Novo Piper, 50%, 5,37m, 20Kg

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
leonardospera
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 12:15 am
Contato:

Mensagem por leonardospera »

Sem palavras.
Simplesmente perfeito o seu projeto alex.
eu sou novo no forum, já li bastante coisa sua, mas fazia um tempo q vc não postava certo? e chegar logo de cara com um projeto desses. Parabéns
Gostei bastante do seu projeto, principalmente da eletrônica embarcada, o que mais me chamou a atenção foi o acelerometro, depois q eu vi um iPhone e um playstation 3 funcionando, fiquei imaginando os possiveis usos dessa tecnologia nos aeromodelos, mas como eu não manjo nada de eletronica fico so imaginando. E ainda tem o GPS. Perfeito.
e quanto a Camera, vc vai colocar algum sistema de FPV? Seria a camera sua passageira de 2,7 KG?
Mais uma vez parabéns, já estou acompanhando.
Boa sorte
Abraço.
Avatar do usuário
Guilherme Ch
membro
Mensagens: 1045
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:03 pm
Localização: Ponta Grossa, PR
Contato:

Mensagem por Guilherme Ch »

haja corajem para enfrentar um projeto deste hein...
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Essa me espantou! Voltou com tudo, hein alexmag!
No que eu puder apoiar no projeto, to dentro!! E tenho uns servos STD velhos, porém funcionais, sobrando, posso te emprestar, ou fazemos rolo em algum projetinho de eletrônica (wattímetro??)
Só alguns não são muito rápidos, embora acho que isto não seja um problema no teu projeto.
Mas, para servos, tenho outra sugestão, se é que você já não pensou: na Optek tem uns motores brushed com reduções bem parrudas, e geralmente de 15:1 ou algo parecido. São baratos também. Acho que adaptar uns motores 400br e um potenciometro de feedback deve dar um bom servo para o que você quer. O eixo da redução já é bem forte e deve ter uns 6mm, acho que adaptar nele alguma alavanca deve ser fácil.
Tenho a medo de que a 70km/h vai entrar em flutter feio o profundor, se não estiver tudo muito firme. Quanto ao modelo, concordo que o piper é mais fácil de fazer, mas como o bicho é grande, acho que não deve ser difícil fazer algo mais arredondado. Acho o Cessna 140 lindo, e a geometria dele é bem parecida com a do Piper, exceto por ser mais largo e ter fuselagem com seção arredondada.
Mas se a fuseca larga realmente é um problema, veja outro modelo, com fuselagem estreita, para um piloto atrás do outro (mas não tanto quanto a do Piper), fuselagem com cantos vivos e bela aparência: Spacewalker. É um asa baixa com asa reta, igual à do piper, que originalmente é um kit de avião real, vendido nos EUA. Tenho as plantas, se quiser.
Mas a pergunta que não quer calar é: Ok, teu elevador talvez tenha 2,3m de altura, então a asa cabe na diagonal. Mas como vai caber tudo isto, além de você, é claro, em um corsa sedan? Cabe mesmo?
Eu acho que faria esta asa em 3 pedaços: fica mais portátil e mais fácil em termos de resistência, embora isto não seja um problema no teu caso.
Outra coisa: vai ter flaps?
E o piper full PSS continua nos planos... quem sabe se um dia eu tiver uma S-10!
Que longarina você vai usar no profundor e leme? E os longerons da fuselagem?
Acho que na fuselagem nosso patrício Santos-Dumont pode nos ajudar: que tal bambu?
Ah, a régua de pedreiro que você está usando como longarina também existe em comprimento 3 e 6m. Tem em uma lojinha debaixo do minhocão, perto da aerobrás. Para quem vem da Aerobrás, fica uma quadra à direita, do outro lado da avenida (que passa debaixo do minhocão).
Nesta loja tem tudo quanto é perfil de alumínio, tudo em barras de 6m. Vale a pena dar uma conferida. 3m não cabem no elevador do prédio, eu sei. Enquanto o winzip não suporta extensão .aluminio, tem dois jeitos: pelas escadas, mas nem sempre dá; pela janela - eu já fiz isto com um trilho de cortina de 6m que minha mãe precisava instalar na sala de um ap em que morávamos. Vai com corda mesmo. Fitilho já resolve.
Do spacewalker, veja mais em [url]http://spacewalker.org/photos[/url] e em [url]http://www.triangle-software.com/spacewalker/[/url]

Abs

Eric
Anexos
sw3view_low.jpg
sw3view_low.jpg (7.19 KiB) Exibido 27473 vezes
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:65682fc8e2="leonardospera"]Sem palavras.
Simplesmente perfeito o seu projeto alex.
eu sou novo no forum, já li bastante coisa sua, mas fazia um tempo q vc não postava certo? e chegar logo de cara com um projeto desses. Parabéns
Gostei bastante do seu projeto, principalmente da eletrônica embarcada, o que mais me chamou a atenção foi o acelerometro, depois q eu vi um iPhone e um playstation 3 funcionando, fiquei imaginando os possiveis usos dessa tecnologia nos aeromodelos, mas como eu não manjo nada de eletronica fico so imaginando. E ainda tem o GPS. Perfeito.
e quanto a Camera, vc vai colocar algum sistema de FPV? Seria a camera sua passageira de 2,7 KG?
Mais uma vez parabéns, já estou acompanhando.
Boa sorte
Abraço.[/quote:65682fc8e2]

Eu estava sumido devido ao excesso de trabalho.

Continuo com excesso de trabalho (acordei às 6 da matina e ainda estou trabalhando, sem previsão para terminar), mas já perdi tempo demais.

FPV até que é uma boa idéia. Dá para usar um linkde 900Mhz para não interferir no rádio. Como tamanho e peso não são problema, dá para colocar uma câmera de vigilância com tilt/pan.

A passageira de 2,7Kg é a cachorrinha que aparece em uma das fotos.
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2971
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

Não acredito que você vai colocar aquele Totó nesse Piper mostro!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eric,

Eu lembrei das suas dicas sobre fazer servo com motor reduzido, cheguei até a anotá-las para este tópico, mas como servos standard devem dar conta, não incluí a possibilidade de fazer servos com redução para não alongar demais o texto.

Aliás, estava pensando em uma mistura de redução de motor com CNC: soldar a ponta do eixo da redução em um fuso, de forma a ter comando linear.

Mas esta possibilidade além de ser uma alternativa para o modelo 50% é quase certeza para o 100%.

Para colocar tudo no Corsa, basta usar uma versão evoluída da técnica que usei com o Martin Mars (vide foto).

Flaps estão nos planos sim, principalmetne porque tornam mais efetiva a redundância de comandos.

Longarina para profundor e leme é mais fácil, já que estas superfícies terão área equivalente a uma asa de um modelo grante. Tenho varetas de fibra de vidro de 3mm de diâmetro perfeitas para elas, inclusive para interligar fuselagem, leme e profundor.

Gostei do SpaceWalker, mas tem um problema, pelo menos para o primeiro projeto de giant acima de 5m: as asas são full-cantilever, mais difíceis de estruturar.

Cessna 150 é uma boa também, Como ainda está em tempo de mudar (basta adequar algumas medidas e alterar o BF), é uma possibilidade que merece uns estudos aerodinâmicos.
Anexos
DSC02736.JPG
DSC02736.JPG (153.04 KiB) Exibido 10865 vezes
Avatar do usuário
brunom20
membro
Mensagens: 245
Registrado em: Sex Abr 20, 2007 10:59 pm
Localização: Brasília- DF

Mensagem por brunom20 »

alex!!que projeto heheh!!vou acompanhar!!tomara que de tudo certo!!
to torcendo!!!
Avatar do usuário
Juniorcl
membro
Mensagens: 164
Registrado em: Sáb Dez 15, 2007 2:16 pm
Localização: Imperatriz-ma

Mensagem por Juniorcl »

Essa construçao eu nao perco por nada
Bem vindo de volta e que corajem heinn piper 50% né pra qualquer um nao
Boa sorte
Abraços.
Quem voa sabe quem sabe ensina!!!
Avatar do usuário
joerusso
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Seg Set 24, 2007 11:10 am
Localização: Sabará-MG

Mensagem por joerusso »

este vai ser monstro mesmo, bem grande
vou acompanhar e ver a perola que esta por vir!!

Vai firme Alex!!
Me Faltava a Bateria, agora nao mais, ainda bem!!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Achei uma foto do E-max 5345, mas ainda não consegui especificações completas.

Entrei no link que o Megafly postou, o 50% usa motor 250cc !!!

Talvez eu devesse aumentar ligeiramente a escala (pra uns 55%, 60%) para ficar ligeiramente maior, aí fica sendo o maior aeromodelo e não apenas o maior elétrico...

Estava pensando sobre a rotação e o tamanho ideal para a hélice. Dificilmente vou achar um brushless que gire tão lento, os mais lentos que achei têm Kv em torno de 260, mas trabalham com 10S, aí já dá mais de 6000rpm em uma hélice bem menor do que a ideal.

Aí no caminho para o serviço enquanto pensava que o motor de 250cc é maior do que o de muitas motos, passei na frente de uma bicicletaria, e me veio uma idéia para fazer uma redução barata, leve e simples.

Devido às montain bikes com dezenas de marchas, atualmente existem coroas e pinhões de bicicleta de materiais muito leves e de diversos tamanhos. As correntes também não são muito pesadas e podem ter o tamanho ajustado, e se aguentam um marmanjo do meu tamanho pedalando, aguentam tranquilamente um motor brushless.

Então basta achar um conjunto de redução na medida desejada e pronto...

De quebra, ainda dá para associar motores facilmente, basta colocar cada motor

Atualmente ainda existem bicicletas com transmissão por correia dentada, que obviamente não vou achar na bicicletaria do bairro, mas que provavelmente ainda será mais eficiente, silenciosa e leve.
Anexos
BL5345.jpg
BL5345.jpg (30.81 KiB) Exibido 10795 vezes
reducao.GIF
reducao.GIF (5.6 KiB) Exibido 10795 vezes
Responder