Boeing 727 - Direto do tunel do tempo
- fabiofleal
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Valeu!
:)
Abaixo, uma noção do andamento da coisa. Ainda tem um longo caminho de acabamento pela frente, após o 1º voo.
Abaixo, uma noção do andamento da coisa. Ainda tem um longo caminho de acabamento pela frente, após o 1º voo.
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- 727 20 dez 2008 002.jpg (35.77 KiB) Exibido 3550 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
- fabiofleal
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Valeu. Hoje fibrei as asas. A coisa vem se arrastando, poruqe este aero está cuasando um ciume enorme na DAC: Toda vez que digo que quero usar o tempo livre no projeto, ela me arruma algo.
Esta noite embarco em uma viagem de 4 dias e só retomo o 2-setão no sábado. TRens de pouso, ailerons + servos, posicionamento das baterias e asas, teste de empuxo e... vôo! Falta pouco.
Esta noite embarco em uma viagem de 4 dias e só retomo o 2-setão no sábado. TRens de pouso, ailerons + servos, posicionamento das baterias e asas, teste de empuxo e... vôo! Falta pouco.
- charles_pereira
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- fabiofleal
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- fabiofleal
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Valeu, pessoal.
Ontem (27/12) instalei o trem de pouso "roubado" do learjet 31 que fiz em outubro. Eu não sei onde estava com a cabeça ao fazer outro learjet: Eles são um pé no saco p/ pousar e se vc não vem com muita velocidade, simplesmente capotam na pista. Não deu outra.
Felizmente, os trens de pouso do LJ tinham as medidas exatas que eu precisava p/ o 727. Foi só tirar de um e por no outro.
Hoje, instalo os ailerons e pinto as asas com spray prata da Acrilex (Decor Paint, que não ataca o isopor).
Infelizmente, voltei de viagem sem a camera. mas a DAC chega esta noite trazendo a dita cuja. Aí, posto mais fotos.
Ontem (27/12) instalei o trem de pouso "roubado" do learjet 31 que fiz em outubro. Eu não sei onde estava com a cabeça ao fazer outro learjet: Eles são um pé no saco p/ pousar e se vc não vem com muita velocidade, simplesmente capotam na pista. Não deu outra.
Felizmente, os trens de pouso do LJ tinham as medidas exatas que eu precisava p/ o 727. Foi só tirar de um e por no outro.
Hoje, instalo os ailerons e pinto as asas com spray prata da Acrilex (Decor Paint, que não ataca o isopor).
Infelizmente, voltei de viagem sem a camera. mas a DAC chega esta noite trazendo a dita cuja. Aí, posto mais fotos.
- fabiofleal
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Pintei nada... fazer os ailerons foi bem mais complicado do que parecia, por causa das dobradiças de plástico (living hinges) que fiz no lugar das tradicionais de fita. Aí, tive q encher tudo de reforços de epoxi.
Vou ver se amanhã instalo os servos e compro o parafuso p/ prender a asa. Feito isto, ele estará pronto p/ voar.
Mas fiz o teste de empuxo e fiquei muito preocupado com o resultado: 520g de empuxo total. Dutos longos, muita fiação, um dos motores se "embaralhando" (não sei foi ele mesmo ou o ESC) e "historinhas de fabricante" (toda vez q for ler uma tabela de empuxo de EDF vou multiplicar por 0,75) nas tabelas de empuxo fizeram o resltado ficar bem longe dos 600g que eu esperava. Peso até o momento está em 1kg e deve ficar perto dos 1100g.
Mas ainda existem 2 esperanças: Uma é o fato de os motores das EDFs serem outrunner. Tendo mais torque, vão perder menos velocidade. Com isso, eu fico com bastante pitch speed e me lembro do Cessna 182 que tenho aqui, que decola com meio motor girando uma GWS 1060HD. Dá mais ou menos o mesmo empuxo mas com bem menos pitch speed e não tem a "mãozinha" do perfil S4083 p/ decolar.
Se não ficar bem no teste de campo, a outra esperança é mudar as baterias p/ 4S, já que os ESCs e motores suportam. Aí vai. O problemas neste caso seria o acré$cimo de pe$o.
Vou ver se amanhã instalo os servos e compro o parafuso p/ prender a asa. Feito isto, ele estará pronto p/ voar.
Mas fiz o teste de empuxo e fiquei muito preocupado com o resultado: 520g de empuxo total. Dutos longos, muita fiação, um dos motores se "embaralhando" (não sei foi ele mesmo ou o ESC) e "historinhas de fabricante" (toda vez q for ler uma tabela de empuxo de EDF vou multiplicar por 0,75) nas tabelas de empuxo fizeram o resltado ficar bem longe dos 600g que eu esperava. Peso até o momento está em 1kg e deve ficar perto dos 1100g.
Mas ainda existem 2 esperanças: Uma é o fato de os motores das EDFs serem outrunner. Tendo mais torque, vão perder menos velocidade. Com isso, eu fico com bastante pitch speed e me lembro do Cessna 182 que tenho aqui, que decola com meio motor girando uma GWS 1060HD. Dá mais ou menos o mesmo empuxo mas com bem menos pitch speed e não tem a "mãozinha" do perfil S4083 p/ decolar.
Se não ficar bem no teste de campo, a outra esperança é mudar as baterias p/ 4S, já que os ESCs e motores suportam. Aí vai. O problemas neste caso seria o acré$cimo de pe$o.
- fabiofleal
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Back...
Mais algumas fotos das asas. Isto todo mundo deve saber, mas é sempre bom lembrar que uma asa p/ ficar suficientemente forte deve ter as varetas de fibra exatamente sobrepostas. Fiz novamente e deu certo novamente. Este não é um avião p/ fazer lops etc (aliás fica ridículo um airliner fazendo essas coisas... é como voar papai-e-mamãe num edge).
Usei um arame de linkagem p/ atravessar a asa e marcar onde deveriam ficar os alfinetes que guiariam as varetas na posição certa p/ ficar sobrepostas. depois, as próprias varetas servem de guia p/ o estilete. isto evita marcações a caneta que, mesmo após algumas lixadas, ainda ficam visíveis no isopor.
Este tipo de asa tem vários cantos, quinas etc p/ gerar concentração de tensões. É das "quinas" que nascem as trincas. Por isso, epoxi nelas, já que é difícil cortar isopor sem fazer algumas.
P/ prender a asa... materiais alternativos. Sempre! Um amigo nosso aqui que é um exímio construtor (embor ainda não saiba disto) chamado Maurício deu a idéia de usar parafusos de fixar assentos de vaso sanitário. Ficou muito bom. O sistema tradicional, com 2 palitos reforçados com epoxi espetados em uma das cavernas, devidamente reforçada com PET (olha areciclagem) e o parafuso, lá perto do bordo de fuga, travado com uma verta de fibra de vidro e mais PET. (reciclagem de novo !). Tudo bem colado com epoxi na estrutura principal.
Trens de pouso e ailerons já descritos aqui e no topico do 737, com os servos dos ailerons instalados do mesmo jeito do 777 da E-Flite, e usando uma extensão em Y. Ailerons entelados p/ não "torcer" já que foram cortados do próprio bordo de fuga.
Usei um arame de linkagem p/ atravessar a asa e marcar onde deveriam ficar os alfinetes que guiariam as varetas na posição certa p/ ficar sobrepostas. depois, as próprias varetas servem de guia p/ o estilete. isto evita marcações a caneta que, mesmo após algumas lixadas, ainda ficam visíveis no isopor.
Este tipo de asa tem vários cantos, quinas etc p/ gerar concentração de tensões. É das "quinas" que nascem as trincas. Por isso, epoxi nelas, já que é difícil cortar isopor sem fazer algumas.
P/ prender a asa... materiais alternativos. Sempre! Um amigo nosso aqui que é um exímio construtor (embor ainda não saiba disto) chamado Maurício deu a idéia de usar parafusos de fixar assentos de vaso sanitário. Ficou muito bom. O sistema tradicional, com 2 palitos reforçados com epoxi espetados em uma das cavernas, devidamente reforçada com PET (olha areciclagem) e o parafuso, lá perto do bordo de fuga, travado com uma verta de fibra de vidro e mais PET. (reciclagem de novo !). Tudo bem colado com epoxi na estrutura principal.
Trens de pouso e ailerons já descritos aqui e no topico do 737, com os servos dos ailerons instalados do mesmo jeito do 777 da E-Flite, e usando uma extensão em Y. Ailerons entelados p/ não "torcer" já que foram cortados do próprio bordo de fuga.
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- 727 29 dez 2008 003.jpg (33.4 KiB) Exibido 3332 vezes
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Mais
As fotos q faltaram da fixação da asa. O parafuso ficou fixo p/ que a "porca" girasse ao invés dele. Isto agiliza a montagem da asa, pois não exige nenhuma ferramenta em campo p/ apertar o parafuso, além de permitir o ajuste fino da incidencia. Esta foi sem querer: O corte da fuselagem ficou levemente convexo bem no meio da corda da raiz, cirando um efeito "balança", juntamente com a flexibilidade do depron. Aí, vc pode ajustar a incidencia sem fazer nenhum gap na junção da asa com a fuselagem.
Alguém pode dizer: "PÔ... mas um aero desses merecia um acabamento melhor...". Merece. Mas a ideia é fazer ele voar com 3S. P/ fazer o bicho voar com 4S, teria que voltar p/ aquela extensão que pesa em torno de 100g (só fio), além de usar baterias mais pesadas (ou talvez uma só, não sei), comprar outro carregador etc e tal. vamos ver o q acontecerá. Só topei fazer este avião pelos incentovos (p/ não dizer pilha) de Bruno Zimermann que me enviou inclusive, os templates. Serviu bastante como aprendizado e vai me permitir fazer um próximo 737 este sim, caprichado.
Alguém pode dizer: "PÔ... mas um aero desses merecia um acabamento melhor...". Merece. Mas a ideia é fazer ele voar com 3S. P/ fazer o bicho voar com 4S, teria que voltar p/ aquela extensão que pesa em torno de 100g (só fio), além de usar baterias mais pesadas (ou talvez uma só, não sei), comprar outro carregador etc e tal. vamos ver o q acontecerá. Só topei fazer este avião pelos incentovos (p/ não dizer pilha) de Bruno Zimermann que me enviou inclusive, os templates. Serviu bastante como aprendizado e vai me permitir fazer um próximo 737 este sim, caprichado.
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Mais um desafio daqueles
Parte funcional pronta. E agora, p/ enfiar isso tudo no carro ?
Depois de muito quebrar a cabeça, foi possivel colocar o bicho e sua asa lá dentro, com a ajuda do Ronaldo, guarda noturno aqui do condominio:
Depois de muito quebrar a cabeça, foi possivel colocar o bicho e sua asa lá dentro, com a ajuda do Ronaldo, guarda noturno aqui do condominio:
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- Dificil... Quando ele for voar, a DAC vai ter q ficar. Huston. We have a problem here!
- 727 29 dez 2008 2 004.jpg (33.59 KiB) Exibido 3319 vezes
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- E agora ?
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HOra da grande pergunta: Será que vai com 3S. Minha balancinha da loja de 1,99 não conseguiu medir confiavelmente na horizontal. A medição de empuxo ficou algo em torno de 560 a 600g. Se for 600, vai, já que o peso ficou em torno de 1060g (extrapolando a escala - tb não é uma medida confiável). Mas, julgando pelo que deu p/ "sentir", o empuxo estático pareceu razoável (ainda não bom). Vamos ver amanhã. Agora é cruzar os dedos... ou partir p/ 4S.