Boeing 727 - Direto do tunel do tempo

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Valeu!

Mensagem por fabiofleal »

:)
Abaixo, uma noção do andamento da coisa. Ainda tem um longo caminho de acabamento pela frente, após o 1º voo.
Anexos
727 20 dez 2008 002.jpg
727 20 dez 2008 002.jpg (35.77 KiB) Exibido 3550 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Valeu. Hoje fibrei as asas. A coisa vem se arrastando, poruqe este aero está cuasando um ciume enorme na DAC: Toda vez que digo que quero usar o tempo livre no projeto, ela me arruma algo.

Esta noite embarco em uma viagem de 4 dias e só retomo o 2-setão no sábado. TRens de pouso, ailerons + servos, posicionamento das baterias e asas, teste de empuxo e... vôo! Falta pouco.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

Muito bom Fábio!

Vendo os teus projetos vou aprendendo a trabalhar com poliestireno.

O meu próximo projeto (lá para março) será de poliestireno e fibra de vidro.

Abraço!
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Rapaz... vindo de vc é p/ guardar a página. Só não deixe o PE nas partes externas do aero, senão foge do seu padrão de acabamento. Experimente tb resina epoxi. Fica muito resistente e leve.

Abraço p/vc tb, Charles.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Valeu, pessoal.
Ontem (27/12) instalei o trem de pouso "roubado" do learjet 31 que fiz em outubro. Eu não sei onde estava com a cabeça ao fazer outro learjet: Eles são um pé no saco p/ pousar e se vc não vem com muita velocidade, simplesmente capotam na pista. Não deu outra.

Felizmente, os trens de pouso do LJ tinham as medidas exatas que eu precisava p/ o 727. Foi só tirar de um e por no outro.

Hoje, instalo os ailerons e pinto as asas com spray prata da Acrilex (Decor Paint, que não ataca o isopor).
Infelizmente, voltei de viagem sem a camera. mas a DAC chega esta noite trazendo a dita cuja. Aí, posto mais fotos.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Pintei nada... fazer os ailerons foi bem mais complicado do que parecia, por causa das dobradiças de plástico (living hinges) que fiz no lugar das tradicionais de fita. Aí, tive q encher tudo de reforços de epoxi.

Vou ver se amanhã instalo os servos e compro o parafuso p/ prender a asa. Feito isto, ele estará pronto p/ voar.

Mas fiz o teste de empuxo e fiquei muito preocupado com o resultado: 520g de empuxo total. Dutos longos, muita fiação, um dos motores se "embaralhando" (não sei foi ele mesmo ou o ESC) e "historinhas de fabricante" (toda vez q for ler uma tabela de empuxo de EDF vou multiplicar por 0,75) nas tabelas de empuxo fizeram o resltado ficar bem longe dos 600g que eu esperava. Peso até o momento está em 1kg e deve ficar perto dos 1100g.

Mas ainda existem 2 esperanças: Uma é o fato de os motores das EDFs serem outrunner. Tendo mais torque, vão perder menos velocidade. Com isso, eu fico com bastante pitch speed e me lembro do Cessna 182 que tenho aqui, que decola com meio motor girando uma GWS 1060HD. Dá mais ou menos o mesmo empuxo mas com bem menos pitch speed e não tem a "mãozinha" do perfil S4083 p/ decolar.

Se não ficar bem no teste de campo, a outra esperança é mudar as baterias p/ 4S, já que os ESCs e motores suportam. Aí vai. O problemas neste caso seria o acré$cimo de pe$o.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Back...

Mensagem por fabiofleal »

Mais algumas fotos das asas. Isto todo mundo deve saber, mas é sempre bom lembrar que uma asa p/ ficar suficientemente forte deve ter as varetas de fibra exatamente sobrepostas. Fiz novamente e deu certo novamente. Este não é um avião p/ fazer lops etc (aliás fica ridículo um airliner fazendo essas coisas... é como voar papai-e-mamãe num edge).

Usei um arame de linkagem p/ atravessar a asa e marcar onde deveriam ficar os alfinetes que guiariam as varetas na posição certa p/ ficar sobrepostas. depois, as próprias varetas servem de guia p/ o estilete. isto evita marcações a caneta que, mesmo após algumas lixadas, ainda ficam visíveis no isopor.

Este tipo de asa tem vários cantos, quinas etc p/ gerar concentração de tensões. É das "quinas" que nascem as trincas. Por isso, epoxi nelas, já que é difícil cortar isopor sem fazer algumas.

P/ prender a asa... materiais alternativos. Sempre! Um amigo nosso aqui que é um exímio construtor (embor ainda não saiba disto) chamado Maurício deu a idéia de usar parafusos de fixar assentos de vaso sanitário. Ficou muito bom. O sistema tradicional, com 2 palitos reforçados com epoxi espetados em uma das cavernas, devidamente reforçada com PET (olha areciclagem) e o parafuso, lá perto do bordo de fuga, travado com uma verta de fibra de vidro e mais PET. (reciclagem de novo !). Tudo bem colado com epoxi na estrutura principal.

Trens de pouso e ailerons já descritos aqui e no topico do 737, com os servos dos ailerons instalados do mesmo jeito do 777 da E-Flite, e usando uma extensão em Y. Ailerons entelados p/ não "torcer" já que foram cortados do próprio bordo de fuga.
Anexos
727 29 dez 2008 004.jpg
727 29 dez 2008 004.jpg (27.97 KiB) Exibido 3332 vezes
727 29 dez 2008 003.jpg
727 29 dez 2008 003.jpg (33.4 KiB) Exibido 3332 vezes
727 29 dez 2008 009.jpg
727 29 dez 2008 009.jpg (35.38 KiB) Exibido 3332 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mais

Mensagem por fabiofleal »

As fotos q faltaram da fixação da asa. O parafuso ficou fixo p/ que a "porca" girasse ao invés dele. Isto agiliza a montagem da asa, pois não exige nenhuma ferramenta em campo p/ apertar o parafuso, além de permitir o ajuste fino da incidencia. Esta foi sem querer: O corte da fuselagem ficou levemente convexo bem no meio da corda da raiz, cirando um efeito "balança", juntamente com a flexibilidade do depron. Aí, vc pode ajustar a incidencia sem fazer nenhum gap na junção da asa com a fuselagem.

Alguém pode dizer: "PÔ... mas um aero desses merecia um acabamento melhor...". Merece. Mas a ideia é fazer ele voar com 3S. P/ fazer o bicho voar com 4S, teria que voltar p/ aquela extensão que pesa em torno de 100g (só fio), além de usar baterias mais pesadas (ou talvez uma só, não sei), comprar outro carregador etc e tal. vamos ver o q acontecerá. Só topei fazer este avião pelos incentovos (p/ não dizer pilha) de Bruno Zimermann que me enviou inclusive, os templates. Serviu bastante como aprendizado e vai me permitir fazer um próximo 737 este sim, caprichado.
Anexos
727 29 dez 2008 008.jpg
727 29 dez 2008 008.jpg (36.19 KiB) Exibido 3325 vezes
727 29 dez 2008 007.jpg
727 29 dez 2008 007.jpg (31.88 KiB) Exibido 3324 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mais um desafio daqueles

Mensagem por fabiofleal »

Parte funcional pronta. E agora, p/ enfiar isso tudo no carro ?
Depois de muito quebrar a cabeça, foi possivel colocar o bicho e sua asa lá dentro, com a ajuda do Ronaldo, guarda noturno aqui do condominio:
Anexos
Dificil... Quando ele for voar, a DAC vai ter q ficar. Huston. We have a problem here!
Dificil... Quando ele for voar, a DAC vai ter q ficar. Huston. We have a problem here!
727 29 dez 2008 2 004.jpg (33.59 KiB) Exibido 3319 vezes
E agora ?
E agora ?
727 29 dez 2008 012.jpg (35.63 KiB) Exibido 3319 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

HOra da grande pergunta: Será que vai com 3S. Minha balancinha da loja de 1,99 não conseguiu medir confiavelmente na horizontal. A medição de empuxo ficou algo em torno de 560 a 600g. Se for 600, vai, já que o peso ficou em torno de 1060g (extrapolando a escala - tb não é uma medida confiável). Mas, julgando pelo que deu p/ "sentir", o empuxo estático pareceu razoável (ainda não bom). Vamos ver amanhã. Agora é cruzar os dedos... ou partir p/ 4S.
Responder