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Enviado: Dom Jun 03, 2012 7:43 am
por Renato_Pullin
Já vamos mudar então para strip aileron tambem se é a preferência da maioria!

Enviado: Dom Jun 03, 2012 2:51 pm
por Marco Antonio
Assim como no outro vou doar um kit de luzes pra esse quando ficar pronto.

Então considere isso quando fizer o desenho.

Enviado: Dom Jun 03, 2012 8:17 pm
por Gilberto
Está ficando cada vez melhor!!!

Enviado: Dom Jun 03, 2012 8:24 pm
por Sales
Se me 'doarem' uma eletrônica, eu topo hehe, tava pra construir mais um aero, mas não tenho mais nada de eletrônica... (Obs, eu sei, pedir doações no forum é proibido, estou sendo irônico) hehe


Abraço.

Enviado: Dom Jun 03, 2012 9:32 pm
por Nino
Turminha, vou participar apenas lendo o tópico, pois estou apreciando as idéias, e eu como sou um pouco quadradão, prefiro aprender com o pessoal que esbamja experiêcia por aqui.
Boa sorte.

Enviado: Ter Jun 05, 2012 8:37 am
por alexcmag
Me sinto meio que "pegando o bonde andando e querendo sentar na janela" já que andei olhando o tópico "de longe" mas sem tempo para ler e opinar.

Mas queria dar um pitaco no tamanho do modelo, com minha opinião pessoal, e endossar o triciclo.

Por algum tempo no início eu tentei fazer modelos leves de 90cm a 100cm de envergadura que é o que o pessoal usava na época para voar com motor 280 reduzido (eca) e bateria de 300mAh, que era o que havia na época.

Acabei nunca conseguindo fazer algo tão leve, meus modelos pequenos na época acabaram ficando ariscos.

Um dia por um erro na hora de imprimir uma planta acabei fazendo um aero maior, mas que não ficou tão grande assim para os padrões atuais (meu falecido Piper J3) com 120cm de envergadura. Voou na boa com o mesmo 280 reduzido, bem mais lento do que os demais modelos.

A partir deste ponto a maioria de meus modelos teve deste tamanho para maior. Por outro lado já treinei alguns colegas com treinadores de 1,5 a 1,6m e apesar de decolarem e voarem bem fácil e serem bem manobráveis, acabam tendo pouco afundamento e atravessam a pista sem tocar quando há pouco vento, o que também não é um comportamento ideal.

Minha opinião, portanto, é que envergadura de 1,2m é uma boa relação entre estabilidade, peso, preço, agilidade, etc. para um treinador elétrico. Nesta faixa é fácil manter o peso entre 500g e 800g, o que vai bem com motores em torno de 150W que são bastante comuns (2822, Park450, KDA, latinha, etc.), ESC de 25A (dos mais comuns), bateria 3S de 1300mAh (igualmente comuns) e 2 a 4 servos de 9g (mais baratos e menos frágeis que os de 5g), e hélices 9x5 a 10x6.

Para ficar lento e ter um estol mais dócil recomendo corda entre 21 e 24cm, não menos que isto.

Com relação a trem de pouso, triciclo é de longe o ideal para correr pista e deixar o aero sair com velocidade, além de não capotar para a frente em pousos piorzinhos e sair fácil do chão mesmo em locais não tão ideais como gramado baixo ou piso de terra.

Trem convencional para os primeiros voos vai bem se não houver vento ou se for liso alinhado com a pista, em modelos maiores, etc., mas acho muito mais difícil de fazer direito, taxiando, decolando depois de uma corrida, etc.

Além de que protege hélice e motor em pousos um pouco mais duros. Meu primeiro modelo foi triciclo (não comandável).

Enviado: Ter Jun 05, 2012 8:40 am
por Marco Antonio
... Além disso com esse tamanho pode-se usar rodas maiores e decolar de terra e campo.

Enviado: Ter Jun 05, 2012 9:06 am
por Gilberto
Estava faltando você para ajudar aqui Alex.

Continue comentando.

Enviado: Ter Jun 05, 2012 12:12 pm
por Mac2
[quote:8f8c46de1f="Gilberto"]Estava faltando você para ajudar aqui Alex.

Continue comentando.[/quote:8f8c46de1f]
[2]

Alex, sua contribuição, por menor que seja, agregará muita qualidade ao projeto.

Abs

Marco Aurelio

Enviado: Ter Jun 05, 2012 12:14 pm
por Mac2
Pessoal,

Está lançado o desafio!

As luzes de navegação que foram cedidas pelo Marco Antonio serão o prêmio para a melhor construção do modelo deste projeto.

Sei que é um pouco cedo para isso, mas vamos botar mais combustível neste projeto.

A idéia não é avaliar o modelo pronto, e sim todo o processo de construção, as técnicas empregadas, as soluções adotadas para cada dificuldade e por último e não menos importante, o aspecto geral do modelo e o maiden flight.

Abs

Marco Aurélio