O que acham de ligar life direto na ignição?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:1c4d336293="Caveira Special Paint"][quote:1c4d336293="LaercioLMB"][quote:1c4d336293="diego_bf2"]
...Mas também estou ciente que se der algum problema referente a isso, a culpa será inteiramente minha.[/quote:1c4d336293]

Essa sua frase deveria servir de exemplo para muitos que decidem usar algo em seu equipamento por própria conta e risco, mas ensinar outro a fazer o mesmo, é errado.
O que nós fazemos em nossos aeromodelos que algumas vezes até pode dar certo, mas sabemos que não é aconselhado ao equipamento, deveríamos guardar somente para nós mesmos, pois ao ensinar outro a fazer a gambiarra que nós fazemos, estaremos colocando em risco o equipamento de outra pessoa e não o nosso.
Há de convir que a maioria dos iniciantes quando lê que alguém usa uma LIPO de 7.4V, mas que sabemos que com carga total ela supera os 8V e o CDI ou receptor, só aceita trabalhar até 6V, veja bem, a carga total da bateria já está acima de 8V e sendo assim, já passou em muito mais de 10% o limite di circuito e o mesmo serve para as LIFE que dizem ter 6.6V, mas com carga total, elas superam facilmente os 7V, chegando a quase 8V e não interessa se essa sobre carga dire somente uns 5 minutos, serão 5 minutos que o circuito estará trabalhando sobre carregado e com isso, muito mais sujeito a problemas, issos em falar que a vida útil desse equipamento, será bem reduzida.
Comentar que faz isso e não deu problema (ainda), é o mesmo que dizer; " vai, pode fazer que não vai dar problemas", pois o simples comentário de que faz a gambiarra, já serve para dar idéia a outros fazerem o mesmo, já que sabemos que a maioria quer gatar o mínimo possível e com isso, prefere colocar o equipamento em risco a ter que gastar uns R$50,00 a mais.
Sobre as baterias NiCd, sabemos que sempre devem serem descarregadas antes de se recolocar na carga e leva em torno de 15 horas para recarregar e a maioria não faz esse procedimento e depois querem culpar a bateria pela falha.
Outro detalçhe sobre as baterias NiCd, é que a maioria compra essas baterias em camelôs e querem culpar a bateria quando na verdade, a culpa continua sendo do modelista, que por querer economizar um pouco, ao invés de comprar uma bateria de qualidade, comprou uma cópia de preço baixo e de qualidade mais baixa ainda.
Nunca teremos qualidade quando o preço for baixo, devemos escolher o preço entre produtos de mesma qualidade e não comparar os preços com produtos de qualidades diferentes.[/quote:1c4d336293]


Dito e feito, Laércio. 8)

Eu já vi dicas excelentes, que uso hoje nos meus aviões, mas também já vi cada atrocidade aqui, sem o menor bom senso ou mínimo de responsabilidade!!
O que eu acho mais prudente, é cada um fazer uma reflexão sobre as dicas postadas aqui e verificar se pessoalmente concordam com a sugestão.
Vale afirmar que [b:1c4d336293]cada um tem a responsa pelo próprio avião[/b:1c4d336293]...

Particularmente, faz 2 anos q eu uso Life 2300 2S direto na ignição dos meus DLEs e direto no RX 2,4g 7ch da Futaba. Nunca tive problema!

Um amigo engenheiro elétrico me disse pra deixa a LiFe descansar por uns 15min antes de plugar na ignição. Isso já baixa a tensão pra nominal de 6.6v.


absss[/quote:1c4d336293]

cara, vou te falar, uso no meu treinador glow uma LiFe 2s 1.800mah, devo ter queimado 1 galão de voo aproximado, carreguei ela faz uns 3 meses e medi recente e ela ainda está acima de 6v. Mas uso no RX com um BEC (de vez em quando confiro a voltagem sem o BEC na porta SPC do meu receptor que tem telemetria como rádio). Tá certo que nao tem CDI pra consumir muita corrente, mas foi a melhor coisa que fiz. A bateria deve pesar uns 30% mais que a antiga, mas a anterior que veio com o radio (perdi ela num acidente aereo na braquiária rsrs) já tinha sido carregada umas 6 vezes enquanto que a LiFe ainda não foi na carga depois que coloquei no aero. Mas na dúvida sempre prefiro usar um BEC.

Estou pensando montar um aero com motor gasolina maior (20cc ou 50cc, estou indeciso do modelo, os que eu gosto se deixo pro dia seguinte ele já está indisponível, é impressionante), se for 50cc mesmo, penso adquirir uma smartfly que permite regular a voltagem tanto dos servos quanto do receptor e por a bordo do aero. Que pode queimar e derrubar o aero, realmente pode, mas se for pensar assim, um servo também pode queimar e derrubar o aero porque o ailerão está torcendo o aero e não tem volta, ou o profundor travou picando ou cabrando...ou o motor pode apagar por qualquer problema no meio da decolagem e nao dar pra aterrissar de emergencia...tem diversos fatores ao acaso que podem derrubar o aero, mas se for ficar paranoico com isso é melhor nem voar. Sou mais adepto à eletronica segura do que sem ela.
Avatar do usuário
arnaldoaero
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Jan 12, 2012 10:44 pm
Localização: Conselheiro Lafaiete MG

Mensagem por arnaldoaero »

Hoje no site da DLE, diz que deverá ser usado regulador para LIFE e Lipo. Antes era só Lipo.
Uma pergunta: Qual melhor UBEC usar para uma Life 2S, com relação à voltagem de entrada. Pois os menores que foi de 6-23V. É este mesmo?
Daniel Oliveira Teixeira
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Dom Nov 28, 2010 10:06 pm
Localização: PIRAPORA/MG

Mensagem por Daniel Oliveira Teixeira »

[quote:31b3761f0e="arnaldoaero"]Hoje no site da DLE, diz que deverá ser usado regulador para LIFE e Lipo. Antes era só Lipo.
Uma pergunta: Qual melhor UBEC usar para uma Life 2S, com relação à voltagem de entrada. Pois os menores que foi de 6-23V. É este mesmo?[/quote:31b3761f0e]

cara, entrei em contato com a Hitec, disseram-me que posso usar LiFe 2s diretamente no receptor para o receptor e servos. Faz o seguinte então, coloca ela pros servos e arruma uma NiCd com voltagem correta pro seu CDI. Destrui meu pastinha recente por falha do UBEC Hextronik 3A. Ele travou e não permitiu corrente ao receptor, então fez o aero subir uns 30m e estolar sem aceitar comando algum, nem ailerao nem motor nem profundor, nada mesmo. Sei que foi falha por bateria porque se fosse link o failsafe teria entrado em ação e isso não ocorreu. Vou tirar o UBEC e usar diretamente. Aliás, é melhor que tem uma coisa a menos pra dar defeito. A Hitec garantiu que os servos suportam...
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

Nossa véi, quanto pessoal querendo ser mais esperto que o outro.

O questão é simples, até a ultima vez que vi no MANUAL da DLE no proprio site da DLE, dizia que era necessário BEC somente para Lipo. simples assim!
Hoje fala que é necessário para Life tambem, agora sim não tem nem o que discutir. Porém, como o manual falava somente em lipo com regular, ja faz mais de um ano que uso Life direto na ignição sem problemas não só em um aero, e sim 5 aeros 30cc por aqui. Lógico que por via das dúvidas agora vou providenciar um BEC, pois o MANUAL foi atualizado.

Life direto nos servos. O pessoal esquece que existem valores nominais e valores reais, por aqui tem cerca de 6 aeros gasolina com servos hitec que funcionam todos com Life direto! Até hoje nenhum queimou e ficou defeituoso. enquanto aos servos, vou continuar utilizando direto sem medo nenhum.

Cada um tem sua opinião, mas tem alguns que testam e usam na prática, e outro ouvem o amigo do cunhado da irmã do tio falando que não funciona e que vai queimar.
Aurora 9 | AW EDGE 540 50cc | YAK 54 30cc
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:a6280b13b3="rgil"]Nossa véi, quanto pessoal querendo ser mais esperto que o outro.

O questão é simples, até a ultima vez que vi no MANUAL da DLE no proprio site da DLE, dizia que era necessário BEC somente para Lipo. simples assim!
Hoje fala que é necessário para Life tambem, agora sim não tem nem o que discutir. Porém, como o manual falava somente em lipo com regular, ja faz mais de um ano que uso Life direto na ignição sem problemas não só em um aero, e sim 5 aeros 30cc por aqui. Lógico que por via das dúvidas agora vou providenciar um BEC, pois o MANUAL foi atualizado.

Life direto nos servos. O pessoal esquece que existem valores nominais e valores reais, por aqui tem cerca de 6 aeros gasolina com servos hitec que funcionam todos com Life direto! Até hoje nenhum queimou e ficou defeituoso. enquanto aos servos, vou continuar utilizando direto sem medo nenhum.

Cada um tem sua opinião, mas tem alguns que testam e usam na prática, e outro ouvem o amigo do cunhado da irmã do tio falando que não funciona e que vai queimar.[/quote:a6280b13b3]

Um pack de 6v, do qual alguns manuais de ignição recomenda (recomenda pack de 6v e não até 6v), dá 7,2v quando carregada. Vão dizer que nomimal cai. REalmente cai, mas não cai para a casa dos 6v. O pack fica um bom tempo acima dos 6v. Ou seja, a ignição vai trabalhar acima dos 6v por um bom período. Ciclando meus pack, ele fica em 6.5v um tempão.

Então life funciona sem problema.

Essa medida da Hobbico pode ter por fins comerciais que, apesar de vender life, quer estimular a venda dos packs (hydramix). Ou para aumentar a margem da segurança.

Veja, a RCGF pede regulador tanto na lipo quanto life, mas afirma que a ignição trabalha até 7v.

Vou comprar um motor em breve e estou na dúvida se vou usar life ou não. O meu empecilho de usar life não é a tensão e sim o trabalha que vou ter para carregar e balancear. Tirar o cowl toda vez e etc. Já um pack de nimh ou nicad, basta colocar o plug no cowl através de um adaptador que vende para chaves.
Avatar do usuário
jefersonalessandro
membro
Mensagens: 936
Registrado em: Dom Out 12, 2008 12:35 pm
Localização: Itauna _mg

Mensagem por jefersonalessandro »

Bom falando 4,8v e 6v ,eu tenho usando pack a123 1100mha 6.8v sem problema no cdi rcgf,uma vez li não sei aonde mas o CDI funcionando com 6v terá um performance melhor,igual caso dos servos 6v tem muita mais força .

Para quem quer usar life direto nos servos recomendo a comprar servos 7.4v,inclusive já tem com preços mais em conta da ex :corona .
"Aeromodelismo não é só jogar o aviazinho para cima "
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1001
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Eu tambem sou da turma que só usa Nicd 4,8v.

Tenho bateria aqui com mais de quatro anos de uso e ainda estão beleza.
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

[quote:b97bd316e2="jefersonalessandro"]Bom falando 4,8v e 6v ,eu tenho usando pack a123 1100mha 6.8v sem problema no cdi rcgf,uma vez li não sei aonde mas o CDI funcionando com 6v terá um performance melhor,igual caso dos servos 6v tem muita mais força .

Para quem quer usar life direto nos servos recomendo a comprar servos 7.4v,inclusive já tem com preços mais em conta da ex :corona .[/quote:b97bd316e2]

Só para entrar junto na "briga", rsrs

Tenho usado Life 2s direto no rx para servos standard da Align... fazem uns 6 meses já com pelo menos 6 voos por fds, tudo perfeito até agora... :roll:
Trex700 DFC - Airtronics SD10G
piloto311
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qua Mar 09, 2011 8:24 pm
Localização: santa catarina navega-beach 38 anos

Mensagem por piloto311 »

no meu cdi uso uma nicd 4.8v,minha bateria do receptor é uma lipo 2s 2200mah(era,pois queimou as duas células)to pensando em já colocar tb uma nicd no receptor,assim dispenso o uso do ubec.
Avatar do usuário
arnaldoaero
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Jan 12, 2012 10:44 pm
Localização: Conselheiro Lafaiete MG

Mensagem por arnaldoaero »

Pessoal, qual ubec usar para life 2S????? input 6-23V? ou existe um com input menor?
Responder