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Re: Ajuda com motor elétrico

Enviado: Ter Fev 17, 2015 9:38 am
por LaercioLMB
O Drive Calc não tem nada ainda para turbinas, mas o e-calc tem, vá na página do e-calc e selecione turbinas que irá poder fazer os testes que deseja.
Só o e-calc agora está um pouco limitado nos resultados, pois eles querem uma contribuição monetária para manter o site no ar.

Re: Ajuda com motor elétrico

Enviado: Qui Fev 19, 2015 3:47 pm
por EduardoAzevedo
Desculpem não ter postado nada estes dias, meu computador teve problemas devido a um raio :evil: .

LaercioLMB escreveu:O Drive Calc não tem nada ainda para turbinas, mas o e-calc tem, vá na página do e-calc e selecione turbinas que irá poder fazer os testes que deseja.
Só o e-calc agora está um pouco limitado nos resultados, pois eles querem uma contribuição monetária para manter o site no ar.


LaercioLMB
Entrei no site do e-calc, porém lá tem turbinas para jatos EDF, e como eu falei, estou desenvolvendo um barco ^^, e não encontrei um método para colocar as informações do motor que estou criando, só encontrei motores que já existem.

Pelo Drive Calc eu axei uma combinação; colocando fios 19 AWG com 6 fios paralelos e 4 voltas apenas, o motor teoricamente geraria 18158,2 W, até o momento foi a melhor combinação que encontrei, o que vocês acham?

Re: Ajuda com motor elétrico

Enviado: Qui Fev 19, 2015 4:53 pm
por GRANATO
Muito provavelmente terá problema em manusear fio 19Awg. Ele é bastante rígido e se os cantos do estator onde irá o enrolamento não forem arredondados o suficiente, vai forçar o esmalte do fio podendo provocar curtos. Eu usaria fios com bitola menor e maior quantidade de fios.

Re: Ajuda com motor elétrico

Enviado: Qui Fev 19, 2015 9:35 pm
por EduardoAzevedo
GRANATO escreveu:Muito provavelmente terá problema em manusear fio 19Awg. Ele é bastante rígido e se os cantos do estator onde irá o enrolamento não forem arredondados o suficiente, vai forçar o esmalte do fio podendo provocar curtos. Eu usaria fios com bitola menor e maior quantidade de fios.


O que você me aconselha GRANATO?

Re: Ajuda com motor elétrico

Enviado: Sex Fev 20, 2015 10:02 am
por LaercioLMB
Como o Granato falou, fio 19 não é uma boa pelos motivos já citados e outra, gerar muita potência não significa que o motor terá um bom rpm para uma turbina.
Tem que cuidar que essa potência toda pode ser convertida boa parte em calor.
Pelo que vi você falando, o que você quer é uma turbina para o sistema HIDROJET, igual ao dos Jet ski e não igual aos FAN usados em aviões e aerobarcos e Hovercrafts.

Re: Ajuda com motor elétrico

Enviado: Sex Fev 20, 2015 3:09 pm
por EduardoAzevedo
LaercioLMB escreveu:Como o Granato falou, fio 19 não é uma boa pelos motivos já citados e outra, gerar muita potência não significa que o motor terá um bom rpm para uma turbina.
Tem que cuidar que essa potência toda pode ser convertida boa parte em calor.
Pelo que vi você falando, o que você quer é uma turbina para o sistema HIDROJET, igual ao dos Jet ski e não igual aos FAN usados em aviões e aerobarcos e Hovercrafts.


LaercioLMB

Isso mesmo vou usar uma HIDROJET como essa:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__13388__CNC_Precision_Jet_Boat_Drive_X_Large.html
Com relação aos fios, o que vocês me aconselhariam?
Desde já agradeço a todos.

Re: Ajuda com motor elétrico

Enviado: Sex Fev 20, 2015 4:15 pm
por LaercioLMB
Nesse caso, o motor além de alto kv, tem que ter força e terá que ter um meio termo nisso, pois não adianta ter muito kv se a força final ficar baixa, o motor vai forçar, esquentar a transformar a maior parte da potência gerada, em calor.
Fios mais grossos que 25 AWG começam a ficar ruins de manusear em bobinas pequenas e se ao invés de usar 6 fios 19 puder usar 12 fios 25, mesmo que tenha o mesmo número de voltar, a capacidade de carga do motor irá aumentar, mas certamente você terá que aumentar um pouco o número de voltas.
Li nos comentários de quem comprou, usarem motor de 1050 kv com bateria 4S que sem carga daria um rpm final em 15540 rpm e outro usando motor 49 cc com rpm entre 10000 e 15000.
Sendo assim, não adianta você querer fazer o enrolamento do motor para que ele tenha um kv muito alto, pois para força, alto kv não é uma voa e uma hélice dentro d'água faz muita força.

Re: Ajuda com motor elétrico

Enviado: Sex Fev 20, 2015 7:12 pm
por EduardoAzevedo
LaercioLMB escreveu:Nesse caso, o motor além de alto kv, tem que ter força e terá que ter um meio termo nisso, pois não adianta ter muito kv se a força final ficar baixa, o motor vai forçar, esquentar a transformar a maior parte da potência gerada, em calor.
Fios mais grossos que 25 AWG começam a ficar ruins de manusear em bobinas pequenas e se ao invés de usar 6 fios 19 puder usar 12 fios 25, mesmo que tenha o mesmo número de voltar, a capacidade de carga do motor irá aumentar, mas certamente você terá que aumentar um pouco o número de voltas.
Li nos comentários de quem comprou, usarem motor de 1050 kv com bateria 4S que sem carga daria um rpm final em 15540 rpm e outro usando motor 49 cc com rpm entre 10000 e 15000.
Sendo assim, não adianta você querer fazer o enrolamento do motor para que ele tenha um kv muito alto, pois para força, alto kv não é uma voa e uma hélice dentro d'água faz muita força.


LaercioLMB:
em primeiro lugar obrigado mestre ^^.
Tudo isso eu estou levando em conta, por isso falei que o motor deveria gerar um outpower na faixa de uns 11500W, acredito que com essa força ele giraria um eixo com uma hélice tranquilamente, comentei também que deveria ter na faixa de 500 a 800 Kv's, em uma média destes valores com baterias 8S eu teria mais ou menes uns 19000 rpm, tenho um amigo que é nautimodelista e engenheiro naval que está me ajudando na parte do hidrojet para sabermos exatamente quantos rpm's vou precisar.

Como falei em outro post, estou sem condições de postar dados técnicos, pois meu computador sofreu uma pane devido a uma descarga elétrica, mas acredito que este final de semana ele já volte a funcionar, então vou tentar outros enrolamentos, principalmente com fios mais finos como você e o GRANATO falaram, se tiver mais alguma ideia para me ajudar, ficarei grato, pois como falei, se este motor funcionar poderá ser usado para muitos fins, não apenas o nautimodelismo, mas para qualquer modelismo de proporções maiores, conto com o auxilio de todos do fórum.

Re: Ajuda com motor elétrico

Enviado: Sex Fev 20, 2015 7:59 pm
por LaercioLMB
Que mestre o que :lol: :lol: :lol: :lol: nessa parte eu sou fraco, pois não sei as condições reais dessa hidrojet e tão pouco as medidas do seu motor para falar algo com mais exatidão e nesse caso, estou tentando analisar ao máximo a situação, tanto é que fui ler os comentários de quem comprou aquela hidrojet na HK e ver que motores usaram e pelas dimensões dela, os motores não são pequenos.

Re: Ajuda com motor elétrico

Enviado: Seg Fev 23, 2015 9:01 am
por EduardoAzevedo
Bom dia, este final de semana consegui restaurar meu computador, que depois de uma descarga elétrica acabou ficando com algumas trilhas do HD danificadas.

LaercioLMB:
Fiz os testes com o fio 25 Awg como você e o GRANATO haviam dito, com 12 fios ele me deu uma corrente máxima de mais ou menos uns 240Amp com o fio 19 Awg estava em torno dos 400Amp.
Uma dúvida me ocorreu com este novo teste, com o fio 19 a resistência fica em torno de 40 mOhm e com o fio 25 fica na casa dos 6 mOhm, não sei se meu raciocínio está correto, mas quanto menor a resistência mais eficiente será o conjunto?

Bom a partir desta semana quero finalizar a teoria do enrolamento e começar a parte prática do projeto, vou atras do eixo, bell, rolamentos e imãs, assim que por a mão na massa postarei fotos do andamento do projeto.

Desde já agradeço as respostas, um abraço.