Aeromodelos em policarbonato alveolar - SkyRay vídeo
[size=18:b817ef0ab9][b:b817ef0ab9]O primeiro vôo:[/b:b817ef0ab9][/size:b817ef0ab9]
Bem galera, o primeiro vôo ocorreu hoje à tarde. Apesar de ter sido filmado, ainda não está disponível no youtube mas, vou descrever aqui o que achei da asa Ghost Arrow e como se decorreu o vôo. O que posso adiantar é que voou e que o material está aprovado e é perfeitamente viável para a construção de aeromodelos.
[b:b817ef0ab9]Momentos que antecederam o vôo inaugural:[/b:b817ef0ab9]
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1p0MgZm2s7G-6sB6PXJ1xRTmx0GljvTztoshvgpSDiAbARLYEuJvBZTsZU0ms3OFlCAdMQBEjHXsd6JPCWyucHkg/Ghost%20Arrow%20050p.jpg[/img:b817ef0ab9]
Aqui dando uma rápida explicação sobre o projeto.
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pHFwL0_DDnfcTNg7qJQhBCD2-Ux9gajWft7pZSsxmRpypjC_2TVEa4V4QH8UvfoO15uugD70jKaixXA3KZibESw/Ghost%20Arrow%2051p.jpg[/img:b817ef0ab9]
Dando as orientações finais para o colega Farias, que estaria fazendo, à princípio a função de câmera-man (sua função original) e de lançador (o oficial não compareceu!).
[b:b817ef0ab9]O lançamento:[/b:b817ef0ab9]
Na reta final do lançamento, apareceu um outro colega que assumiu a função de câmera-man pois não tinha experiência para fazer o lançamento.
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1p0MgZm2s7G-7gOfpnpmPjxCNAc_FwLnB6iKLmowH9CHcIC1t17RpluQXtH6K_P9p7k21i27pGN0uO2tCRWkHVxA/Ghost%20Arrow%2052p.jpg[/img:b817ef0ab9]
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pIwW4dfwBZV-DTNDbMITaJPLj_OvogyEh1d-5P502eNay00G15yyexVMXIy2WGK7omFYZkyYMgLOi8gG96aKMMw/Ghost%20Arrow%2053p.jpg[/img:b817ef0ab9]
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1p1gZBWoVox6l2V-Sf4RZJTyYh98u7TJC2vP7cg7ARSj6RtdNJ3cq4llXgY5MEPkkf07V9iiZExsm3UIBXxMd5cA/Ghost%20Arrow%2054p.jpg[/img:b817ef0ab9]
Apesar do lançamento ter sido um pouco para cima, a asa afundou bastante, quase tocando no solo logo na partida. Já esperava por esta situação visto tratar-se de uma asa e não estar usando um perfil reflex, o que determinaria a necessidade de trimagem nos elevons para cabrar o modelo. Mas o comportamento foi super estável! Necessitou apenas de trimagem para compensar a falta de reflex. Não havia tendências para roll. Achei muito bom isso.
As primeiras curvas, fiz com bastante cautela. Notei que ela tem uma grande tendência para afundar se a curva for fechada... o que também já esperava, em função do layout do projeto.
Mas feito a trimagem, o vôo transcorreu normalmente. Pude reduzir a aceleração inicialmente para cerca de 70% e posteriormente para 50% e manter um vôo estável.
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pSF1Iuawh8ytceqV7sszvRMKVYCYXERc_hj3rBpBW24Qhj_y3v4wHW44v2Z3oJlcQMH3t-z9CMdRNpFYmk2YFaA/Ghost%20Arrow%2056p.jpg[/img:b817ef0ab9]
O tempo total de vôo com motor durou exatos [b:b817ef0ab9]60 segundos[/b:b817ef0ab9]! Após desacelerar para 50% e voltar a acelerar para começar a brincar e sentir melhor a asa, visualizei um rastro de fumaça acompanhando o aeromodelo... :evil:
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1p1RZalcRFHDlcAYNcZZzzFmOgyfJmaH-vEa7qcTole-2KzFvAYGLWLFJQbdZygxKXxVe3chDkbItf_wyaUdeHDw/Ghost%20Arrow%2057p.jpg[/img:b817ef0ab9]
Não sei se dá para perceber na imagem acima, mas no vídeo, é bem nítido o rastro de fumaça. Parecia que tinha ligado a bomba de fumaça... tinha que trazer o aeromodelo para pouso...
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pHLY-wcpDRlWG49UhQEpEsCegf3lA9nKsjoQXjJ_3zdOoxxAi7Ey3JO4Dw-OCIeho0jrvICRpp88inLDlnWNjuQ/Ghost%20Arrow%2058p.jpg[/img:b817ef0ab9]
uma estrela piscou pra mim, lá do aeromodelo, sinalizando o desafio!
[b:b817ef0ab9]Primeiro pouso... primeiro pouso de emergência![/b:b817ef0ab9]
Sem motor, fiz uma curva um pouco mais agressiva...
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pbQeCj3IPyMS0Huedqfc-tToGUeCO9WIRxKiSrFnKHBkzY1HJzcM3EpiJN6qOLdA-XX05x1YnKtBcXtZa5CY-2w/Ghost%20Arrow%2059p.jpg[/img:b817ef0ab9]
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pbQeCj3IPyMTDPMdmcHzACxuMxouiMzGvRl5zAGDf67X_x7cy-ZL9c4UDKa3sFu_3SksZ35D-4QitvODN8xh51Q/Ghost%20Arrow%2060p.jpg[/img:b817ef0ab9]
Afundei o nariz do aeromodelo... e corrigi sua trajetória próximo à pista...
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pIWHH-1BnkFLh6VNc_SZYHSN97bH7a7Q4avbslNFJTIKs8jKDtRv9Ul91SrAnzS4mqOJ7r4M87LmTVTA9U2lFtQ/Ghost%20Arrow%2061p.jpg[/img:b817ef0ab9]
O toque não foi muito delicado em função do peso do aeromodelo (1300g) e da velocidade...
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1psjxYguQrW9ykiVdouV0HjToAa3Uu_SG1DdNdRiBzvQ-mfHKuT-5Oxo9lvv7Z8GkXY_BdanIp99hB-qshkDeyfA/Ghost%20Arrow%2062p.jpg[/img:b817ef0ab9]
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1ppCfrhjoGkv_E8F55DxTc_1jHILAZJ5eOwzn63auyGYLd9wQ6lQqGAiJQbbRDBm10WC3boUhjydBrpCw2TOXYZA/Ghost%20Arrow%2063p.jpg[/img:b817ef0ab9]
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1ppCfrhjoGkv_--SCQXsE3shXlHpWDZsCdiKhXLN19XqrUCCTFzzeOZQ05hnqjShE4QmuEKQcx1qz3nLNd57uU0g/Ghost%20Arrow%2064p.jpg[/img:b817ef0ab9]
Mas não ocorreram danos à estrutura do aeromodelo. O que tocou o solo foi o suporte de arremesso e, mesmo este, teve apenas leves danos, estando intacto e pronto para novos vôos. O material é muito resistente à impacto!!!! :lol: :lol: :lol:
Ainda não vi o que aconteceu mas, pela temperatura em que se encontrava o motor e o cheiro característico, acredito que vou precisar reenrolar ele. Vou pedir ajuda do nosso grande GRANATO para esta empreitada e aproveitar e dar uma turbinada nele.
Não vou postar este pequeno vídeo ainda. É muito curto e não dá para mostrar o potencial do aeromodelo. Quando voltar a voar e tiver um vídeo decente, faço uma montagem e posto tudo.
Um forte abraço!
Disney
Bem galera, o primeiro vôo ocorreu hoje à tarde. Apesar de ter sido filmado, ainda não está disponível no youtube mas, vou descrever aqui o que achei da asa Ghost Arrow e como se decorreu o vôo. O que posso adiantar é que voou e que o material está aprovado e é perfeitamente viável para a construção de aeromodelos.
[b:b817ef0ab9]Momentos que antecederam o vôo inaugural:[/b:b817ef0ab9]
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1p0MgZm2s7G-6sB6PXJ1xRTmx0GljvTztoshvgpSDiAbARLYEuJvBZTsZU0ms3OFlCAdMQBEjHXsd6JPCWyucHkg/Ghost%20Arrow%20050p.jpg[/img:b817ef0ab9]
Aqui dando uma rápida explicação sobre o projeto.
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pHFwL0_DDnfcTNg7qJQhBCD2-Ux9gajWft7pZSsxmRpypjC_2TVEa4V4QH8UvfoO15uugD70jKaixXA3KZibESw/Ghost%20Arrow%2051p.jpg[/img:b817ef0ab9]
Dando as orientações finais para o colega Farias, que estaria fazendo, à princípio a função de câmera-man (sua função original) e de lançador (o oficial não compareceu!).
[b:b817ef0ab9]O lançamento:[/b:b817ef0ab9]
Na reta final do lançamento, apareceu um outro colega que assumiu a função de câmera-man pois não tinha experiência para fazer o lançamento.
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1p0MgZm2s7G-7gOfpnpmPjxCNAc_FwLnB6iKLmowH9CHcIC1t17RpluQXtH6K_P9p7k21i27pGN0uO2tCRWkHVxA/Ghost%20Arrow%2052p.jpg[/img:b817ef0ab9]
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Apesar do lançamento ter sido um pouco para cima, a asa afundou bastante, quase tocando no solo logo na partida. Já esperava por esta situação visto tratar-se de uma asa e não estar usando um perfil reflex, o que determinaria a necessidade de trimagem nos elevons para cabrar o modelo. Mas o comportamento foi super estável! Necessitou apenas de trimagem para compensar a falta de reflex. Não havia tendências para roll. Achei muito bom isso.
As primeiras curvas, fiz com bastante cautela. Notei que ela tem uma grande tendência para afundar se a curva for fechada... o que também já esperava, em função do layout do projeto.
Mas feito a trimagem, o vôo transcorreu normalmente. Pude reduzir a aceleração inicialmente para cerca de 70% e posteriormente para 50% e manter um vôo estável.
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1pSF1Iuawh8ytceqV7sszvRMKVYCYXERc_hj3rBpBW24Qhj_y3v4wHW44v2Z3oJlcQMH3t-z9CMdRNpFYmk2YFaA/Ghost%20Arrow%2056p.jpg[/img:b817ef0ab9]
O tempo total de vôo com motor durou exatos [b:b817ef0ab9]60 segundos[/b:b817ef0ab9]! Após desacelerar para 50% e voltar a acelerar para começar a brincar e sentir melhor a asa, visualizei um rastro de fumaça acompanhando o aeromodelo... :evil:
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Não sei se dá para perceber na imagem acima, mas no vídeo, é bem nítido o rastro de fumaça. Parecia que tinha ligado a bomba de fumaça... tinha que trazer o aeromodelo para pouso...
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uma estrela piscou pra mim, lá do aeromodelo, sinalizando o desafio!
[b:b817ef0ab9]Primeiro pouso... primeiro pouso de emergência![/b:b817ef0ab9]
Sem motor, fiz uma curva um pouco mais agressiva...
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Afundei o nariz do aeromodelo... e corrigi sua trajetória próximo à pista...
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O toque não foi muito delicado em função do peso do aeromodelo (1300g) e da velocidade...
[img:b817ef0ab9]https://public.blu.livefilestore.com/y1psjxYguQrW9ykiVdouV0HjToAa3Uu_SG1DdNdRiBzvQ-mfHKuT-5Oxo9lvv7Z8GkXY_BdanIp99hB-qshkDeyfA/Ghost%20Arrow%2062p.jpg[/img:b817ef0ab9]
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Mas não ocorreram danos à estrutura do aeromodelo. O que tocou o solo foi o suporte de arremesso e, mesmo este, teve apenas leves danos, estando intacto e pronto para novos vôos. O material é muito resistente à impacto!!!! :lol: :lol: :lol:
Ainda não vi o que aconteceu mas, pela temperatura em que se encontrava o motor e o cheiro característico, acredito que vou precisar reenrolar ele. Vou pedir ajuda do nosso grande GRANATO para esta empreitada e aproveitar e dar uma turbinada nele.
Não vou postar este pequeno vídeo ainda. É muito curto e não dá para mostrar o potencial do aeromodelo. Quando voltar a voar e tiver um vídeo decente, faço uma montagem e posto tudo.
Um forte abraço!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
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[quote:a994790d5c="AndersonSP"]Gostei do modelo pela inovação de utilizar materiais baratos e alternativos sem falar na resistência.
Mas achei o modelo horroso .
Grande Abraço.[/quote:a994790d5c]
Obrigado pelas palavras! Este é o objetivo desta postagem: mostrar materiais baratos e alternativos.
Realmente o modelo não é tão bonito, mas é facílimo de construir! E como era apenas um teste inicial para verificar a viabilidade do material no uso para a construção de aeromodelos, acredito que está fazendo o seu papel.
Agora, seu avatar não fica muito atrás, não! :roll: :roll: :roll:
Na minha terra dizem: é o sujo falando do mal lavado!
Disney
Mas achei o modelo horroso .
Grande Abraço.[/quote:a994790d5c]
Obrigado pelas palavras! Este é o objetivo desta postagem: mostrar materiais baratos e alternativos.
Realmente o modelo não é tão bonito, mas é facílimo de construir! E como era apenas um teste inicial para verificar a viabilidade do material no uso para a construção de aeromodelos, acredito que está fazendo o seu papel.
Agora, seu avatar não fica muito atrás, não! :roll: :roll: :roll:
Na minha terra dizem: é o sujo falando do mal lavado!
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
[quote:2743ecf2a7="ricardo da silva lopes"]
...
e se usar um placa mais fina sera que nao dava para diminuir o peso dele
...
[/quote:2743ecf2a7]
A placa mais fina que encontrei por aqui foi de 4mm. Acho que esta é a menor espessura disponível, mas não tenho certeza. O pessoal que mora aí para o sul do país poderia fazer uma pesquisa e postar aqui.
Realmente, na asa poderíamos utilizar chapas mais finas, talvez até de 2mm de espessura, com longarinas redondas de fibra de carbono no interior para produzir o perfil e conseguir uma asa bem mais leve... mas isso, por enquanto está no campo das conjecturas.
Disney
...
e se usar um placa mais fina sera que nao dava para diminuir o peso dele
...
[/quote:2743ecf2a7]
A placa mais fina que encontrei por aqui foi de 4mm. Acho que esta é a menor espessura disponível, mas não tenho certeza. O pessoal que mora aí para o sul do país poderia fazer uma pesquisa e postar aqui.
Realmente, na asa poderíamos utilizar chapas mais finas, talvez até de 2mm de espessura, com longarinas redondas de fibra de carbono no interior para produzir o perfil e conseguir uma asa bem mais leve... mas isso, por enquanto está no campo das conjecturas.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
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[size=18:08ba160871][b:08ba160871]O rastro no céu foi causado pelo...[/b:08ba160871][/size:08ba160871]
Hoje pela manhã fui avaliar o que havia queimado. Realmente foi o motor que não aguentou a hélice colocada.
[img:08ba160871]https://public.blu.livefilestore.com/y1pz6qHiKGkGBrZ-iMaCaaMVdy_y-u9P-fn1MVYz79Js9mgebVvJQo3szNuwhzIsslqRZzfIaf9_e3VLErGB9iPig/Ghost%20Arrow%20004p.jpg[/img:08ba160871]
Resta agora desmontá-lo e reenrolar. Vou manter contato com GRANATO e pedir o auxílio dele. Será minha primeira vez e, sabe como é... a primeira vez a gente nunca esquece!
Aproveitei e mudei o setup. Tinha em estoque um motor [i:08ba160871][b:08ba160871]Turnigy 2836/2350[/b:08ba160871][/i:08ba160871] que segundo o site BUNGYMANIA ([url]http://www.bungymania.com/index.php[/url] apresentou os seguintes resultados nos testes que eles realizaram:
[img:08ba160871]https://public.blu.livefilestore.com/y1pDS9wRIey7EofEzQng3SXRUphG5qbuw8kA9atA1MIBMOW2iq3rs2upXiYhbxAGQaFb0GYpTvf9NpEoeuA7PQgBA/Ghost%20Arrow%20005p.jpg[/img:08ba160871]
Bateria = LiPo Turnigy 2650/40-50C 3S
Hélice = 6x4 APC E
Corrente máxima = 36.7A
Potência = 432W
Empuxo = 970g
Eficiência = 80%
Velocidade calculada = 114.4Km/h
Vou utilizar com:
Bateria = LiPo 3S 4000/25C (100A de pico)
Hélice = 6x4 APC E
Num teste preliminar que fiz hoje pela manhã, encontrei 34,6A de corrente máxima mas, a bateria não estava totalmente carregada. Era a mesma do vôo de ontem.
No teste de empuxo vertical, o setup não consegue elevar verticalmente o aeromodelo (que era de se esperar). Mas acredito que seja capaz de mantê-lo em vôo.
Vamos ver hoje à tarde, numa nova tentativa! Dependendo do que conseguir, posto o resultado para vocês.
Disney
Hoje pela manhã fui avaliar o que havia queimado. Realmente foi o motor que não aguentou a hélice colocada.
[img:08ba160871]https://public.blu.livefilestore.com/y1pz6qHiKGkGBrZ-iMaCaaMVdy_y-u9P-fn1MVYz79Js9mgebVvJQo3szNuwhzIsslqRZzfIaf9_e3VLErGB9iPig/Ghost%20Arrow%20004p.jpg[/img:08ba160871]
Resta agora desmontá-lo e reenrolar. Vou manter contato com GRANATO e pedir o auxílio dele. Será minha primeira vez e, sabe como é... a primeira vez a gente nunca esquece!
Aproveitei e mudei o setup. Tinha em estoque um motor [i:08ba160871][b:08ba160871]Turnigy 2836/2350[/b:08ba160871][/i:08ba160871] que segundo o site BUNGYMANIA ([url]http://www.bungymania.com/index.php[/url] apresentou os seguintes resultados nos testes que eles realizaram:
[img:08ba160871]https://public.blu.livefilestore.com/y1pDS9wRIey7EofEzQng3SXRUphG5qbuw8kA9atA1MIBMOW2iq3rs2upXiYhbxAGQaFb0GYpTvf9NpEoeuA7PQgBA/Ghost%20Arrow%20005p.jpg[/img:08ba160871]
Bateria = LiPo Turnigy 2650/40-50C 3S
Hélice = 6x4 APC E
Corrente máxima = 36.7A
Potência = 432W
Empuxo = 970g
Eficiência = 80%
Velocidade calculada = 114.4Km/h
Vou utilizar com:
Bateria = LiPo 3S 4000/25C (100A de pico)
Hélice = 6x4 APC E
Num teste preliminar que fiz hoje pela manhã, encontrei 34,6A de corrente máxima mas, a bateria não estava totalmente carregada. Era a mesma do vôo de ontem.
No teste de empuxo vertical, o setup não consegue elevar verticalmente o aeromodelo (que era de se esperar). Mas acredito que seja capaz de mantê-lo em vôo.
Vamos ver hoje à tarde, numa nova tentativa! Dependendo do que conseguir, posto o resultado para vocês.
Disney
A diferença entre aeromodelista e piloto de aeromodelo são as obras de arte que colocamos para voar!
ACCA - Sócio 006 * BRA 16905
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- Gilberto
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- Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
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Disney, parece que houve algum problema no servidor onde você colocou as imagens e não estou conseguindo vê-las.
Mesmo sem ver as fotos, pude deduzir pela sua descrição.
Parabéns pela iniciativa de testar novos materiais.
Vamos lá, vejamos o que achei por aqui:
-Alta Resistência: Praticamente Inquebráveis – 250 vezes mais resistente que o vidro canelado.
-Leves: Um produto de leveza incomparável.
-Fácil Instalação: Fáceis de manusear, usinar e instalar.
[img:ea50486ca5]http://www.dumaxbrasil.com.br/policarbonato-alveolar/policarbonato-alveolar-2.jpg[/img:ea50486ca5]
[img:ea50486ca5]http://www.dumaxbrasil.com.br/policarbonato-alveolar/policarbonato-alveolar-peso.jpg[/img:ea50486ca5]
[img:ea50486ca5]http://www.dumaxbrasil.com.br/policarbonato-alveolar/policarbonato-alveolar-curvatura.jpg[/img:ea50486ca5]
As placas de policarbonato permitem curvatura à frio, além de ser um produto termo-formável, possibilitando a criação de formas e estruturas nunca pensadas antes e sem a necessidade de emendas.
Parece que não tem com espessura menor do que 4mm, mas se os seus testes forem satisfatórios, as possibilidades serão imensas.
Mesmo sem ver as fotos, pude deduzir pela sua descrição.
Parabéns pela iniciativa de testar novos materiais.
Vamos lá, vejamos o que achei por aqui:
-Alta Resistência: Praticamente Inquebráveis – 250 vezes mais resistente que o vidro canelado.
-Leves: Um produto de leveza incomparável.
-Fácil Instalação: Fáceis de manusear, usinar e instalar.
[img:ea50486ca5]http://www.dumaxbrasil.com.br/policarbonato-alveolar/policarbonato-alveolar-2.jpg[/img:ea50486ca5]
[img:ea50486ca5]http://www.dumaxbrasil.com.br/policarbonato-alveolar/policarbonato-alveolar-peso.jpg[/img:ea50486ca5]
[img:ea50486ca5]http://www.dumaxbrasil.com.br/policarbonato-alveolar/policarbonato-alveolar-curvatura.jpg[/img:ea50486ca5]
As placas de policarbonato permitem curvatura à frio, além de ser um produto termo-formável, possibilitando a criação de formas e estruturas nunca pensadas antes e sem a necessidade de emendas.
Parece que não tem com espessura menor do que 4mm, mas se os seus testes forem satisfatórios, as possibilidades serão imensas.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.