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Enviado: Sex Jun 11, 2010 8:02 am
por alexcmag
Risco 1: um motor não dá partida ou pára, e o outro continua funcionando em condição monomotor. O motor parado queima rapidamente, se o ESC aguentar o outro pode continuar girando e te causar um parafuso descontrolado

Risco 2: um motor não dá partida ou pára, o ESC queima, ambos os motores param e fica por isto mesmo

Risco 3: vários FETs queimam. Como eles chegam rapidamente a 300, 400, 500 graus quando isto acontece, a carbonização e o estanho derretido colocam a placa do ESC em curto e o ESC inteiro vai para o vinagre, incluindo o BEC que alimenta o receptor e servos, aí perde controle totalmente

Já vi acontecerem os 3 caso. Vai arriscar??? Por 30 reais, 35 reais??? Economizando uma ou duas pizzas já paga o ESC.

Enviado: Sex Jun 11, 2010 9:52 am
por Kemp
[quote:3ae43b4c5b="alexcmag"]Risco 1: um motor não dá partida ou pára, e o outro continua funcionando em condição monomotor. O motor parado queima rapidamente, se o ESC aguentar o outro pode continuar girando e te causar um parafuso descontrolado

Risco 2: um motor não dá partida ou pára, o ESC queima, ambos os motores param e fica por isto mesmo

Risco 3: vários FETs queimam. Como eles chegam rapidamente a 300, 400, 500 graus quando isto acontece, a carbonização e o estanho derretido colocam a placa do ESC em curto e o ESC inteiro vai para o vinagre, incluindo o BEC que alimenta o receptor e servos, aí perde controle totalmente

Já vi acontecerem os 3 caso. Vai arriscar??? Por 30 reais, 35 reais??? Economizando uma ou duas pizzas já paga o ESC.[/quote:3ae43b4c5b]

Não é nem pelo valor pois tenho speeds disponíveis pra colocar no aero.
Depois dessa resposta vi que a coisa é mais séria, então vou usar um para cada.
Obrigado pelas dicas.

Enviado: Sex Jun 11, 2010 10:52 am
por alexcmag
Em tempo, você estimou peso de 1700g.

Meu CL215 não é muito diferente e ficou com 1200g AUW. Claro que o peso final depende muito do acabamento, mas já dá para fazer algumas considerações:

1) Bateria de 4000mAh é bastante coisa, mas já voei com 4800mAh no meu (2 de 1300mAh e 1 de 2200mAH) e sobrou potência para carregar uma câmera digital não muito compacta com pilhas e tudo numa boa e praticamente subir na vertical com tudo.

2) Cuidado onde coloca a bateria. Muito longe dos ESCs te faz acrescentar peso de fio ou perder potência com a queda de tensão. Atualmente nestes bimotores estou colocando uma bateria em cada ESC e usando um fio para interligar os dois ESCs. Assim a perda é mínima, e o fio que uso para colocar as baterias em paralelo as mantém com a tensão equalizada, evitando que um motor corte muito antes do outro.

3) Em muitos casos lastro de chumbo no nariz para acertar o CG com as baterias junto à asa acrescenta menos peso do que o fio necessário para colocar a bateria no nariz sem muita perda.

4) Já fiz um modelo destes seguindo a planta, só não voou melhor porque os motores escovados da época tinham pitch-speed muito baixo, mas isto não é mais problema atualmente, do jeito que você está fazendo deve ficar excelente

5) Várias vezes já pensei em fazer um cargueiro, mas dá preguiça da porta de carga. Uma solução que estou pensando para quando for fazer é modificar um servo, prendendo um parafuso longo no eixo, uma porca no parafuso, presa a um comando para acionar a porta, e trocando o potenciômetro por um deslizante, de forma a tranformá-lo em um servo linear lento, com grande amplitude de comando, e com bastante força. Não é essencial, mas dá para pensar a respeito.

Enviado: Sex Jun 11, 2010 1:10 pm
por Kemp
[quote:0fa326c0eb="alexcmag"]Em tempo, você estimou peso de 1700g.

Meu CL215 não é muito diferente e ficou com 1200g AUW. Claro que o peso final depende muito do acabamento, mas já dá para fazer algumas considerações:

1) Bateria de 4000mAh é bastante coisa, mas já voei com 4800mAh no meu (2 de 1300mAh e 1 de 2200mAH) e sobrou potência para carregar uma câmera digital não muito compacta com pilhas e tudo numa boa e praticamente subir na vertical com tudo.

2) Cuidado onde coloca a bateria. Muito longe dos ESCs te faz acrescentar peso de fio ou perder potência com a queda de tensão. Atualmente nestes bimotores estou colocando uma bateria em cada ESC e usando um fio para interligar os dois ESCs. Assim a perda é mínima, e o fio que uso para colocar as baterias em paralelo as mantém com a tensão equalizada, evitando que um motor corte muito antes do outro.

3) Em muitos casos lastro de chumbo no nariz para acertar o CG com as baterias junto à asa acrescenta menos peso do que o fio necessário para colocar a bateria no nariz sem muita perda.

4) Já fiz um modelo destes seguindo a planta, só não voou melhor porque os motores escovados da época tinham pitch-speed muito baixo, mas isto não é mais problema atualmente, do jeito que você está fazendo deve ficar excelente

5) Várias vezes já pensei em fazer um cargueiro, mas dá preguiça da porta de carga. Uma solução que estou pensando para quando for fazer é modificar um servo, prendendo um parafuso longo no eixo, uma porca no parafuso, presa a um comando para acionar a porta, e trocando o potenciômetro por um deslizante, de forma a tranformá-lo em um servo linear lento, com grande amplitude de comando, e com bastante força. Não é essencial, mas dá para pensar a respeito.[/quote:0fa326c0eb]

Pensei exatamente isso sobre a porta. Acionar no potenciômetro do Tx para abrir lentamente ou colocar um daqueles controladores de velocidade de servo que o pessoal usa para trêm retrátil. Também deve ficar legal.

Enviado: Sáb Jun 12, 2010 12:49 am
por genildo
[quote:c8a1b55327="Kemp"][quote:c8a1b55327="genildo"]amigo é um lindo avião e com certesa um aeromodelo tambem aqui no meu trabalho tem um caso precise de algum detalhe poso tirar foto para você[/quote:c8a1b55327]

De verdade? Você serve onde?[/quote:c8a1b55327]

trabalho no museu da tam e ajudei na restauração de um

Enviado: Sáb Jun 12, 2010 6:59 am
por Kemp
[quote:b9b4e97008="genildo"][quote:b9b4e97008="Kemp"][quote:b9b4e97008="genildo"]amigo é um lindo avião e com certesa um aeromodelo tambem aqui no meu trabalho tem um caso precise de algum detalhe poso tirar foto para você[/quote:b9b4e97008]

De verdade? Você serve onde?[/quote:b9b4e97008]

trabalho no museu da tam e ajudei na restauração de um[/quote:b9b4e97008]

Pô. Legal. Eu sempre quis ver um desses de pertinho. hehe. Se precisar de algum detalhe te dou um alô. Obrigado

Enviado: Dom Jun 13, 2010 3:29 pm
por Kemp
Fotos da nacele e do corte para encaixe da asa
(imagens 020 e 021)

020.jpg
020.jpg (35.63 KiB) Exibido 11611 vezes

021.jpg
021.jpg (33.61 KiB) Exibido 11611 vezes

Enviado: Dom Jun 13, 2010 8:02 pm
por Kemp
Esquema para corte da nacele e fixação do motor, speed e trêm de pouso:
(imagem 022)

022a.jpg
022a.jpg (37.65 KiB) Exibido 11611 vezes

Enviado: Dom Jun 13, 2010 8:53 pm
por fabiofleal
Kemp, não esqueça da saida do ar. Ela tem que ter, no minio, a mesma area da entrada. Tô ansioso p/ ver o bichao voando. Ha algum tempo, um cara aqui fez um de 2m com motores escovados. Ficou muito bom.

Enviado: Dom Jun 13, 2010 11:00 pm
por Kemp
[quote:45604ae13b="fabiofleal"]Kemp, não esqueça da saida do ar. Ela tem que ter, no minio, a mesma area da entrada. Tô ansioso p/ ver o bichao voando. Ha algum tempo, um cara aqui fez um de 2m com motores escovados. Ficou muito bom.[/quote:45604ae13b]

Acho que daqui umas 2 semanas sai do chão.
Também estou ansioso pra ver se vai voar.
Pode deixar que vou fazer a saída de ar.
Até mais