brunobragantine escreveu:Caiego escreveu:Uma coisa que pode melhorar a decolagem é puxar para o centro um pouco as rodas do trem. Ele vai correr a pista com menos tendência.
É uma boa dica Caiego, muito obrigado! e faz todo sentido pois diminui-se o braço de alavanca (pernas do trem) que gera momento no eixo vertical do aero, a contrapartida é que facilita bater as pontas da asa no chão por rolagem, mas um meio termo deve atender bem.
E na hora do pouso a tendência de picar e quebrar a hélice aumenta muito, pois a posição do trem de pouso não é à toa, tem motivo e ponto certo.
Imagine Aquelas rosa dos ventos que ficam em cima dos telhados, onde o leme fica mais afastado do eixo para garantir uma melhor estabilidade. Se colocar o eixo mais próximo ao centro, a tendência do ar bater na frente e desviar ele aumenta, pois a resistência que a parte de trás tem diminui e o mesmo serve para os aeromodelos. Ao colocar o trem de pouso mais para trás, a tendência da frente se deslocar aumenta já que a resistência da cauda de manter o aeromodelo alinhado diminuiu.
O que faz um aeromodelo desviar na pista para um lado é a aceleração brusca e colocando o trem de pouso mais para trás, irá dar mais força nesse momento de torque do motor a desviar ele para um lado. Pura lógica de física.
Se não queremos aeromodelo saindo para um lado na pista, deveremos sempre ir acelerando gradativamente ele, pois do contrário, ele sempre terá a tendência de ser afetado pelo torque do motor.