Pegasus da Estrela... Quem se lembra?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
wmoecke
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 12:22 pm

Mensagem por wmoecke »

Olá amigo, esses 3 capacitores "zebrinha" vc deve trocar por capacitores de poliéster (famoso "laranjinha") equivalentes. Eles se desfacelaram mais provavelmente pela ação do tempo sobre o material usado na fabricação (normalmente de qualidade inferior no caso do zebrinha), e os laranjinhas são melhores.

Aproveite e verifique se não queimou o integrado de filtro RC e o de controle (e também os transístores), pois o cara ligou 9v no circuito de 7,5. Pode ter queimado, e se queimou os CIs, daí a eletrônica toda pode ser descartada - esses CIs não são mais fabricados, só indo atrás de outro pégasus.

O mais fácil e barato seria vc colocar a eletrônica de RC elétricos de hoje (receptor de RC + servo + ESC + LiPoly 2S 7,4V 2200mAH.

Eu tenho o pégasus série ouro na caixa, todo original. A única coisa que pretendo fazer nele é acrescentar uma tomada tipo T para tornar possível uso de uma bateria LiPoly com a especificação descrita acima. Mexer mais seria crime, imho.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:375f92c815="Leandro Salles"]E ainda teve o Colossus que era uma versão Off Road com a eletrònica do Máximus. Pena que naquela época isso era inviável para mim...[/quote:375f92c815]

Eu tive o maximus...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
wmoecke
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 12:22 pm

Mensagem por wmoecke »

Estou abrindo meu pégasus para dar uma leve manutençãozinha preventiva (depois de anos), e me espanta a qualidade com que foi montado.

Como o Brasil tinha talento, meu Deus. Toda a eletrônica dele foi muito bem projetada: os dois motores DC (propulsão e servo) são ligados à eletrônica principal através de uma plaquinha supressora de ruídos composta de indutores e capacitores de 100n a óleo (estou um pouco preocupado com estes, pois me parecem estar começando a decompor um pouquinho e já soltam um tiquinho de óleo). Além disso, há um capacitor extra de 100n conectado à alimentação de cada motor DC. O circuito principal é composto de um CI receptor + decodificador LM1872N da National mais dois CIs detectores de largura de pulso (PWM) + drivers de corrente SN76604N da Texas, responsáveis pelo controle proporcional (sim, o pégasus [b:fe27304681]é proporcional[/b:fe27304681] e não "tudo ou nada", como alguém aí disse), veja [url=http://www.datasheet-pdf.com/datasheetdownload.php?id=492560]o datasheet[/url].

O LM1872N pode ser estudado [url=http://www.digchip.com/datasheets/download_datasheet.php?id=509677&part-number=LM1872N&show=inline]aqui[/url]. Um fato interessante é que a saída dele é um sinal PWM compatível diretamente com servos de rádio-controle padrão. Mas ao invés de ligar um servo diretamente, os projetistas usam a saída PWM do decoder para comandar os SN76604N, os quais por sua vez acionam os motores DC (as saídas deste CI agüentam até 400mA).

O capricho no projeto não só da eletrônica como tbm a mecânica é de cair o queixo. Quem abre um brinquedo desses de hoje, feitos na China e olha para o pégasus, sente vontade de vomitar no da China. Eu recentemente comprei uma [url=http://www.galaxiabrinquedos.com.br/produto/9935/Candide+-+Batman+-+Batmovel+Serie+Classica+da+TV+-+R/C+-+9066]réplica de um batmóvel dos anos 60 rádio-controle[/url] vendida aqui no Brasil pela Candide (a um preço médio de [b:fe27304681]R$150,00[/b:fe27304681]), e tive que abrir pois logo de cara, ele não funcionava. O sinal de comando direcional não chegava ao solenóide (tudo-ou-nada) pois um fio estava solto. Além disso, o operário chinês que montou o carrinho, o fechou de olhos fechados, pois o fio do positivo da alimentação estava sendo mastigado por um dos parafusos que seguram a carroceria. Depois disso, ainda tive que abrir mais uma vez, pois descobri que os fios do comando direcional haviam sido soldados invertidos (eu só soldei um que estava solto, o outro já veio soldado de fábrica)! Conclusão: 28 anos depois, temos um retrocesso monumental da indústria brasileira em prol do lucro exorbitante e custo de fabricação baixos.

O pégasus em comparação ao colossus e o maximus é único, pois só ele foi de fato projetado e montado inteiramente no Brasil (parceria da Estrela com a Petrobrás e a Goodyear a fim de aliviar a carga financeira do custo do projeto). O colossus na sua primeira versão (1984, logo após o lançamento do pégasus) também foi assim. Com o fim da lei de reserva de mercado, a Estrela passou a nacionalizar produtos fabricados no exterior (como foi com o maximus e a segunda versão do colossus) a fim de cortar custos. Daí acabou-se de uma vez com todo o talento que havia no Brasil.
man1aco
membro
Mensagens: 579
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

Eu tinha um Stratus completo , só sobrou o manual o carrinho me roubaram na mudança. :evil: era minha maior reliquia RC.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

O que eu sempre gostei do 1872 foi ter nele toda a parte de recepção e decorder para dois canais proporcional e mais dois tudo ou nada..

Bastava fazer bem feito a parte de sintonia e usar as bobinas de FI e misturadora corretas.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
wmoecke
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 12:22 pm

Mensagem por wmoecke »

Sim, o LM1872N era um baita CI - pau para toda obra.
Bastava ligar o servo direto na saída, em um canal, e no outro, um comando de potência com ponte H e já tinha um sistema de RC completinho.

O projeto do pégasus é lindo e muito bem montado. Acabei de fechar meu carrinho. Ainda to com os olhos marejados. É simplesmente lindo.
Avatar do usuário
jdomes
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Ter Mai 03, 2005 10:45 am
Localização: Fortaleza - CE

Mensagem por jdomes »

[quote:7b1a45d333="wmoecke"]O capricho no projeto não só da eletrônica como tbm a mecânica é de cair o queixo. Quem abre um brinquedo desses de hoje, feitos na China e olha para o pégasus, sente vontade de vomitar no da China. Eu recentemente comprei uma [url=http://www.galaxiabrinquedos.com.br/produto/9935/Candide+-+Batman+-+Batmovel+Serie+Classica+da+TV+-+R/C+-+9066]réplica de um batmóvel dos anos 60 rádio-controle[/url] vendida aqui no Brasil pela Candide (a um preço médio de [b:7b1a45d333]R$150,00[/b:7b1a45d333]), e tive que abrir pois logo de cara, ele não funcionava. O sinal de comando direcional não chegava ao solenóide (tudo-ou-nada) pois um fio estava solto. Além disso, o operário chinês que montou o carrinho, o fechou de olhos fechados, pois o fio do positivo da alimentação estava sendo mastigado por um dos parafusos que seguram a carroceria. Depois disso, ainda tive que abrir mais uma vez, pois descobri que os fios do comando direcional haviam sido soldados invertidos (eu só soldei um que estava solto, o outro já veio soldado de fábrica)! Conclusão: 28 anos depois, temos um retrocesso monumental da indústria brasileira em prol do lucro exorbitante e custo de fabricação baixos.do custo do projeto).[/quote:7b1a45d333]

Sabe o que se chama isso? Obsolescência programada. Fabricam verdadeiras porcarias hoje em dia. Vejam o brinquedo que é assunto deste tópico. Tem gente que tem até hoje. Sabe o que isso significa? Menos $$$ pros empresários, pois objetos duráveis significam menos receita pra esses caras.
Avatar do usuário
Fernando Manfio
membro
Mensagens: 349
Registrado em: Sex Nov 27, 2009 2:05 pm
Localização: Assis - SP

Mensagem por Fernando Manfio »

Pedi um de natal mas ganhei outra coisa, na época meu pai não tinha $$$ pra comprar... :(
RV-8 5S - Piper J-3 5S - Shoestring 5S - DeNight Special 5S - Christen Eagle 6S - P-51 6S
Avatar do usuário
wmoecke
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Qui Jun 18, 2009 12:22 pm

Mensagem por wmoecke »

[quote:2d31481dfa="jdomes"]Sabe o que se chama isso? Obsolescência programada. Fabricam verdadeiras porcarias hoje em dia. Vejam o brinquedo que é assunto deste tópico. Tem gente que tem até hoje. Sabe o que isso significa? Menos $$$ pros empresários, pois objetos duráveis significam menos receita pra esses caras.[/quote:2d31481dfa]

Para vc ver, como isso que vimos conversando é verdade: Em abril de 1996, depois de comandar a Estrela por 31 anos, o empresário Mario Arthur Adler vendeu sua parte e saiu. Se ele próprio já diz, "Já há algum tempo, o trabalho na empresa não me dava prazer. Ficar na Estrela para quê?", isso é sinal dos tempos ruins que a mudança de paradigmas proporcionou - a Estrela nunca mais se recuperou e até hoje não chega perto do faturamento que tinha antes da invasão dos chineses. Veja a reportagem completa [url=http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0608/noticias/por-que-a-estrela-perdeu-o-brilho-m0047309]aqui[/url] - Vale a pena ler, e ao mesmo tempo, traz muita tristeza.

Quem lembra da Estrela do tempo do Mario Adler, só tem boas recordações - eram brinquedos com qualidade, inovação e funcionalidade: Genius, Pégasus, Aquamóvel, e tantos outros. Lembro que desmontando o Genius, dentro havia até uma lampadinha sobressalente! Os brinquedos de hoje, se funcionar ao tirar da caixa, sorte sua.
viziadoq
membro
Mensagens: 132
Registrado em: Qua Fev 05, 2014 7:43 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por viziadoq »

stratus branco,stratus 40 vermelho,pegasus ,maximos ,colossus porcarias ultrapassadas nao vale a pena fazer um up,talvez tenha algum valor historico, tinha alguns aqui joguei fora.
Responder