Learjet 31 - Construção e mais videos

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
jdomes
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Ter Mai 03, 2005 10:45 am
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por jdomes »

Como você linkou os profundores? Uma alternativa não seria usar os ailerons fazendo dupla função, ou seja, profundor e leme? Para subir ou descer, os ailerons seriam acionados por igual, para as curvas, eles seriam acionados de formas opostas, no caso poderia usar um mixer, creio eu...
Avatar do usuário
Renan Augusto
membro
Mensagens: 1367
Registrado em: Dom Out 29, 2006 8:26 pm
Localização: Muriaé - MG

Mensagem por Renan Augusto »

Muito legal o modelo Fabio!

Não deixe de postar um vídeo!

Abraço!
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Não

Mensagem por fabiofleal »

[quote:4fa58b2209="jdomes"]Como você linkou os profundores? Uma alternativa não seria usar os ailerons fazendo dupla função, ou seja, profundor e leme? Para subir ou descer, os ailerons seriam acionados por igual, para as curvas, eles seriam acionados de formas opostas, no caso poderia usar um mixer, creio eu...[/quote:4fa58b2209]

Não ficaria legal, por causa do pitch moment. Além de tirar a escala do modelo, ia ter umas reações meio esquisitas. Os Learjets, por si só, já são meio nervosos em vôo. Se precisasse fazer uma curva subindo ou descendo, podia ficar instavel.

Esse meu até que ficou bem dócil desta vez...

A linkagem do profundor foi bem simplesinha:
Anexos
Canudo de refrigerante, arame rígido de aço 1mm e garrafa PET. Só. Nem precisava dos grampos. Era só colar com super bonder, por cima da entelagem.
Canudo de refrigerante, arame rígido de aço 1mm e garrafa PET. Só. Nem precisava dos grampos. Era só colar com super bonder, por cima da entelagem.
Linkagem profundor LJ31.jpg (32.61 KiB) Exibido 3930 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
jdomes
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Ter Mai 03, 2005 10:45 am
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por jdomes »

interessante, não tinha pensado dessa forma,estou tentando converter um Transcend cauda em T e estou linkando essa cauda com duas articulações, quando o avião ficar pronto e, se possível, voando, postarei a "mutação". Uma alternativa que uso em substituição ao canudo de refrigerante, quando se usa arames finos, seria o tubo interno de caneta, não sei se seria mais leve, mas economiza espaço e é mais discreto. Só não estou conseguindo terminar o projeto, pois falta arame rígido (0,8 ou 1 mm) aqui em Fortaleza. Pode??? :x
Quem tiver disponível para vender, mande-me MP.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Pois é. Esses arames são meio difíceis de achar. O problema da caneta é comprimento, principalmente se vc lembrar que, por ser um arame fino, se as emendas dos tubinhos dobrarem, vai comprometer sua linkagem e nemhum comando é tão importante p/ preservar a integridade do modelo quanto o profundor.

Pela mesma razão, eu não usaria um arame + fino que 1mm: Lembre que este arame vai até o servo. Pela resistencia dos materiais, quanto mais comprida e "fina" uma peça (no caso o arame) é, mesno força é necessária para "empenar" ela quando vc a comprime. É a teoria que rege o fenomeno conhecido como flambagem e o arame será comprimido na hora que vc cabrar o modelo.

P/ sua sorte, Fortaleza é uma cidade litorânea. Vá em casa de náutica e pesca. Ela costumam ter o arame rígido de 1mm (aço) e custa (pelo menos aqui em Salvador), 7 reais um pedaço com 100g. Dá p/ linkar modelos p/ o resto da vida, com tanto arame.
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1867
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

cara eu sou de fortaleza tambem, tem uma loja chamada hobbysport lah na pontes vieira, proximo ao novo bompreço, lah tem um kit de 20 reais, vem o arame de 0,8, com o tubinho, o prendedor que vai no servo, e o micro horn, ai é soh linkar e pronto!
tu mora em que parte de fortaleza!?

fabio to com uma duvida quanto ao slot baiano!!
o meu tah tremendo MUITOOOOOOOO.....
e outra, como fixa os servos, bota uma foto dele fixado pra eu ter uma ideia!!

abraço
Avatar do usuário
jdomes
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Ter Mai 03, 2005 10:45 am
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por jdomes »

Sei onde é essa loja, tá com várias semanas que está faltando arames rígidos médios, fora os de 0,5 mm que pra mim não serve, só tem de 1,5 pra cima, acho que é a única existente por aqui. Seguirei a dica do baiano e procurarei alternativas, na pedro pereira (centro) tem dessas lojas.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

[quote:a22d8a64f3="bliberato"]cara eu sou de fortaleza tambem, tem uma loja chamada hobbysport lah na pontes vieira, proximo ao novo bompreço, lah tem um kit de 20 reais, vem o arame de 0,8, com o tubinho, o prendedor que vai no servo, e o micro horn, ai é soh linkar e pronto!
tu mora em que parte de fortaleza!?

fabio to com uma duvida quanto ao slot baiano!!
o meu tah tremendo MUITOOOOOOOO.....
e outra, como fixa os servos, bota uma foto dele fixado pra eu ter uma ideia!!

abraço[/quote:a22d8a64f3]

Bilberato,
O Lance do Slot Baiano é deixar ele bem justo. O espaço entre as 2 plaquinhas de depron de cada lado deve só e somente só o necessário p/ passar a parede de fogo.

EXistem outras 2 fontes de vibração nele:
1 - Fixação da base do motor na placa ("parede de fogo");
2 - Rigidez dessa parede de fogo - As varetas devem passar perto das fixações do motor, mas na transversal ao aviao, ou seja, na horizontal, paralelas à direção da asa e perpendiculares ao eixo do motor.

Uma solução encontrada por Araripe p/ isso foi usar, no lugar da polionda, uma placa de PVC, que vc encontra em lojas de sinalização / comunicação visual.

Topico do Slot Baiano:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=24122&highlight=
Anexos
Fixação dos servos: Uma mesinha de polionda plástica onde os ervos encaixam, apoiada em duas barrinhas de isopor, coladas na parede interna da fuselagem. O melhor jeito de colar isso tudo é com Epoxy, p/ variar.
Fixação dos servos: Uma mesinha de polionda plástica onde os ervos encaixam, apoiada em duas barrinhas de isopor, coladas na parede interna da fuselagem. O melhor jeito de colar isso tudo é com Epoxy, p/ variar.
fixacao dos servos.jpg (31.87 KiB) Exibido 2442 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Não esqueça tb de manter a helice balanceada. O slot baiano foi idealizado p/ absorver impactos. assim, ele se deforma, mesmo, em pequenas pancadas de bico e com desbalanceamentos excessivos da helice. Por isso, a cola recomendada p/ fixar as plaquinhas de depron na lateral interna da fuselagem é a cola de contato, que é fácil de tirar em campo e fazer os ajustes necessários, inclusive de downthrust e side thrust.

IMPORTANTE: Se vc for fazer o slot baiano com placas d depron e polionda, a largura máxima é 4 cm. mais que isso, a polionda, mesmo reforçada com fibra, cede (deforma), causando vibração e podendo até soltar o motor.


Uma opção prática, mas que não iria te permitir tantos ajustes de campo, é fazer os trilhos do slot baiano com 2 barrinhas de balsa e o montante deslizante em aluminio.
Vantagem: Mais rigidez e ia continuar podendo tirar o motor ráidamente de um modelo p/ o outro.

Desvanategns:
- Bateu, estragou, podendo, inclusive, danificar o motor (testado em campo);
- Não te permite os ajustes de angulo do motor nem remoção de folgas em campo;
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

VIDEO!

Mensagem por fabiofleal »

Finalmente um video, feito por Xor - O cara:
http://www.youtube.com/watch?v=G8VtrsUCPho

Para um Learjet, ficou até dócil e muito legal de pilotar. Dá p/ ver no pouso que tem um peso de cauda. Era difícil picar e manter firme, sem levantar o nariz e entrar em montanha russa. Acho que resolvi com umas moedas no nariz do bicho. Vamos testar amanhã.

Incrível é o quanto ele voou com uma bateriazinha de 600mAh. Muito, mas muito mesmo. Pousei p/ usar o Rx no Cherokee, mas ainda tinha bateria.

Agradeço a todos que me incentivaram. A moral desta empreitada é: É possível voar jatos a baixíssmo custo, com um resultado (muito)satisfatório. É extremamente gratificante e emocionante ver e principalmente ouvir o barulho dele no ar.
Anexos
Videocap do 1º vôo de hoje
Videocap do 1º vôo de hoje
LJ1.JPG (3.14 KiB) Exibido 2420 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Responder