10, 2010 8:37 pm
Localização: São Carlos-SP

Mensagem por aeroguitar »

[quote:8a3ca81c12="alexcmag"]Nada que se baseie em ler indicação de gravidade (como pêndulo, no caso) funciona bem em um avião. Se a indicação de gravidade fosse confiável, nosso ouvido interno indicaria bem, mas em uma curva coordenada pode parecer que estamos na horizontal, quando na verdade podemos estar inclinados 30 graus.

Sempre que vejo alguém falando em pêndulo ou acelerômetro lembro disto. Se o cara consegue encher um copo no roll, a correntinha apontaria para o piso do avião na boa.
[yt]9ZBcapxGHjE[/yt][/quote:8a3ca81c12]

Quando li este post tambem me lembrei deste video , mas não consegui achar no YT , para poder postar!!!!hehehehehe
PHODA Yak Perfilado,Super Sportster Great Planes , PT-19 Great Planes ....Hitec Eclipse7
Avatar do usuário
karlusandre
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Seg Set 27, 2010 4:44 pm

Mensagem por karlusandre »

Puts..o Bob hoover quebrou a teoria da correntinha no teto...
mas o que eu não entendo com é que pilotos profissionais não deram a minima pro alarme de stoll...
esse avião apesar de ser de última geração é equipado com horizonte analógico..
dava pra remediar isso...por isso que eu boto fé nos pilotos brasileiros.. teriam dado um jeito de contornar isso, tenho certeza...
Avatar do usuário
karlusandre
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Seg Set 27, 2010 4:44 pm

Mensagem por karlusandre »

Eu estava lendo a reportagem e observei que os pilotos tomaram a iniciativa correta quando ja estavam proximos demais do chão...quando o alarme de stoll soou pela última vez é porque eles estavam recuperando a sustentação..mas ja estavam muito baixo só 3.000m a 10.912 pés/min. de descida não dava pra fazer mais nada...se eles tivessem tomado essa iniciativa logo no primeiro alarme teriam contornado a situação..
vou tentar simular a situação no fsx..não sei se ele é capaz de simular uma situação dessas mas vou tentar passar pelo que eles passaram...
dar pra colocar todos os dados do avião como peso e tudo mais..
Responder