Futaba 10C FASST com rx Orange?, FrSky? ou Corona?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Nilson
membro
Mensagens: 372
Registrado em: Dom Dez 31, 2006 1:49 pm
Localização: Poços de Caldas

Mensagem por Nilson »

tenho um futaba com fr no glow , e estou montando um gas que vo colocar fr com telemetria completa.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tenho usado FrSky (proprietário, não FASST) há mais de ano e confio muito neles, são bem construídos e funcionam muito bem. Os FASST deles também têm boa fama.
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

No caso que eu estava presente, aconteceu no aerosampa, um amigo foi voar um eletrico e qdo estava vindo para pouso ele simplesmente perdeu contato com o radio e despencou...
ate agora ele nao o achou...

a 2 semanas atras, um amigo meu, tbm no aerosampa, estava voando um gasolina, mas eu nao estava presente, me falaram que ele perdeu a comunicacao entre o rx, mas era um asa alta, bem tranquilo, ele desligou e ligou e voltou a funcionar...
ele desceu e achou que era interferencia do CDI, guardou o aero e subiu com um tucano juniaer...
foi fazer uma passagem, derrepente ele entrou em um mergulho e ele nao consegiu salvar...
caiu e quebrou a asa no meio... ficou quase 2 semanas perdido rs...
foi isso que aconteceu... no caso do eletrico, blz...
aero barato, sem mto prejuizo, no outro ja e mais complicado, mas o prejuizo foi minimo..
eu nao gosto mto de economizar em tx/rx, isso eu falo por mim...
acho mto critico... vc pode perder o aero ou pior... causar um acidente...

tendo um bom rx/tx, e para o resto da vida, vc pode ir desde eletrico a jatos a reacao, que vc pode usar o mesmo...

eu nunca tive problemas com rx/tx, sempre usei futaba...

abs
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

A maioria dos problemas que já analisei envolvendo TX e RX 2.4 foram de posicionamento de antena ou receptor, deixando-os junto a metais ou fontes de interferência ou mesmo totalmente bloqueados. Ou antena do TX apontando para o modelo, condição de pior alcance possível. Alguma coisa de problemas por caminhos múltiplos (antena do TX na horizontal) também é comum.

Fora isto, os DSM2 têm um problema crônico e os Spektrum no geral têm problema de brownout, nisto os Orange DSM2 são até melhores que os originais pois trabalham na boa a 3V e reiniciam rápido.

Nunca vi nada da Corona que seja realmente bom. Nem os servos, que não são tão críticos, são confiáveis. Tenho alguns servos digitais Corona que não chegam a ser ruins, mas um deles não é linear, tem uma área morta próxima ao centro.

De qualquer jeito meu voto é para FrSky seja lá qual versão (FASST ou ACCTST). De preferência com telemetria, que avisa se houver algum potencial problema de RF se o nível de sinal cair.
Avatar do usuário
Douglas Rafael Maia
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 2:51 pm
Localização: São Bento do Sul

Mensagem por Douglas Rafael Maia »

[quote:b2cdff10f2="rsdeus"]No caso que eu estava presente, aconteceu no aerosampa, um amigo foi voar um eletrico e qdo estava vindo para pouso ele simplesmente perdeu contato com o radio e despencou...
ate agora ele nao o achou...

a 2 semanas atras, um amigo meu, tbm no aerosampa, estava voando um gasolina, mas eu nao estava presente, me falaram que ele perdeu a comunicacao entre o rx, mas era um asa alta, bem tranquilo, ele desligou e ligou e voltou a funcionar...
ele desceu e achou que era interferencia do CDI, guardou o aero e subiu com um tucano juniaer...
foi fazer uma passagem, derrepente ele entrou em um mergulho e ele nao consegiu salvar...
caiu e quebrou a asa no meio... ficou quase 2 semanas perdido rs...
foi isso que aconteceu... no caso do eletrico, blz...
aero barato, sem mto prejuizo, no outro ja e mais complicado, mas o prejuizo foi minimo..
eu nao gosto mto de economizar em tx/rx, isso eu falo por mim...
acho mto critico... vc pode perder o aero ou pior... causar um acidente...

tendo um bom rx/tx, e para o resto da vida, vc pode ir desde eletrico a jatos a reacao, que vc pode usar o mesmo...

eu nunca tive problemas com rx/tx, sempre usei futaba...

abs[/quote:b2cdff10f2]

Ele pode ter caído e perdido comando por muitos motivos, não que seja o TX e RX, não adianta culpar só o rádio, pode ser, mas pode ser Mal contato, servo em curto circuito, queda de tensão, speed em curto e várias outras coisas, cheguei a conclusão que só vou falar que a culpa foi do rádio depois que testar TUDO o resto da eletronica.

abs
Sbach 342 30% - Twist 36 - FUTABA T8FG Super and DLE 55
Avatar do usuário
Tiodu
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Sex Mar 27, 2009 11:33 am
Localização: Rio Claro-SP

Mensagem por Tiodu »

Pessoal, uma coisa que não podemos nos esquecer é sempre checar a carga das baterias do TX e também do RX. É muito comum estarem abaixo do normal e isto também é fator decisivo para um vôo sem lenhas. Outra coisa: as vezes a carga das baterias aparentam estar em boas condições, mas basta um vôo apenas para cairem drasticamente a níveis perigosos. Então, para baterias com um certo tempo de uso, é recomendável que se verifique o nível de carga, pelo menos antes e após o primeiro vôo.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Tenho usado o Orange em meus eletricos pequenos desde o lançamento e nunca tive nenhum problema. Estou com 2 RX Orange e 3 Futaba R607FS com o rádio 7C 2.4 nativo. Não noto diferença entre um e outro.

Passou de 1 kg, meus aeros só usam Futaba

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Jose Marcos Coelho
membro
Mensagens: 224
Registrado em: Sex Jul 11, 2008 1:28 pm
Localização: Valinhos/SP

Mensagem por Jose Marcos Coelho »

Tenho 3 Oranges em modelos glow sem problemas. Muitos derrubam avião e vão logo culpando o receptor, principalmente se for dos mais baratos. Eu faço assim: avião mais caro, receptor Futaba, avião mais barato receptor Orange. Ate agora sem problemas.
Avatar do usuário
rsdeus
membro
Mensagens: 686
Registrado em: Qua Mai 18, 2011 12:05 am

Mensagem por rsdeus »

[quote:37d06ca2dc="Douglas Rafael Maia"][quote:37d06ca2dc="rsdeus"]No caso que eu estava presente, aconteceu no aerosampa, um amigo foi voar um eletrico e qdo estava vindo para pouso ele simplesmente perdeu contato com o radio e despencou...
ate agora ele nao o achou...

a 2 semanas atras, um amigo meu, tbm no aerosampa, estava voando um gasolina, mas eu nao estava presente, me falaram que ele perdeu a comunicacao entre o rx, mas era um asa alta, bem tranquilo, ele desligou e ligou e voltou a funcionar...
ele desceu e achou que era interferencia do CDI, guardou o aero e subiu com um tucano juniaer...
foi fazer uma passagem, derrepente ele entrou em um mergulho e ele nao consegiu salvar...
caiu e quebrou a asa no meio... ficou quase 2 semanas perdido rs...
foi isso que aconteceu... no caso do eletrico, blz...
aero barato, sem mto prejuizo, no outro ja e mais complicado, mas o prejuizo foi minimo..
eu nao gosto mto de economizar em tx/rx, isso eu falo por mim...
acho mto critico... vc pode perder o aero ou pior... causar um acidente...

tendo um bom rx/tx, e para o resto da vida, vc pode ir desde eletrico a jatos a reacao, que vc pode usar o mesmo...

eu nunca tive problemas com rx/tx, sempre usei futaba...

abs[/quote:37d06ca2dc]

Ele pode ter caído e perdido comando por muitos motivos, não que seja o TX e RX, não adianta culpar só o rádio, pode ser, mas pode ser Mal contato, servo em curto circuito, queda de tensão, speed em curto e várias outras coisas, cheguei a conclusão que só vou falar que a culpa foi do rádio depois que testar TUDO o resto da eletronica.

abs[/quote:37d06ca2dc]

Em 2 aeros distintos?
Onde so o Tx era o mesmo?
Acho dificil, ele mesmo disse que achava q era Tx.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:1487ad4869="rsdeus"]No caso que eu estava presente, aconteceu no aerosampa, um amigo foi voar um eletrico e qdo estava vindo para pouso ele simplesmente perdeu contato com o radio e despencou...
ate agora ele nao o achou...

[/quote:1487ad4869]

Pergunta: A antena do TX estava na horizontal ou na vertical ?
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder