OSD Gaivota

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Mais um efeito UAU!!!!

Efeito uau pra quem não sabe é perseguido quase sem sucesso.. é quando vc tem uma maquina, um computador, um qualquer coisa e mostra pra galera e escuta aquele UAUUU.
:P

Garcia.. pra eu ficar babando e querendo um é dificil heim.

UAAUU.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[quote:8275599b38="viniciusfantini"]Parabéns Antonio, seu OSD está incrivel!

Uma dúvida. Como a antena segue o modelo? Via GPS?[/quote:8275599b38]

Valeu Vinicius.

O OSD pega os dados do GPS, assim como outros dados já calculados (distância, ângulo em relação ao Norte que a antena de recepção deve apontar etc) e os envia pelo sinal de video ("video modem"). Na recepção de video na estação de terra, esses dados são extraídos do sinal de video, e posso enviá-los a um notebook por exemplo (telemetria). Por enquanto eu "apenas" pego o ângulo que a antena deve apontar e tranformo em pulsos para o servo de controle da antena. "Deu" pra entender ?
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[quote:741f633c5d="Marco Antonio"]Mais um efeito UAU!!!!

Efeito uau pra quem não sabe é perseguido quase sem sucesso.. é quando vc tem uma maquina, um computador, um qualquer coisa e mostra pra galera e escuta aquele UAUUU.
:P

Garcia.. pra eu ficar babando e querendo um é dificil heim.

UAAUU.[/quote:741f633c5d]

Valeu Marco, um elogio vindo de vc é especial.

Um abraço.
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

[URL=http://img32.imageshack.us/i/img3208lo.jpg/][img:939f4ec3ad]http://img32.imageshack.us/img32/1483/img3208lo.th.jpg[/img:939f4ec3ad][/URL]

[URL=http://img269.imageshack.us/i/img3209lo.jpg/][img:939f4ec3ad]http://img269.imageshack.us/img269/7213/img3209lo.th.jpg[/img:939f4ec3ad][/URL]

Rotor praticamente pronto. Necessita aperfeiçoar o software para se comportar direitinho na presença de ruído no sinal de video. Hoje ele fica malukim se receber só ruído do receptor. Por isso coloquei, por enquanto, aquela chavinha alavanca no "Audio", para desconectar o sinal de video. Na verdade o culpado é o LM1881. Já vi por aí que tem detectores de sincronismo mais imunes a ruídos, mas são raros de encontrar à venda. Os testes no meu quintal foram positivos agora falta testar em campo.
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Ó eu falando comigo mesmo de novo :lol:

Sucesso no rotor automático de antena!!! Agora vou montar um suporte para uma camerazinha rodar junto com a antena. Assim ela vai filmar o aero o tempo todo :)

Seguinte: decidi disponibilizar o projeto do OSD e do rotor para quem quiser montar o seu próprio. Vou fornecer os esquemas e os .hex. O projeto está aberto a sugestões e contribuições para seu aperfeiçoamento.

Porém, a exemplo do DAKAR, gostaria de dar um [b:69d5b85ec6]nome [/b:69d5b85ec6]à criança, brasileira nata :), para em seguida abrir um outro tópico onde divulgarei o material.

Então, por favor, dêem sugestões de [b:69d5b85ec6]nomes [/b:69d5b85ec6]para o OSD, para montarmos uma enquete e batizar o nascituro.

[]´s
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Onde está aparecendo ruido? No servo?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Antonio Garcia
membro
Mensagens: 1054
Registrado em: Qui Set 20, 2007 4:43 pm
Localização: Niterói, RJ

Mensagem por Antonio Garcia »

Não Marco. Se não houver sinal de VIDEO na saída do receptor ("chuvisco") o separador de sincronismo (LM1881) deve estar gerando pulsos falsos de sincronismo horizontal e vertical, fazendo o microcontrolador gerar interrupções uma atrás da outra. Imagino que deve estar acontecendo isto na ausência de sinal de video, pois não tenho um osciloscópio para conferir. Então o microcontrolador fica "maluco", atrapalhando a perfeita geração dos pulsos para o servo, aí a antena fica doidinha também. Obviamente tem como controlar este comportamento via software, falta fazer, mas estou completamente sem tempo neste momento. Entretanto, na presença do sinal de video funciona legal 8)

[b:4793ee1f1d]Nomes [/b:4793ee1f1d]???
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

Olá Antônio, qual vai ser o custo para montar um igual? (Com a antena)

Existe algum componente que é necessário importar?

Estou montando uma Zagi com 1.6 metros para fazer FPV.

Ainda não decidi o TX, mais acho que vai ser um de 900mHz e 1W.
Avatar do usuário
Marcelo Campos
membro
Mensagens: 110
Registrado em: Sáb Dez 22, 2007 12:51 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Marcelo Campos »

[quote:7ac8e1fd80="Antonio Garcia"]Caro, eu chamo de video "modem" para facilitar :), mas nem sei se assim poderia ser chamado, já que MODEM significa MOdulator/DEModulator, como vc bem sabe. Não uso o canal de audio não, uso o de video propriamente dito mesmo.

O que eu faço é o seguinte:

Pego os bytes a serem transmitidos e "escrevo" no sinal de video da mesma forma que faço para colocar as informações do OSD. Para não ficar aparecendo os bits na tela, utilizo as linhas de video 15, 16 e 17 do sinal de video, que são linhas "escondidas", já que elas começam a ser visíveis lá pela 25, não sei exatamente qual, teria que ver na norma do padrão NTSC, mas já notei que isso varia de um monitor/televisão para outro/a.

...[/quote:7ac8e1fd80]

Caro Antonio Garcia,
Se ajudar em algo, tenho chips MX604 (www.cmlmicro.com) que são modems V23 AFSK ou seja, dá pra transimitir dados no canal de áudio da sua c/ãmera sem fio.
É só pra facilitar ( acho...) seu trabalho pois o que você fez é genial
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:03f2ee05af="Antonio Garcia"]Não Marco. Se não houver sinal de VIDEO na saída do receptor ("chuvisco") o separador de sincronismo (LM1881) deve estar gerando pulsos falsos de sincronismo horizontal e vertical, fazendo o microcontrolador gerar interrupções uma atrás da outra. Imagino que deve estar acontecendo isto na ausência de sinal de video, pois não tenho um osciloscópio para conferir. Então o microcontrolador fica "maluco", atrapalhando a perfeita geração dos pulsos para o servo, aí a antena fica doidinha também. Obviamente tem como controlar este comportamento via software, falta fazer, mas estou completamente sem tempo neste momento. Entretanto, na presença do sinal de video funciona legal 8)

[b:03f2ee05af]Nomes [/b:03f2ee05af]???[/quote:03f2ee05af]

Facil.

Faça ou uma alimentação separada(com terra comum) na mesma tensão só para o microcontrolador com uma bateria, pode ser uma de 9V com regulador..
ou...
Coloque o capacitor de 100n (colocou né) o mais proximo do pino do microcontrolador ou aumente para até 1uf
..ou

Coloque um indutor de 100uH e vá aumentando até 1000uH e depois um capacitor de 200n só para o microcontrolador.
Ou/e

Coloque o microcontrolador em um case metalico igual vc vê em celular.... entendeu né? faça a placa de tal forma que vc possa encerra-lo em uma caixa metalica e aterrada.. faça de latão, pra testar isole com fita e cubra com papel aluminio aterrado.

Faça o mesmo com o outro componente.

Isso é OEM
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder