DJI NAZA - instalando e configurando

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Show de bola, muito estavel heim!
sabongi
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Seg Set 22, 2008 5:00 pm
Localização: Vale do Paraiba/SP

Mensagem por sabongi »

Eu voei esses dias a minha, em ATTI mode é absurdamente estavel, impressionante mesmo!
Avatar do usuário
Johnnie Walker
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Ter Out 18, 2011 9:06 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por Johnnie Walker »

E ai pessoal, ninguém mais tem relatos para postar??

Fiz alguns vôos esse FDS, e estou gostando cada vez mais da controladora, e já começando a pensar em vôos mais altos...

Quem sabe partir para um hexa.

O que não gostei muito é com relação à vento. Não sei se seu que não consegui acertar o ganho da melhor forma, ou o meu frame que oferece muita resistência, além de saber que o CG dele é um tanto alto, já que não tenho gimbal, e a câmera está em cima do quad.

Arrisquei fazer o meu primeiro FPV, e não tive tempo para editar e subir o vídeo. Acho que vou deixar o FPV para avião por enquanto, que só vai para frente, e assim é mais fácil.
Avatar do usuário
vps_rj
membro
Mensagens: 368
Registrado em: Sex Out 13, 2006 9:51 am
Localização: Rio de Janeiro (RJ)

Mensagem por vps_rj »

Então, finalmente fiz meu vôo. Em casa, no meu terraço coberto num dia chuvoso... achei bem estável...
Sofri para configurar o Turnigy 9x com módulo Frsky no configurador da DJI... não conseguia fazer a chave seletora de modo de vôo bater certinho nem por um decreto... mas depois de muuuito, mas muuuuuuuuuuito mecher, consegui.

No manual, ela é 1.000% arisca! Meu Deus, quase indomável... mas no modo atittude, show de bola! Pretendo fazer o primeiro vôo com FPV nela ainda nessa semana... quem sabe amanhã de manhã antes de sair pro trabalho! Tenho um gimbal para estabilizar os eixos roll e tilt... mas ainda não consegui terminar a montagem... e a motorização que estou utilizando não achei legal... está me dando cerca de 5min de vôo com 4 motores Emax 2210-30 (helices 8 originais do gaui 330X)... estou montando outro frame, com a ajuda de um amigo, conforme o frame do amigo Vinicius Fantini (acho que foi ele) de booms do HK450 e no lugar do center plate de fibra de carbono, placa de circuito impresso. Utilizarei 4 motores (tenho 2 e aguardo 2 da HK) DT750 com hélices 10x47SF da APC... aí creio que o quad ficará redondo para FPV! Não penso em montar um hexa pois não quero voar longe... quero voar por perto sempre... e simplesmente suportar o payload das tranqueiras de FPV (OSD + VTX + GOPRO + LIPO + BLBALABL)!

Mas deixo aqui que a minha impressão: comparada à MultiWii que eu tinha (após surra, consegui deixar ela redonda com aqueles PIDS Malditos) e com a GU-344: dá de lavada! Super estável para praticar FPV. Estou iniciando, ainda não fiz sequer um voo em full-imersion com FPV... apenas acompanhando no note (usado como tela) mas ta pra sair em breve, breve! Assim que eu ganhar segurança no meu conjunto de motorização atual (que ainda não consegui ter a segurança para voar FPV), posto um video.

Sem + nem - porém nunca no zero,
Vinicius P. de Souza/RJ
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

Outra coisa legal que eu fiz, foi programar uma chave para ativar o Altitude Hold, assim eu travo ele na altidude independete da posição do Stick.

Para FPV ajuda muito!
Avatar do usuário
vps_rj
membro
Mensagens: 368
Registrado em: Sex Out 13, 2006 9:51 am
Localização: Rio de Janeiro (RJ)

Mensagem por vps_rj »

[quote:bb518c2139="Vinicius Fantini"]Outra coisa legal que eu fiz, foi programar uma chave para ativar o Altitude Hold, assim eu travo ele na altidude independete da posição do Stick.

Para FPV ajuda muito![/quote:bb518c2139]

Vinicius, como você fez isso?
Canal 53 - 72850
A maior revolução não é a democrática; tão pouco é simpática; é a do coração!
Avatar do usuário
Johnnie Walker
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Ter Out 18, 2011 9:06 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por Johnnie Walker »

VTS, no tutorial explica para acertar o ATV/End Point no canal que usará para determinar os modos de vôo. Não esqueça de determinar a posição do Fail Safe.

Para fazer o que o Vinicius falou, um jeito é se seu rádio tem programação de curva de idle para o acelerador, basta criar uma com todos os pontos em 50%, e associar a uma chave.

Acredito que a maioria dos rádios tem essa função dentre as programações de heli. O meu pelo menos na Acro não tem.
Metade do meu dinheiro gastei com helis, mulheres e bebidas. A outra metade, desperdicei.
Avatar do usuário
vps_rj
membro
Mensagens: 368
Registrado em: Sex Out 13, 2006 9:51 am
Localização: Rio de Janeiro (RJ)

Mensagem por vps_rj »

Bom, então são 3 posições e não 2 (A, FS e M) correto?
Isso eu não sabia... eu só cadastrei A e M.... numa chave de 2 posições...

Sobre programação de curva... eu entendo bulhufas... sei que o turnigy com o novo firmware tem essa config... mas preciso entender melhor como funciona pra depois fazer... mas obrigado pelo "norte".
Avatar do usuário
Johnnie Walker
membro
Mensagens: 153
Registrado em: Ter Out 18, 2011 9:06 am
Localização: São Paulo, SP
Contato:

Mensagem por Johnnie Walker »

Então, vc tem que configurar uma chave de 2 posições mesmo, mas vc tem que baixar o atv/end point para uma área onde tem o Fail Safe, programar o fail safe no seu rádio/receptor, e depois voltar para a posição original.

Assim, qdo vc perder o sinal de rádio, o seu receptor vai emitir o sinal para aquela posição determinada, e o fail safe entra em ação.

É difícil explicar isso. Será que deu para entender?

Vc está usando o Turnigy? Veja se ele configura fail safe para o canal em que vc configurou a chave de 2 posições. Acredito que sim, pois é um rádio bem flexível. Tem rádios que só configuram failsafe para o canal 3, ou para os canais 1-4.
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

Bom no meu Rádio para o modo esta em chave de três possições, assim posso simular o failsafe, já no Altitude Hold eu programei uma chave para uma curva de trottle de 50% (o meu faz isso em modo avião também muito útil para F3A) como o Johnnie falou.

Abs
Responder