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Re: Flyaway - o que é e como evitar

Enviado: Qui Mai 12, 2016 12:57 pm
por aldoir
Cuidado com esse "hover", se você perder o contato com o rádio, ele irá pairar até se espatifar no chão.

O método mais seguro é "land". Melhor ter de pedir favor pra alguém pra resgatar ele inteiro do que achar os pedaços.

Re: Flyaway - o que é e como evitar

Enviado: Qui Mai 12, 2016 5:10 pm
por Alexandre Neto
tavares escreveu:Prezados.

Para não abrir mais um tópico postarei aqui, pois acredito seguir o assunto.

O phantom3 dispõe de um app muito legal. Nele vem configurado padrão para usar mapas da china. Desabilitei. Será que fiz certo?
Como padrão de failsafe deixei "hover". Prefiro que ele fique em hover do que vá para casa(china, no caso).
Tenho dúvida quanto a calibração do compass.
Segundo o importador que me vendeu o aparelho e voa bastante, só é necessário calibrar quando for solicitado. Segundo o manual deve ser calibrado sempre que for alterado local de voo. Sempre respeitando a distância mínima de campos eletromagnéticos obviamente. E agora?

Antes de comprar o aparelho li bastante sobre o tão temido flyaway. Vi muitos erros de iniciante.



aldoir escreveu:Cuidado com esse "hover", se você perder o contato com o rádio, ele irá pairar até se espatifar no chão.

O método mais seguro é "land". Melhor ter de pedir favor pra alguém pra resgatar ele inteiro do que achar os pedaços.


Será que não é melhor confiar nos engenheiros da DJI de deixar em RTH mesmo, ao inves de arriscar o pouso em um local de dificil acesso ou em uma via movimentada ou entao ficar hoverando ate acabar a bateria? Senão a cada perda de sinal sera uma aventura em busca do phantom perdido. A não ser que so se faça voos de curta distancia.

Re: Flyaway - o que é e como evitar

Enviado: Qui Mai 12, 2016 5:42 pm
por ricardovasc
tavares escreveu:Prezados.

Para não abrir mais um tópico postarei aqui, pois acredito seguir o assunto.

O phantom3 dispõe de um app muito legal. Nele vem configurado padrão para usar mapas da china. Desabilitei. Será que fiz certo?
Como padrão de failsafe deixei "hover". Prefiro que ele fique em hover do que vá para casa(china, no caso).
Tenho dúvida quanto a calibração do compass.
Segundo o importador que me vendeu o aparelho e voa bastante, só é necessário calibrar quando for solicitado. Segundo o manual deve ser calibrado sempre que for alterado local de voo. Sempre respeitando a distância mínima de campos eletromagnéticos obviamente. E agora?

Antes de comprar o aparelho li bastante sobre o tão temido flyaway. Vi muitos erros de iniciante.


Acho que você não entendeu bem como funciona o "home".

Também acho que deixar em hover não é a melhor alternativa.

Re: Flyaway - o que é e como evitar

Enviado: Qui Mai 12, 2016 6:23 pm
por tavares
Pois é. Meu grande receio é entrar em failsafe por algum problema no GPS e sair voando a esmo, se der algum problema com o GPS ele não saberá onde é "home". Ou saberá?

Entrar em failsafe por algum problema no rádio acho muito difícil.

Meus voos nunca são tão longe que não possa chegar mais próximo do p3.

Em hover ele ficaria travado na última altitude, correto?

Re: Flyaway - o que é e como evitar

Enviado: Qui Mai 12, 2016 8:17 pm
por Alexandre Neto
tavares escreveu:Pois é. Meu grande receio é entrar em failsafe por algum problema no GPS e sair voando a esmo, se der algum problema com o GPS ele não saberá onde é "home". Ou saberá?

Entrar em failsafe por algum problema no rádio acho muito difícil.

Meus voos nunca são tão longe que não possa chegar mais próximo do p3.

Em hover ele ficaria travado na última altitude, correto?


O radio do phantom é muito bom, talvez um dos melhores, ele entra em failsafe normalmente quando se excede o alcançe ou quando existe algum objeto entre o quad e o radio (um predio, uma montanha, etc), nesse caso se ele entrar em RTH logo saíra da sombra do sinal e vc retoma o controle, agora imagina tal situaçao: vc programa para ele ficar em hover em caso de failsafe, nisso ocorre uma situacao de vc passar por tras de um obstaculo e o quad perde o sinal e entra em failsafe ficando parado em hover, nessa situação é vc que tera que se deslocar para sair de tras do obstaculo pois o quad vai ficar parado no local onde perdeu o sinal, em determinadas situações isso é bem complicado. A questao de ocorrer uma falha de GPS é sempre um risco, mas temos acreditar que é uma exceção e não uma regra.

Re: Flyaway - o que é e como evitar

Enviado: Sex Mai 13, 2016 9:00 am
por aldoir
Como no outro tópico, há uma sobreposição de 2 assuntos distintos

1) Falha de comunicação com rádio. Solução recomendada = RTH/RTL
2) Falha de GPS. Solução recomendada = LAND (para que você tenha tempo de acionar um modo manual pelo rádio e retomar o controle)

O Ardupilot trata isso de forma distinta (RADIO FAILSAFE e GPS GLITCH FAILSAFE), imagino que o Naza também.

Re: Flyaway - o que é e como evitar

Enviado: Sex Jun 24, 2016 11:28 pm
por vitormixfer
Acabei de ter um Fly Away. Só não foi tão away pois o quad encontrou uma parede.
Estou usando uma naza lite, com firmware da lite mesmo. Estava fazendo um hover dentro de casa, no modo att, para testar a autonomia de um novo conjunto de motores, quando o quad simplesmente travou e continuou indo para trás, até que bateu na parede e caiu.
O failsafe da Naza não foi acionado: após a queda armei movi o gimbal (tilt) e ainda armei os motores, ou seja, o rádio estava ok no momento e não voltei para o manual e mesmo assim a placa armou.
Alguém já teve um problema desse jeito??

Re: Flyaway - o que é e como evitar

Enviado: Dom Jun 26, 2016 8:41 pm
por William Okamura
vitormixfer escreveu:Acabei de ter um Fly Away. Só não foi tão away pois o quad encontrou uma parede.
Estou usando uma naza lite, com firmware da lite mesmo. Estava fazendo um hover dentro de casa, no modo att, para testar a autonomia de um novo conjunto de motores, quando o quad simplesmente travou e continuou indo para trás, até que bateu na parede e caiu.
O failsafe da Naza não foi acionado: após a queda armei movi o gimbal (tilt) e ainda armei os motores, ou seja, o rádio estava ok no momento e não voltei para o manual e mesmo assim a placa armou.
Alguém já teve um problema desse jeito??


aparentemente voce teve um freeze do receptor que congelou na ultima posicao - qual o receptor que estava usando?

2.4ghz pode sofrer diversas interferencias, dentro de casa entao, com wifi e outros devices perto entao eh um prato cheio

Re: Flyaway - o que é e como evitar

Enviado: Qui Jun 30, 2016 9:39 pm
por vitormixfer
William Okamura escreveu:
vitormixfer escreveu:Acabei de ter um Fly Away. Só não foi tão away pois o quad encontrou uma parede.
Estou usando uma naza lite, com firmware da lite mesmo. Estava fazendo um hover dentro de casa, no modo att, para testar a autonomia de um novo conjunto de motores, quando o quad simplesmente travou e continuou indo para trás, até que bateu na parede e caiu.
O failsafe da Naza não foi acionado: após a queda armei movi o gimbal (tilt) e ainda armei os motores, ou seja, o rádio estava ok no momento e não voltei para o manual e mesmo assim a placa armou.
Alguém já teve um problema desse jeito??


aparentemente voce teve um freeze do receptor que congelou na ultima posicao - qual o receptor que estava usando?

2.4ghz pode sofrer diversas interferencias, dentro de casa entao, com wifi e outros devices perto entao eh um prato cheio


Era um D4RII, só que já descobri o culpado.. Adivinha? Eu!
Fiz uma mixagem no rádio para baixar o gimbal por chave, só que não vi que tinha ativa outro mix no mesmo canal. Quando bati a chave, ela acionou o fail safe (por chave) da Naza. Após a queda, voltei a chave para subir o gimbal, nisso o fail safe desativou, já que tenho ativo já colocar no manual e voltar pro att quando volto a chave. Resumindo: Ativei o fail safe achando que estava apenas descendo o gimbal e depois da queda desativei o fail safe, subi o gimbal e mudei pra manual e att achando que estava apenas subindo a câmera. Esse open tx faz milagre hahaah