O que acham de ligar life direto na ignição?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
cuka
membro
Mensagens: 317
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 10:14 am
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cuka »

Sera que eu sou tão atrasado assim, ou todo mundo é espertão e acha que o que fala no manual é bobagem? Pessoal, vou relatar o que aconteceu ontem na pista... Um Edge com motor gasolina 75cc, radio futaba 7c, tudo material top... Porem uma lipo 3s com um bec para alimentar o receptor... Deu um curto no bec turnigy e o aero caio de bico no chao... PT. Moeu no asfalto. Ai me pergunto e se fosse uma velha NiCD 4,8v ou 6v que o manual futaba recomenda isso teria acontecido? Viva as NiCD, ultrapasada porém segura. Uso e recomendo. Atraso da minha parte? Não sei. Porém meus modelos sempre voltam pra pouso!

Amigo, se recomenda 4,8v ou 6v no cdi... Coloca isso e não inventa!

Pessoal desculpa é que estou meio traumatizado com o que vi, foi um tombo feio e doeu ver aquele lindo aero no chão.

Abraços
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Eu uso e recomendo BEC, uso a 3 anos e nunca tive problemas, conheço gente que ja lenhou por reset de rx FUTABA com nicd, o problema foi com o equipamento ou com o dono do equipamento? vai saber né... mas dizer que uma coisa é falha pois viu falhando uma vez é complicado, eu prefiro fazer uma analise estatisca melhor, aqui na pista NIXX dá mais problema que os BECs então continuo nos BECs. e convenhamos, BEC turnigy em aero 75cc é serviço de porco.
Avatar do usuário
diego_bf2
membro
Mensagens: 521
Registrado em: Ter Mar 16, 2010 8:28 pm
Localização: Cocal do Sul - SC - 21
Contato:

Mensagem por diego_bf2 »

Vou entrar de vilão da história então. Já utilizei lipo 3s com bec regulando para 5v e tal. Mas seguindo a turma que voa por aqui, e uns relatos na internet comprei 2 baterias life para testar, coloquei uma pros servos e outro pra iginição. Tudo tranquilo quanto a essa parte. Sem bec.

Sem contar que em 5 min de voo ela já cai pra 6.0v

A bateria em questão:
[img:8f48442047]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/Z21002S-30.jpg[/img:8f48442047]

Sei também que tem muita gente aki no evoo voando assim também, já conversei com alguns, e até então tudo OK.

Mas também estou ciente que se der algum problema referente a isso, a culpa será inteiramente minha.
cuka
membro
Mensagens: 317
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 10:14 am
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cuka »

[quote:9e6ee5eb9b="magnoudia"]Eu uso e recomendo BEC, uso a 3 anos e nunca tive problemas, conheço gente que ja lenhou por reset de rx FUTABA com nicd, o problema foi com o equipamento ou com o dono do equipamento? vai saber né... mas dizer que uma coisa é falha pois viu falhando uma vez é complicado, eu prefiro fazer uma analise estatisca melhor, aqui na pista NIXX dá mais problema que os BECs então continuo nos BECs. e convenhamos, BEC turnigy em aero 75cc é serviço de porco.[/quote:9e6ee5eb9b]

Ótimo, continue com o BEC e eu com a NICD. Minha opinião de leigo é que quanto mais componente elétrico, mais chances de problemas.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:9d3a09181d="diego_bf2"]
...Mas também estou ciente que se der algum problema referente a isso, a culpa será inteiramente minha.[/quote:9d3a09181d]

Essa sua frase deveria servir de exemplo para muitos que decidem usar algo em seu equipamento por própria conta e risco, mas ensinar outro a fazer o mesmo, é errado.
O que nós fazemos em nossos aeromodelos que algumas vezes até pode dar certo, mas sabemos que não é aconselhado ao equipamento, deveríamos guardar somente para nós mesmos, pois ao ensinar outro a fazer a gambiarra que nós fazemos, estaremos colocando em risco o equipamento de outra pessoa e não o nosso.
Há de convir que a maioria dos iniciantes quando lê que alguém usa uma LIPO de 7.4V, mas que sabemos que com carga total ela supera os 8V e o CDI ou receptor, só aceita trabalhar até 6V, veja bem, a carga total da bateria já está acima de 8V e sendo assim, já passou em muito mais de 10% o limite di circuito e o mesmo serve para as LIFE que dizem ter 6.6V, mas com carga total, elas superam facilmente os 7V, chegando a quase 8V e não interessa se essa sobre carga dire somente uns 5 minutos, serão 5 minutos que o circuito estará trabalhando sobre carregado e com isso, muito mais sujeito a problemas, issos em falar que a vida útil desse equipamento, será bem reduzida.
Comentar que faz isso e não deu problema (ainda), é o mesmo que dizer; " vai, pode fazer que não vai dar problemas", pois o simples comentário de que faz a gambiarra, já serve para dar idéia a outros fazerem o mesmo, já que sabemos que a maioria quer gatar o mínimo possível e com isso, prefere colocar o equipamento em risco a ter que gastar uns R$50,00 a mais.
Sobre as baterias NiCd, sabemos que sempre devem serem descarregadas antes de se recolocar na carga e leva em torno de 15 horas para recarregar e a maioria não faz esse procedimento e depois querem culpar a bateria pela falha.
Outro detalçhe sobre as baterias NiCd, é que a maioria compra essas baterias em camelôs e querem culpar a bateria quando na verdade, a culpa continua sendo do modelista, que por querer economizar um pouco, ao invés de comprar uma bateria de qualidade, comprou uma cópia de preço baixo e de qualidade mais baixa ainda.
Nunca teremos qualidade quando o preço for baixo, devemos escolher o preço entre produtos de mesma qualidade e não comparar os preços com produtos de qualidades diferentes.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
diego_bf2
membro
Mensagens: 521
Registrado em: Ter Mar 16, 2010 8:28 pm
Localização: Cocal do Sul - SC - 21
Contato:

Mensagem por diego_bf2 »

[quote:f820d6aed3="LaercioLMB"][quote:f820d6aed3="diego_bf2"]
...Mas também estou ciente que se der algum problema referente a isso, a culpa será inteiramente minha.[/quote:f820d6aed3]

Essa sua frase deveria servir de exemplo para muitos que decidem usar algo em seu equipamento por própria conta e risco, mas ensinar outro a fazer o mesmo, é errado.
O que nós fazemos em nossos aeromodelos que algumas vezes até pode dar certo, mas sabemos que não é aconselhado ao equipamento, deveríamos guardar somente para nós mesmos, pois ao ensinar outro a fazer a gambiarra que nós fazemos, estaremos colocando em risco o equipamento de outra pessoa e não o nosso.
Há de convir que a maioria dos iniciantes quando lê que alguém usa uma LIPO de 7.4V, mas que sabemos que com carga total ela supera os 8V e o CDI ou receptor, só aceita trabalhar até 6V, veja bem, a carga total da bateria já está acima de 8V e sendo assim, já passou em muito mais de 10% o limite di circuito e o mesmo serve para as LIFE que dizem ter 6.6V, mas com carga total, elas superam facilmente os 7V, chegando a quase 8V e não interessa se essa sobre carga dire somente uns 5 minutos, serão 5 minutos que o circuito estará trabalhando sobre carregado e com isso, muito mais sujeito a problemas, issos em falar que a vida útil desse equipamento, será bem reduzida.
Comentar que faz isso e não deu problema (ainda), é o mesmo que dizer; " vai, pode fazer que não vai dar problemas", pois o simples comentário de que faz a gambiarra, já serve para dar idéia a outros fazerem o mesmo, já que sabemos que a maioria quer gatar o mínimo possível e com isso, prefere colocar o equipamento em risco a ter que gastar uns R$50,00 a mais.
Sobre as baterias NiCd, sabemos que sempre devem serem descarregadas antes de se recolocar na carga e leva em torno de 15 horas para recarregar e a maioria não faz esse procedimento e depois querem culpar a bateria pela falha.
Outro detalçhe sobre as baterias NiCd, é que a maioria compra essas baterias em camelôs e querem culpar a bateria quando na verdade, a culpa continua sendo do modelista, que por querer economizar um pouco, ao invés de comprar uma bateria de qualidade, comprou uma cópia de preço baixo e de qualidade mais baixa ainda.
Nunca teremos qualidade quando o preço for baixo, devemos escolher o preço entre produtos de mesma qualidade e não comparar os preços com produtos de qualidades diferentes.[/quote:f820d6aed3]

Concordo com tudo.

Só uma observação, eu não carrego a life com carga total. não deixo passar dos 6.4v
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:e3b450b803="diego_bf2"]
Concordo com tudo.

Só uma observação, eu não carrego a life com carga total. não deixo passar dos 6.4v[/quote:e3b450b803]

É sempre bom mencionar todos os detalhes para quem lê, tenha a idéia toda.
É o mesmo que falo em relação ao uso de LIPO em rádio TX, podemos usar sim e os diodos são para proteger e LIPO de cair muito à carga.
Eu sempre mencionei que uso LIPO no meu rádio, mas ela sempre esteve com carga no modo storage, ou seja, modo de armazenamento e não de uso.
Já recarreguei a LIPO balanceando ela e após a carga, coloco em storage, assim o rádio nunca trabalha acima de 12 v, que é o limite máximo que aceita, embora jamais devamos fazer algo trabalhar no limite máximo e posso dar um exemplo bem prático e simples que qualquer um pode entender.
Vamos supor que a gente possa carregar 100 kg, mas ao carregar esses 100 kg por alguns minutos, nossos músculos começam a cansar mais rapidamente e em poucos minutos, estamos exaustos e paramos. Mas se carregarmos 50 kg, mesmo que consigamos carregar os 100 kg, iremos demorar muito mais para cansar e parar de trabalhar, pois não estamos carregando o nosso limite.
O mesmo vale para os equipamentos eletro eletrônico, são dadas tolerâncias mínimas e máximas para os circuitos funcionarem, mas ao usarmos esses circuitos no máximo ou acima disso o tempo todo, esse circuito cansa mais rapidamente e para de trabalhar que é o que tem acontecido na maioria das vezes, equipamentos trabalhando no limite ou acima dele e quando param, o usuário quer condenar o equipamento alegando inúmeras coisas, mas não aceitando que o equipamento estava trabalhando em seu limite, que por não ser humano, o equipamento não pode parar, mas para sim.
Por isso acho fundamental que o pessoal estude mais eletrônica para entender o que é e como é feita uma polarização de um transistor, o que muda nessa polarização quando simplesmente elevamos a tensão do circuito sem alterar o valor dos componentes responsáveis pela polarização do transistor.
Não é por que está cada vez mais reduzido o tamanho dos componentes que o modo de funcionamento deles mudou e não é por estarem muitos dentro de um único invólucro que a polarização deixou de existir.
Vamos supor então que como eu mencionei antes, a gente consiga carregar os 100 kg que citei, mas resolvemos carregar 120 kg, o nosso limite é de 100 kg, mas tentamos carregar 120 Kg. Quanto tempo iremos conseguir carregar esses 120 kg sem cansar?
O mesmo vale para os equipamentos que quando expostos a trabalhos acima do limite máximo, eles vão pro saco mesmo.


ps: Editado para corrigir erro de escrita.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
cuka
membro
Mensagens: 317
Registrado em: Ter Jun 08, 2010 10:14 am
Localização: Porto Alegre - RS

Mensagem por cuka »

[quote:2d174d52e2="LaercioLMB"][quote:2d174d52e2="diego_bf2"]
...Mas também estou ciente que se der algum problema referente a isso, a culpa será inteiramente minha.[/quote:2d174d52e2]

Essa sua frase deveria servir de exemplo para muitos que decidem usar algo em seu equipamento por própria conta e risco, mas ensinar outro a fazer o mesmo, é errado.
O que nós fazemos em nossos aeromodelos que algumas vezes até pode dar certo, mas sabemos que não é aconselhado ao equipamento, deveríamos guardar somente para nós mesmos, pois ao ensinar outro a fazer a gambiarra que nós fazemos, estaremos colocando em risco o equipamento de outra pessoa e não o nosso.
Há de convir que a maioria dos iniciantes quando lê que alguém usa uma LIPO de 7.4V, mas que sabemos que com carga total ela supera os 8V e o CDI ou receptor, só aceita trabalhar até 6V, veja bem, a carga total da bateria já está acima de 8V e sendo assim, já passou em muito mais de 10% o limite di circuito e o mesmo serve para as LIFE que dizem ter 6.6V, mas com carga total, elas superam facilmente os 7V, chegando a quase 8V e não interessa se essa sobre carga dire somente uns 5 minutos, serão 5 minutos que o circuito estará trabalhando sobre carregado e com isso, muito mais sujeito a problemas, issos em falar que a vida útil desse equipamento, será bem reduzida.
Comentar que faz isso e não deu problema (ainda), é o mesmo que dizer; " vai, pode fazer que não vai dar problemas", pois o simples comentário de que faz a gambiarra, já serve para dar idéia a outros fazerem o mesmo, já que sabemos que a maioria quer gatar o mínimo possível e com isso, prefere colocar o equipamento em risco a ter que gastar uns R$50,00 a mais.
Sobre as baterias NiCd, sabemos que sempre devem serem descarregadas antes de se recolocar na carga e leva em torno de 15 horas para recarregar e a maioria não faz esse procedimento e depois querem culpar a bateria pela falha.
Outro detalçhe sobre as baterias NiCd, é que a maioria compra essas baterias em camelôs e querem culpar a bateria quando na verdade, a culpa continua sendo do modelista, que por querer economizar um pouco, ao invés de comprar uma bateria de qualidade, comprou uma cópia de preço baixo e de qualidade mais baixa ainda.
Nunca teremos qualidade quando o preço for baixo, devemos escolher o preço entre produtos de mesma qualidade e não comparar os preços com produtos de qualidades diferentes.[/quote:2d174d52e2]

Laercio,

Estou de pleno acordo, respeito quem usa 6,6v em um rx de 4,8v a 6v, mas jamais usaria em meus aeros! NiCD, Sanyo Cadnica. Tenho a mais de 8 anos.
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

[quote:6635bfe699="LaercioLMB"][quote:6635bfe699="diego_bf2"]
...Mas também estou ciente que se der algum problema referente a isso, a culpa será inteiramente minha.[/quote:6635bfe699]

Essa sua frase deveria servir de exemplo para muitos que decidem usar algo em seu equipamento por própria conta e risco, mas ensinar outro a fazer o mesmo, é errado.
O que nós fazemos em nossos aeromodelos que algumas vezes até pode dar certo, mas sabemos que não é aconselhado ao equipamento, deveríamos guardar somente para nós mesmos, pois ao ensinar outro a fazer a gambiarra que nós fazemos, estaremos colocando em risco o equipamento de outra pessoa e não o nosso.
Há de convir que a maioria dos iniciantes quando lê que alguém usa uma LIPO de 7.4V, mas que sabemos que com carga total ela supera os 8V e o CDI ou receptor, só aceita trabalhar até 6V, veja bem, a carga total da bateria já está acima de 8V e sendo assim, já passou em muito mais de 10% o limite di circuito e o mesmo serve para as LIFE que dizem ter 6.6V, mas com carga total, elas superam facilmente os 7V, chegando a quase 8V e não interessa se essa sobre carga dire somente uns 5 minutos, serão 5 minutos que o circuito estará trabalhando sobre carregado e com isso, muito mais sujeito a problemas, issos em falar que a vida útil desse equipamento, será bem reduzida.
Comentar que faz isso e não deu problema (ainda), é o mesmo que dizer; " vai, pode fazer que não vai dar problemas", pois o simples comentário de que faz a gambiarra, já serve para dar idéia a outros fazerem o mesmo, já que sabemos que a maioria quer gatar o mínimo possível e com isso, prefere colocar o equipamento em risco a ter que gastar uns R$50,00 a mais.
Sobre as baterias NiCd, sabemos que sempre devem serem descarregadas antes de se recolocar na carga e leva em torno de 15 horas para recarregar e a maioria não faz esse procedimento e depois querem culpar a bateria pela falha.
Outro detalçhe sobre as baterias NiCd, é que a maioria compra essas baterias em camelôs e querem culpar a bateria quando na verdade, a culpa continua sendo do modelista, que por querer economizar um pouco, ao invés de comprar uma bateria de qualidade, comprou uma cópia de preço baixo e de qualidade mais baixa ainda.
Nunca teremos qualidade quando o preço for baixo, devemos escolher o preço entre produtos de mesma qualidade e não comparar os preços com produtos de qualidades diferentes.[/quote:6635bfe699]


Dito e feito, Laércio. 8)

Eu já vi dicas excelentes, que uso hoje nos meus aviões, mas também já vi cada atrocidade aqui, sem o menor bom senso ou mínimo de responsabilidade!!
O que eu acho mais prudente, é cada um fazer uma reflexão sobre as dicas postadas aqui e verificar se pessoalmente concordam com a sugestão.
Vale afirmar que [b:6635bfe699]cada um tem a responsa pelo próprio avião[/b:6635bfe699]...

Particularmente, faz 2 anos q eu uso Life 2300 2S direto na ignição dos meus DLEs e direto no RX 2,4g 7ch da Futaba. Nunca tive problema!

Um amigo engenheiro elétrico me disse pra deixa a LiFe descansar por uns 15min antes de plugar na ignição. Isso já baixa a tensão pra nominal de 6.6v.


absss
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:28f1b7acfe="Caveira Special Paint"]

Dito e feito, Laércio. 8)

Eu já vi dicas excelentes, que uso hoje nos meus aviões, mas também já vi cada atrocidade aqui, sem o menor bom senso ou mínimo de responsabilidade!!
O que eu acho mais prudente, é cada um fazer uma reflexão sobre as dicas postadas aqui e verificar se pessoalmente concordam com a sugestão.
Vale afirmar que [b:28f1b7acfe]cada um tem a responsa pelo próprio avião[/b:28f1b7acfe]...

Particularmente, faz 2 anos q eu uso Life 2300 2S direto na ignição dos meus DLEs e direto no RX 2,4g 7ch da Futaba. Nunca tive problema!

Um amigo engenheiro elétrico me disse pra deixa a LiFe descansar por uns 15min antes de plugar na ignição. Isso já baixa a tensão pra nominal de 6.6v.


absss[/quote:28f1b7acfe]

São essas explicações detalhadas que fazem falta nos comentários, pois são os detalhes que irão fazer muita diferença no uso do equipamento.
Como voce disse, usa um determinado tipo de bateria, mas segue certas orientações que até o momento não haviam sido mencionadas e que fazem muita diferença.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder