Dica: como ligar Esc, Rx, motor, Bec...

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:2de6f67272="eddie48031"][quote:2de6f67272="LaercioLMB"][quote:2de6f67272="eddie48031"]Boas, tenho esse mesmo ESC, e estou a tentar programar o PWM, no entanto nas caracteristicas diz PWM:8/16K, mas eu já usei uma frequencia de 15,6 k e 3k , 5k , mas o ESC só me funciona com frequencias abaixo de 500 HZ...Alguem me pode ajudar?[/quote:2de6f67272]

E por qual motivo você quer alterar a frequência?
Sabes para que serve isso?
Sabe se o motor suporta trabalhar com o que você deseja?[/quote:2de6f67272]

sinceramente pensei que a frequência de funcionamento do sinal de controlo fosse entre 8k e 16k, no entanto dá-e agora a ideia que PWM:8/16K, é o pwm a saída do ESC.Será isso?[/quote:2de6f67272]

Sim, a frequência de pulsos ao motor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
fabioufs2003
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 11:11 pm
Localização: Aracaju, Sergipe

Mensagem por fabioufs2003 »

Olá! A todos gostaria da ajuda na eletronica estou montando um PEIPER J3 de 0,236 g de fuzelagem, asa e já comprei o motor E-max 2215/20, helice APC 10x5 com montante e adaptador de helice.

Estou pesquisando e pretendo comprar o ESC Super Simples Hobbyking 25 A, Bateria Turnig 1300 mAh 3s 20-30c 11,1v, 2 Servos Hxt 900 9g, 3 cabo de extensão 15 cm, 1 cabo de extenção em Y, 2 conectores XT 60 macho e femea.

Gostaria da opnião dos colegas e se precisaria mais algo.
fabioufs2003
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Seg Mar 28, 2011 11:11 pm
Localização: Aracaju, Sergipe

Mensagem por fabioufs2003 »

Olá! A todos gostaria da ajuda na eletronica estou montando um PEIPER J3 de 0,236 g de fuzelagem, asa e já comprei o motor E-max 2215/20, helice APC 10x5 com montante e adaptador de helice.

Comprei o ESC Super Simples Hobbyking 25 A, Bateria Turnig 1300 mAh 3s 20-30c 11,1v, 3 Servos Hxt 900 9g.

Comprei o controle airtronics sd-5g que veio com a chave de ligar. Gostaria de saber se devo colocar essa chave e o esquema de como coloca-lá.
Avatar do usuário
RPaschoal
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Qua Jun 01, 2011 9:39 pm

Mensagem por RPaschoal »

O meu cbo de fununciar !!
Piloto Rapha
membro
Mensagens: 550
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 4:42 pm
Localização: Rio de janeiro,Rio de janeiro

Mensagem por Piloto Rapha »

tem como voces avaliarem meu esquema e dizerem se esta certo???

ai vai o esquema:
Anexos
como intalar eletronica 3s (1).jpg
como intalar eletronica 3s (1).jpg (36.8 KiB) Exibido 16162 vezes
prill
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Jul 15, 2011 3:32 pm
Localização: boa vista, RR

Mensagem por prill »

amigos eu estou querendo tirar uma dúvida sobre o tal de speed, eu tenho um motor emax CF 2822, e estou querendo comprar um speed pra fazer o motor funcionar, só que quero utilizar em outra aplicação, a pergunta seria se é possível eu ligar o meu motor utilizando apenas a bateria e o speed (esc)? É que quero adptar esse meu motor em um carinho de controle remoto simples, aqueles de brinquedo... Isso é possível amigos? Ou não tem outro jeito e a única opção é comprar um receptor e um controle? E se puder me indicar onde eu possa comprar o speed, Depron e fibra de vidro. Quero comprar tudo em um só lugar pra não ter que pagar mais de um frete. Rsrs
Fico no aguardo!
Piloto Rapha
membro
Mensagens: 550
Registrado em: Ter Abr 05, 2011 4:42 pm
Localização: Rio de janeiro,Rio de janeiro

Mensagem por Piloto Rapha »

se voce adptar o carrinho nao vai ter controle!
LauroK
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Jul 27, 2011 9:17 pm
Localização: Rio De Janeiro, RJ

Como saber se ESC tem BEC e o que eh SBEC

Mensagem por LauroK »

Prezados,

comprei
"BATERIA MYSTERY DE LI-PO 2.800MAH 3S 30C"
"RÁDIO TURNIGY 9X 9CH C/ MODULO E RECEPTOR 2.4 GHZ MODO 2"
"ESC Mystery FM60A" que tem também um conector de 3 fios finos (vermelho, laranja e marrom)
"Micro Servos TOWER PRO 9g"

Como coloco isso para testar o funcionamento antes mesmo de colocar num avião (que pretendo projetar e montar ainda)? O que falta comprar para ver o acionamento destes componentes? Que cuidados devo ter para não conectar errado e não queimar nada, especialmente o RX? É verdade ou lenda que o ESC não pode ser ligado sem motor? Qualquer canal alimenta o RX?

Comprei também um "Carregador e Balanceador iMAX B6 1S-6S 5A LiPo/NiMh/LiFe"
Qual a corrente e programação para a)carregar a bateria; b)descarregar; c)quando fazer storage e quando e como balancear?

Obrigado
LauroK
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Jul 27, 2011 9:17 pm
Localização: Rio De Janeiro, RJ

Mensagem por LauroK »

Se não for abuso de algum bom samaritano, peço responder também isso:
gostaria de montar um modelo em DEPRON (cada asa 1m). O que preciso exatamente comprar: - escuto nomes como pushrods, dobradiças para ailerons e lemes, horns, etc etc. Onde encontro para vender estas coisas?

OBS: os micro servos que mencionei acima vem tambem com somente um trio de fios finos (vermelho, laranja e marrom)
Vítor
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Dom Ago 07, 2011 5:21 pm
Localização: Minas Gerais

RX com saída de 2 fios

Mensagem por Vítor »

Olá.
É minha primeira vez no fórum, então olá para todos.
Tenho uma dúvida: vou comprar um brushless emax 2220 com esc 40A(para meu heli). O receptor que vou usar com o esc só tem duas saídas: + e -.
Como faço para ligar o receptor no esc :?: Posso ligar o + do RX no amarelo(ou branco) do esc e o - do RX no fio preto, isolando o fio vermelho do esc :?:
Responder