Re: Slow Flight com estilo Old-Timer de 1,48 m
Enviado: Ter Set 12, 2017 6:59 pm
Continuando...
Agora que está faltando pouco, resolvi analisar a motorização. Tenho vários motores parados a um tempão e vou testar cada um deles, nas configurações de hélice e bateria típicas. Para isso vou usar uma bancada de teste antiga, que usa uma balança digital acoplada a um montante de motor bem elevado, pra interferir pouco na leitura, um Watt-meter, que tenho a um bom tempo, e embora não seja o melhor, cumpre o papel, medindo tensão e corrente. Utilizei um ESC de 30A WoW e um testador de servo, com escala graduada. A idéia é testar os motores com diversas configurações de hélices e medir o empuxo e a corrente, e a tensão e calcular potência e rendimento pra saber qual conjunto vai melhor nessa célula. Prefiro testar com uma fonte de bancada do que bateria, mas minha antiga tá fora de combate, então testei com uma bateria 2S de 2650 mA de 20C. Como aproveito o tempo vago medí não com a tensão nominal do 2S, mas com a carga de pico, e fui testando, assim o rendimento foi caindo a medida que os testes iam sendo feitos. Outro problema foi o balanceamento das hélices, pois o meu balanceador já tem uns 30 anos e foi pensado pra glow, mas sempre balanceou bem hélices pequenas. Mas agora sinto ele não tão sensível, assim o balanceamento não ficou perfeito! e com o acelerador próximo dos 100% algumas hélices começaram a mostrar leves sinais de desbalanceamento, assim desconsiderei os resultados desses conjuntos, ficando apenas os testes nas velocidades em que não notei nada. A idéia não é fazer um SUPER-TESTE, mesmo porque minha bancada tá muito defasada, mas pra testar os motores com uma boa precisão, pra não confiar apenas nos reviews que a gente vê por aí e não sabe como foi feito. Se alguém tiver algo a discordar ou acrescentar, é só falar. O primeiro motor foi esse:
Aproveitei e fiz uns gráficos, pra comparar melhor:
A primeira coisa que olho é se o pitch está bom com o acelerador próximo dos 50%, pois mesmo se o empuxo for ruim, o motor deve pelo menos compensar a resistência do ar a uma velocidade em que a asa gere uma sustentação igual ao peso, na pior situação. Lembrando que o WRTF deve ficar próximo de uns 540g, o RCcalc me dá uma velocidade "segura" de 25 Km/h. Assim o que procuro é um conjunto que com o acelerador em 50% me dê uma velocidade pelo menos ligeiramente acima disso. Assim, nesse quesito todas as hélices testadas atendem bem, em especial a 8x4 HD.
Em seguida o empuxo deve, pelo menos ser capaz de acelerar o modelo em 50% de acelerador até essa velocidade segura. O consenso é que é um número perto de 1/3 do peso WRTF. Eu sempre no primeiro voo de um modelo que faço, encontro um valor prático, mas que não é a velocidade segura, dessa forma: em voo nivelado e a favor do vento vou baixando o acelerador até ele perder sustentação e começar a cair. assim sei até que ponto posso ir pra um dado modelo, e posso reproduzir esse valor de empuxo estático em terra, o que me dá uma boa referência, pois o valor exato mesmo só pode ser obtido no ar. Mas 1/3 é um bom chute mesmo! Deve ter sido sugerido na prática também. Mas já achei até 50%. Assim, nesse projeto o empuxo em 50% deve estar perto de uns 270g. O que apenas as duas hélices maiores conseguem.
Por fim, achei a eficiência em g/W, ou seja, quantos gramas de empuxo final, são gerados por Watt na saída da bateria. Mesmo com esse teste nas coxas, deu pra notar claramente que as Slow flight são mais eficientes em baixas rotações,e perdem bastante em alta. Nesse ponto a 10x4.5 manteve uma boa média tanto em alta quanto em baixa.
Meu tempo anda curto, e acho que vou ficar com esse motor e bateria com a hélice de 10". Pra testar pra valer mesmo preciso de um balanceador bem sensível pra fazer as medidas em 100% de aceleração, o que só foi possível com a 8x4. Por hora é só...
Agora que está faltando pouco, resolvi analisar a motorização. Tenho vários motores parados a um tempão e vou testar cada um deles, nas configurações de hélice e bateria típicas. Para isso vou usar uma bancada de teste antiga, que usa uma balança digital acoplada a um montante de motor bem elevado, pra interferir pouco na leitura, um Watt-meter, que tenho a um bom tempo, e embora não seja o melhor, cumpre o papel, medindo tensão e corrente. Utilizei um ESC de 30A WoW e um testador de servo, com escala graduada. A idéia é testar os motores com diversas configurações de hélices e medir o empuxo e a corrente, e a tensão e calcular potência e rendimento pra saber qual conjunto vai melhor nessa célula. Prefiro testar com uma fonte de bancada do que bateria, mas minha antiga tá fora de combate, então testei com uma bateria 2S de 2650 mA de 20C. Como aproveito o tempo vago medí não com a tensão nominal do 2S, mas com a carga de pico, e fui testando, assim o rendimento foi caindo a medida que os testes iam sendo feitos. Outro problema foi o balanceamento das hélices, pois o meu balanceador já tem uns 30 anos e foi pensado pra glow, mas sempre balanceou bem hélices pequenas. Mas agora sinto ele não tão sensível, assim o balanceamento não ficou perfeito! e com o acelerador próximo dos 100% algumas hélices começaram a mostrar leves sinais de desbalanceamento, assim desconsiderei os resultados desses conjuntos, ficando apenas os testes nas velocidades em que não notei nada. A idéia não é fazer um SUPER-TESTE, mesmo porque minha bancada tá muito defasada, mas pra testar os motores com uma boa precisão, pra não confiar apenas nos reviews que a gente vê por aí e não sabe como foi feito. Se alguém tiver algo a discordar ou acrescentar, é só falar. O primeiro motor foi esse:
Aproveitei e fiz uns gráficos, pra comparar melhor:
A primeira coisa que olho é se o pitch está bom com o acelerador próximo dos 50%, pois mesmo se o empuxo for ruim, o motor deve pelo menos compensar a resistência do ar a uma velocidade em que a asa gere uma sustentação igual ao peso, na pior situação. Lembrando que o WRTF deve ficar próximo de uns 540g, o RCcalc me dá uma velocidade "segura" de 25 Km/h. Assim o que procuro é um conjunto que com o acelerador em 50% me dê uma velocidade pelo menos ligeiramente acima disso. Assim, nesse quesito todas as hélices testadas atendem bem, em especial a 8x4 HD.
Em seguida o empuxo deve, pelo menos ser capaz de acelerar o modelo em 50% de acelerador até essa velocidade segura. O consenso é que é um número perto de 1/3 do peso WRTF. Eu sempre no primeiro voo de um modelo que faço, encontro um valor prático, mas que não é a velocidade segura, dessa forma: em voo nivelado e a favor do vento vou baixando o acelerador até ele perder sustentação e começar a cair. assim sei até que ponto posso ir pra um dado modelo, e posso reproduzir esse valor de empuxo estático em terra, o que me dá uma boa referência, pois o valor exato mesmo só pode ser obtido no ar. Mas 1/3 é um bom chute mesmo! Deve ter sido sugerido na prática também. Mas já achei até 50%. Assim, nesse projeto o empuxo em 50% deve estar perto de uns 270g. O que apenas as duas hélices maiores conseguem.
Por fim, achei a eficiência em g/W, ou seja, quantos gramas de empuxo final, são gerados por Watt na saída da bateria. Mesmo com esse teste nas coxas, deu pra notar claramente que as Slow flight são mais eficientes em baixas rotações,e perdem bastante em alta. Nesse ponto a 10x4.5 manteve uma boa média tanto em alta quanto em baixa.
Meu tempo anda curto, e acho que vou ficar com esse motor e bateria com a hélice de 10". Pra testar pra valer mesmo preciso de um balanceador bem sensível pra fazer as medidas em 100% de aceleração, o que só foi possível com a 8x4. Por hora é só...