Wingman I

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Instalação do motor

Mensagem por alexcmag »

A seguir providenciei a instalação do motor.

Existe um kit de motorização sugerida que quase não dá trabalho para instalar: http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=GA027EPTS , para um iniciante que tenha pouca experiência com modelismo é o mais simples e fácil. Como são 450W de motor, com 4S sobra potência, como sugerido pelos colegas.

No meu caso, resolvi testar algo que já tinha em mente para usar em conversão de glow há um tempo: fazer uma nova parede de fogo.

As paredes laterais, que acompanhariam ao lado do motor, não têm muito apoio e ficam em uma área com bastante vibração, portanto já são bem fortes, de compensado.

Marquei nestas paredes laterais duas linhas paralelas à parede de fogo original, mas 9cm à frente dela.

Cortei uma placa de compensado de 3,2mm no tamanho de 65,1mm x 53,2mm (tirei as medidas no local após marcar a posição), marquei a furação do motor (obtida usando o montante como molde) e fiz furo para o eixo/rolamento, parafusos e ventilação.

A seguir colei esta placa de compensado, usando varetas triângulares de balsa como reforço.

Como a placa está paralela à parede de fogo original, considero que já esteja com o ângulo do motor adequado, mas quando medi achei pouco, coisa minha... Acabei usando parafusos inferiores um pouco mais longos e calçando com arruelas para aumentar um pouco o downthrust, que está em cerca de 2,5 graus.

Próxima etapa, posicionar os componentes eletrônicos e instalar servos.
Anexos
Spinner instalado
Spinner instalado
P6030010.JPG (31.42 KiB) Exibido 7693 vezes
Base do spinner e hélice
Base do spinner e hélice
P6030009.JPG (41.71 KiB) Exibido 5354 vezes
Motor instalado
Motor instalado
P6050001.JPG (39.93 KiB) Exibido 7693 vezes
Aguardando secagem da cola
Aguardando secagem da cola
P6020006.JPG (46.51 KiB) Exibido 5354 vezes
Furação feita
Furação feita
P6020005.JPG (52.21 KiB) Exibido 7693 vezes
Marcando os furos
Marcando os furos
P6020004.JPG (44.51 KiB) Exibido 7693 vezes
x 53,2mm
x 53,2mm
P6020003.JPG (55.8 KiB) Exibido 5354 vezes
65,1mm
65,1mm
P6020002.JPG (41.52 KiB) Exibido 7693 vezes
Marcando a posição da nova parede de fogo
Marcando a posição da nova parede de fogo
P6020001.JPG (37.14 KiB) Exibido 7693 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
dyogenes
membro
Mensagens: 1243
Registrado em: Dom Mar 14, 2010 3:46 pm
Localização: frederico westphalen rs

Re: Instalação do motor

Mensagem por dyogenes »

[quote:fb9de0a888="alexcmag"]A seguir providenciei a instalação do motor.

Existe um kit de motorização sugerida que quase não dá trabalho para instalar: http://www.hobbydelivery.com.br/site/loja/produtos.asp?produto=GA027EPTS , para um iniciante que tenha pouca experiência com modelismo é o mais simples e fácil. Como são 450W de motor, com 4S sobra potência, como sugerido pelos colegas.

No meu caso, resolvi testar algo que já tinha em mente para usar em conversão de glow há um tempo: fazer uma nova parede de fogo.

As paredes laterais, que acompanhariam ao lado do motor, não têm muito apoio e ficam em uma área com bastante vibração, portanto já são bem fortes, de compensado.

Marquei nestas paredes laterais duas linhas paralelas à parede de fogo original, mas 9cm à frente dela.

Cortei uma placa de compensado de 3,2mm no tamanho de 65,1mm x 53,2mm (tirei as medidas no local após marcar a posição), marquei a furação do motor (obtida usando o montante como molde) e fiz furo para o eixo/rolamento, parafusos e ventilação.

A seguir colei esta placa de compensado, usando varetas triângulares de balsa como reforço.

Como a placa está paralela à parede de fogo original, considero que já esteja com o ângulo do motor adequado, mas quando medi achei pouco, coisa minha... Acabei usando parafusos inferiores um pouco mais longos e calçando com arruelas para aumentar um pouco o downthrust, que está em cerca de 2,5 graus.

Próxima etapa, posicionar os componentes eletrônicos e instalar servos.[/quote:fb9de0a888]alex vc só colou a nova parede de fogo? seria interesante vc colocar dois parafusos pequenos em cada lado, só epoxi nao vai aguentar possiveis vibraçoes, e o spiner vem junto com o kit? ou vc que pintou esse de verde.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eu só colei, tanto a parede quanto o reforço. Na verdade não usei epóxi, mas CA. Como reforço adicional posso aplicar mais uma vareta triangular atrás de cada lado, mas parafuso acredito que só trinque o compensado sem realmente aumentar a força.

O spinner da cor do modelo vem junto na caixa, não precisei fazer nada.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:b20784b542="alexcmag"]Eu só colei, tanto a parede quanto o reforço. Na verdade não usei epóxi, mas CA. Como reforço adicional posso aplicar mais uma vareta triangular atrás de cada lado, mas parafuso acredito que só trinque o compensado sem realmente aumentar a força.[/quote:b20784b542]
Alex,

Para estas juntas que sofrerão esforço e vibração não seria recomendado o uso do epoxy? Eu tenho ouvido de amigos modelistas que a CA costuma trincar em lugares de muita vibração...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
dyogenes
membro
Mensagens: 1243
Registrado em: Dom Mar 14, 2010 3:46 pm
Localização: frederico westphalen rs

Mensagem por dyogenes »

[quote:32d2183d38="Mac2"][quote:32d2183d38="alexcmag"]Eu só colei, tanto a parede quanto o reforço. Na verdade não usei epóxi, mas CA. Como reforço adicional posso aplicar mais uma vareta triangular atrás de cada lado, mas parafuso acredito que só trinque o compensado sem realmente aumentar a força.[/quote:32d2183d38]
Alex,

Para estas juntas que sofrerão esforço e vibração não seria recomendado o uso do epoxy? Eu tenho ouvido de amigos modelistas que a CA costuma trincar em lugares de muita vibração...

Abs

Marco Aurelio[/quote:32d2183d38]tambem acho, e vc vai ter que dar uma boa reforçada na parede de fogo para nao ter dor de cabeça. bom saber que vem junto o spinner eu ja estava procurando um para colocar.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eu sempre fiz assim com CA e nunca tive problema, mas já que vocês me deixaram com a pulga atrás da orelha, vou reforçar mais a junção da parede de fogo com a lateral.

Lembrando que o motor vai vibrar muito pouco, não é como parede de fogo para motor glow.
Avatar do usuário
julissontiago
membro
Mensagens: 397
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 9:40 am
Localização: Pompano Beach, Florida USA

Mensagem por julissontiago »

Alex, qual o tempo de voo aproximado nessa versao eletrica.
abs
Julisson Tiago
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

[quote:b0d9faf738="alexcmag"]Eu sempre fiz assim com CA e nunca tive problema, mas já que vocês me deixaram com a pulga atrás da orelha, vou reforçar mais a junção da parede de fogo com a lateral.

Lembrando que o motor vai vibrar muito pouco, não é como parede de fogo para motor glow.[/quote:b0d9faf738]
Não se esqueça de balancear bem a hélice também.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:7e85315f5e="julissontiago"]Alex, qual o tempo de voo aproximado nessa versao eletrica.
abs
Julisson Tiago[/quote:7e85315f5e]

Difícil chutar, te digo na próxima semana.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Avançando um pouco, instalei a lincagem da bequilha dianteira e preparei a instalação da bateria.
Anexos
Bateria no local e presa como teste
Bateria no local e presa como teste
P6050008.JPG (38.3 KiB) Exibido 7615 vezes
Lado macio do velcro colado na bateria
Lado macio do velcro colado na bateria
P6050007.JPG (42.28 KiB) Exibido 7615 vezes
Cinta de velcro, que dá a fixação realmente
Cinta de velcro, que dá a fixação realmente
P6050006.JPG (37.84 KiB) Exibido 7615 vezes
Preparação para a bateria, colei com CA uma tira que não é suficiente para segurar a bateria no local, mas é o suficiente para não deixá-la "correr" para a frente ou para trás
Preparação para a bateria, colei com CA uma tira que não é suficiente para segurar a bateria no local, mas é o suficiente para não deixá-la "correr" para a frente ou para trás
P6050005.JPG (33.94 KiB) Exibido 7615 vezes
A outra ponta do link, pronta para ser ligada a um servo
A outra ponta do link, pronta para ser ligada a um servo
P6050004.JPG (57.59 KiB) Exibido 5276 vezes
Com o link já passando pelo tubo, que está um pouco para dentro da abertura.  Passei vaselina no link metálico para melhorar o acionamento
Com o link já passando pelo tubo, que está um pouco para dentro da abertura. Passei vaselina no link metálico para melhorar o acionamento
P6050003.JPG (31.27 KiB) Exibido 7615 vezes
Furo pronto, a assistente que estava olhando atentamente a caixa no começo está um pouco entediada agora...
Furo pronto, a assistente que estava olhando atentamente a caixa no começo está um pouco entediada agora...
P6050002.JPG (29.45 KiB) Exibido 7615 vezes
Usando o ferro de solda para abrir a saída para lincagem
Usando o ferro de solda para abrir a saída para lincagem
P6050001.JPG (23.86 KiB) Exibido 7615 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder