LiFePO4 3.2V 2300 mAh

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Hmmm... Faz sentido do ponto de vista da química...

Maior temperatura = Maior velocidade de reação

Isso ocorre pois os reagentes da bateria estão "excitados" (Imagine as moléculas como bolinhas de borracha quicando e movendo para todos os lados), então é muito mais fácil de um reagente se mover e reagir com o eletrodo correspondente, liberando ou absorvendo elétrons.

Realmente é interessante esse comportamento, ainda mais que quando aumentamos a tenperatura de certos componentes eletrônicos, a resistência interna deles pode aumentar, reduzindo a corrente fornecida á outros componentes, porém uma tensão maior facilita a passagem da corrente. ^^

Mas... sabe... Com essas LiFePO4... mais do que 2 packs não é necessário! XD AAEHUHAEUHAE
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Norton, Esse pack vai bem nos modelos de 750g, como os da e-flite (extra 260, funtana X, edge 540 e outros)... Até mesmo nos modelos da Radar como o Piper CUB J3 EP... ficará um pouco mais pesado mas não irá influenciar muito a carga allar... terá ~35g/dm2 e uma autonomia acima dos 15min.

Para os modelos menores, abaixo de 500g é mais viável usar as células da A123 de 1100mAh (39g)... um pack 3s1p 1100mAh terá ~ 130g.

Marcio, A minha dúvida no momento é quanto a montagem do pack... ontem fiz alguns testes de soldagem utilizando ferro de solda de 60W e solda best azul... utilizei algumas tampas metálicas e fio duplo cobre rígido 2,5mm2 (duplo - 5mm2) como tab...

Ainda não consegui atingir o tempo de 2-3s para soldar o tab na tampa metática, como sugerido no site da ACW... Tenho levado entre 5s a 10s e após a soldagem percebi que a tampa estava bem quente... Não sei se estas células são tão sensíveis a soldagem quanto as células A123... de qualquer modo vou tentar abaixar o tempo de soldagem para os 2-3s... Estou achando que a potência (60W) do ferro de solda está muito baixa... vou fazer um outro teste trocando a ponta de solda por uma que tenha um massa térmica maior.

Abraços,

Caio
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Qual carregador é normalmente usado para essas A123?
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1905
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

hahauah muito show estas lifepo4 onde vc comprou as suas?
vou pedir umas tb
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

O Imax B6 e o estation BC 6 carregam estas células com carga de 5A e potência máxima de saída de 50W... portanto um pack 3s levará ~30min para carregar!

Na ACW tem o carregador da hyperium EOS 610iNET que carrega com taxa de 10A e 250W de saída... dá para carregar packs de até 6s em 15min!

http://www.aircraft-world.com/shopexd.asp?id=5202
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

eu não uso carregador nenhum pra 3s!!!!

diretão na bateria do carro , tenho 8 resistores de 1ohm 5W em paralelo pra limitar a corrente inicial , e um jumper , que fecho depois de 1 minuto inicial...
sem fechar o jumper , com uma boa bateria de carro , leva em torno de 12-14 minutos pra dar os 2250-2300mah pra dentro.
com o jumper cai pra 7-8 minutos a carga toda!!!

pra 4s uso um simples adaptador veicular de notebook , guenta até 15A , mas com um fan de cpu em cima dele.

Caio, use um ferro mais potente. e com uma ponta grande, com bastante inércia térmica.
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1905
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

:shock: CARACULIS..... :shock:
Vai fazer isso com uma lipo pra vc ver que beleza...
Mais uma perguntinha como vc sabe que já está carregado?
E como limita a corrente por 5C depois de um minuto... a propia lifepo4 limita essa corrente...

Meu medo se tornou real.... vou ter que fazer meu carro pegar no tranco pra sair do local de voo!!! :twisted:
Keep Flying! Contato: osvaldoljunior-gmail.com
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Como vc faz para limitar a tensão em 3.6V? Por acaso, vc fica monitorando a tensão com um multimetro e interrompe quando chegar em 3.6V? É isso?

Valeu, Vou ver se acho um ferro de solda de 100W...
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

medo de fazer o carro pegar no tranco? isto acostuma com o tempo , vira rotina.... uaheuhueahaaaa

eu por enquanto estou usando meu datalogger eagletree com LCD pannel pra monitorar as cargas , mas com um simples voltimetro vc sabe qdo termina pois a tensão fica um tempão firme nos 10.45v total , e derrepente começa a subir rápido , daí deixo subir até 11.4v e desligo , a corrente começa a descer sozinha depois que a tensão sobe. ou seja , tensão subiu rápido e atingiu os 11.4v , desliga... não tem problema passar dos 3.6v por celula , já foi amplamente testado lá fora e não dá nada , até eu no começo esqueci o treco ligado e fiquei conversando , deixei chegar a 4.1v por celula!!!
meu pack de 3s tem cerca de 100 ciclos carregando desta maneira, e entram 2300mah neles sempre!!
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

O.O"

NA BATERIA DO CARRO???

CA**IO VÉÉÉÉIO!

O loko... Né atoa que dizem ser parruda...
Responder