Cola.. o que usar, como usar. A quatro, seis, oito mãos.

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Ótima iniciativa , deu para aprender bastante e entender um pouco sobre métodos de colagem e sobre as colas.

Alguém sabe se essa cola de acetato seria o que eles chamam popularmente aqui na minha região (Minas Gerais) de "Resina" ?

Os aeromodelistas Glow daqui sempre que pergunto dizem : "Eu colo meus modelos com Resina!"

Já perguntei se é Epóxi , se é Ciano , se é cola branca (PVA) , mas eles dizem que não é nada disso , é uma Resina branca/amarelada boa para colar madeira. (não é cola especial para madeira também).
Avatar do usuário
patrickmaxxcc
membro
Mensagens: 789
Registrado em: Qua Jul 23, 2008 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por patrickmaxxcc »

poxa marco isso me ajudou mutio!

Valeu!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:30be1ad793="Gustavo Murad"]Ótima iniciativa , deu para aprender bastante e entender um pouco sobre métodos de colagem e sobre as colas.

Alguém sabe se essa cola de acetato seria o que eles chamam popularmente aqui na minha região (Minas Gerais) de "Resina" ?

Os aeromodelistas Glow daqui sempre que pergunto dizem : "Eu colo meus modelos com Resina!"

Já perguntei se é Epóxi , se é Ciano , se é cola branca (PVA) , mas eles dizem que não é nada disso , é uma Resina branca/amarelada boa para colar madeira. (não é cola especial para madeira também).[/quote:30be1ad793]

Pelo seu relato é mesmo cola da aerobras, cola de kit ou colatudo ou cola de acetato.

Ela é muito boa mas perto de pordutos mais modernos eu duvido que tenha mais eficiencia.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

O assunto é muito amplo, só dei uma pincelada... já estou separando algumas coisas aqui.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Eu uso:
Para compensado e balsa: CA, Cola Monta e Fixa e epoxi
Para colar fibra de vidro no isopor, Monta e Fixa
Para colar chapeado de madeira em isopor, Epoxi, 3M77 (se o aero for durar pouco, for só um protótipo, porque essa cola solta com o tempo), cola de contato à base d'água, cola madeira ou cola branca. Tem também uma cola branca de contato, que vende no Kalunga, como cola para EVA e isopor, também funciona bem.
Para colar polionda: cola de contato comum.
Para colar servos no isopor, seja na asa ou na fuselagem, uso cola quente (para soltar depois é só borrifar álcool que sai fácil).
Agora, se me perguntar da ciência por trás disso... Sei muito pouco. Isso fica a cargo do Marco.

Abs

Eric
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Cola branca de contato eu desconhecia... :D Obrigado.

com tempo vou fazer como vc fez, relacionar o material e a cola usada ou sugerida.

Valeu Eric.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:5c7c2eeafa="Marco Antonio"]Cola branca de contato eu desconhecia... :D Obrigado.

com tempo vou fazer como vc fez, relacionar o material e a cola usada ou sugerida.

Valeu Eric.[/quote:5c7c2eeafa]
[img:5c7c2eeafa]http://www.livrariascuritiba.com.br/pub/papelaria//9990000263141.jpg[/img:5c7c2eeafa]
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:643630b89c="Ericfly"][quote:643630b89c="Marco Antonio"]Cola branca de contato eu desconhecia... :D Obrigado.

com tempo vou fazer como vc fez, relacionar o material e a cola usada ou sugerida.

Valeu Eric.[/quote:643630b89c]
[img:643630b89c]http://www.livrariascuritiba.com.br/pub/papelaria//9990000263141.jpg[/img:643630b89c][/quote:643630b89c]


Obrigado Eric.. essa vc tb indicou e vou colocar o link pois tem como usar.

http://www.unicalaminados.com.br/espaco_marceneiro_cola.php




[img:643630b89c]http://www.unicalaminados.com.br/images/produtos/cola_modo_usar1.jpg[/img:643630b89c]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Aerocado
membro
Mensagens: 712
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 11:57 am
Localização: Pomerode SC

Mensagem por Aerocado »

Bom, não sei se o pessoal usa essa técnica, mas usei uma vez em uma asa chapeada e funcionou muito bem, se alguém se interressar pode procurar por [b:f74ec727c5]Aliphatic Glue[/b:f74ec727c5]

Bom, quando ouvi falar desse método, demorei para descobrir o que que era a tal da Aliphatic Glue, mas por fim entendi que é a cola amarela de marceneiro.

Para chapear a asa dessa forma, é só diluir a cola em um pouco de água, apenas para facilitar na hora de espalhar, então se passa uma demão na madeira e uma no isopor, deixando secar (quase como uma cola de contato) mas a diferença vem agora, quando juntar as peças, elas não irão aderir, é ai que entra o ferro de passar roupas :D não sei explicar o processo químico, mas quando se aplica calor pela madeira, ela adere muito bem, de forma instantânea, ficando muito leve.

É um processo que não pode ser revertido, uma vez aplicado calor não se consegue "soltar" as peças aplicando mais calor.

Usei bastante essa cola para isso, mas é presciso tomar cuidado para não entortar a asa no caminho.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Tô que nem o Eric, só sei falar do resultado prático do que eu uso:
A esquerda tem 2 tubos de cola para isopor. Funciona muito bem em depron também. É cola de contato e tem que passar nas 2 partes e deixar secar por uns 10 min. Depois é só encostar uma na outra e tá colado.
Mais à direita estão minhas Epoxys e os tubos abaixo são do tipo araldite. Colas bi-componente pra uso mais pesado, tipo colar um trem de pouso ou um mancal de nariz de aero a elástico, ou parede de fogo.
Lá no alto são as colas brancas (cascorez ou tenaz, por exemplo). Como se pode ler no rótulo é cola pra madeira mas eu uso principalmente pra entelagem.
Dopis vem a "Fórmula 560" que é fabricada pra colar canopy. Genial! Soluvel em água (mesmo depois de seca) essa cola adere acetato na madeira e fica invisível depois de seca.
Os tubinhos vermelhos no canto direito são as colas em bastão (Pritt) que eu já usei para entelagem mas não recomendo porque com o tempo atraem insetos que vem comê-la (é composta por um troço que começa com "gluco" que certamente não passa de açúcar). Hoje utilizo para colar gabaritos e coisas mais descartáveis.
No extremo direito da foto estão as Cianoacrilato. Essas eu uso na construção de gabaritos e na colagem de partes do modelo onde eu quero endurecer a balsa.
Não uso, por exemplo, na colagem de um bordo de ataque de uma asa porque quando eu for lixar pra dar forma ao bordo encontrarei pontos de cola mais duros do que a própria balsa e isso vai ficar horrível.
No centro estão as bisnagas de cimento Aerobrás ou cola de acetato que á a minha preferida para construir com balsa. Aplico nas 2 partes e espero secar ao toque (cerca de 1 min) depois aplico em uma das partes e junto. O tempo de secagem total é de aprox 30 min. mas pode ser manuseado após uns 5 min.
E, finalmente, no centro da foto está a pistola de cola quente que (pra mim) não tem uso direto nos aeromodelos. Uso para fazer berços e caixas pra guardar os aeros.
Anexos
Colas.jpg
Colas.jpg (39.04 KiB) Exibido 19787 vezes
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Responder