Wingman I
- alexcmag
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Instalação do motor
A seguir providenciei a instalação do motor.
Existe um kit de motorização sugerida que quase não dá trabalho para instalar: http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=GA027EPTS , para um iniciante que tenha pouca experiência com modelismo é o mais simples e fácil. Como são 450W de motor, com 4S sobra potência, como sugerido pelos colegas.
No meu caso, resolvi testar algo que já tinha em mente para usar em conversão de glow há um tempo: fazer uma nova parede de fogo.
As paredes laterais, que acompanhariam ao lado do motor, não têm muito apoio e ficam em uma área com bastante vibração, portanto já são bem fortes, de compensado.
Marquei nestas paredes laterais duas linhas paralelas à parede de fogo original, mas 9cm à frente dela.
Cortei uma placa de compensado de 3,2mm no tamanho de 65,1mm x 53,2mm (tirei as medidas no local após marcar a posição), marquei a furação do motor (obtida usando o montante como molde) e fiz furo para o eixo/rolamento, parafusos e ventilação.
A seguir colei esta placa de compensado, usando varetas triângulares de balsa como reforço.
Como a placa está paralela à parede de fogo original, considero que já esteja com o ângulo do motor adequado, mas quando medi achei pouco, coisa minha... Acabei usando parafusos inferiores um pouco mais longos e calçando com arruelas para aumentar um pouco o downthrust, que está em cerca de 2,5 graus.
Próxima etapa, posicionar os componentes eletrônicos e instalar servos.
Existe um kit de motorização sugerida que quase não dá trabalho para instalar: http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=GA027EPTS , para um iniciante que tenha pouca experiência com modelismo é o mais simples e fácil. Como são 450W de motor, com 4S sobra potência, como sugerido pelos colegas.
No meu caso, resolvi testar algo que já tinha em mente para usar em conversão de glow há um tempo: fazer uma nova parede de fogo.
As paredes laterais, que acompanhariam ao lado do motor, não têm muito apoio e ficam em uma área com bastante vibração, portanto já são bem fortes, de compensado.
Marquei nestas paredes laterais duas linhas paralelas à parede de fogo original, mas 9cm à frente dela.
Cortei uma placa de compensado de 3,2mm no tamanho de 65,1mm x 53,2mm (tirei as medidas no local após marcar a posição), marquei a furação do motor (obtida usando o montante como molde) e fiz furo para o eixo/rolamento, parafusos e ventilação.
A seguir colei esta placa de compensado, usando varetas triângulares de balsa como reforço.
Como a placa está paralela à parede de fogo original, considero que já esteja com o ângulo do motor adequado, mas quando medi achei pouco, coisa minha... Acabei usando parafusos inferiores um pouco mais longos e calçando com arruelas para aumentar um pouco o downthrust, que está em cerca de 2,5 graus.
Próxima etapa, posicionar os componentes eletrônicos e instalar servos.
- Anexos
-
- Spinner instalado
- P6030010.JPG (31.42 KiB) Exibido 7693 vezes
-
- Base do spinner e hélice
- P6030009.JPG (41.71 KiB) Exibido 5354 vezes
-
- Motor instalado
- P6050001.JPG (39.93 KiB) Exibido 7693 vezes
-
- Aguardando secagem da cola
- P6020006.JPG (46.51 KiB) Exibido 5354 vezes
-
- Furação feita
- P6020005.JPG (52.21 KiB) Exibido 7693 vezes
-
- Marcando os furos
- P6020004.JPG (44.51 KiB) Exibido 7693 vezes
-
- x 53,2mm
- P6020003.JPG (55.8 KiB) Exibido 5354 vezes
-
- 65,1mm
- P6020002.JPG (41.52 KiB) Exibido 7693 vezes
-
- Marcando a posição da nova parede de fogo
- P6020001.JPG (37.14 KiB) Exibido 7693 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
- dyogenes
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Re: Instalação do motor
[quote:fb9de0a888="alexcmag"]A seguir providenciei a instalação do motor.
Existe um kit de motorização sugerida que quase não dá trabalho para instalar: http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=GA027EPTS , para um iniciante que tenha pouca experiência com modelismo é o mais simples e fácil. Como são 450W de motor, com 4S sobra potência, como sugerido pelos colegas.
No meu caso, resolvi testar algo que já tinha em mente para usar em conversão de glow há um tempo: fazer uma nova parede de fogo.
As paredes laterais, que acompanhariam ao lado do motor, não têm muito apoio e ficam em uma área com bastante vibração, portanto já são bem fortes, de compensado.
Marquei nestas paredes laterais duas linhas paralelas à parede de fogo original, mas 9cm à frente dela.
Cortei uma placa de compensado de 3,2mm no tamanho de 65,1mm x 53,2mm (tirei as medidas no local após marcar a posição), marquei a furação do motor (obtida usando o montante como molde) e fiz furo para o eixo/rolamento, parafusos e ventilação.
A seguir colei esta placa de compensado, usando varetas triângulares de balsa como reforço.
Como a placa está paralela à parede de fogo original, considero que já esteja com o ângulo do motor adequado, mas quando medi achei pouco, coisa minha... Acabei usando parafusos inferiores um pouco mais longos e calçando com arruelas para aumentar um pouco o downthrust, que está em cerca de 2,5 graus.
Próxima etapa, posicionar os componentes eletrônicos e instalar servos.[/quote:fb9de0a888]alex vc só colou a nova parede de fogo? seria interesante vc colocar dois parafusos pequenos em cada lado, só epoxi nao vai aguentar possiveis vibraçoes, e o spiner vem junto com o kit? ou vc que pintou esse de verde.
Existe um kit de motorização sugerida que quase não dá trabalho para instalar: http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=GA027EPTS , para um iniciante que tenha pouca experiência com modelismo é o mais simples e fácil. Como são 450W de motor, com 4S sobra potência, como sugerido pelos colegas.
No meu caso, resolvi testar algo que já tinha em mente para usar em conversão de glow há um tempo: fazer uma nova parede de fogo.
As paredes laterais, que acompanhariam ao lado do motor, não têm muito apoio e ficam em uma área com bastante vibração, portanto já são bem fortes, de compensado.
Marquei nestas paredes laterais duas linhas paralelas à parede de fogo original, mas 9cm à frente dela.
Cortei uma placa de compensado de 3,2mm no tamanho de 65,1mm x 53,2mm (tirei as medidas no local após marcar a posição), marquei a furação do motor (obtida usando o montante como molde) e fiz furo para o eixo/rolamento, parafusos e ventilação.
A seguir colei esta placa de compensado, usando varetas triângulares de balsa como reforço.
Como a placa está paralela à parede de fogo original, considero que já esteja com o ângulo do motor adequado, mas quando medi achei pouco, coisa minha... Acabei usando parafusos inferiores um pouco mais longos e calçando com arruelas para aumentar um pouco o downthrust, que está em cerca de 2,5 graus.
Próxima etapa, posicionar os componentes eletrônicos e instalar servos.[/quote:fb9de0a888]alex vc só colou a nova parede de fogo? seria interesante vc colocar dois parafusos pequenos em cada lado, só epoxi nao vai aguentar possiveis vibraçoes, e o spiner vem junto com o kit? ou vc que pintou esse de verde.
- alexcmag
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Eu só colei, tanto a parede quanto o reforço. Na verdade não usei epóxi, mas CA. Como reforço adicional posso aplicar mais uma vareta triangular atrás de cada lado, mas parafuso acredito que só trinque o compensado sem realmente aumentar a força.
O spinner da cor do modelo vem junto na caixa, não precisei fazer nada.
O spinner da cor do modelo vem junto na caixa, não precisei fazer nada.
[quote:b20784b542="alexcmag"]Eu só colei, tanto a parede quanto o reforço. Na verdade não usei epóxi, mas CA. Como reforço adicional posso aplicar mais uma vareta triangular atrás de cada lado, mas parafuso acredito que só trinque o compensado sem realmente aumentar a força.[/quote:b20784b542]
Alex,
Para estas juntas que sofrerão esforço e vibração não seria recomendado o uso do epoxy? Eu tenho ouvido de amigos modelistas que a CA costuma trincar em lugares de muita vibração...
Abs
Marco Aurelio
Alex,
Para estas juntas que sofrerão esforço e vibração não seria recomendado o uso do epoxy? Eu tenho ouvido de amigos modelistas que a CA costuma trincar em lugares de muita vibração...
Abs
Marco Aurelio
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- dyogenes
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[quote:32d2183d38="Mac2"][quote:32d2183d38="alexcmag"]Eu só colei, tanto a parede quanto o reforço. Na verdade não usei epóxi, mas CA. Como reforço adicional posso aplicar mais uma vareta triangular atrás de cada lado, mas parafuso acredito que só trinque o compensado sem realmente aumentar a força.[/quote:32d2183d38]
Alex,
Para estas juntas que sofrerão esforço e vibração não seria recomendado o uso do epoxy? Eu tenho ouvido de amigos modelistas que a CA costuma trincar em lugares de muita vibração...
Abs
Marco Aurelio[/quote:32d2183d38]tambem acho, e vc vai ter que dar uma boa reforçada na parede de fogo para nao ter dor de cabeça. bom saber que vem junto o spinner eu ja estava procurando um para colocar.
Alex,
Para estas juntas que sofrerão esforço e vibração não seria recomendado o uso do epoxy? Eu tenho ouvido de amigos modelistas que a CA costuma trincar em lugares de muita vibração...
Abs
Marco Aurelio[/quote:32d2183d38]tambem acho, e vc vai ter que dar uma boa reforçada na parede de fogo para nao ter dor de cabeça. bom saber que vem junto o spinner eu ja estava procurando um para colocar.
- julissontiago
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[quote:b0d9faf738="alexcmag"]Eu sempre fiz assim com CA e nunca tive problema, mas já que vocês me deixaram com a pulga atrás da orelha, vou reforçar mais a junção da parede de fogo com a lateral.
Lembrando que o motor vai vibrar muito pouco, não é como parede de fogo para motor glow.[/quote:b0d9faf738]
Não se esqueça de balancear bem a hélice também.
Abs
Marco Aurelio
Lembrando que o motor vai vibrar muito pouco, não é como parede de fogo para motor glow.[/quote:b0d9faf738]
Não se esqueça de balancear bem a hélice também.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- alexcmag
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Avançando um pouco, instalei a lincagem da bequilha dianteira e preparei a instalação da bateria.
- Anexos
-
- Bateria no local e presa como teste
- P6050008.JPG (38.3 KiB) Exibido 7615 vezes
-
- Lado macio do velcro colado na bateria
- P6050007.JPG (42.28 KiB) Exibido 7615 vezes
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- Cinta de velcro, que dá a fixação realmente
- P6050006.JPG (37.84 KiB) Exibido 7615 vezes
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- Preparação para a bateria, colei com CA uma tira que não é suficiente para segurar a bateria no local, mas é o suficiente para não deixá-la "correr" para a frente ou para trás
- P6050005.JPG (33.94 KiB) Exibido 7615 vezes
-
- A outra ponta do link, pronta para ser ligada a um servo
- P6050004.JPG (57.59 KiB) Exibido 5276 vezes
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- Com o link já passando pelo tubo, que está um pouco para dentro da abertura. Passei vaselina no link metálico para melhorar o acionamento
- P6050003.JPG (31.27 KiB) Exibido 7615 vezes
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- Furo pronto, a assistente que estava olhando atentamente a caixa no começo está um pouco entediada agora...
- P6050002.JPG (29.45 KiB) Exibido 7615 vezes
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- Usando o ferro de solda para abrir a saída para lincagem
- P6050001.JPG (23.86 KiB) Exibido 7615 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.