Combústivel caseiro

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
othernick
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Seg Out 25, 2010 10:08 am
Localização: rio das ostras rj

minha experiencia com combustivel caseiro

Mensagem por othernick »

resolvi meter a mão e fazer.
Fui na São lazaro (Penha- Rio-RJ) e comprei metanol, óleo de mamona e acetato de amila. Muito barato tudo. Tem q ser cadastrado na PF para comprar acetato de amila. Coisa simples, faz na hora da compra.
Misturei 70% de metanol + 20% de óleo de mamona + 10% de acetato de amila. Motor os 46 sf max.
Motor pega sem problemas. Tem q achar regulagem correta.

Problemas: motor apagou varias vezes no alto. Coloquei vela + quente (de 8 para 5 e 3). Coloquei vela 8 nova. Não deu sucesso.
Tomei uma surra tentando ajustar, mas lá no alto apagava.
Passei para o comb industrial. Motor + forte, bem + forte. Não apagou.

Pergunta: melhora se aumentar o % de acetato de amila? E se usar acetona?
Sobre o uso de acetona: em carros causa acumulo de carvão na cabeça do pistão podendo causar pré-detonação (e quebra de biela, etc)

sds
Avatar do usuário
brunoagrimensor
membro
Mensagens: 293
Registrado em: Seg Mai 07, 2012 4:48 pm
Localização: Luz - MG

Re: minha experiencia com combustivel caseiro

Mensagem por brunoagrimensor »

[quote:0836b0a8ed="othernick"]resolvi meter a mão e fazer.
Fui na São lazaro (Penha- Rio-RJ) e comprei metanol, óleo de mamona e acetato de amila. Muito barato tudo. Tem q ser cadastrado na PF para comprar acetato de amila. Coisa simples, faz na hora da compra.
Misturei 70% de metanol + 20% de óleo de mamona + 10% de acetato de amila. Motor os 46 sf max.
Motor pega sem problemas. Tem q achar regulagem correta.

Problemas: motor apagou varias vezes no alto. Coloquei vela + quente (de 8 para 5 e 3). Coloquei vela 8 nova. Não deu sucesso.
Tomei uma surra tentando ajustar, mas lá no alto apagava.
Passei para o comb industrial. Motor + forte, bem + forte. Não apagou.

Pergunta: melhora se aumentar o % de acetato de amila? E se usar acetona?
Sobre o uso de acetona: em carros causa acumulo de carvão na cabeça do pistão podendo causar pré-detonação (e quebra de biela, etc)

sds[/quote:0836b0a8ed]

use apenas metanol + oleo de rícino
dispense esse acetato de amila ai

leia o artigo que vou te mandar por mail
Tractor 45 - Extra 260 30cc
Marcelool
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Jun 16, 2013 9:13 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Marcelool »

O amigo que compra o metanol na penha, o mesmo é 99.5 de pureza, estou com o mesmo problema, já mandei email para sp, rs, rj, todas com o metanol 99.85, porém não vendem mais para pessoa física, norma da anvisa, a pergunta é como comprar metanol de qualidade?
Sou novato, meu nome é marcelo e estou começando com um avistar, motor thunder tiger.46, e toda a ajuda é muito bem vinda.
Abraço e bons vôos.
Avatar do usuário
Giuliano MO
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 5:53 pm
Localização: Pelotas -RS
Contato:

Mensagem por Giuliano MO »

Amigos, procurem em autódromos, pessoal que participa do campeonato de arrancada!
Aqui na cidade tem um cara que corre em arrancada e nos vendia na faixa dos R$5,00 o litro!!
Nas lojas de produtos farmacêuticos/químicos em Porto Alegre - RS me pediram R$9,90 o litro a loja é Sul Química, no google deve achar fica no bairro azenha!!
Giuliano MO
"Voar é preciso"
Marcelool
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Jun 16, 2013 9:13 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Marcelool »

É giuliano infelizmente abaram com o autódromo de jacarepaguá, está realmente difícil metanol de qualidade no rj ou via net, porfavor qualquer ajuda é muito bem vinda.
Abraço e bons vôos, Marcelo.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: minha experiencia com combustivel caseiro

Mensagem por carlosm »

[quote:61cddbbac4="othernick"]resolvi meter a mão e fazer.
Fui na São lazaro (Penha- Rio-RJ) e comprei metanol, óleo de mamona e acetato de amila. Muito barato tudo. Tem q ser cadastrado na PF para comprar acetato de amila. Coisa simples, faz na hora da compra.
Misturei 70% de metanol + 20% de óleo de mamona + 10% de acetato de amila. Motor os 46 sf max.
Motor pega sem problemas. Tem q achar regulagem correta.

Problemas: motor apagou varias vezes no alto. Coloquei vela + quente (de 8 para 5 e 3). Coloquei vela 8 nova. Não deu sucesso.
Tomei uma surra tentando ajustar, mas lá no alto apagava.
Passei para o comb industrial. Motor + forte, bem + forte. Não apagou.

Pergunta: melhora se aumentar o % de acetato de amila? E se usar acetona?
Sobre o uso de acetona: em carros causa acumulo de carvão na cabeça do pistão podendo causar pré-detonação (e quebra de biela, etc)

sds[/quote:61cddbbac4]

Bem,
Já uso glow a mais de 8 anos e sempre compro meu combustível na São Lázaro na Penha e nunca tive problemas.
O cadastro do CPF é também solicitado para compra do metanol.

Nunca usei o Acetato de amila na proporção citada de 10%, o que uso é na proporção de 1 ~2% no máximo.
Uso com a finalidade de melhorar a miscibilidade entre o metanol e óleo de ricino também conhecido como óleo de mamona .

O que você fez for ter uma mistura de apenas 70% de metanol, onde normalmente o ideal é que tenha 80% de metanol ou 80% de mistura de metanol + nitrometano, podendo chegar em alguns motores de competição na faixa de 90% com 10% de óleo.

O acetato de amila também é conhecido como óleo de Banana e poderia se dizer que você acabou utilizando uma mistura de 30% de óleo.
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Marcelool
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Jun 16, 2013 9:13 pm
Localização: Rio de janeiro

Mensagem por Marcelool »

Nada como a experiência própria, vou utilizar o material da são lázaro, somente metanol e mamona, depois posto os resultados.
Muito obrigado e bons vôos, Marcelo.
xo_jodm_ox
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Set 26, 2013 8:11 am
Localização: Manaus,AM

Mensagem por xo_jodm_ox »

[quote:ed4cf804d0="jujuba"]Só R$ 60,00 em um galão? Cara, quem dera que aqui custasse pelo menos 80 contos. Esse preço aí que vcs pagam é o preço de dois anos atrás aqui em Manaus.[/quote:ed4cf804d0]

é verdade amigo, também passo por isso!! também sou de Manaus e o combustivel é muito caro por aqui.

me diz uma coisa, vc já comseguiu achar o oleo de mamona puro aqui em manaus?

já andei a cidade toda e nada de encontrar.. se achou, poderia compartilhar onde vc encontrou?
Rafael Diniz
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Ter Abr 23, 2013 9:26 pm
Localização: Rio de Janeiro RJ

Mensagem por Rafael Diniz »

Eu uso só combustivel caseiro comprado na sao lazaroo Rj, metanol e oleo de ricino, comprei nitrometano e adicionei na mistura, nao vi diferença do industrial, dou couro e varios colegas que usam industrial, o segredo é não comprar muito só o que vai uasr em um mes, o alcool guardado vai perdendo octtanagem, e na sao lazaro nao vem muito bem lacrado.... De resto so alegria... Motor sempre regulado, boa potencia, e lenta show....
djalma neto2011
membro
Mensagens: 173
Registrado em: Qui Nov 03, 2011 1:59 pm
Localização: Maceió, Alagoas

Mensagem por djalma neto2011 »

vou fazer agora o meu vou utilizar Metanol, Acetona pura, e óleo de ricínio. irei fazer 5 litros.

ficará assim:

* Metanol= 3900 ml (78 %)
* óleo= 800 ml (16%)
* acetona= 300 ml (6%)

OBS: usar acetona 6% ou 8%. não usar mais que isso pois pode dissolver plásticos (como o tanque, as mangueiras, backplates dos motores LA e coisas assim), logo, a medida 100% segura seria 6% de acetona.

acetona não é de farmácia.
Responder