motorização de avão tucano .60
- Thalles Santiago
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[quote:695433c5ac="Mucio Viana Jr"]Só para completar, vou passar umas informações sobre o motor RCG/RCGF 15CC (o que muita gente compra, inclusive eu, na HK).
O motor até funciona bem, pega fácil, regula direitinho.
Mas o que eu tenho, já deu umas poucas apagadas em vôo e é um motor fraco e pesado. Lembrando, ele é um motor 19,5CC (e não 15CC). Basta fazer as contas com os dados do site (raio e curso do pistão). Este info já deu muito bate-boca em sites pois o anúncio da HK é mentiroso.
Definitivamente não vale a pena comprar este motor. Compre um 20, DLE, RCG/RCGF. É a melhor relação potencia/peso e um preço razoável.
Se quer comprar um 15CC, então compre o OS GT15.[/quote:695433c5ac]
Até pq CC não está diretamente ligado a potência. Estamos vivenciando isso no automobilismo. Carros com 1000cc mais fortes que carros 2000cc. O que interessa mesmo é o hp gerado no eixo.
O motor até funciona bem, pega fácil, regula direitinho.
Mas o que eu tenho, já deu umas poucas apagadas em vôo e é um motor fraco e pesado. Lembrando, ele é um motor 19,5CC (e não 15CC). Basta fazer as contas com os dados do site (raio e curso do pistão). Este info já deu muito bate-boca em sites pois o anúncio da HK é mentiroso.
Definitivamente não vale a pena comprar este motor. Compre um 20, DLE, RCG/RCGF. É a melhor relação potencia/peso e um preço razoável.
Se quer comprar um 15CC, então compre o OS GT15.[/quote:695433c5ac]
Até pq CC não está diretamente ligado a potência. Estamos vivenciando isso no automobilismo. Carros com 1000cc mais fortes que carros 2000cc. O que interessa mesmo é o hp gerado no eixo.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
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Boa noite caros amigos, depois de vasculhar o que á tenho três motores em lista gostava da vossa opinião porque na gasolina sou novato, um é o RCGF 15cc ou 20cc, outro é DLE RE 20cc, outro é um motor que já não se fabrica " é pena " que é um Webra 15cc P5, sei aonde um novo.
Obrigado
Fernandoliveira
Obrigado
Fernandoliveira
- Thalles Santiago
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[quote:4da1477bc6="fernandoliveira"]Boa noite caros amigos, depois de vasculhar o que á tenho três motores em lista gostava da vossa opinião porque na gasolina sou novato, um é o RCGF 15cc ou 20cc, outro é DLE RE 20cc, outro é um motor que já não se fabrica " é pena " que é um Webra 15cc P5, sei aonde um novo.
Obrigado
Fernandoliveira[/quote:4da1477bc6]
Então Fernando, tenho o mesmo aero, está só esperando seu tempo para ser montado.
[URL=http://imageshack.com/f/f0rnq5Vwj][img:4da1477bc6]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/540/rnq5Vw.jpg[/img:4da1477bc6][/URL]
Também comprei visando um motor "gas". Pesquisei bastante, e decidi ir de DLE 20RA, porém surgiu o primeiro obstáculo.
[URL=http://imageshack.com/f/ex1vwb99p][img:4da1477bc6]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/537/1vwb99.png[/img:4da1477bc6][/URL]
Só temos 120mm da parede de fogo até a "boca" do cowl. O DLE 20 RA e o RCGF tem mais de 13mm, o que deixaria o acabamento muito feio, pois o spinner irá ficar pelo menos 15mm afastado do cowl, já vi e fica horrível! O que restou, foram os motores gasolina do mesmo tamanho de caixa dos glows .91, teremos Evo15CC e OS GT15, este último desconsiderei devido preço elevadíssimo, manutenção cara e difícil peças de reposição em nosso país amado. Só me restou o Evo 15GX, com a pulga atrás da orelha, varri todos os fóruns gringos e cheguei a conclusão que ele não rende o que um RCGF 15 rende, e nem mesmo o RCG 15. Pq? Se trata de uma conversão do glow para gas. É um motor compacto, tem carburador na frente, sua medida da tampa do cárter até o local do spinner é 10mm, ficaria perfeito no tucano, se não fosse a défice de performance. Ainda assim poderia diminuir a parede de fogo para ganhar mais 20mm, porém não tenho ferramenta para o trabalho e não conheço ninguém confiável que faça. Estou quase colocando um glow ASP 91, pois a diferença pra menos para o motor ASP é suficiente para comprar combustível por mais de um ano, até lá já vendi o aero.
abs.
Obrigado
Fernandoliveira[/quote:4da1477bc6]
Então Fernando, tenho o mesmo aero, está só esperando seu tempo para ser montado.
[URL=http://imageshack.com/f/f0rnq5Vwj][img:4da1477bc6]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/540/rnq5Vw.jpg[/img:4da1477bc6][/URL]
Também comprei visando um motor "gas". Pesquisei bastante, e decidi ir de DLE 20RA, porém surgiu o primeiro obstáculo.
[URL=http://imageshack.com/f/ex1vwb99p][img:4da1477bc6]http://imagizer.imageshack.us/v2/640x480q90/537/1vwb99.png[/img:4da1477bc6][/URL]
Só temos 120mm da parede de fogo até a "boca" do cowl. O DLE 20 RA e o RCGF tem mais de 13mm, o que deixaria o acabamento muito feio, pois o spinner irá ficar pelo menos 15mm afastado do cowl, já vi e fica horrível! O que restou, foram os motores gasolina do mesmo tamanho de caixa dos glows .91, teremos Evo15CC e OS GT15, este último desconsiderei devido preço elevadíssimo, manutenção cara e difícil peças de reposição em nosso país amado. Só me restou o Evo 15GX, com a pulga atrás da orelha, varri todos os fóruns gringos e cheguei a conclusão que ele não rende o que um RCGF 15 rende, e nem mesmo o RCG 15. Pq? Se trata de uma conversão do glow para gas. É um motor compacto, tem carburador na frente, sua medida da tampa do cárter até o local do spinner é 10mm, ficaria perfeito no tucano, se não fosse a défice de performance. Ainda assim poderia diminuir a parede de fogo para ganhar mais 20mm, porém não tenho ferramenta para o trabalho e não conheço ninguém confiável que faça. Estou quase colocando um glow ASP 91, pois a diferença pra menos para o motor ASP é suficiente para comprar combustível por mais de um ano, até lá já vendi o aero.
abs.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
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Estou partindo para converter meus .61 e .46 para gasolina, já fiz teste de bancada com o Evolution .61, gostei do funcionamento, pegou na primeira sem tanque, só com gasolina esboorrifada no carburador, depois com tanque sem pressurização funcionou um bom tempo em marcha lenta e aceitava numa boa aceleração. Estou com problema na mangueira adequada para gasolina, por enquanto será a cristal, vamos ver como será o teste no aeromodelo e em voo. O motor estava parado desde 2006, foi desmontado para conversão e remontado sem trocar nada.
Sou um daqueles que comprou o HK 15cc, porém ainda sem teste, para utilizar em aeros com glow requer modificação no posicionamento da parede de fogo, em vista do carburador ficar na trazeira do motor, o projeto de um Stick com 1,80 de asa já está iniciado, falta tempo para concluir.
Sou um daqueles que comprou o HK 15cc, porém ainda sem teste, para utilizar em aeros com glow requer modificação no posicionamento da parede de fogo, em vista do carburador ficar na trazeira do motor, o projeto de um Stick com 1,80 de asa já está iniciado, falta tempo para concluir.
Estou com um Tucano Phoenix aqui para montar, vou com um Magnun .91 4T... Uso essa mesma motorização para outro dois Tucanos que tenho, um Radar e outro de fibra com 1.6m de envergadura ( canela seca , bem antigo)... Não acho que o da Phoenix vai ficar 1kg mais pesado que o Radar... É mais pesado, mas não chega a tanto.... Creio que o ,91 4T leve ele bem em vôo escala/esporte.
O superTucano do meu avatar está com um OS 120 surpass 4T, é um da Seagul, de balsa e mesmo sendo mais comprido e pesado que o Radar, acho que o 120 fica sobrando para meu estilo de vôo.
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Estou com um Tucano Phoenix aqui para montar, vou com um Magnun .91 4T... Uso essa mesma motorização para outro dois Tucanos que tenho, um Radar e outro de fibra com 1.6m de envergadura ( canela seca , bem antigo)... Não acho que o da Phoenix vai ficar 1kg mais pesado que o Radar... É mais pesado, mas não chega a tanto.... Creio que o ,91 4T leve ele bem em vôo escala/esporte.
O superTucano do meu avatar está com um OS 120 surpass 4T, é um da Seagul, de balsa e mesmo sendo mais comprido e pesado que o Radar, acho que o 120 fica sobrando para meu estilo de vôo.
O superTucano do meu avatar está com um OS 120 surpass 4T, é um da Seagul, de balsa e mesmo sendo mais comprido e pesado que o Radar, acho que o 120 fica sobrando para meu estilo de vôo.
- Thalles Santiago
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[quote:abcad8880e="IWASA"]Estou com um Tucano Phoenix aqui para montar, vou com um Magnun .91 4T... Uso essa mesma motorização para outro dois Tucanos que tenho, um Radar e outro de fibra com 1.6m de envergadura ( canela seca , bem antigo)... Não acho que o da Phoenix vai ficar 1kg mais pesado que o Radar... É mais pesado, mas não chega a tanto.... Creio que o ,91 4T leve ele bem em vôo escala/esporte.
O superTucano do meu avatar está com um OS 120 surpass 4T, é um da Seagul, de balsa e mesmo sendo mais comprido e pesado que o Radar, acho que o 120 fica sobrando para meu estilo de vôo.[/quote:abcad8880e]
Amigo, estou falando pq pesei ambos! O que elevou o peso deste aero são basicamente três fatores, 1- maior, 2-mais reforçado e 3-trem de pouso.
Outro detalhe importante, este aero tem duas versões, a primeira que tem trem fixo e é bem mais leve, porém n fez sucesso, e a segunda que ganhou trem pneumático, porém elevou bastante o peso e o fabricante não refez as recomendações de motor, deixando para a configuração antiga. Procure no yotube e verá as duas versões voando. A versão com trem pneumático, se arrasta com motor gas 15cc.
O superTucano do meu avatar está com um OS 120 surpass 4T, é um da Seagul, de balsa e mesmo sendo mais comprido e pesado que o Radar, acho que o 120 fica sobrando para meu estilo de vôo.[/quote:abcad8880e]
Amigo, estou falando pq pesei ambos! O que elevou o peso deste aero são basicamente três fatores, 1- maior, 2-mais reforçado e 3-trem de pouso.
Outro detalhe importante, este aero tem duas versões, a primeira que tem trem fixo e é bem mais leve, porém n fez sucesso, e a segunda que ganhou trem pneumático, porém elevou bastante o peso e o fabricante não refez as recomendações de motor, deixando para a configuração antiga. Procure no yotube e verá as duas versões voando. A versão com trem pneumático, se arrasta com motor gas 15cc.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
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- Localização: São Paulo Angola
Boas amigos, obrigado pelas sugestões, quanto mais falamos mais estreita fica a estrada. Então temos duas alternativas, a gasolina tem que ser um 20cc mas tem que se alterar a parede de fogo, a outra alternativa é irmos para um .91 a glow, mais em conta o motor mas mais dispendioso o combustível e mais óleo para limpar.
- Thalles Santiago
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[quote:6f8a71e49e="fernandoliveira"]Boas amigos, obrigado pelas sugestões, quanto mais falamos mais estreita fica a estrada. Então temos duas alternativas, a gasolina tem que ser um 20cc mas tem que se alterar a parede de fogo, a outra alternativa é irmos para um .91 a glow, mais em conta o motor mas mais dispendioso o combustível e mais óleo para limpar.[/quote:6f8a71e49e]
Fernando, exite um motor 15cc que com certeza não irá ficar fraco, e tem o tamanho perfeito, dispensando qualquer adaptação. É o OS 15GT, porém como falei, é caro e é um casamento eterno. Outro motor legal é o RCGF 15CC BM, ele é tão forte quanto um 20cc da geração anterior. Porém ainda assim precisa adaptar a parede de fogo. Hoje colocaria este em meu tucano, problema é achar quem faça tal adaptação, pois apesar de simples não tenho tempo nem ferramentas necessárias.
Fernando, exite um motor 15cc que com certeza não irá ficar fraco, e tem o tamanho perfeito, dispensando qualquer adaptação. É o OS 15GT, porém como falei, é caro e é um casamento eterno. Outro motor legal é o RCGF 15CC BM, ele é tão forte quanto um 20cc da geração anterior. Porém ainda assim precisa adaptar a parede de fogo. Hoje colocaria este em meu tucano, problema é achar quem faça tal adaptação, pois apesar de simples não tenho tempo nem ferramentas necessárias.
"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui..."
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