Construção ZAGI 100 - Agora Zagi Depron 90cm

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
desordeiro
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Qui Mar 31, 2011 5:52 pm
Localização: são paulo,sp

Mensagem por desordeiro »

o voo lento vai depender mais do seu dedo esquerdo no acelerador.. ehehehehhee
as zagis são rápidas, mas planam demais em voo lento..

o ideal para a zagi seria o emax 2812 e hélice apc 7x6 ... depois de um pouco de prática, pode curtir o máximo da zagi.. xD
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

E aí pessoal, esse corte para colocar o motor está bom? Acho que ficou pequeno...
Ainda está sem o aileron e está sujo porque eu colei uma tirinha de depron de 2mm pra reforçar e lixei a mesa junto. hehehehe
Espero que esse receptor funcione a uma distancia boa, senão a asa vai virar asa-delta.
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

Guto, tá muito legal sua zagi. Tô aproveitando as dicas que o pessoal vem postando aqui no seu tópico pois devo me aventurar em breve também em uma zagi de 100cm, só que quero instalar uma EDF na bichinha, hehe. Tenho uma zagi de 120cm que foi meu primeiro aero (há uns 3 anos) e voa até hoje e bem!
Acredito que você já tenha lido este manual do link aí embaixo, mas caso não tenha creio que vai te ajudar a calcular o CG direitinho.
Uma coisa que fiz em minha zagi no início e nunca mais deu problema foi fazer um reforço com plástico duro na face inferior na mesma altura do montante e unir este reforço ao montante com duas abraçadeiras. Fiz isso porque nas primeiras lenhas o montante, que era colado com epoxi, saiu e arrancou um belo pedaço de isopor. Depois do reforço nunca mais tive problema.
Boa sorte na construção!
Taí o link: http://www.spsafe.com.br/downloads/manualzagi.pdf
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Valeu Carrascal!
Nossa, EDF deve ficar legal D+!
Eu tenho esse manual sim e é por ele que estou seguindo. Mas nele não informa se conta com os elevons para calcular o CG. De qualquer forma eu calculei das duas formas e a diferença foi mínima...
Pensei em colocar silver tape no meio dela pra aguentar mais as lenhas.
Hoje chega um motor que provavelmente vou usar na Zagi. Espero que ela fique leve.
Abraço
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Pessoal, a zagi está praticamente pronta.
Colei Silver Tape em baixo no meio para aguentar os pousos.
Ficou bonito o preto com cinza. a parte de cima eu não gostei.. colei fita laranja mas ela é um pouco transparente e aparece os remendos... Vai ficar assim mesmo. hehehehe
Já colei os winglet também...

Queimei o ESC que ia colocar nela invertendo a bateria :oops: e parece que foi junto o receptor de 3 canais (Eu nem queria usar ele mesmo :lol:) Fazer as coisas cansado e com sono... definitivamente não dá certo...

Bem, vou usar o receptor de 6ch do meu CX250 que está parado esperando umas peças...
[b:21993a03b4]Acho que vai ficar com muito peso na ponta... como resolver? Posso colocar o motor mais pra trás?[/b:21993a03b4]
Pesei tudo e está dando 480 gramas.
A noite coloco as fotos!
Abraços.
Avatar do usuário
Carrascal
membro
Mensagens: 497
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 10:39 pm
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Carrascal »

O CG tá há quantos cm do bordo de ataque na altura da corda média? Bom de qualquer forma acredito que não haja tanto motivo assim pra preocupação. Te digo isso porque em minha zagi eu uso baterias de 1300maH (já usei de 1000 tb) até 2200maH (mais uma camerazinha presa na bateria) e ala aceita bem a variação de peso. Recentemente instalei um monte de LEDS pra vôo noturno que se concentraram mais na frente e ela continuou voando bem.
Uma coisa que também é bom conferir legal é o equilíbrio esquerdo-direito. Meu amigo e professor Jorge Eloi aqui do evoo uma vez viu sua zagi recem-construida ir pro chão na estréia porque um lado estava mais pesado que o outro.
Grande abraço!
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Cara, vou calcular direitinho hoje a noite e te falo. Mas estava quase no meio da junção.

Valeu!
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Nossa! não consigo achar o CG direito.
Pelo que calculei, deveria estar a 17cm da ponta, mas está a aproximadamente 15cm.
Será que vai cair de bico ou é melhor colocar um pesinho atras?

Fotos!

Parte de Baixo:
[img:c1e6bd20ee]http://i480.photobucket.com/albums/rr167/guto_bhz/IMG_3251.jpg[/img:c1e6bd20ee]

Parte de Cima:
[img:c1e6bd20ee]http://i480.photobucket.com/albums/rr167/guto_bhz/IMG_3252.jpg[/img:c1e6bd20ee]
[img:c1e6bd20ee]http://i480.photobucket.com/albums/rr167/guto_bhz/IMG_3254.jpg[/img:c1e6bd20ee]

Abraços
Guto
Nada que nos prenda, nada que limite, nada que acorrente o nosso sonho ao chão.
Avatar do usuário
guto_bhz
membro
Mensagens: 1821
Registrado em: Qui Nov 11, 2010 5:08 pm
Localização: Belo Horizonte, MG
Contato:

Mensagem por guto_bhz »

Ah, está com 480 gramas.
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Guto, o CG está adiantado náo causará muitos problemas na zagi, o problema maior é quando o CG está muito atraz!

se pretende puxar ele um pouco para traz, recomendo fazer um winglet que vá até o fim dos ailerons, somente com isso, ja puxa o ponto de equilibrio mais para traz.

Faça um voo de teste, e veja como ela se comporta no ar, se julgar necessário atrazar mais o CG, coloque algumas moedas como lastro e vá testando até achar o ponto ideal!

Uma pergunta: os ailerons são de balsa ou depron? se for Depron, você deveria ter colocado o horn mais para o centro da asa, daquela forma, o aileron sofre torção (e consequentemente perda de comando) e dependendo da velocidade pode ocorrer o flutter!

Não deixe que o movimento do aileron ultrapasse 30 graus. senão a sua zagi vai ficar incontrolável, para um bom começo, deixe em torno de 15 Graus de movimentação total, se quizer configurar o Dual Rate do seu rádio é uma boa opção para deixa-la mais arisca e arriscar uma manobras mais rápidas. no mais é isso ae! e boa sorte!

Ps: se colocar os Ailerons de Balsa, ja atraza o CG mais um pouquinho!
Responder