Equilíbrio do CG pelo TX
- rasec_jj
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[quote:443c69202e="Aerocado"]Eu tô achando esta idéia de deslocamento de água uma baita furada, pois além de ser um monte de peso morto com bomba, reservatório, mangueiras, speed, tem muita coisa que pode dar problema como a bomba puxar ar, vazamentos entre outros.
Se eu fosse obrigado a fazer isso, eu concordaria com o Felipe rj de fazer a própria bateria se deslocar com um servo, pois além de não adicionar tanto peso morto, não possui tantos poréns.[/quote:443c69202e]
Acho que não seria tanto peso morto, pois da mesma forma, em muitos aviões, so o deslocamento da bateria não é suficiente, aí o põe-se chumbo para equilibrar. Tentar atingir o cg desejado para fazer torque roll ou voar que nem uma flecha, ou como lhe convier, apenas pelo comando do tx, não é peso morto, e sim uma evolução! Para isso, é bom fazer um modelo preparado para receber esse sistema.
[quote:443c69202e="neto_guima"][quote:443c69202e="alexcmag"]Só uma pergunta... Esta viagem é realmente necessária???
Faz pelo menos uns 20 aviões que não confiro milimetricamente o CG durante o projeto, nem na hora de voar. Alguns devido a troca de baterias já tiveram alteração de CG entre 15% da CMA e 40% da CMA, e voaram bem em todas as situações.[/quote:443c69202e]
Ridiculo, nos ultimos meses todas as idéias novas postadas no forum não são levadas pra frente, pois a maioria ao inves de tentar resolver e ajudar apenas falam que não é nessessario.
Eu apoio esta idéia e assim como a helice de passo reverso para os shock flyers acho que seria bem interessante e diferente, possibilitando manobras diferentes e um desafio.
Um simples servo com o braço maior já aumenta bastante o movimento.[/quote:443c69202e]
Realmente as idéias novas são desafio para nós. É assim que o aeromodelismo evolui.
Se eu fosse obrigado a fazer isso, eu concordaria com o Felipe rj de fazer a própria bateria se deslocar com um servo, pois além de não adicionar tanto peso morto, não possui tantos poréns.[/quote:443c69202e]
Acho que não seria tanto peso morto, pois da mesma forma, em muitos aviões, so o deslocamento da bateria não é suficiente, aí o põe-se chumbo para equilibrar. Tentar atingir o cg desejado para fazer torque roll ou voar que nem uma flecha, ou como lhe convier, apenas pelo comando do tx, não é peso morto, e sim uma evolução! Para isso, é bom fazer um modelo preparado para receber esse sistema.
[quote:443c69202e="neto_guima"][quote:443c69202e="alexcmag"]Só uma pergunta... Esta viagem é realmente necessária???
Faz pelo menos uns 20 aviões que não confiro milimetricamente o CG durante o projeto, nem na hora de voar. Alguns devido a troca de baterias já tiveram alteração de CG entre 15% da CMA e 40% da CMA, e voaram bem em todas as situações.[/quote:443c69202e]
Ridiculo, nos ultimos meses todas as idéias novas postadas no forum não são levadas pra frente, pois a maioria ao inves de tentar resolver e ajudar apenas falam que não é nessessario.
Eu apoio esta idéia e assim como a helice de passo reverso para os shock flyers acho que seria bem interessante e diferente, possibilitando manobras diferentes e um desafio.
Um simples servo com o braço maior já aumenta bastante o movimento.[/quote:443c69202e]
Realmente as idéias novas são desafio para nós. É assim que o aeromodelismo evolui.
Júlio Cesar de Almeida Jr.
- neto_guima
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- Registrado em: Dom Fev 27, 2005 2:42 pm
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eu tenho um f3A shock flyer da ikarus aqui um pouco detonado. Assim que tiver um tempo vo remontar ele e colocar um servo a mais com o braço mais longo, um arame lincado nele e um peso na ponta do arame, ai é pindurar ele no dedo p verificar o cg e mexer o servo para ver se o cg altera ou não.
No meu radio se e eu não me engano tem uma mixagem para que quando eu adiantar o cg ele cabrar um poco, tipo mixagem para flaps. é um 7cap.
Mas qualquer coisa vai no dedo mesmo.
No meu radio se e eu não me engano tem uma mixagem para que quando eu adiantar o cg ele cabrar um poco, tipo mixagem para flaps. é um 7cap.
Mas qualquer coisa vai no dedo mesmo.
Pilotar é igual andar de bicicleta, voce nunca esquece.
- gustabmo
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Neto... nem precisa fazer isso pra saber quanto o CG altera, basta fazer as contas.
Seja
PA = peso total do aviao incluindo o servo, pesinho, etc em gramas
PP = peso do pesinho na ponta do arame e mais o arame em gramas
D = distancia que o pesinho anda de uma ponta do curso do servo até outra em cm
A variacao de CG levando o pesinho de uma ponta pra outra em cm vai ser
D*PP / PA
Seja
PA = peso total do aviao incluindo o servo, pesinho, etc em gramas
PP = peso do pesinho na ponta do arame e mais o arame em gramas
D = distancia que o pesinho anda de uma ponta do curso do servo até outra em cm
A variacao de CG levando o pesinho de uma ponta pra outra em cm vai ser
D*PP / PA
- alexcmag
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- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
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Não seria o contrário (D * PP / PA)
Neste caso, para um deslocamento de 10cm em um peso de 100g dentro de um modelo de 500g, consegue-se a impressionante variação de CG de 10cm * 100g / 500g = 2cm
Não quero jogar areia na idéia dos outros, mas como nossos modelos comumente enfrentam desaceleracoes de 20G, o servo precisará aguentar um esforço de 20*100g, ou seja, 2Kg
Supondo que o movimento do servo seja de 60 graus para cada lado, para obter este deslocamento o braço precisa ter 5cm / sen (60), portanto 5,77cm.
Como o torque dos servos é medido em Kg*cm, o servo precisa aguentar um torque de 2Kg * 5,77cm, portanto 11,54g*cm... Nada que um servo heavy duty de 100g não dê conta... Um servo sail winch talvez dê conta, mas para usá-lo é necessário criar um sistema de polias já que eles não têm braços convencionais.
Neste caso, para um deslocamento de 10cm em um peso de 100g dentro de um modelo de 500g, consegue-se a impressionante variação de CG de 10cm * 100g / 500g = 2cm
Não quero jogar areia na idéia dos outros, mas como nossos modelos comumente enfrentam desaceleracoes de 20G, o servo precisará aguentar um esforço de 20*100g, ou seja, 2Kg
Supondo que o movimento do servo seja de 60 graus para cada lado, para obter este deslocamento o braço precisa ter 5cm / sen (60), portanto 5,77cm.
Como o torque dos servos é medido em Kg*cm, o servo precisa aguentar um torque de 2Kg * 5,77cm, portanto 11,54g*cm... Nada que um servo heavy duty de 100g não dê conta... Um servo sail winch talvez dê conta, mas para usá-lo é necessário criar um sistema de polias já que eles não têm braços convencionais.
- rasec_jj
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[quote:9b2e68257b="alexcmag"]Beleza, agora revendo as contas tive uma idéia melhor...
Em vez de mover uma massa para alterar o CG, não seria mais fácil fixar a asa em um trilho com rolamentos e deslocar a asa inteira??? O servo necessário para isto é menor.[/quote:9b2e68257b]
Putz, foi a melhor idéia de todas! Meu mini funtana da e-flite tem a opção de mudar a posição da asa, mas manualmente claro! Essa idéia do trilho sob a asa com o servinho foi realmente fantástica, regulando a posição da asa com o canal do flap. :)
Em vez de mover uma massa para alterar o CG, não seria mais fácil fixar a asa em um trilho com rolamentos e deslocar a asa inteira??? O servo necessário para isto é menor.[/quote:9b2e68257b]
Putz, foi a melhor idéia de todas! Meu mini funtana da e-flite tem a opção de mudar a posição da asa, mas manualmente claro! Essa idéia do trilho sob a asa com o servinho foi realmente fantástica, regulando a posição da asa com o canal do flap. :)
Júlio Cesar de Almeida Jr.