Vou fazer um F-22 c/ 2m de envergadura, qual o melhor motor

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
diubadiuba
membro
Mensagens: 881
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
Localização: Joinville, SC

Mensagem por diubadiuba »

[quote:066d04795d="claudiorfernandes"][quote:066d04795d="diubadiuba"]e= mc2
Calcula a porrada de um bicho desses :shock:[/quote:066d04795d]
Diuba, se o modelo for construido em depron, não haverá "porrada"... ele vai DESMANCHAR muito antes de atingir metade dessa velocidade....
Seria legal se o primeiro vôo fosse filmado... Teríamos até um titulo pronto..
"farofa aérea"....[/quote:066d04795d]

Ah Ah AH................................
Eu tô chorando de rir. :lol:
Esse sapo é f... 8)
Faturava fácil uma grana extra como comediante. :wink:
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Dá pra fazer sim, mas eu não colocaria EDF para um projeto desses, fica muito complicado, o problema é a velocidade que você quer atingir, fica muito caro, bem mais caro que um EDF glow.
Mais fácil usar um ou dois motores empurrando, ai fica traquilo de fazer de isopor.
Meu F22 é de bandejinha, acho que alcança uns 50km/h com motor de CD rebobinado e EDF, tem perto de 300g de massa pronto para voar, mas é pequeno.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Se alguém precisar, eu tenho "Jingle Bells" pra colocar como fundo musical para a chuva de neve artificial...
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Pesquise bastante sobre EDFs grandes, elas já fornecem mais de 2kgf de empuxo estático ou mais, estamos em um terreno novo, aviões grandes com isopor e depron, não adianta pedir opiniões para quem não fez ainda nada parecido, é preciso tentar.
Se for o caso, será necessário importar os EDF´s grandes.
Reforços são sempre necessários e o avião fica mais frágil a medida que cresce, a superfície aumenta com o quadrado das dimensões, o volume e o peso aumentam com o cubo, ou seja, se um modelo fosse replicado em escala exatamente dobrada sua superfície de asa aumentaria apenas 4X para um aumento de peso de 8X.
Uma boa longarina de carbono, se necessário stails e reforços nas superfícies de comando resolvem o promema da estrutura, a fuselagem em si aguenta sozinha.
Geralmente quando se inicia um projeto ambicioso assim é necessário abdicar de alguns detalhes, você escolhe, mas estude todas as possibilidades.
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Ou seja: Dá p/ fazer, mas estude bem antes.

Tem uns caras na Australia que fazem aeros dessa magnitude, na casa dos 2m e quase 3kg de peso, todos EDF, que podem te indicar qual equipamento comprar:

Bruno Zimmermann (username zimmermann no rcgroups);
Brett Warrick (username brw2004 no Youtube);

Outro cara que pode te indicar um equipamento bom tb é o Ian Monthy, do www.edfmodel.com Os modelos que ele vende são para motorizações poderosas e peso-pesado. P/ vc ter uma idéia, o 737 do bruno Zimmermann tinha só 1m de envergadura mas pesava 1,36kg. Carga alar de 68g/dm2

Em qualquer um desses casos vc irá lidar com ESCs caríssimos p/ correntes altas, baterias grandes, pesadas e caras e conjuntos estupidamente potentes.

Caso queira partir para projetos mais "low cost", veja tópicos como este aqui:
http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=238848
Avatar do usuário
Pedro Pithan
membro
Mensagens: 2526
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 12:28 am
Contato:

Mensagem por Pedro Pithan »

respostas: Este é meu terçeiro jato e 6 aero, sim tenho experiencia na montagem e na pilotagem, sei que é complicado e cansativo fazer aviões grandes em depron e que precisará de muita potencia e muitos reforços estruturais mas é um sonho que vejo pousando em minhas mãos, então gostaria muito que me dessem o maximo possivel de apoio. Obrigado.
Avatar do usuário
Pedro Pithan
membro
Mensagens: 2526
Registrado em: Dom Dez 09, 2007 12:28 am
Contato:

Mensagem por Pedro Pithan »

eashiuchi, manda ai umas fotos do seu!!
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Tenho um post publicado sobre ele, basta clicar na foto abaixo que redireciona para o link. Se eu fosse tirar dúvidas sobre a montagem desse meu modelo com certeza iriam surgir opiniões dizendo que não valeria a pena, ele é feito de bandejinha, é EDF e usa um motor de cd-rom, só publiquei depois que voou, vendo voar ninguém diz que não valeu.
É melhor encarar de vez e procurar tirar as dúvidas por partes e os problemas a medida em que aparecem, é assim que eu faço.
[url=http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=9230&start=0][img:5f43e16466]http://img470.imageshack.us/img470/636/f2201od6.jpg[/img:5f43e16466][/url]

Mais uma...

[img:5f43e16466]http://img209.imageshack.us/img209/7424/f2205yq4.jpg[/img:5f43e16466]
Canal Bit - 49,860Mhz
Spektrum - 2,4 GHz
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

nossa!nunca vi um F-22 de depron com 1 kg e meio!a 160 por hora!eu ia lenha nos primeiros 10 segundos!!!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

fibra de carbono, fibra de vidro e uns detalhes em depron. depois coloca 2 turbinas de 8kg de empuxo cada. aí talvez voe do jeito que vc quer. nada que uns 20 mil reais não resolvam :P
agora falando serio: a sua ideia eh boa, mas para um PSS. sim, planador de colina, sem motor. vai ficar show!!!!!
Responder