Campeonato Argentino 2013 - Embalse - Cordoba

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Em tempo: construir um modelo do porte de um P-30 é tranquilo, trabalho para menos de uma semana. O que pega é trimar o modelo. Tem que ir várias vezes ao campo, porque o clima nem sempre colabora, e alguns problemas no modelo só são solucionados na oficina. Acredito que pelo menos uns 2 ou 3 meses, indo semana sim semana não ao campo, sejam suficientes para uma trimagem razoável.
Recomendo também sempre ter vários modelos em processo de trimagem, mesmo modelos iguais tem problemas individuais e a correção de um ajuda no outro.
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Verdade Beto, você acompanhou o problema que encontrei no ultimo encontro no campo, mudei o lote de borracha e os modelos não subiam, construir é fácil e da prazer mas regular e confiar nas váriaveis é complicado.
Estou definindo qual lote usar em Embalse mas antes disto tenho que testar as várias opções.
Não esqueça da borracha de 3/32 para testarmos no P-30.
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

Beto, obrigado pelas orientações.
Apesar de minha lerdeza a construção não deve exigir a semana. Talvez eu consiga terminar no sábado e estar pronto para Salto no domingo mas ainda dependo de minha agenda externa e da liberação da encomenda de timers e hélices pela Receita.
Eu não esperava que o processo de trimagem fosse tão longo. Como não vou ter esse tempo todo a saida vai ser ida semanal ao campo pelo menos durante um período, a menos que os Jaburus saiam do ovo voando.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Os prós é que dizem, em campeonato não se testa nada, deveria ser só mais um dia "normal" de voos, mesmo assim sempre dá algo errado :) e quem pensa que pode forçar a barra muitas vezes não chega ao final.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

FOFOCAS
Saiu na lista de VCC que estao terminando pistas novas e asfaltadas para U-control e esse ano todas as modalidades de RC estarão voando em La Cruz, e não em Rio Tercero e Villa Gral. Belgrano como em anos passados, isso quer dizer: Mais muvuca no complexo e cerimonias, além de campo de voo mais cheioe muita coisa pra ver em pouco tempo disponível.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Só relembrando as regras que aprendi a duras penas e que considero essenciais nos modelos de competição, principalmente de voo livre:

- Estabilidade dimensional: o modelo não pode variar suas dimensões quer seja em voo, quer seja de uma semana para outra. Em suma rigidez.

- Confiabilidade: a corrente é tão fraca quanto seu elo mais fraco, um modelo de competição não consegue obter a máxima performance com alguma parte quebrada ou faltando, senão essa peça não deveria estar lá. Lei de Murphy aplicada, se alguma peça quebra facilmente, ela vai quebrar na pior hora possível.

- Conhecimento: o modelista deve conhecer muito bem seu modelo, saber como se comporta em todas as condições de voo. Por isso que recomendo sempre se ater a um bom projeto e seguir sempre na mesma linha, construindo uma série de modelos. Isso vale principalmente para as partes como nariz, timer, winder, tripé, borracha... Vale a pena fazer o chamado pijama training, montar o tripé em casa mesmo, montar o modelo, dar corda na borracha, fazer todo os procedimentos para o voo e obviamente não soltar o modelo :D :D :D No campo não vai dar tempo para tentar descobrir como é mesmo que eu coloco esse nariz nesse ganchinho com essa borracha fazendo tanta força e com cara que vai explodir...

- Treino: só indo para o campo e voar 8)
Avatar do usuário
eduardo.jr
membro
Mensagens: 573
Registrado em: Ter Jan 03, 2012 1:21 pm
Localização: são paulo sp

Mensagem por eduardo.jr »

juro que queria ter viso um post desses antes da minha primera prova rs...
Att
Eduardo
Corrado Pensalfini
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Qui Dez 15, 2011 10:18 pm
Localização: Salto/São Paulo

Mensagem por Corrado Pensalfini »

Verdade Beto, campo é fundamental, você pode com conhecimento de causa falar. Veja a diferença em seu desempenho com o uso do campo em Salto. Lembro de nosso primeiro encontro quando apresentei alguns locais de vôo e fiquei surpreso em seu comentário que não tinha como treinar e alguns dias antes do nacional Argentino vc e o Alex voavam no local regulando os modelos. Por ocasião do mundial em 1985 quando do horário de verão (acreditem) todos os dias saindo do trabalho ia ao campo colocar os F1B para cima, os acessórios como roldanas, ganchos, pinos de fixação da borracha eram bem diferentes dos usados atualmente, pelo menos para nós brasileiros mas eram "todos padronizados"ou seja independente ao numero de modelo estes periféricos tinham uso comum.
O Wanderley e eu para Embalse baseado neste comentário estamos com muitos itens padronizados, o pino de trava da borracha por exemplo (que são vários) servem para todos modelos, o gancho entre a borracha e o eixo do "nariz" é feito com anzol de pesca revestido com fio termoretratil. Padronizamos também os elasticos de fixação da asa e estabilizador, independente a gentileza do Fernando em fornecer os elasticos de latex encontramos em loja de material ortodontico uma gama incrivel de elasticos muito resistentes com vários diametros e muito resistentes, para ter idéia encontramos em pacotes de 1.000 unidades ao preço médio de R$ 10,00
Espero ter colaborado de alguma forma com estes comentários, estou regularmente no campo, não sou dono da verdade mas estou a disposição para mostrar ao vivo e a cores tudo que foi comentado e outras coisas de interesse que possam somar eajudar.
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Mensagem por FranciscoNeto »

Beto e Corrado,
Com tantos requisitos por vocês listados, está dando até calafrios!
Como meu Jaburu #1 tem andado na velocidade de jaboti o sonho de terminá-lo para o próximo domingo já foi para o espaço mas estou curtindo muito a construção. A mais instigante depois de meu ingresso no VL.
Depois de começar a entrar numa atmosfera de ansiedade com o muito a fazer e a aprender até o final de abril, resolvi adotar uma postura mais "relax", no meu ritmo de prática e de aprendizado, algo bastante diverso daquilo que vocês buscam ao estarem anos luz à minha frente, em conhecimento e experiência.
Caso confirmem treino no próximo domingo quero ir, mesmo de mão abanando, para começar a absorver, no que for possível, um pouco dessa enorme bagagem que vocês acumularam.

Demais amigos,
Se precisarem carona para Salto é só dar um alô.
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Notícia boa:
Conversei com o Ramiro, um dos melhores competidores de A2 (F1A) da Argentina e que mora na região de Cordoba. Contou que o campo de La Cruz está plantado em soja no momento, mas que estará todo colhido na época do nacional. Como ele me disse: este ano vai ser fácil achar os modelos, porém cheios de furos dos gravetos de soja. :D :D :D :D :D
Responder