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Enviado: Sáb Abr 18, 2009 7:24 pm
por osvaldoljunior
Eu tinha um plastimodelo do SR71...... era meu xodó

Uma coisa curiosa do SR71 é que quando em solo ele vazava combustivel por entre as placas metalicas, pois elas precisavam ter um certo espaçamento nelas pra aguentarem o atrito do ar em alta velocidade e dilatarem....

Enviado: Sáb Abr 18, 2009 7:48 pm
por Lambreta
[quote:9e1657fd32="osvaldoljunior"]Eu tinha um plastimodelo do SR71...... era meu xodó

Uma coisa curiosa do SR71 é que quando em solo ele vazava combustivel por entre as placas metalicas, pois elas precisavam ter um certo espaçamento nelas pra aguentarem o atrito do ar em alta velocidade e dilatarem....[/quote:9e1657fd32]

São Tomé: ver pra crer.

sinceramente nao acredito nisso, pois a tratativa ao sistema de combustível é crítica.

Deixar vazar combustível é o mesmo que abastecer fumando um cigarro.

onde vc viu esta informação?

Enviado: Seg Abr 20, 2009 1:21 am
por osvaldoljunior
http://en.wikipedia.org/wiki/SR-71_Blackbird#Fuselage

[edit] Fuselage
To allow for thermal expansion at the high operational temperatures the fuselage panels were manufactured to fit only loosely on the ground. Proper alignment was only achieved when the airframe warmed up due to air resistance at high speeds, causing the airframe to expand several inches. Because of this, and the lack of a fuel sealing system that could handle the thermal expansion of the airframe at extreme temperatures, the aircraft would leak JP-7 jet fuel onto the runway before it took off. The aircraft would quickly make a short sprint, meant to warm up the airframe, and was then refueled in the air before departing on its mission. Cooling was carried out by cycling fuel behind the titanium surfaces at the front of the wings (chines). On landing after a mission the canopy temperature was over 300 °C (572 °F), too hot to approach. Non-fibrous asbestos with high heat tolerance was used in high-temperature areas.[14]

Enviado: Seg Abr 20, 2009 3:21 am
por -=|Novelli|=-
Tem um documentario no discovery mostrando um Blackbird (adoro esse aviao, acho ele mto bonito) "vazando" JP7 literamente "em bicas" dentro do hangar, e embaixo umas especies de "bacias" plasticas para conter o combustivel. Imagina o cheiro disso (acho mto bom, hehe) dentro do hangar!!

Lá o adesivo "no smoke" era respeitado!! :mrgreen:

Enviado: Seg Abr 20, 2009 4:08 am
por Megafly
TAmbém vi isso, ele vazava comb. enquanto no solo, e só decolava com combustuvel pra decolar mesmo heheh
Decolava e reabastecia no ar, o peso de decolagem era muito restrito, isso porque só levava piloto e a camara fotografica!
Era um foguete e não um avião!
LIIIINDO, estou montando um.

[]'s

Enviado: Seg Abr 20, 2009 8:37 pm
por Rubens Sayegh
O texto em inglês comenta que o sistema de lacre do combustível também dilatava, portanto, ao esfriar, deixava vazar um pouco do JP-7...

É coisa de 1959 gente... Imaginem os cabos elétricos que ele devia ter... Aqueles com revestimento de pano, que nem os telefones antigos... Hehehehe....

Enviado: Ter Abr 21, 2009 5:49 pm
por Antonio Garcia
Já viram o modelinho do SR-71 Blackbird na hobyking ?
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8976
Lindão né ?
Deve ter uma velocidade de stall altíssima...

Enviado: Ter Abr 21, 2009 5:52 pm
por andreaeromodelismo
ele deve ser rápido como o pai. :wink: :wink: :wink:

Enviado: Ter Abr 21, 2009 6:27 pm
por Lambreta
caraius esse treco do combustível

Enviado: Ter Abr 21, 2009 6:30 pm
por Pedro Pithan
pena que não vem pro brasil por causa do peso...

Vem até com trem retrátil