Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
norba
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Ter Out 10, 2006 4:50 pm

Mensagem por norba »

Alguem em Sampa ou ABC que possa dar uma olhada no meu 9x?
Liga normal, mas o Rx não esta recebendo sinal (não e' bind)
r_gpc
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Fev 03, 2015 8:20 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Mensagem por r_gpc »

Pessoal,

Estou com um Turnigy 9x que não liga, mas não sei se o defeito foi por Lipo Invertida. Ao abrir o rádio vi que aparentemente o capacitor não está torrado (como o da foto na primeira página). A olho nu parece estar ok, bem como o regulador de tensão.
O que eu vi no rádio foi que o fio da antena está mastigado (o parafuso estava prendendo e mastigou). Isso poderia ser algum sinal do rádio não estar ligando??
É possível o capacitor estar queimado, mas a olho nu não aparentar, pois não está esfumaçado??
Obrigado (novato no forum)
Iniciante - conhecimento é para ser compartilhado.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Mensagem por LaercioLMB »

Componente eletrônico não precisa estar visivelmente queimado para deixar de funcionar e se ligou bateria invertida, babaus, queimou sim.
Fio da antena mastigado, tem que ser trocado para não dar problema na saída RF do rádio, se já não deu.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
r_gpc
membro
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Fev 03, 2015 8:20 am
Localização: Rio de Janeiro

Re: Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Mensagem por r_gpc »

Obrigado LaercioLMB.
Pessoal, segui o tutorial. Ja troquei o o regulador da placa principal e a do lado da chave liga-desliga. Troquei tb o capacitor. No teste de 5v o radio bipa e aparece a tela como se estivesse funcionando. O problema é quando alimento com as 8 pilhas o radio nao liga. as pilhas estao boas e testei a voltagem. Fiz um teste alimentando com 6 pilhas somente dando uns 8v...Ai o rádio liga na hora (só fica bipando continuamente, mas ai acho que deve ser por causa da pouca voltagem - sei que o rádio tem uma regulagem para isso acontecer). Já troquei 2 vezes esse regulador 7805. Tem diferença o regulador 7805 um do tipo meia lua e o outro com aquele dissipador? Alguem sabe dizer o que mais eu posso fazer ou testar? Grato.
Iniciante - conhecimento é para ser compartilhado.
leofiuzaMG
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Abr 18, 2014 11:10 am
Localização: Pirapora MG

Re: Agradecendo

Mensagem por leofiuzaMG »

Boa noite pessoal!! Gostaria de agradecer todos que contribuíram com este tópico, enfim depois de comprar um radio 9x no inicio do meu hobby sem muito conhecimento um "colega" me disse que tava tudo ok com o radio, eu sem muito conhecimento comprei, porem este radio tinha sido queimado e restaurado mas so ficava mostrando 1.1v no display. Gracas a este topico e um outro no RC groups descobri que ao remover o regulador queimado 78l05 da placa principal rompeu tambem um pedaço da trilha que fazia o fechamento de onde envia a tensao correta pro display. Enfim meu radio ta funcionando tudo ok, agradeço a todos que contribuiram e compartilharam seu conhecimento com todos. grande abraço a todos.
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Agradecendo

Mensagem por CONDOR 2 »

leofiuzaMG escreveu:Boa noite pessoal!! Gostaria de agradecer todos que contribuíram com este tópico, enfim depois de comprar um radio 9x no inicio do meu hobby sem muito conhecimento um "colega" me disse que tava tudo ok com o radio, eu sem muito conhecimento comprei, porem este radio tinha sido queimado e restaurado mas so ficava mostrando 1.1v no display. Gracas a este topico e um outro no RC groups descobri que ao remover o regulador queimado 78l05 da placa principal rompeu tambem um pedaço da trilha que fazia o fechamento de onde envia a tensao correta pro display. Enfim meu radio ta funcionando tudo ok, agradeço a todos que contribuiram e compartilharam seu conhecimento com todos. grande abraço a todos.


Temos dezenas de postagens de como resolver o problema.

e uma solução tupiniquim , bons resultados com recursos que dispomos.

Não é bicho de sete cabeças.

Basta seguir as orientações das ínguas do forun.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Re: Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Mensagem por CONDOR 2 »

Na entrada da alimentação existe um regulador de tensão.

Acoplado á ele uns componentes periféricos, geralmente capacitores.

Esses não aceitam desaforos.

Se o caminho da detonação não alcançar os componentes chaves, é fácil de resolver.

Mas se passar para estágios subsequentes a conversa é outra.

Eu fiz colégio de freiras e lá falavam muito disso.

Deve ser verdade.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Mensagem por alissongc2000 »

Boa tarde Moçada, peguei um radio aqui de um amigo para arrumar, após trocar o capacitor por um eletrolitico de 25v 22uF e o regulador SMD por um 78L05, ligava o rádio e não aparecia nada... Como as trilhas abaixo do capacitor foram todas detonadas fiz assim: liguei o positivo do capacitor direto no terminal do 78L05 e o negativo do capacitor, eu raspei um pouquinho a placa ao lado da onde ele ficava e soldei na placa mesmo. Nada! Ai tentei checar o Atmega alimentando 5v, também não apareceu nada... após isto, pensei que o Atmega estivesse bixado, então resolvi fechar e devolver ao amigo, porém durante a montagem, resolvi retirar o LCD e conectar novamente, montei todo o rádio e fechei.. ia guardar na caixa, para devolver mas num momento de teimosia liguei a bateria novamente e apareceu escrito EEPROM ERROR! (só isto não apita, não faz nada). Já conferi também o 78L05 ao lado do botão de ligar e está ok.

A dúvida é, feito isto, basta regravar o EEPROM? Vou ver se consigo instalar os cabinhos para regravar o eprom.
Extranho não ter aparecido nada da primeira vez! Será que era aquela porcaria de LCD desencaixado e quando liguei o 5v lá zerou o Eeprom, não era para acontecer isto era?

Abraço
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Mensagem por alissongc2000 »

Boas noticias, conseguir fazer o danado funcionar... infelizmente não consegui regravar o software original direto pelo epee, então instalei o OpenTX, fiz ele funcionar, blz.. ai entrei no epee regravei o firmware original, e funcionou certinho.. por enquanto o único problema masi grave detectado é problema de marcar apenas 1.0v ahhh e também o problema de não apitar mais!
Parece que eu já li em algum lugar que era para trocar um outro capacitor... vou ver encontro. Abraço
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: Turnigy 9x queimado (lipo invertida) RESOLVIDO

Mensagem por alissongc2000 »

Aparentemente este capacitor de 100nF pode ser conectado direto nos terminais do regulador 78L05, está correto? posso conectar nele, pois as trilhas são muito sensiveis tenho medo de fazer caca...
Além disto, 100nF e qual a tensão ? 16, 25... ???

pequei uma placa de computador velha aqui tem um zilhão de capacitores SMD iguaizinhos este ai, retirei um punhado deles com o soprador térmico, mas ai lembrei que não tenho capacimetro para testar eles e descobrir a especificação ... não adiantou nada :/ ... vou comprar um novo mesmo..
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Responder