Página 3 de 14

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Dom Mai 03, 2020 8:27 am
por brunobragantine
Dando sequência, selei a fuselagem com seladora nitro celulose, apliquei umas 4 demão sempre lixando entre elas, no final apliquei duas demão de Dope, entelei também o leme ainda não to conseguindo resultado como queria usando a tela e dope mas já melhorou bastante em relação ao profundor. Vou treinando nessa peças menores para pegar pratica e entelar a fuselagem que tem varias curvas, as asas creio que vai ser mais fácil, tem poucas curvas.

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Dom Mai 03, 2020 8:57 am
por LaercioLMB
Quantos graus irá usar no diedro?

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Dom Mai 03, 2020 10:54 am
por brunobragantine
Então Laercio, eu vou seguir a recomendação da planta que estou usando, nela há uma instrução pra deixar e 3/4 de polegadas de altura da fuselagem até uma linha na parte superior da asa, isso dá por volta de de 0,7 graus de diedro. (essa instrução é da planta original , 20% do avião real)

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Dom Mai 03, 2020 11:33 pm
por LaercioLMB
O avião real tem 3° de diedro, e a maioria das plantas do Piper J3 RC não tem sequer nenhum diedro. Por isso é que o Piper tem um histórico de estol de ponta de asa em pousos utilizando ailerons.
Procure as especificações técnicas do Piper J3, principalmente o manual de manutenção dele e verá que são 3° de diedro. Se o original usa, por que os RC não precisam? A maioria das plantas de Piper J3 RC não tem diedro nenhum.

A imagem que você mostrou, fala em 3/4 de polegada, uma medida um tanto pequena para uma envergadura tão grande.
Uma polegada tem 2,54 cm. 3/4 dessa medida serão 1,905 cm ou arredondando, 2 cm.

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Seg Mai 04, 2020 1:23 pm
por brunobragantine
Laercio fui atrás dos manuais do Piper J3 encontrei o procedimento para ajuste de diedro.
No service manual ele da duas medidas:
2 3/8 pol. que resulta em 0,81 graus
Modelos mais antigos:
4 1/4 pol. que resulta em 1,46 graus

já no manual do proprietário ele informa o valor de 2 1/8 que resulta em 0,73 graus.

LaercioLMB escreveu:O avião real tem 3° de diedro...

Os 3 graus que citou seria o diedro das duas asas considerando o modelo mais antigo do Piper j3 ?

pelo que percebi essa planta do Bob Nelitz foi feita em cima do manual de serviço, as ilustrações são muito idênticas, mas aparentemente no diedro ele usou o valor fornecido pelo manual do proprietário que dá os 0,7 grau que informei anteriormente.

Esses valores foram obtidos calculando o ângulo de metade da asa em relação a horizontal considerando a área onde a suposta corda usada para medir o diedro tocaria na asa:
Capturar2.jpg
Capturar2.jpg (37.46 KiB) Exibido 17524 vezes

wing.JPG
wing.JPG (18.44 KiB) Exibido 17524 vezes


Service manual.JPG
Service manual.JPG (32.13 KiB) Exibido 17524 vezes

owner manual piper.JPG
owner manual piper.JPG (35.01 KiB) Exibido 17524 vezes

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Seg Mai 04, 2020 9:37 pm
por LaercioLMB
3° independe da envergadura..

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Seg Mai 04, 2020 10:55 pm
por brunobragantine
LaercioLMB escreveu:3° independe da envergadura..


Isso sim, o ângulo não varia com o comprimento da asa, (é um triângulo retângulo onde a asa é hipotenusa)

Mas agora tô quebrando a cabeça pra entender como chegar nos 3° a partir dos valores fornecidos pelos manuais da Piper...

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Ter Mai 05, 2020 6:51 am
por LaercioLMB
Bom, eu costumo usar o autocad para essas coisas. Vou supor que as asas do seu modelo sejam retas nas pontas, ou seja, sem afinarem pra o centro, já que eu não tenho a planta. Encostando um lado das asas sobre uma mesa e deduzindo que as asas tenham a deflexão exatamente no centro, a outra extremidade da asa terá que ficar a 5 cm de altura da mesa.

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Ter Mai 05, 2020 7:49 am
por brunobragantine
Entendido, esse procedimento pra determinar o diedro no aeromodelo eu estava ciente como funciona, também uso CAD pra fazer essas coisas, na falta dele um triangulo retângulo e relações de seno e cosseno resolvem...

Bem mas creio que estávamos tendo um erro de comunicação, quando eu me refiro a ângulo de diedro é em referencia ao ângulo que a semi asa do avião forma com a horizontal (θ), como na primeira imagem abaixo, quando tu explicou o procedimento fez todo sentido pois com uma das semi asas apoiadas na mesa o ângulo formado é 2x o ângulo de diedro se comparado ao avião nivelado, nesse caso quando diz 3º de diedro se refere a 1,5º em cada asa com o avião nivelado, o que condiz com a medida fornecida pela manual de serviço onde especifica o diedro pra aviões mais antigos:

4 1/4 pol. que resulta em 1,46 graus
aproximadamente 1,5º

Não tava fazendo sentido o o avião real ter 4 1/4 (107,95mm) de elevação na ponta da semi asa e o meu modelo que é 1/6 de escala ter 50mm kkkk

Re: Piper J3 Cub

Enviado: Ter Mai 05, 2020 8:40 pm
por LaercioLMB
Beleza, conseguimos nos entender.
De fato, lendo frases escritas se não forem bem redigidas, a pessoa que está do outro lado poderá interpretar de outra forma. Eu realmente tenho alguma dificuldade em redigir textos informativos, pois escrevo pensando como se eu estivesse lendo e não é assim que funciona, temos que escrever de tal forma que todos possam entender.
Mas que bom que conseguimos nos entender e você captou o que eu tentava falar.