Boeing 727 - Direto do tunel do tempo
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Tomando forma
POis é, galera. O plano seria lixar as asas hoje. Mas a DAC "vetou". P/ manter a média, foi mais prudente não fazer nada. mas a tentação da montagem "vamo vê como fica" falou + alto.
Falta pouco agora.
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Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
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Pessoal, a hora da verdade (vulgo teste de empuxo estático) está próxima. Poderia dizer que, se me aparecesse aqui agora uma asa com o perfil, a área, os enciaxes, trem de pouso e ailerons, ele estaria pronto p/ voar. Só falta agora as asas. Mas, como tem algumas lixadas ainda por fazer, tem q ficar p/ o fim de semana, senão a DAC me mata (A diarista veio hoje e deixou tudo 0km).
Aí, estou fazendo tudo que não depende das asas, como linkagem e trimagem de leme e profundores, ajuste da bequilha (Ela é ajustável em altura e na dureza da mola, por parafusos - vejam o inicio do topico).
Depis de definir o encaixe das asas (Elas serão pintadas ao invés de enteladas, p/ nao prejudicar o acabamento, já que não vou poder usar mais vinil devido ao peso), o ultimo passo é saber onde as baterias irão (isso vai depender da distribuicao de peso nas asas) p/ o CG ficar no lugar certo, aproximadamente na metade da corda da raiz. Isso é uma "regra de polegar" que funciona bem neste tipo de avião é uma resposta bem dificil de se encontrar no RCgroups: Onde posicionar o CG de airliners.
Depois de pronto, vem a parte mais dificil de todas: Transportar o bicho no pequeno Fabiomovel (Punto). Talvez precise reclinar o banco do passageiro da frente (A DAC vai ter q ficar em casa) e apoiar a deriva no encosto do banco traseiro ou pendurar por correias nos PQP traseiros do carro, com as asas desmontadas (logico).
Aí, estou fazendo tudo que não depende das asas, como linkagem e trimagem de leme e profundores, ajuste da bequilha (Ela é ajustável em altura e na dureza da mola, por parafusos - vejam o inicio do topico).
Depis de definir o encaixe das asas (Elas serão pintadas ao invés de enteladas, p/ nao prejudicar o acabamento, já que não vou poder usar mais vinil devido ao peso), o ultimo passo é saber onde as baterias irão (isso vai depender da distribuicao de peso nas asas) p/ o CG ficar no lugar certo, aproximadamente na metade da corda da raiz. Isso é uma "regra de polegar" que funciona bem neste tipo de avião é uma resposta bem dificil de se encontrar no RCgroups: Onde posicionar o CG de airliners.
Depois de pronto, vem a parte mais dificil de todas: Transportar o bicho no pequeno Fabiomovel (Punto). Talvez precise reclinar o banco do passageiro da frente (A DAC vai ter q ficar em casa) e apoiar a deriva no encosto do banco traseiro ou pendurar por correias nos PQP traseiros do carro, com as asas desmontadas (logico).
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As fotos com flash ficaram muito ruins
Mais fotos. Desta vez, com a linkagem dos profundores. Lembrando o inicio do topico, o servo está dentro da deriva, proximo à espinha de balsa dela.
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Linkagem do leme
P/ nao complicar ainda mais o CG nem precisar de BEC externo, o servo do leme e da bequilha é um só, como sempre faço. Isso sempre implica em um caminho sujeito a "barrigas" no pushrod do leme, sobretudo na hora de "empurrar" o horn.
P/ minimizar os efeitos nocivos disto, esta pequena "argola" feita com arame de linkagem e fincada na fuselagem com epoxi ajuda. Mas existe tb um macete aí: Como minha coordenação motora é péssima, 80% das minhas curvas são à esquerda. Aí, coloco o link do leme sempre do lado esuqerdo, já que p/ puxar horn o mecanismo é mais eficiente q p/ empurrar.
P/ minimizar os efeitos nocivos disto, esta pequena "argola" feita com arame de linkagem e fincada na fuselagem com epoxi ajuda. Mas existe tb um macete aí: Como minha coordenação motora é péssima, 80% das minhas curvas são à esquerda. Aí, coloco o link do leme sempre do lado esuqerdo, já que p/ puxar horn o mecanismo é mais eficiente q p/ empurrar.
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Leme
A linkagem do leme é no velhoe esquema: Silver tape p/ evitar que o arame gire sobre a vareta de fibra e CA (superbonder) p/ evitar q ele deslize. TRimou, posicionou, pronto: 2 gotinhas e tá firme. PORÉM é sempre prudente checar este detalhe antes de cada decolagem e após cada pouso. Quando o vento pega um bicho deste porte com este peso no pouso (nossas caragas alares sao bem baixas p/ o porte de nossos modelos), o leme não pode faltar de jeito nenhum.
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Asas
Bem, amgos da rede e-voo!
Aqui vamos nós para mais uma dose homeopática. Asas cortadas na casa do grande Allan e com os paineis devidamente unidos com epoxi, vamos lixar p/ melhorar o acabamento e reduzir o arrasto.
Aqui vamos nós para mais uma dose homeopática. Asas cortadas na casa do grande Allan e com os paineis devidamente unidos com epoxi, vamos lixar p/ melhorar o acabamento e reduzir o arrasto.
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- A foto abaixo mostra o jeitão do perfil S4083, muito bem sucedido no hoje aposentado Boeing 737. ATENÇÃO: A linha que aparece na foto NÃO é a de referencia do perfil. Trata-se de uma linha usada p/ acertar as arestas do bloco de isopor durante sua prepara
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- 727 19 dez 2008 001.jpg (34.84 KiB) Exibido 3615 vezes
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