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Enviado: Seg Fev 03, 2014 2:54 pm
por Camacho
20X1?????
5%??????
na boa, sorte o motor não ter travado e explodido na sua cara enquanto você carburava.....
nem motor de carrinho usa tão pouco óleo.....
é muita falta de responsabilidade, ainda mais se o camarada diz ser aeromodelista....
em 1 litro de glow caseiro, (ou FAI como queiram) 800 ml de alcool metílico 200 ml de óleo- 20% de óleo.
fazendo assim, tem motor pro resto da vida.
ABRAÇOS

Enviado: Seg Fev 03, 2014 3:40 pm
por Leonardo M.T.
Olha........... é de chorar esse tópico.......... se um iniciante entra para ler isso não chega a conclusão nenhuma e acha que tudo é possível.

Enviado: Seg Fev 03, 2014 4:12 pm
por danx
[quote:c806cd29bf="Camacho"]20X1?????
5%??????
na boa, sorte o motor não ter travado e explodido na sua cara enquanto você carburava.....
nem motor de carrinho usa tão pouco óleo.....
é muita falta de responsabilidade, ainda mais se o camarada diz ser aeromodelista....
em 1 litro de glow caseiro, (ou FAI como queiram) 800 ml de alcool metílico 200 ml de óleo- 20% de óleo.
fazendo assim, tem motor pro resto da vida.
ABRAÇOS[/quote:c806cd29bf]


Realmente Camacho,

a gente acredita que as pessoas ou melhor, os "aeromodelistas" com mais "experiência" sabem o que estão fazendo... mas nesse caso eu com pouco mais de um ano aprendi (e ainda aprendo), muito mais do que esses orelha dura, por fim, eu liguei agora pouco para o "produtor" de combustível e ele ainda insiste que estou errado contrariando tudo o que já foi dito neste tópico.

Por isso lhe "encho o saco" nas MP's Camacho, por vontade de aprender e sem o tal do "acho que dá".

Troquei a biela esse final de semana e vou comprar combustível de qualidade ainda hoje!

Grande abraço

Enviado: Ter Fev 04, 2014 7:51 am
por Camacho
[quote:05e6e7029d="danx"]...
Troquei a biela esse final de semana e vou comprar combustível de qualidade ainda hoje!

Grande abraço[/quote:05e6e7029d]

combustível caseiro, desde que , feito com componentes de boa qualidade e na proporção correta- aquela que sempre se usou, já foi testada e re testada,-funciona como o combustível industrializado.
o que não dá pra ficar fazendo é laboratório com motor alheio.... se quer experimentar uma coisa diferente, usa no seu, mede performance, desgaste, vida útil... só depois vai querer se meter a vender a idéia....
eu, particularmente, não sou fã de glow "caseiro-FAI". prefiro usar um com 10% de nitro.
mas é gosto pessoal meu.
ABRAÇOS

Enviado: Ter Fev 04, 2014 11:56 am
por Viridias
No final dos anos 70 e início dos anos 80 a pista de aeromodelismo aqui em Fortaleza era nas dependência da Base Aérea. Naquela época, 100% dos modelistas usavam o velho e bom caseirol (1l óleo de rícino + 4l de metanol). Nunca vi nenhum motor apagando no ar e nenhum modelo caindo por interferências ou qualquer outra pane. Quando, raramente, caía, o modelista assumia que tinha sido por falta de perícia dele. Um detalhe naquela época só se usava OS, Enya, ST e os rádios, acho, 100% eram Futaba.

Enviado: Ter Fev 04, 2014 9:11 pm
por Rafael Diniz
[quote:5fa716762a="Viridias"]No final dos anos 70 e início dos anos 80 a pista de aeromodelismo aqui em Fortaleza era nas dependência da Base Aérea. Naquela época, 100% dos modelistas usavam o velho e bom caseirol (1l óleo de rícino + 4l de metanol). Nunca vi nenhum motor apagando no ar e nenhum modelo caindo por interferências ou qualquer outra pane. Quando, raramente, caía, o modelista assumia que tinha sido por falta de perícia dele. Um detalhe naquela época só se usava OS, Enya, ST e os rádios, acho, 100% eram Futaba.[/quote:5fa716762a]
Eu ainda continuo nesta filosofia... 100% aprovado...

Enviado: Qua Fev 26, 2014 9:41 pm
por funaro1313
Comprei hoje 2 litros de metanol 99,% um litro de acetona e um litro de acetato de amilina só faltou o óleo de rícino que não tinha. Algum lugar na zona oeste de SP que venda este óleo
Vou fazer teste com a acetona e com o acetado
Alguém poderia me ajudar nas proporções, para que depois eu poste os resultados pra galera
Tem um amigo que e aeromodelista que conheci na net ele usa ate ou bissulfeto de molibdênio "militec/molycote" juntamente com acetona no combustível
segue a receita dele:

1000 ml de combustível

75% Álcool Metílico
18% Óleo de rícino ( óleo de mamona )
7% Propanona ( Acetona 99,5% de pureza ) ou 12% Acetato de Amila ( chamado óleo de banana devido ao cheiro lembrar banana, mas não tem nada a ver com banana, não sejam ignorantes )
3% Militec-1
Obs: O Militec não adiciona propriedades lubrificantes, tao pouco na octanagem, serve apenas como protetor de partes metálicas, muito utilizado em karts profissionais, motocross, jetsky de competição e outros ( pesquisem sobre este produto ), por isso não pode ser somado a quantidade total.


Fico no aguardo das ideias referente as formulas

Abraço

Enviado: Qui Fev 27, 2014 9:10 am
por carlosm
[quote:bf1558a69e="funaro1313"]Comprei hoje 2 litros de metanol 99,% um litro de acetona e um litro de acetato de amilina só faltou o óleo de rícino que não tinha. Algum lugar na zona oeste de SP que venda este óleo
Vou fazer teste com a acetona e com o acetado
Alguém poderia me ajudar nas proporções, para que depois eu poste os resultados pra galera
Tem um amigo que e aeromodelista que conheci na net ele usa ate ou bissulfeto de molibdênio "militec/molycote" juntamente com acetona no combustível
segue a receita dele:

1000 ml de combustível

75% Álcool Metílico
18% Óleo de rícino ( óleo de mamona )
7% Propanona ( Acetona 99,5% de pureza ) ou 12% Acetato de Amila ( chamado óleo de banana devido ao cheiro lembrar banana, mas não tem nada a ver com banana, não sejam ignorantes )
3% Militec-1
Obs: O Militec não adiciona propriedades lubrificantes, tao pouco na octanagem, serve apenas como protetor de partes metálicas, muito utilizado em karts profissionais, motocross, jetsky de competição e outros ( pesquisem sobre este produto ), por isso não pode ser somado a quantidade total.


Fico no aguardo das ideias referente as formulas

Abraço[/quote:bf1558a69e]


Volume total é a soma de todos os componentes , e é claro que o militec deve ser somado .

Quanto ao óleo de banana ou o acetato de amila, sempre usei com o intuito de manter a miscibilidade entre o metanol e o óleo de mamona na proporção de 1% ~2% no máximo.

Enviado: Qui Fev 27, 2014 11:03 am
por funaro1313
Galera, no caso de um mistura de 15% de nitro quais as proporções equivalentes ao acetato de amila e a acetona ??

Enviado: Qui Fev 27, 2014 11:13 am
por Leonardo M.T.
[quote:8bc65f58e9="funaro1313"]Galera, no caso de um mistura de 15% de nitro quais as proporções equivalentes ao acetato de amila e a acetona ??[/quote:8bc65f58e9]


Funaro, acetato de amila e acetona não são aditivos de uso comum na formula do combustivel caseiro. Militec também é algo arriscado e nunca foi recomendado por fabricantes de motor glow, pois é um aditivo de propriedades milagrosas (portanto duvidosas) para por no cárter de motores 4T e náo na camara de combustáo 2T.

Combustível caseiro sempre foi óleo de rícino + metanol variando as proporções com o tipo de motor ( anelado, ABC, pistão de ferro ) que se misturam bem sem aditivos.