Qual gasolina usar?
- Raí
- membro
- Mensagens: 382
- Registrado em: Seg Jan 11, 2010 5:35 pm
- Localização: Campinas / Bragança Paulista - SP
Lolato
A V-power é uma gasolina comum, assim como a Supra, com 87 octanas.
A gasolina de maior octanagem no Brasil é a Podium da Petrobrás, com 95 octanas, adequado para nossos motores de aeromodelismo.
Pra mim, baseado no que aprendi, li e ouvi, a única vantagem da Avgás é o fato de não ter cheiro pela sua menor volatilidade. O que cá entre nós, pesa bastante à favor...quem tem aeros à gasolina sabe. Sua octanagem maior não interfere pois esbarramos na limitação do motor (taxa de compressão), principalmente nos gasers pequenos.
Minha opinião é que para motores menores, use a Podium com Motul. Se estiver pensando num 100cc, Avgás. Se não tiver um espaço ventilado destinado aos aeros, opte por Avgás.
Não tire o álcool da Podium. Ele é justamente um dos fatores que proporcionam a maior octanagem. Além disso, estará acrescentando um monte de flúor ao teu combustível. A limpeza da tela é inevitável, porém não ocorre com tanta frequência. Fique tranquilo.
Abraços!
A V-power é uma gasolina comum, assim como a Supra, com 87 octanas.
A gasolina de maior octanagem no Brasil é a Podium da Petrobrás, com 95 octanas, adequado para nossos motores de aeromodelismo.
Pra mim, baseado no que aprendi, li e ouvi, a única vantagem da Avgás é o fato de não ter cheiro pela sua menor volatilidade. O que cá entre nós, pesa bastante à favor...quem tem aeros à gasolina sabe. Sua octanagem maior não interfere pois esbarramos na limitação do motor (taxa de compressão), principalmente nos gasers pequenos.
Minha opinião é que para motores menores, use a Podium com Motul. Se estiver pensando num 100cc, Avgás. Se não tiver um espaço ventilado destinado aos aeros, opte por Avgás.
Não tire o álcool da Podium. Ele é justamente um dos fatores que proporcionam a maior octanagem. Além disso, estará acrescentando um monte de flúor ao teu combustível. A limpeza da tela é inevitável, porém não ocorre com tanta frequência. Fique tranquilo.
Abraços!
Blue skies!
#Team FUTABA!
BRA 16.169
#Team FUTABA!
BRA 16.169
É isso aí..
Muita gente acha que usando a Podium vai ter mais potência pelo fato dela possuir uma maior octanagem, mas não entendem que a maior octanagem apenas evita a auto detonação do combustível..
Mas se um motor tem uma taxa de compressão para combustíveis de 87 octanas, não vai ter nenhuma melhora de desempenho usando pódium pelo fato de possuir 95 octanas..
Muita gente acha que usando a Podium vai ter mais potência pelo fato dela possuir uma maior octanagem, mas não entendem que a maior octanagem apenas evita a auto detonação do combustível..
Mas se um motor tem uma taxa de compressão para combustíveis de 87 octanas, não vai ter nenhuma melhora de desempenho usando pódium pelo fato de possuir 95 octanas..
Raí
V-Power 91 octanas, Podium 98 Octanas, ambas, portanto tem maior poder calorífico, sendo consideradas premium, possuindo maior octanagem que a comum (87/88 octanas).
Uso preferencialmente V-Power, se não tiver, vou de Podium, se não tiver por perto, uso comum, nunca aditivada.
Aditiva é gasolina comum com detergente...
V-Power 91 octanas, Podium 98 Octanas, ambas, portanto tem maior poder calorífico, sendo consideradas premium, possuindo maior octanagem que a comum (87/88 octanas).
Uso preferencialmente V-Power, se não tiver, vou de Podium, se não tiver por perto, uso comum, nunca aditivada.
Aditiva é gasolina comum com detergente...
[quote:b1218a32bc="Dumaia"]V-Power 91 octanas, Podium 98 Octanas, ambas, portanto tem maior poder calorífico[/quote:b1218a32bc]
Eu entendi errado ou você disse que o fato de ter maior octanagem aumenta o poder calorífico da gasolina?
Eu entendi errado ou você disse que o fato de ter maior octanagem aumenta o poder calorífico da gasolina?
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Pra entenderem melhor:
Sem dúvida alguma é a gasolina que possui um maior poder calorífico e portanto gera mais força que os outros combustíveis.
O poder calorífico do alcool é de apenas 60% do poder da gasolina.
Poder calorífico é a quantidade de energia contida num combustível.
Infelizmente nossa gasolina já vem "batizada" com 23% de álcool o que por si só reduz seu desempenho.
Isso faz com que nossa "pobre" gasolina tenha uma octanagem de apenas 85/90 octanas, enquanto alcool tem em torno de 100/110 octanas.
Uma gasolina de 100 octanas geraria muito mais potência que o alcool de mesma octanagem justamente pela diferença do poder calorífico.
É comum as pessoas acharem que o álcool gera mais energia do que a gasolina. Mas isso é um equívoco provocado pelo fato dos motores a álcool serem mais potentes que sua versão a gasolina.
Não é o combustível, mas as diferenças mecânicas entre os motores que geram essa vantagem de potência para o motor a álcool.
Na realidade, o álcool resiste a uma taxa de compressão bem maior por ter maior octanagem), mas precisa de uma maior quantidade de combustível (por ter menor poder calorífico).
Por isso os motores a alcool acabam sendo mais potentes e menos econômicos que a versão a gasolina. Mas repito, o alcool gera menos energia que a gasolina.
Diesel e gnv são menos energéticos e só são usados como combustível (assim como o álcool) em razão dos problemas crônicos da gasolina (escassez, custo elevado, e alta emissão de poluentes)
Resumindo, a gasolina tem mais energia, mas na prática um carro a álcool acaba sendo mais potente.
Sem dúvida alguma é a gasolina que possui um maior poder calorífico e portanto gera mais força que os outros combustíveis.
O poder calorífico do alcool é de apenas 60% do poder da gasolina.
Poder calorífico é a quantidade de energia contida num combustível.
Infelizmente nossa gasolina já vem "batizada" com 23% de álcool o que por si só reduz seu desempenho.
Isso faz com que nossa "pobre" gasolina tenha uma octanagem de apenas 85/90 octanas, enquanto alcool tem em torno de 100/110 octanas.
Uma gasolina de 100 octanas geraria muito mais potência que o alcool de mesma octanagem justamente pela diferença do poder calorífico.
É comum as pessoas acharem que o álcool gera mais energia do que a gasolina. Mas isso é um equívoco provocado pelo fato dos motores a álcool serem mais potentes que sua versão a gasolina.
Não é o combustível, mas as diferenças mecânicas entre os motores que geram essa vantagem de potência para o motor a álcool.
Na realidade, o álcool resiste a uma taxa de compressão bem maior por ter maior octanagem), mas precisa de uma maior quantidade de combustível (por ter menor poder calorífico).
Por isso os motores a alcool acabam sendo mais potentes e menos econômicos que a versão a gasolina. Mas repito, o alcool gera menos energia que a gasolina.
Diesel e gnv são menos energéticos e só são usados como combustível (assim como o álcool) em razão dos problemas crônicos da gasolina (escassez, custo elevado, e alta emissão de poluentes)
Resumindo, a gasolina tem mais energia, mas na prática um carro a álcool acaba sendo mais potente.
- Raí
- membro
- Mensagens: 382
- Registrado em: Seg Jan 11, 2010 5:35 pm
- Localização: Campinas / Bragança Paulista - SP
Dumaia
Até onde eu sei, a V-power não é premium.
Fui entrar no google e no primeiro site:
http://www.carrobonito.com/2009/09/04/quais-os-tipos-de-gasolina-de-alta-octanagem-no-brasil-premium-podium-e-shell-v-power-tem-alta-octanagem/
Eu achava que estava certo, mas agora vou procurar saber melhor hahaha.
Abraços!
[quote:f06301ef34="LAJ1945"]pessoal da Aeronobre[/quote:f06301ef34]
Um dia tenho que conhecer esses caras! hehe
Até onde eu sei, a V-power não é premium.
Fui entrar no google e no primeiro site:
http://www.carrobonito.com/2009/09/04/quais-os-tipos-de-gasolina-de-alta-octanagem-no-brasil-premium-podium-e-shell-v-power-tem-alta-octanagem/
Eu achava que estava certo, mas agora vou procurar saber melhor hahaha.
Abraços!
[quote:f06301ef34="LAJ1945"]pessoal da Aeronobre[/quote:f06301ef34]
Um dia tenho que conhecer esses caras! hehe
Blue skies!
#Team FUTABA!
BRA 16.169
#Team FUTABA!
BRA 16.169
A v-power é uma gasolina comum com 87 octanas, não tem 91!!
Não uso gasolina com alcool, tiro o alcool da podium que tem 95 octanas. Vai cair a octanagem ? sim, mas é bem melhor que sofrer com o ressecamento das mangueiras e das membranas do carburador.
No manual do ZENOAH, que usa carburador walbro, tem bem grande: Não use alcool!!
Então, vou continuar tirando o alcool da gasolina com água destilada.
Não uso gasolina com alcool, tiro o alcool da podium que tem 95 octanas. Vai cair a octanagem ? sim, mas é bem melhor que sofrer com o ressecamento das mangueiras e das membranas do carburador.
No manual do ZENOAH, que usa carburador walbro, tem bem grande: Não use alcool!!
Então, vou continuar tirando o alcool da gasolina com água destilada.
Gasolina aditivada em motor 2t trava, digo isso porque tenho lancha e motor de popa 2t e é expressamente proibido abastecer com gasolina aditivada pois os detergentes adicionados na gasolina diminuem a eficiencia do óleo 2t e já vi cabaço travando motor de jet ski por causa disso, agora se o motor for 4t não tem problema, por isso cuidado com a gasolina v-power.