Aileron ou leme?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
comandanteadriano
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:41 pm
Localização: São josé dos Campos

Mensagem por comandanteadriano »

Obrigado Gilberto...

Sua mensagem foi bem informativa e construtiva para o nosso fórum, e o melhor não desmotiva a continuar contribuindo com informação para todos....

Acho que esse é o intuito desse fórum, passar as nossas experiências conhecimentos e informações a todos que possa aproveitar... Aqui visitam iniciantes que nunca voaram ainda, assim como profissionais da área...

Sou um amante da aviação e tudo que aprendi até hoje foi com pesquisas e muita dedicação, e como apaixonado pela aviação nunca fui ARROGANTE de achar que sei tudo e sempre quis aprender cada vez mais... APENAS APRENDI A ABSORVER OU NÂO A INFORMAÇÃO PASSADA!

Peço desculpa a todos pela CALDA, mais fala ai.... foi melhor que rabo de cachorro.... rsrsrs
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:0d097235be="Jota R"]O tópico começou como aileron ou leme, já virou telecurso segundo grau com aulas de português , física e opiniões de sociologia...
[/quote:0d097235be]

O problema de 90% dos tópicos aqui do fórum é esse, começa com um assunto e termina com outro, e se você olhar 50% das mensagens do tópico são piadinhas, ou alguém querendo mostrar que sabe mais que o outro, sem necessariamente esse "conhecimento" acrescentar algo de útil no tópico. Claro que a teoria é muito importante, mas ela isoladamente, sem aplicação prática, não serve para nada no caso do aeromodelista iniciante.

Se repararem em todos meus tópicos, eu sempre dou um exemplo de como isso vai influenciar na prática e como deve se voar o aeromodelo para corrigir na prática o efeito aerodinâmico X ou Y. Foi assim quando falei da guinada adversa e de como usar o leme para corrigir, foi assim quando citei o vento de través e como usar o leme para corrigir, foi assim quando falei do torque e de como corrigir.

Dei 4 anos de instrução de vôo de PP/PC/Multi/IFR/INVA e Acrobacia, voei monomotores, bimotores, asa baixa, asa alta, convencionais, triciclos, etc. Nenhum aluno vai aprender se você passar mil fórmulas de física, mil teorias, ele só vai se interessar quando isso entrar na parte prática! Quando vai se ensinar uma manobra, você explica como ela é feita, quais os possíveis erros que podem ocorrer, como preveni-los, e como corrigi-los. No meio dessa explicação sempre vai ter um pouco de teoria e só!

Vejo o pessoal as vezes excessivamente preocupado com a teoria e esquece de ensinar para o iniciante simplesmente o que ele tem que fazer no stick do rádio, ai ele aprende tudo de física mas não consegue colocar em prática!
Renato D. Pullin
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

POR FAVOR!!! Que a turma não comece agora a chamar de "rabo do avião", ai é sacanagem! :x :x :x :(
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:5ca54dd010="comandanteadriano"]Obrigado Gilberto...

Sua mensagem foi bem informativa e construtiva para o nosso fórum, e o melhor não desmotiva a continuar contribuindo com informação para todos....

[/quote:5ca54dd010]

Gilberto sempre tá contribuindo de forma muito positiva para o fórum, sempre com mensagens claras, objetivas, e principalmente, com a intenção de passar conhecimento!

Adriano, sua explanação foi muito boa também apesar da calda :lol:
Renato D. Pullin
Avatar do usuário
comandanteadriano
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:41 pm
Localização: São josé dos Campos

Mensagem por comandanteadriano »

Talvez ajude....

Primeira Lei de Newton

"Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele."

Segunda Lei de Newton

"A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida."

Terceira Lei de Newton

"A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: ou as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos."
man1aco
membro
Mensagens: 579
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

Eu to ficando louco com isso de usar o leme.

No simulador uso o tempo todo ainda mais para o pouso, pra deixar o avião alinhado com a pista.

Mas com meu "aeromodelo" parece que o cereburro esquece que ele existe na hora de pousar o dedão esquerdo trava e não mexe para os lados.

Tá na hora deu pegar o depron que sobrou do Piper e fazer um stick só com leme, só vai ter 2 opção, o cereburro destrava o dedo ou lenha.

[img:50734b7e7c]http://cdn.memegenerator.net/instances/400x/32246937.jpg[/img:50734b7e7c]
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:2b03bfb869="man1aco"]Eu to ficando louco com isso de usar o leme.

No simulador uso o tempo todo ainda mais para o pouso, pra deixar o avião alinhado com a pista.

Mas com meu "aeromodelo" parece que o cereburro esquece que ele existe na hora de pousar o dedão esquerdo trava e não mexe para os lados.

Tá na hora deu pegar o depron que sobrou do Piper e fazer um stick só com leme, só vai ter 2 opção, o cereburro destrava o dedo ou lenha.
[/quote:2b03bfb869]

Olha, a melhor forma é treinar no seu avião mesmo. Não sei qual é o modelo, mas com certeza ele terá comportamento diferente de um stick só com leme. Comece a usar o leme alto, não só na aproximação para pouso, coloque o avião voando reto nivelado alto e use o leme, você vai começar a perder o receio de usa-lo, soltando seu "dedo duro" e ao mesmo tempo vai ver como o avião reage com o uso do mesmo.
Renato D. Pullin
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Uma vez eu fiz um mini que voava muito lento quase parando no ar. Então percebi que se não tivesse leme o voo seria impossível, já que os ailerons se tornaram ineficientes. Até aumente a superficie de comando mas foi inútil. Então tirei os ailerons e me deliciei com o voo a tres comandos.
Abraços
Eleusmar
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:80f9eea84a="eleusmar"]Uma vez eu fiz um mini que voava muito lento quase parando no ar. Então percebi que se não tivesse leme o voo seria impossível, já que os ailerons se tornaram ineficientes. Até aumente a superficie de comando mas foi inútil. Então tirei os ailerons e me deliciei com o voo a tres comandos.
Abraços
Eleusmar[/quote:80f9eea84a]

Os modelinhos só com leme e profundor para ar calmo são uma boa diversão e podem ser bons para iniciantes também!

Video do FlyLite da Greatplanes que é um belo exemplo de modelo só com leme e profundor que voa muito bem!

[yt]VlrDtp7bZn0[/yt]
Renato D. Pullin
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

Todos os oldtimers são garandes voadores e só possuem leme e profundor. O Kadet Seniorita também voa que é uma beleza, sem ailerons. Aliás, gostaria de ver esses modelos voarem sem leme, só com ailerons...
Responder