Avião Escala X Aerodinâmica

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4458
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

pessoal que voa glow aqui diz que o voo to tucano escala é critico: stol de asa... etc...

dai, teve um campeonado que vieram um japoneses (sim!) aeroturistas.... e pegaram a planta de um t27 e remodelaram ele todo, conforme a necessidade de um aeromodelo.

pessoal que montou o tucano deles falaram que é outro avião... distancia do nariz até o bordo de ataque = distancia do bordo de fuga ao bordo de ataque do estabilizador.

aumentaram o momento do leme..

enfim.. nao sei mais detalhes, mas disseram que virou um excelente acrobático e com estabilidade irreconhecível!
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Avatar do usuário
fernando-ric
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Ago 05, 2004 9:53 pm
Localização: desaparecido

Mensagem por fernando-ric »

Então pode-se simplificar isso na densidade relativa (proporcional) do ar?

Por exemplo, como um aeromodelo é menor, é como se o ar fosse menos denso pra ele?

Por isso refrigerando o ar pode-se conseguir o mesmo comportamento em túnel de vento?
_

www.rceletrico.com
AUTOMODELISMO ELÉTRICO
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

fernando-ric escreveu:Por exemplo, como um aeromodelo é menor, é como se o ar fosse menos denso pra ele?

A questao nao é densidade, é o tamanho relativo da molecula de ar.

Por isso refrigerando o ar pode-se conseguir o mesmo comportamento em túnel de vento?

Como o espacamento das moleculas varia conforme a temperatura, talvez o numero de Reynolds tambem varie com a temperatura, nao sei... as formulas padrao nao falam sobre temperatura (que eu me lembre), talvez porque as variacoes de temperatura que temos na pratica afetem muito pouco e portanto sao desconsideradas.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Fábio BP
membro
Mensagens: 769
Registrado em: Sáb Mai 21, 2005 11:03 pm
Localização: Valinhos - SP
Contato:

Mensagem por Fábio BP »

Poxa, faço eng. civil, as aulas na facul nem começaram ainda e parece que estou em época de prova de hidráulica geral lendo isto. :lol: :lol:
:lol:
>
voe muito, converse muito, recarregue suas baterias e aproveite cada momento.
;)
Avatar do usuário
renatoub
membro
Mensagens: 226
Registrado em: Seg Ago 22, 2005 2:02 pm
Localização: São Luis - MA

Mensagem por renatoub »

nem li o q a galera escreveu....
ms pelo q sei d minha experiencia em aeromodelos(experiencia de 10 anos...) quando vc diminui um aviao pra uma escala fiel, ele vai ter as mesmas tendencias do real, porem, ele vai sempre precisa do da proporcao contraira pras tarefas, ou seja se fizer um 50% fiel, ele vai ter o dobro do stall do real, e mais outras coisas assim....
por isso fika ruim....
RenatoUb
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:83d1b16756="renatoub"]nem li o q a galera escreveu....
ms pelo q sei d minha experiencia em aeromodelos(experiencia de 10 anos...) quando vc diminui um aviao pra uma escala fiel, ele vai ter as mesmas tendencias do real, porem, ele vai sempre precisa do da proporcao contraira pras tarefas, ou seja se fizer um 50% fiel, ele vai ter o dobro do stall do real, e mais outras coisas assim....
por isso fika ruim....[/quote:83d1b16756]

O problema de aviões na escala fiel é que os perfis podem não funcionar muito bem em baixo Reynolds, as asas ficam com muito pouca corda (um Cessna escala 1:5 fica com 2m de envergadura e apenas 25cm de corda na raiz, se for fazer com 1m uma corda de 13 não daria sustentação quase nenhuma).

Aliado a isto, quando se faz um avião escala 1:10 deseja-se que ele voe aproximadamente a 1:10 da velocidade do real, mas ele terá 1:100 da área de asa e 1:1000 do volume.

Logo um Cessna 177 1:10 se feito na escala teria que ter 1m de envergadura, 10cm de corda média, voar a 30Km/h, e pesar 680g.

Mas como o escoamento do ar nesta situação é diferente do avião real, a asa nesta velocidade não gera esta sustentação nunca.

Daí aumenta-se a asa e estabilizador horizontal, diminui-se o peso, muda-se o perfil para fazer algo que voe bem. Nesta hora descobre-se que a fuselagem de um avião real também é muito grande e gorda para um aeromodelo (o do exemplo teria 13cm de altura e 8cm de largura), aí afina-se e diminui-se a altura da fuselagem.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
hate
membro
Mensagens: 1230
Registrado em: Qua Jan 19, 2005 4:51 am

Mensagem por hate »

...
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:1b1e394b05="hate"][quote:1b1e394b05="alexcmag"][quote:1b1e394b05="renatoub"]nem li o q a galera escreveu....
ms pelo q sei d minha experiencia em aeromodelos(experiencia de 10 anos...) quando vc diminui um aviao pra uma escala fiel, ele vai ter as mesmas tendencias do real, porem, ele vai sempre precisa do da proporcao contraira pras tarefas, ou seja se fizer um 50% fiel, ele vai ter o dobro do stall do real, e mais outras coisas assim....
por isso fika ruim....[/quote:1b1e394b05]

O problema de aviões na escala fiel é que os perfis podem não funcionar muito bem em baixo Reynolds, as asas ficam com muito pouca corda (um Cessna escala 1:5 fica com 2m de envergadura e apenas 25cm de corda na raiz, se for fazer com 1m uma corda de 13 não daria sustentação quase nenhuma).

Aliado a isto, quando se faz um avião escala 1:10 deseja-se que ele voe aproximadamente a 1:10 da velocidade do real, mas ele terá 1:100 da área de asa e 1:1000 do volume.

Logo um Cessna 177 1:10 se feito na escala teria que ter 1m de envergadura, 10cm de corda média, voar a 30Km/h, e pesar 680g.

Mas como o escoamento do ar nesta situação é diferente do avião real, a asa nesta velocidade não gera esta sustentação nunca.

Daí aumenta-se a asa e estabilizador horizontal, diminui-se o peso, muda-se o perfil para fazer algo que voe bem. Nesta hora descobre-se que a fuselagem de um avião real também é muito grande e gorda para um aeromodelo (o do exemplo teria 13cm de altura e 8cm de largura), aí afina-se e diminui-se a altura da fuselagem.[/quote:1b1e394b05]

resumindo-se, não tem um avião em escala! =)[/quote:1b1e394b05]

Meu Cessnão tem o tamanho na escala, mas perfil diferente.

A hélice também não pôde ser na escala, pois teria que ser uma de 15 polegadas, e uma hélice deste tamanho teria que girar muito devagar, ficando com pitch-speed insuficiente para o modelo...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[quote:596ef37dcc="alexcmag"]A hélice também não pôde ser na escala, pois teria que ser uma de 15 polegadas, e uma hélice deste tamanho teria que girar muito devagar, ficando com pitch-speed insuficiente para o modelo...[/quote:596ef37dcc]
Essa e' uma parte que nao entendo... se encontrar uma helice de 15 polegadas de diametro, com passo tal que o pitch speed fique adequado... qual e' o problema? Nao funciona?
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:8006a96ae8="gustabmo"][quote:8006a96ae8="alexcmag"]A hélice também não pôde ser na escala, pois teria que ser uma de 15 polegadas, e uma hélice deste tamanho teria que girar muito devagar, ficando com pitch-speed insuficiente para o modelo...[/quote:8006a96ae8]
Essa e' uma parte que nao entendo... se encontrar uma helice de 15 polegadas de diametro com passo tal que o pitch speed fique adequado... qual e' o problema? Nao funciona?[/quote:8006a96ae8]

Se tiver um passo grande e escolher bem a redução fica bom, mas só se fizer uma, pois não existe...

Neste modelo o perfil foi Schultz, mas procurei algo parecido na tabela e usei as polares dele para os cálculos. Este modelo estola a uns 20Km/h, tem melhor planeio a uns 24Km/h e velocidade de cruzeiro de uns 32Km/h.

Voou com uma 10x8SF a 4600RPM (empuxo estático de 500g, pitch-speed de 56Km/h), mas ficou melhor com uma 9x5HD a uns 8300RPM (empuxo estático de 650g, pitch-speed de 63Km/h).

O galho é que a maior hélice para elétricos que achei na tabela é uma GWS 14x7 SF, que tem passo pequeno para o tamanho. A 3200RPM esta hélice dá um empuxo estático de cerca de 650g, mas um pitch-speed de apenas 34Km/h, muito perto da velocidade de cruzeiro recomendada de 31Km/h. Um EPS400C-IS com 3S (reduzido 5,7:1) dá conta de girar esta hélice facilmente, mas provavelmente não conseguiria manter altitude com meio motor como acontece com as hélices menores com mais passo.

O galho é que o empuxo da hélice é:
- diretamente proporcional ao passo
- diretamente proporcional ao cubo do diâmetro
- diretamente proporcional ao quadrado da rotação

Para obter aproximadamente o mesmo empuxo e pitch-speed com uma hélice de 15 polegadas vira um belo sistema de equacoes... Como estou com preguiça de calcular, usei o Excel e chutei valores para passo e rotação até funcionar.

O resultado das contas foi que uma hélice de 15 polegadas para ter aproximadamente o mesmo empuxo e pitch-speed de uma 9x5 a 8200rpm precisa ser 15x23 e girar a 1780rpm.

Não sei se é possível fazer uma hélice deste tamanho com passo tão grande e ainda funcionar bem, mas pela matemática, um 400 reduzido 9:1 deve dar conta de girar uma hélice destas.

Esqueci de dizer que só foi possível fazer o modelo sem aumentar a asa porque no tamanho dele pude fazer a fuselagem em chapa de isopor de 15mm de espessura e assim deixá-lo leve (apesar de ter o dobro do tamanho e portanto 8 vezes o volume, ele pesa apenas 50% mais que um Cessna da World Models).
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder