Equilíbrio do CG pelo TX

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2551
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

[quote:1b2fc34859="Edgard"][quote:1b2fc34859="rasec_jj"][quote:1b2fc34859="Edgard"]Acho melhor pensar em usar o motor e mecanismo que abre o CD[/quote:1b2fc34859]

Não entendi muito o mecanismo do cd e da gangorra! heheheheh
Mas o lance da água com reservatorios é bem simples, e foi a mais viável que particularmente encontrei. VAmos ver mais o que sai nesse post! :)[/quote:1b2fc34859]

Quem já desmontou um leitor de CD viu que há um motor pequeno com uma engrenagem no eixo e que está engrenagem roda numa cremalheira, abrindo e fechando a gaveta do CD.
A idéia é colocar um peso na ponta da cremalheira e instalar todo o conjunto mantendo o CG neutro, usando o canal do flap, fazer a cremalheira andar pra frente e para trás levando o peso para frente e para trás, mudando o CG do modelo.

O motor do CD trabalha com inversão de polaridade, é aí que o Alexmag entra, fazendo uma daquelas super plaquinhas, com circuitonhos que fazem tudo o que queremos.

Nos planadores, o piloto tem uma alavanca que ele mexe um meio metro e vai pra frente ou pra trás, que leva um peso pra frente ou pra trás do CG, acertando o CG conforme o peso dos tripulantes.
Pelo menos no que eu andei tinha. :?

É a mesma coisa que pensei em fazer com o mecanismo do CD

Agora, quanto a gangorra, só funciona se o modelo ficar o tempo todo na horizontal, ou se tiver uma válvula para impedir a lei dos vasos comunicantes de atuar.[/quote:1b2fc34859]

Pois é, mas o deslocamento não é pequeno para o peso se locomover da cauda até o nariz?
Essa da gangorra ta meio furada! O avião não vai poder fazer manobras. :)
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Só uma pergunta... Esta viagem é realmente necessária???

Faz pelo menos uns 20 aviões que não confiro milimetricamente o CG durante o projeto, nem na hora de voar. Alguns devido a troca de baterias já tiveram alteração de CG entre 15% da CMA e 40% da CMA, e voaram bem em todas as situações.
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2551
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

[quote:f93a6deb9d="alexcmag"]Só uma pergunta... Esta viagem é realmente necessária???

Faz pelo menos uns 20 aviões que não confiro milimetricamente o CG durante o projeto, nem na hora de voar. Alguns devido a troca de baterias já tiveram alteração de CG entre 15% da CMA e 40% da CMA, e voaram bem em todas as situações.[/quote:f93a6deb9d]


Eu ja disse aí em cima que não é necessária... mas seria um forma de mudar radicalmente o cg, não pra alcançar o ideal e sim pra torná-lo instável ou estável além do ponto! hehehe É só uma viagem mesmo, desnecessária, e fazer algo diferente que mostre resultados no avião. Mas acho melhor fazer um avião preparado pra receber este tipo de adaptação. Pelo menos é mais útil que fazer cabeça do piloto mexer com o comando do leme ne! :)
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:15ecea8c61="rasec_jj"][quote:15ecea8c61="alexcmag"]Só uma pergunta... Esta viagem é realmente necessária???

Faz pelo menos uns 20 aviões que não confiro milimetricamente o CG durante o projeto, nem na hora de voar. Alguns devido a troca de baterias já tiveram alteração de CG entre 15% da CMA e 40% da CMA, e voaram bem em todas as situações.[/quote:15ecea8c61]


Eu ja disse aí em cima que não é necessária... mas seria um forma de mudar radicalmente o cg, não pra alcançar o ideal e sim pra torná-lo instável ou estável além do ponto! hehehe É só uma viagem mesmo, desnecessária, e fazer algo diferente que mostre resultados no avião. Mas acho melhor fazer um avião preparado pra receber este tipo de adaptação. Pelo menos é mais útil que fazer cabeça do piloto mexer com o comando do leme ne! :)[/quote:15ecea8c61]

Pessoalmente acho um bom jeito de lenhar, não que a mudança de CG que se consegue obter poderá afetar muito a estabilidade, vocês estão superestimando o efeito do CG na estabilidade já que há muito mais variáveis envolvidas, serão apenas mais peças móveis para dar problema em vôo... E acima de tudo, mais peso para o avião carregar.

Uma massa móvel no avião é algo com forte tendência a se soltar e atropelar os demais equipamentos (lembre-se que aeromodelos sofrem acelerações de mais de 20G).

Bolsas com líquido nas pontas aumentam a inércia rotacional, tornando mais difícil o modelo se recuperar de um parafuso ou fazer uma curva rápida para escapar do poste, por exemplo.

A cabeça do piloto móvel pelo menos não coloca o avião em risco, não tem chance de estragar algum outro equipamento nem de acertar alguém em solo, e num tucaninho escala com controle de bequilha dá um efeito escala legal.

Em todo caso se realmente pretende fazer isto, a solução da água é a mais simples, você só vai precisar de uma micro bomba peristáltica (para não permitir que o líquido volte por conta própria) e um speed com reverso (para acionar a bomba). É o jeito mais prático e seguro na minha opinião.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
DJ
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 10:22 am
Localização: Abadiânia - GO
Contato:

Mensagem por DJ »

Olá galera.
Olha só, o lance da bomba de água, acredito que vá ficar um pouco inviável para aviões. Pelo fato de ser líquido, o problema é que a água se acumula em um dos lados e tende a "puxar" o avião. Vou dar um exemplo: Caminhões pipas que transportam água, quando ele arranca (carregado) a cabine chega a levantar porque a água vai toda pra tráz. Quando ele freia, o peso da água é jogado todo pra frente, forçando totalmente o caminhão. Nas curvar, pricipalmente se o caminhão for toco, a tendência é forçar para o lado que se está fazendo a curva. No caso do aeromodelo, seria ainda pior, pois, não tem rodas e chão pra se apoiar no ar, e geraria uma tendência de forçar o avião pro lado que está fazendo a curva e nas subidas forçaria muito o motor. Não sei se deu pra enterder o meu pensamento, mais, é mais ou menos por ai...

Abraços e bons vôos
Avatar do usuário
Felipe_rj
membro
Mensagens: 283
Registrado em: Sáb Mar 20, 2004 9:44 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Felipe_rj »

Bom, pelo q todos disseram tirei uma prévia de um projeto mental...rs

Se peso a mais interfere, uma bomba dagua é difícil, as bolsas de agua poderiam estourar, etc etc...

Juntando algumas idéias do Gutavo e do Alex, uma da gaveta de cd e outra sobre a transferencia de combustivel entre tanques, poderia se utilizar do "tanque" do próprio avião, ou seja, a bateria, ela ficaria na marca exata do cg e com o sistema de engrenagens da gaveta do cd rom, movê-la para frente ou traz do cg, isso pode ser feito com servo mesmo, procurem no google, já vi isso, no f-14 a asa se move um bocado apenas com servo, por que não moveria uma bateria???

Abraços
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Nossa........ Parece reunião da NASA...... Alguém por acaso já viu por dentro um daqueles rádios antigos, com o dial grande e o ponteiro deslizante ? Não???? (viu como é bom ser meio velhinho???? hehehehe).
Pois é...... Que tal um par de roldanas, uma em cada extremidade do avião, uma "correia" de fio fino e resistente, um peso preso a ele, e o mais simples dos "gerenciadores de CG"..... Um simples motorzinho, desses de brinquedo, com uma minúscula polia no eixo (ou até mesmo eixo "nu", desde que tornado áspero por lixamento, com um único detalhe... o fio deve dar duas ou três voltas em torno do eixo... Assim não escorrega... Igualzinho aos Cabrestantes que todo velejador conhece... (e pelo que andei lendo aqui tem um muito do bom...... hehehehe..... Certo, Cebola???). Se quiser caprichar de verdade, uma das polias pode ser tensionada por uma mola, assim o fio fica sempre esticado... e se a corrente do motorzinho for limitada por um regulador de corrente constante, construido por exemplo com um CI LM317, o peso pode "bater" em um limitador de fim de curso e o motor ficar ligado sem queimar...
Claudio
Avatar do usuário
Aerocado
membro
Mensagens: 712
Registrado em: Dom Dez 18, 2005 11:57 am
Localização: Pomerode SC

Mensagem por Aerocado »

Eu tô achando esta idéia de deslocamento de água uma baita furada, pois além de ser um monte de peso morto com bomba, reservatório, mangueiras, speed, tem muita coisa que pode dar problema como a bomba puxar ar, vazamentos entre outros.

Se eu fosse obrigado a fazer isso, eu concordaria com o Felipe rj de fazer a própria bateria se deslocar com um servo, pois além de não adicionar tanto peso morto, não possui tantos poréns.
Avatar do usuário
panapira
membro
Mensagens: 593
Registrado em: Qua Jan 19, 2005 3:54 pm

Mensagem por panapira »

rasec pesquise por machiva sde velas para veleiros RC que uma vez fiquei sabendo que tinha um pessoal em Sp que transformava servos em maquinas de velas...

com um servo transformado eme maquina de leva vc pode por meio de um sistema com polias fazer o peso se movimentar pelo modelo..

assim eu acho que funcionaria muito bem...
Imagina como seria facil fazer torque roll com o peso toda na cauda...hehehe

Gustavo
Avatar do usuário
neto_guima
membro
Mensagens: 1167
Registrado em: Dom Fev 27, 2005 2:42 pm
Localização: São Paulo - sp

Mensagem por neto_guima »

[quote:985254fb4b="alexcmag"]Só uma pergunta... Esta viagem é realmente necessária???

Faz pelo menos uns 20 aviões que não confiro milimetricamente o CG durante o projeto, nem na hora de voar. Alguns devido a troca de baterias já tiveram alteração de CG entre 15% da CMA e 40% da CMA, e voaram bem em todas as situações.[/quote:985254fb4b]

Ridiculo, nos ultimos meses todas as idéias novas postadas no forum não são levadas pra frente, pois a maioria ao inves de tentar resolver e ajudar apenas falam que não é nessessario.

Eu apoio esta idéia e assim como a helice de passo reverso para os shock flyers acho que seria bem interessante e diferente, possibilitando manobras diferentes e um desafio.

Um simples servo com o braço maior já aumenta bastante o movimento.
Pilotar é igual andar de bicicleta, voce nunca esquece.
Responder