Projeto Osprey - VTOL (Montando redução)
- sancler
- membro
- Mensagens: 3886
- Registrado em: Sáb Mar 21, 2009 5:02 pm
- Localização: Palhoça/SC
- Contato:
Parabéns nelsom , o grande problema vai estar não na conversão mas sim na equalização dos dois motores na hora da decolagem e pouso por ex , pois os motores , mesmo sendo exatamente iguais terão uma certa diferença eu acho , dai vem aquela historia da instabilidade , mas de qualquer jeito vou ficar na torcida para ver voar bem .
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234
- mosca.br
- membro
- Mensagens: 2797
- Registrado em: Seg Ago 11, 2008 2:34 pm
- Localização: Oslo, Noruega
- Contato:
Nelson, sem querer parecer negativo, ou pessimista, mas a transição é bem mais complexa do que simplesmente mudar a posição dos motores. A aeronave muda o modo de funcionamento entre avião e helicóptero de acordo com a posição dos motores.
No caso do video que você postou, esse cara está trabalhando nisso a quase 3 anos, e provavelmente tem uma eletrônica embarcada que auxilia na transição.
Esse vídeo é de 18 de fevereiro de 2007.
[yt]ZkUk4RuQ2es[/yt]
No caso do video que você postou, esse cara está trabalhando nisso a quase 3 anos, e provavelmente tem uma eletrônica embarcada que auxilia na transição.
Esse vídeo é de 18 de fevereiro de 2007.
[yt]ZkUk4RuQ2es[/yt]
[quote:29d7b43a0f="Cyberware"]Posso estar falando besteira, mas talvez se colocar um giro para cada motor de pra controlar melhor...[/quote:29d7b43a0f]
Também tive esta idéia, mas será que isso é possível???
Nunca vi ninguém colocando gyro em esc.
Alguém já usou ou sabe se pode usar gyro nos motores???
Até mais,
Nelson
Também tive esta idéia, mas será que isso é possível???
Nunca vi ninguém colocando gyro em esc.
Alguém já usou ou sabe se pode usar gyro nos motores???
Até mais,
Nelson
- Antonio Carlos
- membro
- Mensagens: 1293
- Registrado em: Sex Jul 15, 2005 9:31 pm
- Localização: São Paulo, SP
É difícil a equalização da rotação de 2 motores acionados por apenas 1 stick, nesse caso eu apostaria em hélices de passo variável que podem ser contraladas pelo giro.
De qualquer forma, é um belíssimo modelo e uma difícil empreitada.
Parabéns pela escolha e boa sorte!
Abs,
De qualquer forma, é um belíssimo modelo e uma difícil empreitada.
Parabéns pela escolha e boa sorte!
Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!
[quote:d674c74e8f="mosca.br"]Nelson, sem querer parecer negativo, ou pessimista, mas a transição é bem mais complexa do que simplesmente mudar a posição dos motores. A aeronave muda o modo de funcionamento entre avião e helicóptero de acordo com a posição dos motores.
No caso do video que você postou, esse cara está trabalhando nisso a quase 3 anos, e provavelmente tem uma eletrônica embarcada que auxilia na transição.
Esse vídeo é de 18 de fevereiro de 2007.
[yt]ZkUk4RuQ2es[/yt][/quote:d674c74e8f]
A transição não é tão complexa assim, tenho fotos da construção daquele modelo. Ele usa dois servo de alto torque, um em cada ponta da asa, e nestes estão conectadas engrenagens (redução) para reduzir a velocidade dos servos e suavizar o movimento. Caso não funcione com a adaptação do trem de pouso vou colocar engrenagens para dar precisão no movimento.
O que mais me preocupa é estabilidade com os motores, como o Sancler falou, mesmo sendo motores e escs iguais sempre tem diferença.
Como o Cyberware falou estou tentando descobrir se é possível colocar gyro no esc.
Todas as dicas, idéias, críticas, etc são bem vindas!
Até mais,
Nelson
No caso do video que você postou, esse cara está trabalhando nisso a quase 3 anos, e provavelmente tem uma eletrônica embarcada que auxilia na transição.
Esse vídeo é de 18 de fevereiro de 2007.
[yt]ZkUk4RuQ2es[/yt][/quote:d674c74e8f]
A transição não é tão complexa assim, tenho fotos da construção daquele modelo. Ele usa dois servo de alto torque, um em cada ponta da asa, e nestes estão conectadas engrenagens (redução) para reduzir a velocidade dos servos e suavizar o movimento. Caso não funcione com a adaptação do trem de pouso vou colocar engrenagens para dar precisão no movimento.
O que mais me preocupa é estabilidade com os motores, como o Sancler falou, mesmo sendo motores e escs iguais sempre tem diferença.
Como o Cyberware falou estou tentando descobrir se é possível colocar gyro no esc.
Todas as dicas, idéias, críticas, etc são bem vindas!
Até mais,
Nelson
- Cyberware
- membro
- Mensagens: 1728
- Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
- Localização: São Paulo - SP
Não vejo problemas em ligar giro no ESC. O sinal que vai pra ele é igual a que vai para um servo. Claro, você tem que usar dois ESCs.
Uma alternativa seria como o Antonio Carlos falou, hélice com passo variável. Mixando no ráido, quando estivesse na vertical, a aceleração fica fixa e o stick do acelerador (ou o giro ligado nele) só muda o passo, igual a um helicoptero.
Uma alternativa seria como o Antonio Carlos falou, hélice com passo variável. Mixando no ráido, quando estivesse na vertical, a aceleração fica fixa e o stick do acelerador (ou o giro ligado nele) só muda o passo, igual a um helicoptero.
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 14800
- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
- Localização: Sao Paulo SP
- Contato:
No meu entendimento, a coisa tem que funcionar assim:
Quando os motores estão na horizontal, pode-se mixar motores com uns 50% de leme, de forma que ao aplicar leme a potência dos mores seja alterada, isto deve facilitar a trimagem.
Quando os motores estão na vertical, pode-se mixar motores com uns 50% de ailerons.
Dá para fazer estas mixagens todas no rádio, desde que não use giro. Se usar giro, entre o canal do rádio e um mixer aplica-se um giro, de forma que ele tente se manter na atitude em que estiver.
Ficaria um mixer de 4 canais, sendo:
Se o canal 5 estiver em alto (motores na vertical) mixa canais 1 e 3
Se o canal 5 estiver em baixo (motores na horizontal) mixa canais 3 e 4
Quando os motores estão na horizontal, pode-se mixar motores com uns 50% de leme, de forma que ao aplicar leme a potência dos mores seja alterada, isto deve facilitar a trimagem.
Quando os motores estão na vertical, pode-se mixar motores com uns 50% de ailerons.
Dá para fazer estas mixagens todas no rádio, desde que não use giro. Se usar giro, entre o canal do rádio e um mixer aplica-se um giro, de forma que ele tente se manter na atitude em que estiver.
Ficaria um mixer de 4 canais, sendo:
Se o canal 5 estiver em alto (motores na vertical) mixa canais 1 e 3
Se o canal 5 estiver em baixo (motores na horizontal) mixa canais 3 e 4
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 14800
- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
- Localização: Sao Paulo SP
- Contato:
Ooops, escrevi enquanto o Cyberware postava...
Hélices de passo variável são uma boa mesmo, neste caso dá para usar um giro acionando o servo delas, devidamente invertidos uma em relação à outra.
Pelo que sei, o Osprey escala cheia usa dois swashplates, então esta é outra possibilidade: dois swashplates flybarless tripá CCPM, contrarotativos, mas com passo bem maior que em um heli normal.
Hélices de passo variável são uma boa mesmo, neste caso dá para usar um giro acionando o servo delas, devidamente invertidos uma em relação à outra.
Pelo que sei, o Osprey escala cheia usa dois swashplates, então esta é outra possibilidade: dois swashplates flybarless tripá CCPM, contrarotativos, mas com passo bem maior que em um heli normal.
[quote:f42085b335="alexcmag"]Ooops, escrevi enquanto o Cyberware postava...
Hélices de passo variável são uma boa mesmo, neste caso dá para usar um giro acionando o servo delas, devidamente invertidos uma em relação à outra.
Pelo que sei, o Osprey escala cheia usa dois swashplates, então esta é outra possibilidade: dois swashplates flybarless tripá CCPM, contrarotativos, mas com passo bem maior que em um heli normal.[/quote:f42085b335]
Nossa!!! Os gigantes do e-voo manifestando-se no meu humilde projeto. Quanta honra!!
Para usar swashplates vou precisar de um rádio com mixagem CCPM. Já pensei em comprar um rádio só pra este projeto, mas outro rádio é um custo um pouco elevado. Tenho como tocar o projeto, mas um rádio....
Mesmo assim ainda é uma opção.
Até mais,
Nelson
Hélices de passo variável são uma boa mesmo, neste caso dá para usar um giro acionando o servo delas, devidamente invertidos uma em relação à outra.
Pelo que sei, o Osprey escala cheia usa dois swashplates, então esta é outra possibilidade: dois swashplates flybarless tripá CCPM, contrarotativos, mas com passo bem maior que em um heli normal.[/quote:f42085b335]
Nossa!!! Os gigantes do e-voo manifestando-se no meu humilde projeto. Quanta honra!!
Para usar swashplates vou precisar de um rádio com mixagem CCPM. Já pensei em comprar um rádio só pra este projeto, mas outro rádio é um custo um pouco elevado. Tenho como tocar o projeto, mas um rádio....
Mesmo assim ainda é uma opção.
Até mais,
Nelson